30.12.04

PAZ

Em cada uma das nossas vidas reside um mistério. Que mistério? Deus está presente no mais íntimo da nossa alma. Sim, Deus habita nas nossas profundezas.

Deus é invisível e nunca se impõe. Mas Deus diz a cada um: «Mesmo que a tua fé seja humilde e frágil, ousa seguir a Cristo; nele o teu coração encontrará vida.»

Sabemo-lo suficientemente? Deus confia de tal maneira em nós, que dirige a cada um de nós um apelo. Durante estes dias passados em Lisboa, gostaríamos de procurar aquilo que Deus espera de nós.

Qual é esse apelo de Deus? É que ele nos convida a amar como ele nos ama. E não existe amor mais profundo do que ir até ao dom de si próprio, por Deus e pelos outros.

Procurando responder a esse apelo, vamos conseguir compreender que o seu Evangelho pode transformar o nosso coração e a nossa vida. O desejo de Deus não é o de nos tornar realmente vivos numa comunhão com ele e com os outros?

Alguns perguntam-se: É possível ser fiel toda a vida a um apelo a seguir Cristo? Ao ler o Evangelho, descobrimos que Deus, ele que nos convida a amar, abre para nós um caminho. Nessa caminhada, Deus faz que não nos detenhamos a meio do caminho e não olhemos para trás.

Mesmo quando nos esquecemos da presença de Deus em nós, ele não nos esquece. Para perseverar durante toda a vida, Deus ajuda-nos sempre a retomar alento. O seu Evangelho contém uma esperança tal que nela podemos sempre reencontrar uma nova vitalidade.

Ao longo de uma vida, surgem frequentemente hesitações e mesmo dúvidas. Podemos então dizer a nós próprios: «Vai em frente! Lembra-te que a inquietação não a nenhum lado».

Ao longo da nossa existência, é possível descobrir no Espírito Santo o frescor do seu apelo. Sempre de novo, Deus gostaria de nos dar uma limpidez de alma que torna tudo simples e transparente.

A quem aspira dar a sua vida por Deus e pelos outros, eu queria dizer: Tu que pressentes um apelo interior, assumirás o risco de confiar no Evangelho?

Permanece na simplicidade e na alegria, a alegria do amor ao próximo. Deus ama-te como se fosses único, e conceder-te-á que vivas uma comunhão com ele. Aí reside uma das fontes da alegria.

No silêncio do teu coração, Cristo murmura: «Nunca te deixarei sozinho, enviar-te-ei o Espírito Santo. Ele permanecerá sempre contigo».

Então podemos rezar: Deus que nos amas, tu conheces as nossas fragilidades. Mas, pela presença do teu Espírito Santo, tu vens transfigurá-las, a ponto de mesmo as sombras poderem iluminar-se do interior.



Irmão Roger de Taizé, Lisboa, 29 de Dezembro de 2004

DE SE LHE TIRAR O CHAPÉU...

o método de hondt (*)

Mais uma vez tenho que tirar o chapéu ao Dr. Portas. Confesso que não percebia a lógica de o homem abandonar Aveiro, que entrega a Bagão Félix, e rumar, como cabeça de lista, para Viana do Castelo. Não percebia mas já percebi. É genial, tudo graças ao método de Hondt. continua

(*) a não perder na "Grande Loja do Queijo Limiano"

CONTRIBUTO DOS LEITORES


Dulce Ferreira - sensibilidade cavalar!!! - Sem ofensa aos legítimos...

A estupidez de alguns ao máximo!

Na SIC Notícias deu uma reportagem onde entrevistaram portugueses que partiram depois da tragédia para a Tailândia, mantendo as férias marcadas como antes de tudo acontecer.

Dulce Ferreira respondeu que já tinha as férias marcadas, que não tinha ficado nada preocupada com o que tinha acontecido, porque os pais, que lá estavam, tinham enviado uma msg a dizer que tinha havido "uns tsunamis e umas coisas", mas estavam bem.

Quando a jornalista lhe pergunta se estava triste com toda a situação Dulce Ferreira respondeu "sim, claro, agora já não vou ter todas as condições de férias que iria ter se por acaso não tivesse acontecido nada disto. Por outro lado, estou contente, porque vejo as coisas mais ao natural, como elas são."

E SE A GAJA APANHASSE UMA CARRADA DE FEBRE TIFÓIDE, 30 DIAS DE DIARREIA E UMA CAMADA DE MALÁRIA JÁ PARA NÃO FALAR NOUTAS COISAS?

NÃO SE PERDIA NADA…


A. Ribeira de Tera

FOI-SE AO TERRAÇO, A TOMAR CAFÉ


Cristóvão: O Lourenço tem um bocado a mania….

Bruno: Deixa lá o gajo.

Venâncio: Ao menos dá lastro.

Cristóvão: Lastro!? Lastro dou eu e Avalon.. E tu dás o gasoso.

O Bruno, esse tem dias …

Lourenço: Manias tem mas é o Ricardo que não põe cá os butes.

Bruno: Lá isso…

Venâncio: Ba ba, isso do gasoso afinal, ba ba o que é que quer dizer?

Ricardo: É que eu tenho as matérias sérias, é preciso ver….

Editor-Chefe: Vocês são é um bocado variáveis. Isto não tem uma linha.

Venâncio: Variáveis!? Você é que é lento. E não linka, o que ainda é pior!

Avalon: O que ainda vai dando é o charme. O meu e o do Bruno.

DE UM ANO PARA O OUTRO


“Ainda somos o vamos deixar de ser e já somos o que seremos”
Paul-Eugéne Charbonneau


“Do mal ficam as mágoas na lembrança
E do bem, se algum houve, as saudades.”
(?)


“Para qué llamar caminos
a los surcos del azar?”
Antonio machado



As correntes que clandestinas navegam entre nós mostram-nos os mistérios sem os desvendar, descobrindo e ocultando as proximidades, as distâncias.
Os desejos, as nostalgias, os perigos e as paixões confluem, vorazes, nos signos da pertença e desatá-los, um a um, é o sal de toda a vida: o tráfico dos sentimentos e dos encontros não identificados.

Fundamental é estar desperto para os acasos e, no descobrimento, guardar para o mistério o bocado que lhe pertence e é só seu.

Quanto da beleza é a sabedoria do véu - disse a poetisa desregrada – e havia qualquer coisa no seu rosto, como que um recorte contra a luz do dia, um fragmento de ilusão, ou antes, a ironia desencantada de quem sabe uma parte da verdade e que, feita memória ou estátua, ficará aqui para sempre, encerrada no espírito do tempo.

O viajante despojado acreditava que o homem é a soma das suas coisas, ainda que um pequeno número de homens afortunados seja a soma de uma ausência de coisas.

Seja como for, com o pano de fundo shakespeariano do “nature and nurture”, atravessamos para 2005, como o fizemos para outros, com António Machado:

“Caminante, son tus huellas
el camino y nada más;
Caminante, no hay camino,
se hace camino al andar.
Al andar se hace camino,
y al volver la vista atrás
se ve la senda que nunca
se ha de volver a pisar.
Caminante, no hay camino,
sino estelas en la mar.”


lourençobravo

"AMIGOS PENSADOS: JOSÉ CARDOSO PIRES"


Ao Zé Cardoso peço uma miúda
com um toque de chiado ou de grandella
às nove e duas pernas da manhã,
que, como o peixe, tesa de frescura,
tenha perdido a escama de donzela,
mas não venha falar-me do Vailland..."

Alexandre O`Neill (Dispersos-Nov.1962)

Ajudem o Sri Lanka


Sri Lanka Tsunami Emergency Relief Effort
http://www.helpsl.org

29.12.04

MARISOL GOES TO HOLLYWOOD (*)

"Daquela da rua das Flores em Lisboa tratou o Eça"
bv


e depois....
o que tem a ver aquela senhora de cabelo a cores várias que escreve no expresso e que diçe ultimamente em entrevista ao independente que anda há décadas a educar o bom do ignaro povo com a situação vivida no numeo dois terceiro esquerdo da rua das flores em Penafiel?


(*) ver mais em "Anarca Constipado"

BEJA COM AMEIXA

“When I was younger I could remember anything, whether it happened or not.”
Mark Twain



A escolha do PS. Para Beja.

Pita Ameixa.

As palavras escasseiam, mas nas ruas da brava cidade alentejana os passantes comentam entre si:

“Tirando o Saleiro, era o melhorzinho que nos podia ter saído”



brVnt

PSD PUNE FARO


“…Só aguardam, para bem servir o Estado, que o Estado lhes sirva a eles, coito onde amozendem a preguiça gozoza que os derranca.”
F. de Almeida



Faro, vá lá saber-se porquê, leva tremendo açoite.

O PSD vergasta aquela simpática zona algarvia com o pândego Mendes Bota, cavalheiro do melhor mundo, que andava à espera que o mandassem cobrir-se para estar a seu gosto.

É brutal.



brVt

"SIGAMOS O CHERNE!

Depois de ver o filme O Mundo do Silêncio de
Jacques Yves Cousteau



Sigamos o cherne, minha Amiga!
Desçamos ao fundo do desejo
Atrás de muito mais que a fantasia
E aceitemos,até, do cherne um beijo,
Senão já com amor, com alegria...

Em cada um de nós circula o cherne,
Quase sempre mentido e olvidado.
Em água silenciosa de passado
Circula o cherne:traído
Peixe recalcado...

Sigamos pois o cherne, antes que venha,
Já morto, boiar ao lume de água,
Nos olhos rasos de água,
Quando, mentido o cherne a vida inteira,
Não somos mais que solidão e mágoa...



Alexandre O´Neill (No Reino da Dinamarca-1958)

LEIRIA E BRAGA NÃO ESTÃO SÓS

“Navigare necesse;vivere non est necesse”
General romano Pompeu aos marinheiros que, amedrontados, recusavam viajar durante a guerra
(Plutarco in Vida de Pompeu)



Agora foi Santarém.

O PSD, arrojando estrelas a esmo, como rebuçados de ovos, lança-lhe para cabeça de lista o sr Relvas.

Como este era da última vez o segundo da tal lista, esta arrumação resulta de uma de duas: ou o sr Relvas subiu ou Santarém desceu.

Nenhuma das hipóteses é reconfortante.

Há-de convir-se que o sr Relvas até disputou, a palmo, o prémio “Abranhos/XXI” ao político “Barreiras”, e que, embora sem passado certo e com futuro incerto, é tido lá por cima como um talentaço, portador de uma convicção, mesmo duas.

E que, tribuno prendado, suscita à matulagem dos periódicos arroubos de entusiasmo quando sobe ao palanque: É ouvi-lo a dizer bocados de oiro!

Mas, tudo pesado, Santarém ficou, com este lance, em ruim situação.

Que passaria a desesperada se, longe vá o agoiro, pelo PS, surgisse o assombroso Jorge Lacão, uma das mais formosas constelações mentais das últimas legislaturas….

Deus Nosso Senhor, na sua misericórdia infinita, não o permitirá….



lourençoBravo

LEIRIA NÃO ESTÁ SÓ


"Gosto do parlamento como gosto dos toiros, para me estontear um instante na mancha ondeante das cabeças , nos borborinhos d´entrada, e de sahida, e finalmente, no investir do primeiro bicho."
F. de Almeida



O bestial morgadinho de Gaia, garantiu, a pés juntos, no Congresso do PSD, que não seria candidato a Gaia, mas, dias passados, garantiu, também a pés juntos, que seria candidato a Gaia.

Agora, ei-lo candidato a Braga, avisando, porém, a plateia bracarense que logo"a seguir a 20 de Fevereiro", eleito deputado por Braga, regressa a Gaia, como autarca. Quanto às gentes de Gaia sossegou-as, mandando recado que na altura oportuna dirá o que vai fazer em relação a Gaia, presumindo nós que aproveite tal altura para dizer também o que vai fazer em relação a Braga.

Fica que o que podiam ser más notícias para Braga e boas para Gaia, acabam por ser más notícias para Braga e más notícias para Gaia.

Depois de Leiria, Braga.....


lourenBravo

28.12.04

LEIRIA TERRA MÁRTIR


“Vai um cálcezinho de aguardente?”.


O vulto de Alberto Costa, pelo PS, já se havia recortado, soberbo, de encontro ao horizonte.

Trata-se de ex-governante, de linda folha, dado a pairar numa região de ideias altas, donde agora desce, a passeio, entre os irregulares dos irregulares.
Nos campos do raciocínio, os assuntos de imaginação dão-lhe fulgurâncias, os demais esmorecem-no.

Mas, ó Leiria, o PSD também te olhou.

E manda-te, a concurso, pelo seu lado, nem mais nem menos que o vencedor do galardão “Alípio Abranhos/Século XXI”.

Esse, o político Feliciano “Barreiras”.
De recantos escondidos no pensamento, esta espécie de governador das coisas do espírito surge, com a sua gravatinha cor de dorso de cobra, muito motivado.

Como irá o bom povo de Leiria trinchar este problema?


brVTn

OS VENCIDOS DA VIDA (POR FIALHO)

"Dúzia e meia de ratões que se ajuntaram para envelhecer, supportando uma vez por semana, a sensaboria dos vinhos do Braganza e a chateza deprimente dos menus. À sobremeza, habitualmente, os vencidos da vida dizem mal, com mais ou menos verve - o que é uma vingança lícita, na bocca de indivíduos de quem se tem dito mal, sem verve nenhuma.

Um terço é celebre, o outro dá-se ares de o ser, e emfim o último faz um fundo de comparsaria pagante, destinado a fazer o talento maquillé dos outros dois.

Mal humorada sempre, a opinião pública, ao ler no Tempo as descripções dos seus banquetes, pergunta o que é que esse grupo pretende, e intenta, e mira longe. A resposta é simples. Os Vencidos da Vida, quando juntos, o que pretendem é jantar; depois de jantar, o que intentam é digerir; e digestão finda, se alguma coisa ao longe miram, tanto póde ser um ideal, como um water-closet. Não há portanto razão p´ra sobressaltos. Que os Vencidos jantem em paz. E se a obscuridade os consola das amarguras soffridas na via pública, fiquemos nisto - a história nem sempre fixa os nomes dos que bebem champagne."

FIGURAS QUE SE DESTACARAM PELA POSITIVA - BALANÇO ANUAL (*)


(*) Na "Capital":

António Carmona Rodrigues

“Ao substituir Pedro Santana Lopes na Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, quando este ocupou o lugar de Primeiro Ministro em virtude de Durão Barroso ter assumido a Presidência da Comissão Europeia, poucos viam Carmona Rodrigues como um líder em termos políticos, mas mais como um técnico, um homem que, pela sua formação em Engenharia, e características pessoais, teria alguma dificuldade em se impor no campo de confrontação de opiniões. Enganam-se. Não no que ao “técnico” diz respeito, mas ao “politico”. A sua entrada em funções não afectou profundamente nenhum dos planos ou trabalhos em curso da autarquia, e questões, como a da construção do Túnel do Marquês, estão hoje bem mais próximas de ser resolvidas do que estavam à quatro meses atrás.”

EM PORTUGAL A SEGUIR AO NATAL VEM O CARNAVAL E DEPOIS O ACTO ELEITORAL


"Entre a dama e valete há sempre uma carta apagada que decide a partida"(?)


Região de multicromatismos, de polifonias várias, fogosa e impaciente como um puro-sangue foi entroncamento de múltiplos destinos e vidas, desta velha Pátria.
Desta que só conseguimos sentir com o azeite da vida e pela candeia de Herculano:
"A Pátria não é a terra; não é o bosque, o rio, o vale, a montanha, a árvore, a bonina: são-no os afectos que esses objectos nos recordam na história da vida...."

Alexandre Herculano (O Pároco da Aldeia)


brVtn

RETRATO DE UM CANDIDATO A PM

"Perdia a disponibilidade para o extraordinário, que é a obra de modelar a alma."
A.B.Luís


"Mistura de preguiça e força nervosa que vejo fundidas nele, sem predomínio exclusivo daquela ou desta, e todavia colaborando em dose desigual, conforme os dias e as impulsões." (F.A.)


brvt

COINCIDÊNCIAS


A "imagem do dia" de ontem, publicada aqui na Minha Rica Casinha às 15h51 foi a que ilustrou a capa do Diário de Noticias de hoje. Mas também o Jornal de Notícias. E o Correio da Manhã. E também o Público.

BROTAM OS GOMOS DAS HASTES


Alberto Costa será o cabeça de lista do PS em Leiria.

O presidente da federação distrital do referido partido, um tal Medeiros, teve a este propósito uma tirada lapidar: "O distrito ficará bem servido".

Mas o PSD não brinca e atira o bestial morgadinho de Gaia para Braga e o indescritível Relvas para Santarém.

Espera-se que o PS não desarme e, golpe devastador,ponha o Saleiro em qualquer sítio.


crdval

FELLINI 8 e 1/2


“God will forgive me. It ´s his job”
Heinrich Heine



O “Público” de hoje apresenta, em forma de artigo, um extraordinário apontamento circense da área dos equilíbrios sem vara.

O autor apresenta-se como “Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico, Presidente da FCT até Julho de 2002”.

Adivinharam: é Luís Magalhães. O próprio.

Diz logo no título ao que vem, benza-o Deus: “Desespero e falta de ética na política relativa à Ciência” – dois temas que, há-de reconhecer-se, domina como poucos (vd. “Eles querem fechar as janelas”, 14.06.04, e “Maroteiras na Aldeia”, 28.06.04).
Nos corredores da D.Carlos I ficou conhecido pelos seus dotes de engenharia como o João Ratão e nos meandros da comunidade científica ficou alcunhado de “o capataz” e, para os íntimos, o “correia de transmissão”.

Para a matula dos periódicos é o “Reinaldo Teles”.

Eis que, assimilada a missão, volta aos palcos (sempre) em nome do”Luminoso” e qual Pierrot enfarinhado grita ao público da boca de cena:
-“ Tu não me conheces, parvalhão? “

Os novelos de água pura vão jorrando (todos no “Público, aliás): Ele foi o J. Sentieiro, ele foi a mestre Rosália, Promotora Oficial da Divulgação Científica no Espaço Nacional, ele é agora o bom do Reinaldo himself….

As “primárias da ciência” por bandas do PS não estão fáceis.



cristovaodovale

CNNESQUE


SIC-Notícias-22.30h.tragédia no Sudoeste Asiático. Convidado em estúdio o Dr. Rui Boavida, perito em questões económicas daquela área. Sereno e esclarecido, informado e a informar. Nem palavras a mais, nem a menos. O tom que as circunstâncias exigiam, mas sem "representar", à portuguesa.

Há, de vez em quando na televisão portuguesa, momentos assim: cnn em português.
Curiosamente, o mesmo Boavida que, há semanas, assinou no diário económico um notável artigo radiografando política e económicamente as linhas de força da Ásia.

A ter em atenção.

27.12.04

AVULSOS, CURTOS E MEMORÁVEIS

Faz, por agora, quarenta anos. Um governo deste país (12.12.1914/28.1.12915) presidido por Vítor Hugo de Azevedo Coutinho, pelas vincadas características que estadeava, mereceu à opinião pública do tempo o esclarecedor sobriquet de “Os Miseráveis”.



Antes, em 1835, a dada altura passou a chefiar o Governo o Duque de Saldanha, sucedendo ao Duque de Palmela. A constituição desse Governo (que incluía o chefe da oposição!) era de tal forma incongruente que o povo o baptizou de “Governo dos Impossíveis”. Por esse tempo, chamavam ao Duque de Palmela o “Ministro dos Estrangeiros em Portugal”.



Ainda nesse saudoso ano de 1835, em Novembro, foi empossado um Governo liderado por José Jorge Loureiro que, pala sua prestação singular, ficou para a História o “Ministério dos Vândalos”.



Em 7 de Fevereiro de 1842, Palmela é nomeado, uma outra vez, Chefe do Governo. Este dura três dias e passará à posteridade como o “do Entrudo”.



Voltando à I República, encontramos no capítulo dos “curtos” (executivos com menos de três meses), entre muitos, o de Francisco José Fernandes Costa, que, empossado em 15 de Janeiro de 1920, caiu em 21 desse mesmo mês de Janeiro e, um pouco mais tarde, o de José Ramos Preto, que durou de 6 a 26 de Junho de 1920, e o de Álvaro de Castro que aguentou dez dias (20 a 30 de Novembro de 1920).



O mais extraordinário dos “avulsos”, agora respigados ao acaso, data de 19 de Maio de 1870 e passou à História como a “Saldanhada”:

João Carlos Gregório Domingos Vicente Francisco de Saldanha Oliveira Daun, filho do Conde de Rio Maior, neto, por sua mãe, do Marquês de Pombal e admirador de Lafayette, pega cavalo e tropa e, chegado à Ajuda, coage D.Luís I a demitir o (terceiro) Governo dos Históricos, chefiado por Loulé, e fica com a Presidência do Conselho para si mesmo.

Na sequência imediata, deparando-se naturais dificuldades, fica, aliás, com todas as pastas. Tinha oitenta anos.


Como sabemos, houve mais avulsos e curtos….


brVt

TSUNAMI


Mais informações em:

NWS Tsunami Centers

The National Tsunami Hazard Mitigation Program

Tsunamis & Earthquakes

Tsunami Laboratory - Russian Academy of Sciences

Yuzhno-Sakhalinsk Tsunami Warning Center

Tsunami from Asteroid/Comet Impacts



O termo tsunami provém do japonês "tsunami" [de "tsu", «porto, ancoradouro» + "nami", «onda, mar»]: «Vaga oceânica provocada por um tremor de terra marinho, por uma erupção vulcânica ou por um tufão; maremoto»1.

Na definição do géologo português Jorge Cruz2, «é uma onda solitária provocada pelo deslocamento de uma grande massa de água, que se move a várias centenas de quilómetros por hora». Só pode exitir um tsumani se o epicentro do sismo ocorrer debaixo de água. «É como quando deixamos cair uma pedra dentro de uma bacia com água e se forma uma onda circular.»

O vocábulo tsunami está dicionarizado (plural: tsunamis) e terá muito sentido entre os geofísicos, mas para o comum dos mortais nada significa. Vaga sísmica ou vaga de maremoto não serão mais «significantes»?

1 In Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, Editora Objetiva, Rio de Janeiro + Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora


IMAGEM DO DIA


OPINIÕES FACCIOSAS

"Opiniões facciosas, tendenciais e pouco flexíveis."

Mais um blog com a recomendação "Rica Casinha"

Opiniões Facciosas

A GRANDE FARRA

(*) bem ....não pode ser mais explícito .....

o pedido de regreço do Pai Natal dos cientistas agradeçidos ..... só não entendi muito bem o pedido no iniçio .....prós jovens.....pra serem independentes??!!! e criticos!!!!???.... criticos e independentes com o Gago?????!!!!!

mas é um ganda manifesto.....só não percebo o título ...pela tecnologia e pela inovação.... e mesmo pela ciência ....pá.... a mim pareçiame mais um manifesto plu direito a gastar graveto investigando o que nos der na cabeçorra e se servir pra alguma coisa logo se vê e se não servir que se lixe cagente tem um direito divino a gastar graveto e ponto final.....

mas enfim...não sendo nuvidade...us argumentos de um lado e doutro deste debate já são requentados.... salienteçe o timming deste deslavado discurso de marcação de território..."senhor futuro ministro Gago não se esqueça deste seu criado que o apoiou, apoia, e apoiará sempre....não se esqueça em particular quando for pra distribuir os gravetos dus fiunançiamentos..."

não sei em que cadeira se ençina esta evidente lição de graxa.... mas lá que mete nojo ...olha a mim mete....

(*) in Anarca Constipado

MAIS UMA VISITA


Descendente Luminosa
"Se há algo em que acredito, é que não sei nada, e tudo pode acontecer. A única coisa que podemos fazer é amarmo-nos uns aos outros." Amy Lee

OLHO AZUL

Com modos práticos, mas finos,
Vais tesourando às escondidas
Esses canteiros femininos.

Mais corsário que jardineiro,
Para o meio de muitas vidas
Desejo impele o teu veleiro.

E, exclamam elas, navegadas:
-Esse olho azul é que é culpado!
Esse olho de azul transtornado
Em nós, maternais, coitadas!..

E assim as tens, crucificadas
No teu celeste mau olhado…


Alexandre O´Neill


bVent

SAI UMA DE COIRATOS

”Quando nasci já trazia um deficit de dois whiskies”
C. Montagu


Enquanto o bestial morgadinho de Gaia, convulso, ulula que quer o “Mexia em Lisboa”, o “Alberto João” garante a excelência cívica do “Jorge Nuno”, o dos sonhos de cristal, o Arlindo Carvalho (ex-titular da Saúde) apinha à grande num aveludado negócio de ajuste directo e o presidente do Pampilhosa vende cachecóis e cromos do liedson, confirma-se a velha ideia que na nossa terra “as vocações são binárias: cada um é o que é e é, além disso, outra coisa. A outra coisa é aquilo que ele faz mais gosto em ser.”

A “outra coisa” do morgadinho: macaquinho de pesos e alteres;

A do “Alberto João”: urso de circo;

A do “Jorge Nuno”: Lucky Luciano da cantadeira;

A do Arlindo: croupier no “Bisonte Sortudo” em Las Vegas;

A do Presidente do Pampilhosa: dono de roulotte de bifanas e torresmos.

De onde nos virá este jeito de ser tão elegante?



lBravo

25.12.04

MAZURCA E SENSIBILIDADE


“Ciência ao piano pelo Natal e ao findar o período do seu estrangulamento”
bv



Num belo texto de ciência natalícia (vd. Público de 23.12), a Promotora Oficial da Divulgação Científica no Espaço Nacional, mestre Rosália, derrama-se.

Passarinham os rouxinóis, tontos numa alegria inocente, murmuram cristalinos os ribeiros à espera das lavadeiras gaiatas, do azul do céu azulam-se as nuvens, as romarias ganham o vivo de antes e as aldeias ficam mais branquinhas.

De tanto embrandecer, parece a obrinha ter sido pronta ao piano, com um aflorar de teclas macio, num frondoso jardim atuchadinho de mimosas, à borda Tejo (do lado esquerdo de quem entra a barra e a caminho de Vila Franca)

Mavioso que ele é, dir-se-ia tocado a quatro mãos.


Percebe-se o quebranto.
Vem lá o Pai Natal.
O da Ciência.
Esse, o do pagode.


BvenT

24.12.04

À BORDA D`ÁGUA NO INVERNO


“(…)Tiroteio sobre a ambulância onde viajava o doente(…).” !?

Isto é muito sério…….


cdv

SAI UMA DE PALHAÇOS

O presidente do Pampilhosa: “Não fiz nenhum frete”

Jornal “O Record” : “Mil contos resolvem o assunto”.

O que faz o terror.


Nota do editor: O Liedson vai marcar... Essa é que é essa!

23.12.04

HOJE HÁ PERÚS AMANHÃ NÃO SABEMOS (22.12)


"Muito cautelosos e rápidos de pés , os perús têm, pelo contrário, asas curtas pouco próprias para os voos."



-um perú dos pequeninos, conhecido por "o pontes", foi recheado a preceito, nas páginas do Diário Económico, pelo seu confrade almoçarista o mandarim, esse, o do pagode.


-um perú dos grandes, conhecido por "o farturas", foi a galiforme visível de um bando de contornos difusos, que esvoaçando, tonta, pelo Bairro Alto acabou ingrediente de saborosa canja, à mesa dos populares.


- um perú dos maiores, conhecido por "o perdigão" foi a jogo com os populares da mesa de cima e virou fricassè á moda do jornal das oito.
Ao contrário dos tais populares, não lera Roger Caillois,não dominando a quarta classe em que este distribuiu os jogos: jogo da vertigem ou ilinx



crisdovale

ONDE ESTÁ O ALMEIDINHA?


pequenos crimes entre amigos (*)

É das regras: matematicamente, a única maneira de não se perder num casino é apostar sempre na jogada seguinte o dobro do que se apostou anteriormente (pressupondo fundos ilimitados...). Hoje à tarde, escrevia que o Dr. Portas tinha um problema no Dr. Bagão. Ora o Dr. Portas e o seu gurú, o Dr. Guedes, podem não perceber de números, mas sabem uma coisa ou outra de teoria de jogos. Agora à noitinha, ficámos a saber que o Dr. Nobre Guedes se picou com o Dr. Lopes. Demasiados voluntários para anunciar coisas a menos. O Dr. Lopes pôs-se a jeito, como habitualmente. O Dr. Guedes, e o PP, têm assim uma oportunidade soberana de fazer um hat-trick: fazem esquecer as trapalhadas do Dr. Bagão, humilham, e põem no sítio, o Dr. Lopes e o PSD, e marcam pontos numa área sensível e muito cara ao Eng. Sócrates - o Ambiente. Perverso, mas genialmente eficaz. [Ler mais aqui.]


(*) in "Grande Loja do Queijo Limiano"

22.12.04

COM VISCO E AZEVINHO

“Tout juste pour meubler le silence”
G. Simenon




Pelos fins de Dezembro vem a pêlo dar uma palavrinha de Natal.

Ao canto do lume, ao rigor de uma moda antiga.
Navegando aos longes, para trás e para diante, à uma de memória, à outra de vislumbre.
Com a lembrança dos lugares que a gente amou da vez primeira, vamos então à canção do diabo:

“À barca, à barca, senhores.
Oh que maré tão de prata!
E valentes remadores.
“Vos me venirdes á la mano,
Á la mano me venirdes:
Y vos veredes,
Peixes nas redes…”
(Gil Vicente – auto da Barca do Inferno)

Peixes nas redes e aprumo.
Não anavalhem o Estado.

São os votos/Natal/2004 da “´Nha Rica”



Editor-Chefe e Proprietário
Avalon
Bruno Ventana
Lourenço Bravo
Venâncio
Cristóvão do Vale
Ricardo Salgado



21.12.04

SOLSTÍCIO


"DELGADO DE PATA A FUNDO"


“Eu cá, com mulheres,
a minha teoria é esta: atracão!
Eu cá, é logo atracão!”

Dâmaso Cândido de Salcede



Os tempos não estão para minudências e Luis Delgado, apercebendo-se disso mesmo, vai por aí fora, numa estonteante viajada pela história, passa por Bush como um foguete e só afrouxa a carreira em Napoleão Bonaparte.

Aqui sim, dá para o cotejo com PSL.

Mas, haja em vista as facadas pelas costas, não seria de, continuando a corrida, ter ido ao Júlio César?



brunovent

HARMONIZAR OS OPOSTOS PELA LUZ INTERIOR


“Os cientistas não estão felizes e querem voltar a ser felizes”



Com a maioria à mão de semear, desabrocham os mundinhos/ps das artes e ofícios.

O mandarim apresenta-se bafejado, com a Lua em Caranguejo.

Ademais, ele é o dinamizador inteligente e ecuménico da irmandade científica e entende a linguagem dos pássaros e da natureza, abonando-se da investigação, da viva, salteada com couve de Bruxelas.

Todavia….

Quem manda agora já não é a alforreca do pântano, que, papudo, o escutava de olhos em alvo..

É outro, que sempre lhe dedicou um desamor conhecido, aliás recíproco.

E que pôs a feitores da redacção programática três maduros, dos quais dois (Cravinho e Vitorino) o esconjuram serenamente.

Daí que vá de prevenir e deitar mão a tudo o que é alho-porro e foguete: Ele é artigo de jornal a malhar no existente (nem o “ponte” Sampaio Nunes escapa), ele é a inquieta ajuda do seu CLA, ele é comício.

Mas deste, programado para Sábado no ISCTE, não há noticia ……

Nem a Naves, nem mesmo a artigoleira Firmino dão conta do evento.

Olá!

Será que, além da Prof. Maria João, da Prof Teresa Lago, do Prof Sobrinho, também o novíssimo galucho, esse o Valadares, se está a chegar à frente no álbum das lindezas?

Sentadinho na festa de sábado (a outra, a grande), à esquerda de Sócrates, querem ver que o da sede bestial ainda deixa o mandarim a palhuço?

Era maldade.



crisdovale

A CONSTANÇA E A FALTA DELA (*)


O Dr. Lopes, primeiro ministro demitido, líder do PSD e candidato deste Partido às próximas legislativas, deu esta noite uma entrevista à TVI, entrevista essa conduzida por Constança Cunha e Sá. Única perplexidade, o facto de a entrevista ser transmitida a partir da Residência oficial do Primeiro-Ministro. Quanto ao resto, tudo dentro do esperado, desde o absoluto rigor e profissionalismo da entrevistadora até à monumental lata do Dr. Lopes, que andou sempre à volta da tese da incubadora, se bem que agora com novas roupagens, já com cicatrizes e facadas à mistura. Quanto ao resto, demagogia, demagogia e mais demagogia, até "nem nunca pediu para ser Primeiro-Ministro". Nem com bruxas de Valbom ou Pais de Santo d'Além-Mar o Dr. Lopes convence quem quer que seja que tem uma ideia, um desígnio sequer para o País; terá muitos para ele, para o País não tem. Não vou falar das alegadas reformas que não deixaram o Dr. Lopes fazer, até porque não mencionou a única digna desse nome, mas não deixa de ser relevante que se tenha referido a Henrique Chaves, ao seu ministro Henrique Chaves, como alguém de quem a imprensa - sempre a fixação na imprensa - dizia ser politicamente inexistente. Sem querer, o Dr. Lopes fez o retrato fiel do seu Governo - algo que de facto nunca existiu, muito menos funcionou, como ente único. Por piedade também não vou falar, e não é da Irlanda, é dos números aqui do lado, de Espanha...


(*) in "A Grande Loja do Queijo Limiano"

20.12.04

TODO ALÇADO NO BICO DOS BOTINS


“Uma caleche passava, vazia.
Detive-a. Berrei:
-Aos touros! “
Eça de Queirós



Não conseguiu das últimas vezes.
Em todas elas, formação de governos ou remodelações, o seu nome, qual flecha fendendo os ares, corria em primeiro por mentideros, tertúlias, corredores e jornais.
Ele próprio, acanhado, o fazia fender.
Os arremedos raiaram o desespero e estrugiram os nervos.
Chegava a fazer doer, saindo as listas, não ver o seu nome.
E já alguns murmuravam: Dêem lá qualquer coisa ao homem…
Até porque aptidão para pastas, parece que tinha para mais que uma, mais que duas, mais que três.
Nada se arranjou. O PSD (mesmo o PP), friíssimo, não lhe abriu a adega.
Ainda lhe amanharam um vão de escada – a presidência do Instituto Nacional de Administração – mas a adega, isso não.

Só que, e isso tem valor, o nosso homem não se ficou.
Pois não é que, na grande festa do PS, à borda Tejo, na sexta-feira, lá estava ele.
Sentado à esquerda de Sócrates, o que, nos tempos que correm, é um sítio esplêndido.
Não tem domicílio moral, mas a sede, essa é bestial.




crisdovale

AGUIA COM PENA FIEL


"Se alguma ave de aduncas unhas anda
Lá no mais alto do ar..."
Mousinho de Quevedo (Afonso Africano)


Vitória curta.
Primeira parte trabalhada, segunda esvaziada.
Falta relâmpago e disparo, que a rede adversária precisa de dança.
No jogo da ressaca fora de campo, temos quem arme o jogo.
No "trio de ataque", APV lança com a profundidade e o rasgo que se quer no nº10.
Arranjem um do género para a flor da relva.
De preferência rápido.

crisdovale


TRIBUTO A FRANCIS DRAKE


“ Corsários, párias, tratantes, malandros, flibusteiros, trapaceiros, malfeitores, aventureiros, bucaneiros, vadios, velhacos, patifes, bandoleiros, celerados, malvados e salteadores. Gente boa.”
bventana



“Que reter da longa temporada pirata? Por um instante eles singraram à deriva na beleza das coisas, sob o empoeirado das luas em alamedas, e morreram. Foram assustadores e fraternos, perversos ou compadecidos, mas a sua nobreza consistiu em morrer sem vaidades: as suas ossadas foram entregues às areias e aos golfos, enquanto nas caligrafias do nada se inscrevia a sua memória. Esses arquivos de poeira, de cinzas e de ossos são os dos abismos e o vento de Deus já os dissipou. Lá ao fundo, nos confins da história, passaram homens fracos e selvagens. Dos seus antros desertos chegam-nos os ecos do vazio: falam-nos do gosto pelo nada, do gosto pela eternidade que devastou outrora alguns corações detestáveis ou generosos – inconsolados.”

Gilles Lapouze


brvent

A PENADA ABSOLUTA


“Três homens compreenderam este fim da história: Hegel, Sade e Brummel – sim, sim Brummel percebeu que, depois de Napoleão, já não se podia ser soldado.”
Kojève



Aberta a temporada das sondagens, para perceber que sinais trazem no bojo, parece boa ideia ir pilhar alastro à teoria dos jogos, alumiada, através de um quadro de categorias, por Roger Caillois.

Os jogos são distribuídos em quatro classes, por vezes algo diferenciadas:
Jogo de competição ou agon, Jogo de acaso ou álea, Jogo de simulacro ou mimicry e Jogo de vertigem ou ilinx.

Aberto o jogo e separada (s) a (s) classe (s) mais consentânea (s), faça o leitor a delgadeza de nele engastar os protagonistas cimeiros, atendendo aos seus traços distintivos.

Considerar o brilho dos olhares também importa, pois que, como se sabe, quanto mais baço pior.

Admita, por fim, uma possível influência inesperada de algum malandrim snobe, e pronto, tem o inventário à mercê.

De certeza que percebeu os sinais. Os do bojo.


brunoventana

RUGE-RUGE


“Ter toadas he ter noticias mas não he ter certezas. Do ruge-ruge se fazem as cascaveis, porem parece-me que não he esta a mata de onde há de sair o coelho.”
Cavaleiro de Oliveira (Cartas)


O sr. Portas moderou-se durante três anos aos rigores que, com inteligência e assinalável profissionalismo, marcou para si.

Ou seja, mais do que fazer ar de ministro, fez de ministro. Saiu-se bem.

Agora desprendeu-se.

E, outra vez espontâneo e saltitante, zurziu Marcelo, Pacheco, Loureiro, Mendes e Cavaco.

Fez muito mal.



crisdovale

Palra a Pega e o Papagaio

Prémio Ah, então é isso! “Haja vergonha e humildade em reconhecer que o rei vai nu e que precisa de levar uma volta muito grande, doa a quem doer. O país não pode continuar a viver de faz-de-conta e de gente que parece que faz, mas não faz".

Paulo Pereira Coelho, Pirómano de Ponte de Sor.

Prémio miminho: “Oh António, não se mace.”

Ouvido, de governante para governante.

Prémio biodiversidade: “Para adormecer rinocerontes”

Jacinto Serrão, rapaz educado do PS- Madeira sobre discurso de A.J. Jardim

"Rinoceronte és tu que estavas a dormir".

Resposta de Jaime Ramos, rapaz educado do PSD - Madeira sobre resposta de Jacinto Serrão

“Tu ias de jerico vender de sifões de retretes e hoje estás milionário como?"

Resposta de Jacinto Serrão, rapaz educado do PS- Madeira, sobre sabe-se lá o quê…

Prémio obstipação: “O truque está no azeite”

Francisco Mendes, filho aliviado de Ana Maria Lucas, Tv Guia

Prémio Ah, assim, sim: “É a empregada da mãe que lhe trata das coisas”

Dirigente do PS ao 24Horas, sobre quem lava e passa a roupa de José Sócrates

Prémio Oh, não, e agora? “Não voltei a partilhar a minha intimidade”

Sofia Alves, actriz agora menos exposta, Revista Nova Gente

Prémio verdade, sem consequência: “Não há milagres “

Ouvido, de uma princesa.

Prémio ‘Tá bem ‘tá: “Não foi bonito o que Cavaco Silva fez”

Luís Filipe Menezes, o louco

Prémio Haja sentido de dever! “Não estou muito virado para voltar ao Governo”

Vera Jardim, ex-ministro (por assim dizer) da Justiça (por assim dizer) do Governo (por assim dizer) PS



Venâncio

AS COROAS DE LOIRO E OS AFILHADOS MOINANTES

“Deus nosso Senhor acuda aos ricos, que os pobres com qualquer coisinha se amanham”
popular



De esfuziote chegou ao fim.

Mas, convém reparar que entre a jorda de aventureiros e malfeitores de pinhal havia gente de outro género.

Havia um, bonacheirão mas gajo. Um outro, galhardo e com assopro. Um outro mais, com o aplomb que se recomenda nestas coisas.

O que é certo é que esta récita de guerreiros e varinas fica, para efeitos de História, uma nota de carnet.

Vai, como é costume, haver reprise. Com outra gente. De tinta fresca sobre a ferrugem, salvados do asilo dos fracassos.

Arranjaram prosa de engaste para as promessas do uso.

Lindezas de álbum. Vêm aptos a espojinhar o celeiro.

Trazem à frente um deles, o mais gostado, de veludo avelã.

Se ponho a relevo o contraste, admito que, por agora, parece que chega.

Fundamento tinha o Rodrigo da Fonseca: deputados, só os comprava feitos, pela razão de lhe saírem mais baratos.

O horizonte está brumoso.



Brunoventana

16.12.04

À ATENÇÃO DO GALOPIM


“ …dóceis herbívoros comedores de folhas que, apesar de enormes, não eram agressivos, a não ser quando era para se defenderem.”



O esplêndido Domingos Abrantes, que, com a sombra da Álvaro Cunhal a envolvê-lo, vai guardando a chave do cofre, arremessou por estes dias ao público em geral uma pérola do espírito:

“Desabou sobre o mundo uma enorme tragédia, que foi o desaparecimento da União Soviética.”



O que diz deste urro de alma, paradigma da lei da variedade, o Alain Delon de Alhos Vedros?


cristovaodovale

ARABESCO


“É tudo por amor de Portugal”



As finuras do espírito e do cigarro desprendem-se, em giros elaborados, contra o azul que o Tejo arroja ao tijolo.

Daquela varanda do Bairro Alto, noutros tempos, Jerónimo Condeixa saboreou tréguas de armas, das que usava levar a campo nos torneios do amor.

Um Novembro, de lume esplêndido, restitui-me as memórias, lentas, de outros Novembros, que, de catorze que foram, tiveram “todolas sortes de color pêra pintar, verdes e ocres e gialos e pretos”

Sei hoje, por ter visto ao perto, como trabalha o mecanismo e desencaracola o enredo.

Uns entram, por mor da saída de outros, e, enquanto residem, fazem paragens, desvios e avanços.

Vestem-se de ocasião e passeiam bons predicados, ajeitando as almas, suavizam os traços e ataviam-se de rasgos, por portaria e regulamento, tratando de dar ao futuro uma forma.

Se uns ganham benfeitorizo e mais galhardos ficam, outros pioram males e azares.
Igual é que ninguém sai destes sítios.
A
coisa é feita de angústias e apego, de golpe e bravado, mas a vilania, de passo com a soberba também fazem parte.

Contendas e intriga, que conjuram malquerenças, a par de fés e fidelidades que forjam estimas, entram no combustível da acção.

Domina neste ensemble a lei da variedade.

E é interessante: malfeitorias e êxitos, juntados, engendram movimento.


A Avalon e Venâncio



Brunoventana


BOLLE COM O RABO O CAM, NAM POR TI SENAM PELLO PAM


“Quem de trinta nam pode e de quarenta nam sabe e de sinquoenta nam tem;

nam pode, nem sabe nem tem.”


Os resultados do concurso para reequipamento científico foram divulgados.

Como o concurso foi lançado em 2001, o mandarim vem dizer que o facto de ter sido “resolvido” nesta altura significa “eleitoralismo”.

A senhora Ministra, com a bonomia possível, esclarece: Só agora foi “possível”, porque, além do mais, houve que regularizar os problemas relacionados com a desgraçada gestão do POCTI, que levou a Comissão Europeia a congelar os fundos comunitários para a ciência portuguesa (vd. Veio um ataque lá de fora! Chamem o CLA! – 1.9.04)

Ou seja, o responsável principal pelo lamentável atraso é o mandarim. E o mandarim ulula.

É, na verdade, extraordinário.

O sr. Secretário de Estado do sector, por seu turno tem uma posição clara quanto às referidas irregularidades do consulado mandarim/Magalhães: “ Neste momento é melhor deitarmos isso para trás das costas.” (vd Cada um por si e Deus por todos – 9.12.04)

Também é, na verdade, extraordinário.


cristovaodovale

14.12.04

LUFADA DE AR FRESCO


A seguir à "Nha RICA" (vd. Cada um por si e Deus por todos - 9.12.04), eis Nicolau Santos, que tem uma visão crítica do mandarim assim no género da que tem o Luis Delgado do George Bush, empolgado com o governante da actual maioria que, andando à frente da própria sombra, já trata com o tal mandarim dos assuntos da passagem de poderes para o XVII Governo.

O Eng. Sócrates mandatou o mandarim para o efeito?

O Dr. Santana Lopes acha bem que no seu Governo se vá já atirando a toalha para o chão?

O Secretário de Estado da Ciência revê-se nas linhas de política científica do mandarim.

O que veio então fazer a este Governo?


crisdovale

13.12.04

IMAGEM DO DIA



VALETE, FRATRES


Fez ontem anos. Em 10.12.28, Fernando Pessoa escreveu o que via e sentia. sobre a nossa terra:


NEVOEIRO


Nem rei nem lei, nem paz nem guerra.
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer -
Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo-fátuo encerra.

Ninguém sabe que coisa quer.
Ninguém conhece que alma tem.
Nem o que é mal e o que é bem.
(Que ânsia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...

É a Hora!

PORTUGUÊS SUAVE O VASCO


Deixar de fora os episódios da Emaudio e do Mateus, a soberba e (a habilidosa) jactância, as asneiras de governante, os recentes disparates sobre tudo e nada, ainda vá que não vá. Afinal, sempre é um amigo, sempre são oitenta anos, e o aniversariante teve realmente méritos, alguns muito relevantes para a história do país. Ademais, sem dúvida que por mor de saber gostar da vida compõe uma personagem interessante, mesmo invulgar.

Agora, dizer que “presidiu a um progresso material e social sem paralelo em toda nossa história”, isso é que um historiador, mesmo amigo, não pode, sem mais, dizer. Sob pena de entrar no campo da habilidade.

A actuação do homenageado, pelo menos em metade do tempo em que ocorreu o tal “progresso”, andou perto da sabotagem.

A generalidade das pessoas sabe isso.



crisdovale

11.12.04

TRUFADOS DE ENGENHO


“Um perito é alguém que começa por saber alguma coisa sobre alguma coisa, progride sabendo sempre mais e mais sobre cada vez menos. Até que sabe tudo sobre nada.
Um filósofo começa por saber alguma coisa sobre alguma coisa, prossegue sabendo cada vez menos sobre cada vez mais; até que, finalmente, não sabe nada sobre tudo.”
Niels Bohr


Por este dia 9 do mês de Dezembro, a divisa da maioria, admitindo (por amor à conjectura) que ainda tem condição, parece ser: “escangalhemo-la!”
A via usada continua a não ser a de pôr a direito a coisa pública, mas antes uma outra, menos própria, a dos elixires.

Ou seja, depois da bambocha, e em vez de serenidade e rumo, tivemos, pela manhã, números de coliseu e agravos malandros ao PR, desditos uns e adoçados os outros, mais à tarde.

As aventuras de correio a cavalo e os sueltos políticos são tratos de patusquinhos.
A coisa, assim, não vai lá.



bventana

ESTALAVA NA LAREIRA


"Um cavalheiro, na rua: Mr Jones, creio bem?
O Duque de Wellington: Se crê isso, é homem para crer seja no que for."



Pacto com o PS, solução do caso Bombardier, significado de caudilho.
Procurando dar algum pavimento à correria dos patos bravos e porque tudo indica estarmos perante uns belos casos de "descentramento do sujeito", chegamos a Lacan:

"Penso onde não estou, por isso estou onde penso que não estou....
Não estou onde quer que eu seja o brinquedo dos meus pensamentos;
penso no que sou onde quer que não pense que estou a pensar"

Sopra rijo, o vento.


brunoventana

FUGAS E SONHOS

"A hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude."
Rochefoucault



Numa altura em que seguem vivos os jogos de poder, na sua mistura de xadrez e emboscadas, convém pensar que ganha quem pensa melhor os seus labirintos. Ajuda em: "Nenhum Navio Te Levará Onde Não Podes" - 1.7.04


brunoventana

9.12.04

CADA UM POR SI E DEUS POR TODOS

“Não faças travessuras, faz antes travessias – Toma, podes levar a avioneta.”

(?)



Diário Económico de 7.12, que anuncia para breve, na íntegra, entrevista com o responsável do actual governo pela área da Ciência:

“Secretário de Estado da Ciência garante acordo com PS para garantir continuidade de políticas”.

“Existe um grande consenso” com os responsáveis do PS deste sector.

(Quanto à auditoria comunitária que apontou irregularidades à gestão de M. Gago e levou ao congelamento de verbas para a ciência portuguesa durante dois anos) diz:

“ Neste momento é melhor deitarmos isso para trás das costas…”



Apenas quatro notas:

- O ”´Nha Rica” já dera conta desta esplêndida doutrina em “Veio um ataque lá de fora! Chamem o CLA!” (01.09.04) e o “Enredo deita as mãozinhas de fora” (22.11.04);

- A actual maioria não tem uma única ideia própria sobre política científica?

- Este responsável, dispensando eleições e integrando-se já no XVII Governo Constitucional, ainda está no XVI?

- A comunidade científica portuguesa não segue, com curiosidade, as peripécias do “Apito dourado”?


Vamos aguardar a publicação da entrevista, na íntegra.



crisdovale

Uufa….


Osvaldo Barsky, investigador de ciências sociais argentino, tira-nos um grande peso de encima das costas. Em actualíssima biografia de Carlos Gardel, o investigador vem dizer-nos que aquele que estava onde Deus estava não era nem homossexual nem….uruguaio. Ufa...


Imagine-se, o jovem Gardel: chega a casa, tira a écharpe, poisa a boina Village People no psiché e diz aos pais: “Pai, mãe, tenho uma coisa séria para partilhar convosco. Espero que não seja um grande choque mas…eu sou uruguaio….”


Pena que não faltem por aí tangueros uruguaios. Para quando, pergunta o leitor, uma biografia? Para quando, pergunta o leitor, activista, uma Opus Gay e Uruguaia? Pode deixar-se a população inteira de um país à mercê da mais selvática discriminação?


Venâncio

Há coisas que nunca mudam


O flã cínico responde, como só ele sabe fazer, aos jornalistas



Revista Sábado (RS): Acha que as demissões de alguns dos seus ministro são comparáveis à de Henrique Chaves?



Flã Guterres (FG): Acha que a sua pergunta faz algum sentido?



RS: A minha função é fazer perguntas, não é dar respostas…



FG: E eu estou a responder-lhe, e uma das formas de responder a uma pergunta é com outra pergunta



RS: Concorda com o artigo que o professor Cavaco Silva escreveu no Expresso, apelando aos políticos competentes para afastarem os políticos incompetentes?



FG: Bom. Isto eram só uma ou duas perguntas, não eram vinte…



RS: Mas diga-me só se concorda…



FG: Por agora já chega, OK? Um abraço.



Venâncio

Palra a pega e o papagaio


Eles falam, falam…



E é duro, não? Se calhar é duro. “As ciganas são bonitas, mas não fazem o meu estilo.”

Ricardo Quaresma



E é mau, não? Se calhar é mau. “Mais de 75% dos clientes dão prejuízo aos bancos.”

João Salgueiro, ladrão de casaca



E é pouco, não? Se calhar é pouco. “Muitas das minhas relações não foram suficientemente honestas, por isso optei por caminhos diferente, experimentando a selvajaria e a violência”

Angelina Jolie, actriz



E lembras-te, não? Se calhar não te lembras. “Fiz ali umas malfeitorias, ganhei o congresso e depois tive que varrê-los, tive que exercer o poder.”

Mário Soares, apoiante de Jonas Savimbi, 80 anos.



E recebeste, não? Se calhar não recebeste. “Não estou contente nem deixo de estar.”

Filomena Pinto da Costa, Relações Publicas do Benfica



E gostas pouco, não? Se calhar não gostas. “Isto está a começar mal…”

José Sócrates, animal feroz, à saída do Palácio de Belém.



E mudaste tudo, não? Se calhar mudaste. “Eles acharam que fiz alguma coisa pelo relacionamento cultural e económico entre Portugal e a Catalunha.”

Carlos Monjardino, croupier.



E saíres da minha vida? Se calhar saías. “Se deixássemos de votar nos políticos, talvez percebessem o que os cidadãos pensam do seu trabalho.”

Ágata, polítóloga “Sai da Minha Vida”, tia (ainda que de relações cortadas) da Micaela, a politóloga do “Chupa no Dedo.”



Venâncio

7.12.04

DOS SILÊNCIOS


O Mestre dos Silêncios

Por ANTÓNIO BARRETO
in Público
Domingo, 05 de Dezembro de 2004

" A COVA DO DRAGÃO"

"O acerto de hoje amanhã é erro e o desejado conseguido enfastia, porque tudo se vai alternando"
Memorial(pag 95)



" ...A juíza decidiu ainda proibir o empresário Antonio Araujo de frequentar o estádio do Dragão ou qualquer casa de alterne onde se pratique a prostituição, bem como de se ausentar do país.." (TSF-4.12)


Não se confirma que o General Eanes foi visto a jogar uma bilharada com o Olegário na "COVA".

O BOM PÚBLICO É ESTE


O "Público" de 5.12 é uma edição da linha "até treme tróia".

Para além dos magníficos ( Barreto e Pulido Valente), Ana Sá Lopes afivela um espetacular roteiro de um filme, a correr com êxito nas salas do país, e que tem arrepiantes contactos com a realidade. A não perder de forma alguma o "Enfim morto".

Por seu turno, o aveludado Ângelo Correia deixa-se de rodriguinhos e vai às do cabo:
"Santana embrulhou-se com aquela gente do barrosismo, que é gente sem qualidade nenhuma"; e, mais: "Quem deixou Arnault, quem deixou Morais Sarmento, não devia ter feito isso."

Diz ainda que aconteceu( com Barroso) uma coisa terrível no PSD, " a mistura entre o partido e o governo". Isto, porque o"PSD barrosista transferiu as estruras distritais do partido para os ministérios e secretarias de estado, num processo de concubinagem total."

O povo pode é perguntar-se porque raio esta autoridade em concubinagem não alertou antes (nos últimos três anos) a nação para esta terrível situação.
E constatar que o PSD, no fino processo de demolição em curso, ainda tem surpresas no baú.


crisdovale

Maus Políticos, Dias Lindos

Por VASCO PULIDO VALENTE
Domingo, 05 de Dezembro de 2004


Desde 1820 que Portugal, como Cavaco, tenta perceber, angustiado, por que razão ou maldição temos tão maus políticos. Com o tempo, foram aparecendo várias teses. Nesta melancólica época de Santana e sarilhos, convém talvez recapitular. 1ª Tese: A política, por não exigir qualquer espécie de qualificação substancial, e por ser uma forma de vadiagem reconhecida e glorificada, atrai os piores. 2ª Tese: Os partidos políticos, que se regem pelo "princípio da fidelidade" e não da "qualidade", repelem os melhores. 3ª Tese: Um povo analfabeto, ignorante e primitivo, se o deixam votar, escolhe fatalmente a "canalha". 4ª Tese: Os políticos são maus, porque a élite é geralmente má. Não há bons políticos como não há bons jornalistas, bons professores, bons médicos, bons cozinheiros, bons químicos, nem, a falar com franqueza, qualquer outra classe profissional decente. 5ª Tese: A élite é geralmente má, porque um ensino obsoleto e rígido não promove a independência e a crítica. 6ª Tese: A pobreza do país cria uma cultura de servilismo, mentira e manha, que os políticos fielmente reflectem. 7ª Tese: A Igreja Católica Apostólica Romana educa os portugueses para a obediência e a hipocrisia. Os políticos, mesmo ateus, não se distinguem da manada.

Como se vê teses não faltam para explicar a existência, e a persistência, de maus políticos. E também historicamente não faltaram soluções. 1ª Solução: Acabar com a política. 2ª Solução: Substituir os partidos por corporações. 3ª Solução: Não permitir que o povo, ou a maior parte dele, votasse. 4ª Solução: Aturar resignadamente a mediocridade do país, morrer ou emigrar. 5ª Solução: Reformar o ensino (coisa que também decorre da Tese 3). 6ª Solução: Fazer a "revolução" (liberal, republicana ou "socialista") para tornar a nossa querida Pátria rica, orgulhosa e honesta ou, na absoluta impossibilidade disso, "mudar a mentalidade" da élite por métodos suasórios. 7ª Solução: Perseguir a Igreja Católica Apostólica Romana e principalmente exterminar os padres. Dito isto, não seria decoroso esconder que aplicação repetida, simultânea e sucessiva destas soluções nunca produziu o efeito esperado: os maus políticos, como se sabe, continuam connosco. Mas também, até com maus políticos, temos dias lindos. Ou não?

OS NÍVEIS DE EXCELÊNCIA E A SOMBRA DO COMENDADOR GOMES


"É o ensinamento de como uma organização da sociedade civil como o FCP conseguiu chegar a este nível de excelência"
Ramalho Eanes(4.12.04)


"Pagava aos árbitros com prostitutas."
"...Isto porque o Ministério Público acredita que o empresário (António Araújo) é o cabecilha de uma rede que organizava orgias com "meninas" e árbitros que favoreciam o FC do Porto." ("24horas" - 5.12)

Enquanto isto, na festa "sonhos de cristal", o "jorge nuno" tinha a seu lado um trio de indefectíveis que até dava gosto: Nuno cardoso, Ramalho Eanes e Tino de Rans.

É mesmo : Largos dias têm cem anos.....


crisdovale

5.12.04

H GASOLIM ULTRAMARINO

"um blogue com sotaque alentejano"

Mais um blog com a recomendação "Rica Casinha"

H Gasolim Ultramarino

"A RÚSSIA E A REVOLUÇÃO LARANJA"


A não perder, a escrita segura e esclarecida de Miguel Monjardino, na "Sábado", às sextas

"PLAT" KISS (Keep it simple, stupid)


"Vós notais commo ele traz a capa revolta sobre o braço, a modo de toureador, que quer dar cutilada provando forças no toutiço do boy..."
Apólogos (pag 225)


A "plataforma" em gestação, a ser servida aos portugueses por alturas das eleições, já tinha, emanando do próprio perdigão, um cheirinho a "Joselito Pão e Vinho".
Pois,surpresa, vai ter também a sua Marisol.
Nem mais: vinda, tostadinha e capitosa, da esquerda caviar vai dar um toque lantejoula à "plat".


cristovaodovale

"CAVACO É UM INIMIGO ASSUMIDO DO PSD"

Marco António Costa


A evolução do molusco em parvenu é um exercício custoso.
Este "Marco António" está em trânsito.
Mas, tomou o freio nos dentes.
As finas partidas de prazer que contaria tirar da política e da carreira ficam empanadas com estes empinanços.
O fundo é a sua inclinação natural.
Também a ele o esperam umas bilharadas com o Ernestinho Ledesma.


cristovaodovale

PALERMO À MODA DO PORTO

O "Abrupto" interroga-se, desencantado, sobre o lamentável sentido da ovação de 25.ooo pessoas, na noite de ontem, ao"jorge nuno" no Dragão.

E o que dizer da presença, hoje, do general Ramalho Eanes no lançamento da autobiografia do mesmo "jorge nuno"?

No bonito evento, o homenageado, citando Régio, prometeu continuar a perseguir "sonhos de cristal".

É mesmo verdade, largos dias têm cem anos....


cristovaodovale

G(J)ERONIMO DE SOUSA*



*uma inédita imagem a não perder no "Alentejanando"

ENTRONCAMENTO DE DESTINOS

-Numa sondagem levada a efeito pela estação de rádio "Melodias Mimosas", o político "Feliciano Barreiras" foi considerado, com folga, o "Alípio Abranhos - Sec.XXI".

- Ao escrever que com a atiude do PR chegou "o fim do pesadelo", o denodado J. Antonio Lima, do Expresso, mostra não ter percebido que a novela ainda não acabou. E, que se correr tudo pelo pior, como é de regra acontecer nestes casos, o que se viu até esta altura é um suave prelúdio.

-O bestial morgadinho de Gaia afinal é candidato à Cãmara de Gaia. E abraçou em público o execrável traidor R. Rio!
É caso para dizer: Deslarguem-no, que ele vai por si.

-Firmes. António Preto, Marco António e Miguel Almeida estão com o líder. Não tergiversam.

-Diz Augusto Santos Silva que a vitória do PS é indispensável para pôr fim ao pesadelo. É certo, que está a perceber a coisa melhor que o Lima, mas também é curto.
De facto, substituir um pesadelo por um quadro onde aparecem os Varas, os Patrões, os Cantigas Rosas e os Arons, sob os auspícios do pedaço de carne batizado é um exercício brutal.

- O trovador Manuel Alegre avisou, aludindo a Cavaco Silva, "que esse tipo de discurso conduziu ao golpe de 28 de Maio e à ditadura."
Por outro lado, garantiu que "está pronto para ir para e estrada".
Esta última ideia parece boa.

-"O PR transformou o Conselho de Estado numa árvore de Natal e criou um novo orgão de consulta: os empresários"(Público- 4.12)

-Se as coisas estivessem de acordo com a sua verdadeira natureza,à direita e centro-direita teríamos um partido (o "PSL/PP") com Lopes, Portas e associados ( o PP menos Lobo Xavier), Mendes Bota, morgadinho de Gaia, o Marco, Preto, Ruas, José Raul, Jardim, Almeidinha das farturas, Lopes da Costa e semelhantes, outro partido (o "PSD") com Cavaco, Mendes, Marcelo, Borges, Pacheco, Machete, Balsemão, Ferreira do Amaral, Veiga, Beleza, Loureiro,Teresa Gouveia, Isabel Mota, Teixeira Pinto e semelhantes e um outro, mais compacto ( o "PSD-I") com Sarmento, Arnault e o "Feliciano Barreiras".

-Sampaio Nunes e mandarim não tiveram, na que passou, o seu habitual almoço semanal.

-Leitor do "Público"(4.12): " Não foi este o país com que sonhei".


brunoventana

FLASH DERBY NOCTURNO

"Estou finalmente na plena posse de todos os meus defeitos"


Na noite de sexta-feira jogaram:

Santana Lopes - 4
José Socrates - 1


Tema: os interesses condicionaram o PR. Inimigo(s): O PR, os abastados que não prosam com o fisco e todos os que não querem reformas. Instabilidade? ao pé do que se passa, p. e, em França, Portugal estava um quintalinho.
Simples, bem apresentado, eficaz.

Ao pé disto, Sócrates, de mãozinha a dar a dar, apenas diz e repete que a culpa é do Santana, que o Santana é ruim e por aí fora. O erro, grande como se irá ver, é que só fala do Santana, o que torna este, cada vez mais, o centro de gravidade da feira.

Em PM muito mau. Em campanha muito bom
Parece que pode haver aqui um pequeno problema.


PS- o bestial morgado de Gaia, verdadeiro potro aos galões, deitou franja outra vez.
brunoventana

4.12.04

AVALON 4/12

"Elle était la dans son monde,
son monde au beau milieu du monde.
Loin, ses yeux posées ailleurs,
quelque part à l´interieur."


as palavras são do j. goldman, as ternas pequenezas do lourenço, os beijos incertos do cristovão
e os certos do bruno*


a que o editor de serviço se associa com gosto...

OS NOMES DA ROSA*

Na eventualidade das próximas eleições não darem a maioria absoluta ao PS, eis uma lista de gente de esquerda, sem vestígio de passado político incompetente. Um "governo de consenso" para "devolver a esperança" a Portugal:

Primeiro Ministro: José Sócrates

Ministro do Pacifismo e da Anti-globalização (antigo Ministro da Defesa): Miguel Portas

Ministro da Desjudicialização e da Luta Contra a Vitimização Social do Infractor (antigo Ministro da Justiça): Ana Gomes

Ministro da Solidariedade com a Palestina e com o Resto do Mundo Árabe (antigo

Ministro dos Negócios Estrangeiros): José Manuel Pureza

Ministro da Absoluta Igualdade e do Plano Quinquenal (antigo Ministro das Finanças): Francisco Louçã

Ministro da Camaradagem e da Fraternidade (antigo Ministro da Segurança Social, da Família, da Criança e do Cão): Manuel Alegre

Ministro do Desconstrutivismo e da Hermenêutica (antigo Ministro da Cultura): Manuel Maria Carrilho

Ministro do Aborto e da Gratuitidade Geral (antigo Ministro da Saúde): Maria de Belém

Ministro da Compreensão e da Auto-Estima dos Alunos e Professores (ex Ministro da Educação): Ana Benavente

Ministro da Abolição das Propinas (antigo Ministro do Ensino Superior): Ana Drago

Ministro da Co-Incineração e do Gasóleo Feito de Bosta (antigo Ministro do Ambiente): João Soares

Ministro do Eterno Subsídio (antigo Ministro da Agricultura e Pescas): Gomes da Silva

Ministro das Pontes, Túneis e Viadutos (antigo Ministro das Obras Públicas): Jorge Coelho

Ministro Adjunto e da Luta Contra a Corrupção: Edite Estrela

Ministro da Regulação e Controlo Administrativo das Actividades Económicas (antigo

Ministro das Actividades Económicas): Joaquim Pina Moura

Ministro das Seis Horas Semanais (antigo Ministro do Trabalho): Carvalho da Silva

Ministro da Mega Mix e do Telemóvel 3G (antigo Ministro da Juventude): Rui Unas

Director da (futura) Central de Informação do Povo: Luís Osório.

Como se vê, um governo sem mácula, para acabar de vez com as incubadoras e os irritantes anões feitos bobos da corte.


Omne Ignotum Pro Magnifico.


in Picuinhices, a seguir com interesse...

3.12.04

PASTORAL

(obrigado, Augusto Gil)


Saíra Flã António de S. Bento,
Com o nome arrastado pela lama
E a remoer no tom beato e lento
O chato sermão, por que o pântano chama.

Andando, andando sempre, repetia
O intrujo sermão, meloso e brando,
E nem reparou que a tarde esmorecia
Que vinha a noite, plácida baixando…

E andando, andando, viu-se sem ninguém.
Ao lado, só árvores e casas espalhadas.
Mas já estava distante de Belém
Uma légua das fartas, das puxadas.

Surpreendido pela cabecinha vã
E fraco, por tanto haver marchado,
Com a solidez de um pudim flã
Sentou-se a descansar, o desavergonhado.

O luar. O luar claríssimo nasceu.
E num raio dessa linda claridade
Sampaio a Assembleia dissolveu
E o biltre viu segunda oportunidade.

Perto, uma bica de água murmurante,
Juntava o seu murmúrio aos dos pinhais,
Era ele, o infante,
Sócrates: o animal feroz de que vos lembrais.

Aos pulinhos o feroz vinha,
Do ginásio, todo satisfeito
Nunca, daquela cabecinha,
Tinha saído ideia de jeito.

Com força, para que toda a gente visse,
Abraçaram-se. Testemunhas, o país e Deus.
O Sócrates, olhando fundo disse:
Oh, Flã, dá-me um ministro dos teus!

O Flã, erguendo a manga da fatiota
Para tapar a miséria passada,
Mentiu numa voz, doce e idiota:
Não sei que fosse…Eu cá nunca presidi a nada.

E voltando-lhe a carinha contra a luz,
E para aquele amor ainda sem casamento
Pegou-lhe ao colo e acrescentou: Jesus!...
Era tão bom…e os dois olharam para S. Bento…


Venâncio

SEPARADOS À NASCENÇA





Pudim flan: Massa amorfa e disforme, enjoativa, sem estrutura interna, sem consistência, nanja de solidez, na firmeza equiparada à açorda.

António Guterres: v. pântano.



Venâncio

OS BONS P'RA NADA



CHEGOU A VEZ DE SÃO MARTINHO...



A ‘NHA RICA CHEGA AO ULTRAMAR

Nós sabíamos que eles não podiam ser tão maus. Votaram George “o atrasadote” Bush. Mas há ali alguém (PCL LinkDump) que devota algum do seu tempo a ler a ´Nha Rica. E que, registámos, não lê blogues mais obscuros, como o Abrupto do Pacheco (ou o Pacheco do Abrupto?).


Venâncio

2.12.04

PALRA A PEGA E O PAPAGAIO


Bem vindo à nova secção semanal deste blogue. Eles falam, falam…..



Para pensar: “Sou a grande cabeça do futebol na Europa”

José Mourinho



Para bocejar: “Sou perseguido no PSD”

Luís Filipe Menezes



Para gargarejar: “[Carrilho] é o desejo anunciado, sem tabus nem empurrões. É mediático sem ser ‘fast thinker’, com a vantagem de ter cuidado com a imagem pública, da cor da gravata aos gestos televisivos. [É o] elegante de serviço da esquerda.”

Sérgio Gonçalves do Cabo, cronista do Diário Económico



Para encubar: “Podem querer sabotar-me o caminho, mas tenho a minha meta estabelecida.”

Pedro Santana Lopes



Para levar: “O Diogo Infante é o melhor actor português”

José Sócrates



Para partilhar: “O Alexandre é muito querido e tem muito bom coração”

Lady Betty Grafstein, sobre Alexandre Frota




Para andar a monte: “Nesta quadra de Natal, vamos todos colocar os olhos no presépio - na Sagrada Família, José, Maria e o Menino, também eles, tiveram de se ausentar da sua própria terra, pois tamanhas eram as perseguições do Rei Herodes.”

Fátima Felgueiras, foragida, mensagem de Natal ao povo de Felgueiras



Para comprar apartamento nas dunas do Algarve: "O Conselho Coordenador do Fórum Novas Fronteiras reúne-se sábado.”

Pedro Silva Pereira, construtor civil


Venâncio

MENU LARDEADO DE ACEPIPES

“Calhava-lhe bem uma bilharada com o Ernestinho Ledesma”
crisdovale


Sócrates disfarçou com dificuldade a falta de entusiasmo.

É que, sem o efeito poeira do grupinho “novas fronteiras”, as figuras que saltarinham em seu redor, de boquinha feita ao biberon do Orçamento, são já por demais conhecidas do bom povo português.

Temos, logo em primeiro, o ignóbil teórico dos pântanos, que pensa que é dos “bons”. Convenhamos que isto já chegava.

Mas temos mais: O Patrão, o Vara, o Lelo, a Edite Estrela, o Arons, o Pina Moura, o Gomes, o Fausto, o Cantigas Rosa, o João Carlos Silva, e, aproximando-se à sorrelfa, o Paulo Pedroso e a Fátima Felgueiras.

Além do inevitável mandarim e do Cravinho das portagens.

Tudo malta que se santificou na arte de, nos corredores da política, descobrir talisca por onde meter as mandíbulas nos celeiros do Estado.



Não admira pois a apreensão do “novo” líder do PS.

Vai-lhe valendo que no PSD lavram raivinhas.



brunoventana

O INFANTE


Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te portuguez..
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

Fernando Pessoa

1.12.04

Desenfreadamente

Um caso de gel e circo


"O trapézio tem um movimento, que é o do vai-vem"
crisdovale


Político de America Central, romântico na variante espadinha, bailador da própria sombra, mestre do entremez com salpicos de sangue arterial, sem classe, mas admirando quem a tem, sem carácter de bom grão, mas sentindo-se usurpado por quem o tem, arrebatado no gosto de si mesmo, calimero compulsivo, sonhador de glórias prontas a vestir, de manha sem horizonte, com o rasgo do holofote e arremedo de patilha, adolescente envelhecido, prenunciado na perfeição por Luis de Camões, Perdigão, que se sente maltratado pelo destino e pelas coisas, vai correr para frente.
É certo que já deixou, como clássico do anedotário de snack e barbearia, a "história da incubadora", mas se não lhe deitam a mão levará o PSD, direitinho, ao redil dos residuais, de que falava o prof.Pulido Valente.
Desenfreadamente.


crisdovale


DOS SUBÚRBIOS DO PORTO A LISBOA


Já não traz novidade o complexo "nortista" do Dr. Menezes (O tal dos "Sulistas, Elitistas e Liberais" em 1995).

Depois de ter sido remetido à presidência de um município dos subúrbios do Porto, Menezes nunca se conformou por ter visto Rui Rio a ganhar uma Câmara Municipal (a do Porto) que ele então não ganharia e não quis arriscar...

Em Barcelos, foi desprezado por Santana Lopes, mesmo depois de todo o esforço (quase ridículo) de agradar ao líder. Tudo o que conseguiu foi ver Rui Rio (relativamente ao qual tem uma qualquer fixação) como primeiro vice presidente do PSD e nem para o Conselho Nacional foi convidado...

Mais recentemente (no último Sábado), no Expresso, Menezes, desde os arrabaldes do Porto, vem afirmar, categórico, que Carmona Rodrigues é bom rapaz mas nem ganha eleições no bairro dele...

Hoje, entre comentários sobre a crise nacional (sempre a ter em conta...), volta à carga sobre as eleições autárquicas em Lisboa. Ainda ocorreu julgar do interesse de Menezes numa candidatura a Lisboa. Mas não. Afinal o candidato deste presidente de Câmara dos subúrbios do Porto é António Mexia.

Com este apoio, Mexia é já um forte candidato...

OS CULPADOS



(Este, devido à tenra idade, não poderá ser responsabilizado...)


EM APARECENDO O DIA VER-SE-Á MAIS CLARO


"Teoricamente, não há diferença entre a teoria e a prática.
Mas na prática, há"
Jan van Snepscheut

- Marco António não teve tempo de se mostrar.
- O biltre do pântano pensa que é "dos bons" e não "dos maus".
- Não se confirma (ainda) a presença de Sampaio Nunes nos painéis das novas fronteiras.
- 4 PM`s em três anos. Portugal reencontra-se.
- AD - 6 governantes para a Ciência em 2 anos.
- AD - 2 anos a construir o MCOTA. 4 meses a desconstruir o MCOTA
- AD - 13 governantes para o Ambiente e Ordenamento do Território em 2 anos.
- O bestial morgado de Gaia não chegou a entrar.
- Geraldes gostou da Golegã. Veiga Maltez gostou de Geraldes.
- Não esquecer que está lá pelo Norte um tal Duarte, Secretário de Estado.
- O almeidinha das farturas ainda anda no popó do Estado.
- Não se confirma a presença de Armando Vara no próximo Governo.
- Vitorino rascunhará o Programa do PS no castelinho "near Brussels".
- Anacoreta Correia não tem a certeza "absoluta" que o país fique melhor depois de eleições.
- Belo Pinheiro vai a Secretário de Estado no XVII
- Pina Moura quer voltar às Finanças para continuar a obra.


crisdovale

FAITES VOS JEUX

"Jouer coeur est simple.Il faut en avoir,
voilá tout."
J. Cocteau



Ainda com a poeira no ar, vá-se notando:

-A entourage do "Perdigão da Incubadora" está contente, e o próprio antecipa as alegrias da campanha eleitoral, para as quais é bem calhado, ao mesmo tempo que se sente liberto do trabalho de primeiro-ministro, para o qual é absolutamente desqualificado.

- Perdigão pensa que o povo ainda vai tolerar, até apreciar, a sua adolescente queda para" brincar aos Sá Carneiros"

-O desgraçado Guterres escolheu esta noite para falar de pântanos. A desfaçatez deste invertebrado político, a sua simples presença, ainda pode vir a revelar-se uma ajuda para o Perdigão e um entrave para o Sócrates.

-O PSD, como toda a organização vocacionada para obter o poder, ou para o conservar, sabe sentir quem é o guia com asas. E "sente" que o Perdigão deixou de servir. E isso já se "sente".

- Os comandos do "poder ecnómico", riscado o Perdigão, almejam ainda assim coisa melhor que o Sócrates (mais restos de tralha guterrista e sem novas fronteiras)

-Cavaco Silva, que com o artigo da vassourada, deu o pontapé final no guterrismo, e que, com "a lei de gresham", concluiu a remoção do Perdigão, não vai, pela natureza das coisas, ficar alheado da sequência do enredo.

-Pacheco Pereira voltou, esta noite, a apelar a Cavaco Silva para "voltar a Primeiro-Ministro"

-Marcelo tem estado absolutamente "ausente" por estes dias e esta noite, sabendo-se tão só que o contacto com Cavaco Silva tem sido permanente e que, este, num casamento já celebre, conversou longamente com Balsemão.

-Um congresso por mais"artilhado" que esteja é brutalmente vulnerável aos ventos, sobretudo os muito fortes, que sopram de fora para dentro.


Ainda com a poeira no ar, parece que o que vai seguir-se é, com os bons olhares,os bons votos e os bons ofícios dos representantes do mundo real da economia, o avanço do prof Marcelo Rebelo de Sousa para o leme do PSD. Com o alto patrocínio do candidato à Presidência da República, prof Cavaco Silva.


crisdovale