30.9.05

TWILIGHT ZONE

"Aquele que não quer passar depois de ter passado, ainda ouvirá palmas, mas já não são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias. As palmas são para o tempo, para que seja contente e caminhe mais rápido, para que mais depressa o leve.”
Manuel Rodrigues
(O Século-Dez.1938)





"Volto a encontrar Mário Mesquita-que criou o paradigma da imprensa livre e responsável depois do 25 de Abril na direcção do Diário de Notícias- nos grandes combates políticos do nosso tempo.O convite que Mário Soares lhe dirigiu para fazer parte da sua comissão política de candidatura,e a respectiva aceitação,revela que os espíritos mais alertados sabem que se jogará muito do nosso próximo futuro nas eleições presidenciais.
by jmedeiros ferreira @ 02:26"
(in bicho carpinteiro)




Através de uma névoa que se cerra cada vez mais, o dr Medeiros Ferreiro, visionário e simples, vai directo ao ponto: Mário Mesquita é alçado num ápice de respeitável jornalista, género que de facto hoje vai rareando, a “criador do paradigma da imprensa livre e responsável depois do 25 de Abril”, e a candidatura “da lufada de ar fresco”, como lhe chamou em momento inspirado Vítor Ramalho, é promovida de ópera bufa, em arrastada e penosa exibição, a “grande combate politico do nosso tempo”.

Este delírio, por parte de alguém que geralmente passa por relativamente equilibrado e informado, exibe a nu que, desgraçadamente para o interessado, Soares não está sozinho na passeata que um ego inchado e um ciúme malsão o levaram a fazer pela mais plana irrealidade.


PS- No festejo angélico do dr Medeiros Ferreiro não é incluído Ivan Nunes, também chegado, a par de Mesquita, à lufada de ar fresco... Lembranças da sua (do Ivan) dissertação dos porquês da visita do Presidente Soares ao foragido Bettino Craxi?




cristovãosdovale



DEANER

Cool.
O Gigante da Fúria de Viver a Leste do Paraíso
Faz hoje meio Século, tinha 24 anos.
Outsider.



lourençobravo

POUCO EM COMUM

(JPP)
"
(...)

Em 1985, nas "primárias", havia espadas pelo ar, desembainhadas, na rua, fora do palco, na praça principal, com fúria e vigor; em 2005, é teatro de câmara, veneziano, interior, envenenado, um jogo com muitas sombras, de egos cansados e pouco subtis. Em 2005, havia outras "primárias" possíveis, essas sim mais parecidas com as de 1985, mas seriam do outro lado do espelho. Seriam as que oporiam o projecto de Cavaco Silva com o de Portas e Lopes, como em 1985, "primárias" opondo projectos de conteúdo distinto, representando espaços políticos e interesses sociais distintos, que resolveriam alguns mal-entendidos sociais e políticos que ficaram em suspensão desde a fundação do Independente até ao consulado de Santana Lopes-Portas. Mas duvido que tal se verifique, dado que os eleitores este ano já começaram a colocar as coisas em ordem, provocando a falta de comparência dos que diziam "nunca desistir".
(in abrupto)



brventana

NON, ou a Vã Glória de Mandar

"Como um vaporzinho de furnas, o mal estar vai-se propagando.
Como foi possível um erro tão grande, perguntam-se atordoados uns tantos que, mesmo assim, ainda não mediram bem o tamanho do arraso que aí vem.
E tudo, ou quase tudo, por um capricho de vanglória.


crstovaodovale

TRANQUILAMENTE

Um homem intranquilo
"António Vitorino não quis receber de mão beijada a liderança do PS, quando o PS agonizava sem líder. António Vitorino não quis ser primeiro-ministro de Portugal, quando no país o poder lhe caía, de podre, nas mãos. António Vitorino não quer apoiar Mário Soares, um dos homens que fez dele aquilo que ele é. António Vitorino esteve em vias de ser o Presidente da Europa, hoje só quer a Assembleia Municipal de Setúbal. Há quem diga que este homem persegue um objectivo escondido. O que mais parece é que há algo de escondido que persegue este homem: não será a tranquilidade do dinheiro, é aquela tranquilidade que nem o dinheiro compra.
by José António Barreiros at 9:52 AM"
(in A Revolta das Palavras)




brventana

29.9.05

QUE É O QUE ELE SABE FAZER BEM

"Sangue, suor e lágrimas

Mário Soares acha que "eles" gostam é de sangue. "Eles" são os jornalistas. E "eles" querem é sangue. E por que querem "eles" sangue? Por nada de especial.

Porque fazem perguntas. No caso, foi a correspondente da RTP Marcela Petraglia que mencionou o paralelismo entre a amizade com Salgado Zenha e com Manuel Alegre.

Soares acha que isso é "fazer-lhes" um favor, a "eles", aos jornalistas. Ora, o que devem fazer os jornalistas nestas circunstâncias, segundo Mário Soares? Não fazer sangue. Podem fazer sangue em muitas outras circunstâncias, "cumprindo o seu dever cívico", mas não podem - por exemplo - interrogar Soares sobre o paralelismo entre Zenha e Alegre. Isso, que me parece uma pergunta muito pertinente (dado que é bom conhecermos o carácter de um candidato a Belém), é fazer sangue. Mas Soares quer perguntas de alto nível

o que pensa sobre os oceanos e o aquecimento global, sobre a "magistratura de influência" (uma das maiores banalidades agitadas por pessoas tão banais que são capazes de mencionar a expressão sem desatar a rir), sobre a sua experiência de "animal político", sobre os "poderes do presidente" (mais uma questão inútil, uma vez que estão perfeitamente definidos pela Constituição) e até sobre o papel da América no Mundo.

Seria conveniente que alguém fizesse perguntas sobre o que fez mudar a sua opinião sobre José Sócrates (que tratou de humilhar há uns meses, definindo-o como "o pior" que veio de Guterres, uma espécie de infâmia para a tradição do Partido Socialista). Mas compreendo que isso seria fazer sangue. E isso é o que "eles" queriam, fazendo perguntas.

Mário Soares é uma referência indiscutível e superior da nossa democracia, mas isso não pode servir para impedir que discutam com Soares e que o incomodem.

Porque, naturalmente, quem vai à guerra dá e leva.

Não há cerimónia; nem venham, depois, "pedir respeitinho".

Sócrates, esse, acha que Soares vem para unir os portugueses e que o Centro e o Centro-Esquerda vão apoiar Soares. Dois sonhos terríveis e catastróficos - para o primeiro-ministro, que não devia convencer-se disso, assim tão rapidamente. Ora, convém dizê-lo, Soares não vem para unir os portugueses vem para dividir e para os dividir claramente. Não se compreenderia de outra forma. Seria ridículo, num homem cujos últimos 50 discursos, antes do anúncio da candidatura presidencial, se destinavam a dividir o Mundo em bons e maus (segundo a sua lógica), que agora se concedesse a si próprio o direito de unir os portugueses, bons e os maus. Sócrates também sabe que Soares não vem unir os portugueses. E, na verdade, não me parece que seja conveniente uni-los. Por mim, dispenso. Unir os portugueses, na perspectiva do actual Mário Soares, não me parece uma ideia risonha e interessante. Para quem votou em Sócrates ou para quem vai votar no PSD, o voto em Soares é uma contradição:

são ideias muito diferentes sobre economia, sobre política e sobre questões internacionais. Tão diferentes que esse choque causará problemas. Podemos imaginar a "magistratura de influência" de Soares abrir as portas a tudo o que é contestação ao Governo, apoiando ajuntamentos de rua, manifestações unitárias, congressos vagamente "de reflexão", além de conspirar para mudar o PS e expulsar Sócrates, os herdeiros de Guterres e, agora, de Alegre.

Porque, a verdade é esta se Soares não vem fazer isso, que é o que sabe fazer bem, que vem Soares fazer a estas eleições? É preciso saber. É por isso que os jornalistas, "eles", devem fazer perguntas."

Francisco José Viegas
Jornaldenoticias






brvtana

DAQUELAS PARA ZURZIR





"MAS CHATEIA
O Diário de Notícias traz mais uma sondagem presidencial, daquelas que o dr. Soares já prometeu zurzir aplicadamente. E, como diria o Paulo Gorjão, faz o seu "spin" caseiro com ela, sugerindo que, numa eventual segunda volta, Alegre "faz" melhor do que Soares. Estas coisas valem o que valem, mas revelam três posssibilidades. A primeira, e para o país mais desejável - perdoe-se-me a franqueza - é a circunstância de não ser necessária uma segunda volta, para perpétuo incómodo do candidato que supostamente vinha "unir os portugueses". A segunda, é que todos os "estudos" mostram que, pelo contrário, só há um candidato que "une" realmente os portugueses, justamente aquele que todos os outros querem denodadamente derrotar. E não se diga que são só perigosos reaccionários de "direita" ou pessimistas antropológicos como eu que estão por detrás disto. Não são. Acontece que os portugueses já intuiram as "habilidades" que foram e que estão a ser preparadas nesta matéria, sempre com o mesmo patético propósito de "virar" a "esquerda" contra uma "não esquerda" que manifestamente se constituirá em torno da candidatura de Cavaco Silva. Finalmente, o "estudo" revela que a dicotomia Soares/Alegre é uma mera questão doméstica, tipo "a minha candidatura socialista é maior do que a tua candidatura socialista", sem qualquer relevância "nacional" e, muito menos, "presidencial". Mas lá que chateia, chateia, como diria Vitor Ramalho.
# posted by jg : 29.9.05"
(in portugaldospequeninos)



brvtana

POR EXEMPLO O EUROMINAS




"Sinais
Há assuntos a que a imprensa e a comunicação em geral não tem dado o destaque habitual em situações semelhantes. Ou são mesmo omitidos.Deve existir uma razão para isso. Eu é que não estou a ver qual é....Po exemplo, o caso Eurominas. Perante o que ali é dito, nem um jornalista fez posteriormente qualquer pergunta a António Costa, António Vitorino, José Junqueiro, Vitalino Canas , José Lamego, Narciso Miranda.Ou veja-se como o caso de ArturPortela/Santos Silva é simplesmente remetido para as páginas interiores, atitude em tudo diferente à tomada perante o «caso Marcelo».Ou ainda a contradição evidente entre o que disse o Secretário de Estado dos Transportes e o respectivo ministro relativa aos aeroportos.E há mesmo notícias que ninguém dá. Como o falecimento do Prof. Antunes Varela."
Gabriel at 14:44




brventana

DOS RESTOS

Sondagem DN/TSF/Marktest

"Com redistribuição proporcional dos restos:

Cavaco - 58%
Soares - 17%
Alegre - 13%
Louçã - 7%
Jerónimo - 5%

Dados originais aqui.

Vai ser um parricídio.

Ver comentário no Margens de Erro.

Já começa a haver desculpa para tirar Mário Soares das sondagens. Era um favor que lhe faziam. "

JoaoMiranda at 19:52
(in blasfemia)




brvetana

AQUELE NACO

Juntando-se ao terrorista/caviar aposentado Antunes e ao social-democrata Condesso (ou Condeço), temos agora a apoiar Soares o inesquecível Ivan Nunes que, há cerca de dez anos, se celebrizou por um texto notável onde dissecava a visita do então Presidente da República ao foragido da justiça italiana Bettino Craxi.
Vai vir a lume, por certo, aquele naco.


lourençobravo

ELES CHEGAM LÁ

"Esquerda não consegue fidelizar votos
Uma eventual segunda volta nas presidenciais pode baralhar as votações à esquerda. Seja Soares ou Alegre o adversário de Cavaco, o professor consegue ir buscar uma boa maquia de votos a eleitores do PS, do PCP e do Bloco de Esquerda."
(DN-29.9)




Há-de chegar uma altura em que esta rapaziada percebe.



lourençobravo

PERSCRUTANDO

"Cavaco Silva tem uma enorme vantagem sobre os seus adversários na corrida ao Palácio de Belém, mas, de acordo com os dados do barómetro elaborado pela Marktest para o DN e a TSF, a folga poderá não ser suficiente para vencer as eleições presidenciais à primeira volta.

Se tiver que disputar um segundo sufrágio, Manuel Alegre poderá ser um adversário mais complicado do que Mário Soares. Mas nem um nem outro beliscam as hipóteses do professor, que esmaga na segunda volta.
O barómetro aparentemente confirma a tese de que a pulverização de candidatos à esquerda poderá dificultar uma vitória de Cavaco Silva no primeiro sufrágio.
Perante quatro candidatos fortes à sua esquerda, o antigo líder do PSD atinge os 48,6%. No entanto, este valor deve ser olhado com cuidado. Por um lado, porque Cavaco fica a 1,4% da almejada maioria absoluta, uma diferença que está dentro da margem de erro da sondagem (3,46%).
Por outro lado, estes resultados não têm distribuição de indecisos - o que, só por si, poderia colocar Cavaco acima dos 50%."

O professor de Finanças Públicas é o vencedor em qualquer caso, sempre com intenções de voto da ordem dos 58%, mas Alegre consegue um melhor score do que Soares. Se passasse à segunda volta com Cavaco, o deputado socialista chegaria aos 25,4%. Mas se o segundo sufrágio fosse entre Cavaco e Soares, este ficaria pelos 22,7%.
(dn-29.9)




brventana

ASSIM À PURIDADE


" (...)

Vem até ao espírito uma história passada entre Ramalho Ortigão, na altura um jornalista novato, e António José de Ávila, um dos políticos mais importantes do tempo.

Um dia, algures na década de 1870, encontraram-se num jantar em casa de amigos.

Depois de se terem refastelado com uma bela lagosta à americana, regada a Moet et Chandon, o político virou-se para o escritor e, em tom confindencial, perguntou-lhe:

Ora, sr Perdigão (nunca me honrou com outro apelido aquele venerando vulto), há-de ter a bondade de me dizer, assim à puridade, o que é que lhe falta para se achar plenamente satisfeito no seio da sociedade a que pertence?"



(M.F.Mónica,
in "Aníbal,um campeão português"
K- Set.1991)



brventan

THE SALT OF THE EARTH

"All this shouldn't last; but it will, always; the human 'always,' of course, a century, two centuries...and after that it will be different but worse.

We were the Leopards, the Lions; those who'll take our place will be little jackals, hyenas; and the whole lot of us Leopards, jackals, and sheep, we'll all go on thinking ourselves the salt of the earth."



"The Leopard"
Giuseppe Tomasi di Lampedusa, principi di Lampedusa, duchi di Palma e Montechiaro
(1896-1957)



cristovao do vale

O CAIXOTE DOS DEPÓSITOS GERAIS

"Dias depois de abichar uma licenciatura numa universidade toda catita, foi a administrador com o lápis na popa da frente. Ó menino, é uma história supimpa! "
CdV







Da paleta de Fialho já tinha saltado o traço do perfil desta lindeza:


"Ahi começa o menino a esforçar nas tetas das marrãs que Santa Casa fez leiteiras, enviando as suas pupilas nubis, a creadas de servir, pela cidade, e expondo-as depois, nas epochas do cio, á cubrição da guarda municipal.

(...)Quatro annos volvidos, havia V. M. de ver que bacharel em sciencias naturais estava!

Elle metia as mãos nas algibeiras dos outros, sem o proprietario d´ellas dar por isso...

Elle doseava os metais amoedados nada mais que pelos reagentes das unhas, seguidos duma rapida evaporação, do cadinho dos bolsos dos papalvos para os cannos das suas proprias botifarras.

(...)Para brunir-lhe o typo, e tornar-lhe o merito acessivel aos logares, só lhe faltava agora toillete, uma conversa de pontos scintillantes, e um poucochinho d´iniciação também nos grandes passes:

acessorios que facil lhe foi ganhar, entrando para creado d´um restaurant de noite, e pondo-se a escutar, á fechadura, as palestras dos deputados e dos jornalistas."




Brvtana

28.9.05

A CIVILIZAÇÃO QUE AS ALIMENTA

"a propter vitam, vivende perdere causas"






"(...) Minha tese é, portanto, a seguinte:
a própria perfeição com que o século XIX organizou certas esferas da vida é a origem do facto de que as massas beneficiárias não a considerem como organização, mas como natureza.

Assim se explica e se define o absurdo estado de ânimo que essas massas revelam:
não se preocupam com nada além de seu bem-estar e ao mesmo tempo não são solidárias com as causas desse bem-estar.

Como não vêem nas vantagens da civilização uma invenção e uma construção prodigiosas, que só podem ser mantidas com grandes esforços e cuidados, acham que seu papel se resume em exigi-las peremptoriamente, como se fossem direitos naturais.

Nas agitações provocadas pela escassez as massas populares costumam procurar pão, e o meio que empregam costuma ser o de destruir as padarias.

Isto pode servir como símbolo do comportamento que, em proporções mais vastas e subtis, têm as massas actuais para com a civilização que as alimenta."



José Ortega y Gasset





bventana

ARTE PREDADORA

Quando o salteador é Vargas Llosa, o delito fica impune....



crsdovale

VÊ-SE EM CADA DIA

Inteiramente sedimentada, vê-se em cada dia, a passagem da Paleo-Tv à Neo-Tv de que falava Umberto Eco:

"Entra em crise a relação de verdade factual sobre a qual repousava a dicotomia entre programas de informação e programas de ficção, e esta crise tende cada vez a envolver a televisão no seu conjunto, transformando-a de veículo de factos (considerado neutro) em aparato para a produção de factos, de espelho da realidade em produtor de realidade."



brventana

MANSAMENTE

Teorias comunicacionais

E não me digam que o Portela também é da "direita"...

por jg às 4:13:00 PM.




brvtana

CANTANDO O BENDITO

"Fomos outrora o povo do caldo da portaria, das procissões, da navalha e da taberna.
Compreendeu-se que esta situação era um aviltamento da dignidade humana: e fizemos muitas revoluções para sair dela.
Ficámos exactamente em condições idênticas.
O caldo da portaria não acabou.
Não é já como outrora uma multidão pitoresca de mendigos, beatos, ciganos, ladrões, caceteiros, que o vai buscar alegremente, ao meio-dia, cantando o Bendito: é uma classe inteira que vive dele, de chapéu alto e paletó."


Eça de Queirós




brunoventana

ERA O GOLPE DE ASA




"Se o Benfica fosse um grupo musical provavelmente seria os Pink Floyd. Ainda muito amados pelos fãs de uma certa idade, e a tentarem o regresso, mas sem produzirem novo e excelente material há séculos". A analogia entre o clube da Luz e a famosa banda britânica, que imortalizou Another brick in the Wall, ou Wish you were here, foi feita pela United Review, revista publicada pelo Manchester United, em toada de lançamento do jogo entre dois símbolos do futebol mundial."
(DN-28.9)



Se o sr Vieira tiver um laivo de rasgo, o SLB aproveita esta fabulosa boleia e adopta esta música

We don’t need no education.
We don’t need no thought control.
No dark sarcasm in the classroom.
Teacher, leave those kids alone.
Hey, teacher, leave those kids alone!
All in all it’s just another brick in the wall.
All in all you’re just another brick in the wall.

We don’t need no education.
We don’t need no thought control.
No dark sarcasm in the classroom.
Teachers, leave those kids alone.
Hey, teacher, leave those kids alone!
All in all you’re just another brick in the wall.
All in all you’re just another brick in the wall.


como talismã, já contra o Guimarães, e ia por aí fora, com raiva e ousadia, a marcar golos a quem aparecesse pela frente.

Era o golpe de asa.
Da Vitória.



brunoventana

AFINAL HAVIA OSTRAS

"Tráfego? Tráfico!"
cdv





"Jaime e Mário Pinto, os irmãos que lideraram o bloqueio da Ponte 25 de Abril em 1994, foram esta terça-feira condenados a oito e sete anos de prisão, respectivamente, por tráfico de droga."
(diariodigital)




Dois heróis da ponte!...Essa galharda luta baseada no tráfego e seus cortes, onde também se dinstinguiu outro vulto dos oprimidos - Armando Vara da CGD - que já ao tempo trazia nos olhos o brilho de quem busca com afã um Portugal mais moderno e, sobretudo, melhor.

É triste ver aquela linda jornada popular, filha do brado do direito à indignação contra a ditadura da maioria, acompanhada com desvelo de padrinho pelo presidente de todos os portugueses, ficar agora manchada.
Afinal, foi coisa de malandros.




crsdovale

27.9.05

É A PASSAGEM QUE SE CONTINUA

Cântico II



Não sejas o de hoje.
Não suspires por ontens...
não queiras ser o de amanhã.
Faze-te sem limites no tempo.
Vê a tua vida em todas as origens.
Em todas as existências.
Em todas as mortes.
E sabes que serás assim para sempre.
Não queiras marcar a tua passagem.
Ela prossegue: É a passagem que se continua.
É a tua eternidade.
És tu.




cecília meireles



bvtana

AO MENOS

"Um sítio [...]: isto é – uma língua de terra onde construímos as nossas casas e plantamos os nossos trigos.
O nosso sítio é Portugal. Não é propriamente uma nação, é um sítio. Já não achamos mau!
A Lapónia nem um sítio é: apenas uma dispersão de cabanas, na vaga extensão da neve. Podemos pelo menos desdenhar a Lapónia. A miserável Lapónia!
Como a nossa organização é mais rica, a nossa raça mais digna! Nós ao menos temos um sítio!"


Eça de Queirós



brventana

LÁ VAI A ROLA TODA TOLA

Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo... E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam, nos alegra e nos satisfaz
Blaise Pascal





"Se eu fosse líder, o PS sofreria uma hecatombe nas eleições"
(felipe menezes-portugaldiario-27.9)






brunoventana

ASSIM NÃO

Houve tempos em que não havia banco.
Agora até há...
Mas para quê?



bruno ventana

SAIA DAÍ Ó SHÔ POLÍCIA!


27 Setembro, 2005
Fazer sangue.

O candidato Mário Soares acha que fazer-lhe perguntas a que não quer responder é fazer o jogo deles. Deles, dos jornalistas, que só gostam de sangue. E por que querem eles sangue? Por nada de especial. Porque fazem perguntas. Ora, o que devem fazer os jornalistas nestas circunstâncias, segundo Mário Soares? Não fazer sangue. Podem fazer sangue em muitas outras circunstâncias, «cumprindo o seu dever cívico», mas não podem -- por exemplo -- interrogar Soares sobre o paralelismo entre Zenha e Alegre. Isso, que me parece uma pergunta muito pertinente (dado que é bom conhecermos o carácter de um candidato a Belém), é fazer sangue.
Texto de Francisco J. V. Publicado em 9/27/2005
(in origemdaespecie)




brunoventana

26.9.05

EXEMPLOS EM BELÉM

"O presidente que o país precisa

O anúncio da candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República seria, há alguns meses, um gesto romântico, quase quixotesco. Agora aparece como uma decisão despeitada de quem não conseguiu o apoio do seu partido para esta batalha.

Mais do que isso, contudo, o que este facto prova é que enquanto o centro-direita tem um candidato indiscutível, a esquerda está claramente dividida e, mais do que isso, descrente nas possibilidades de sair vencedora do embate.

O candidato do Bloco de Esquerda marca o candidato do Partido Comunista; Manuel Alegre quer vingar a traição de que foi alvo; Mário Soares candidata-se porque sentiu o vazio à sua volta - e que só ele pode aspirar a algo mais que uma derrota humilhante.

A questão, contudo, é saber que tipo de inquilino o país precisa em Belém nos tempos que correm - mesmo sabendo nós que o Presidente tem uma capacidade de intervenção muito limitada e que a governação reside em S. Bento. E por muitas voltas que se dêem, o que o país precisa neste momento é de exemplos em Belém, exemplos de trabalho, de rigor, de competência, de provas dadas nacional e internacionalmente, de reconhecimento pela obra feita, exemplos de que os tempos que correm exigem sacrifícios a todos os portugueses e não palavras de compreensão para lóbis que defendem os seus interesses que são incompatíveis com o interesse geral da sociedade.

Como disse José Sócrates na entrevista que concedeu a Judite de Sousa na RTP-1, que ninguém pense que os tempos difíceis acabam no próximo ano. Não, o ajustamento é trabalho para uma legislatura, o que quer dizer que se estenderá até final de 2008 pelo menos. E, por paradoxal que pareça, um presidente com o perfil de Cavaco Silva é muito mais sensível a isso que um Presidente como Mário Soares ou Manuel Alegre.

Por outras palavras, Cavaco vai vencer, é o Presidente que o país precisa nestes anos de chumbo que temos pela frente e vai-se dar bem com José Sócrates."

nicolau santos-expresso online
26 Setembro 2005




brunoventana

O HOMEM QUE PASSOU

“O homem que passou é aquele que desempenhou a sua missão, que a desempenhou bem ou mal, não importa, e já não pode desempenhar outra nem prosseguir a que assumira. Se é orador, a sua palavra jamais será escutada; (...) se é politico, as multidões não lhe obedecerão; e nunca mais o seu braço será procurado, nem o seu conselho pedido (...).

O homem que passou é o homem que já não conta, o homem com quem o tempo não conta por lhe faltar a chama interior do entusiasmo ou o favor da opinião, estas duas energias sem as quais não é possível realizar uma obra ou prosseguir um destino. (...) O que até então fora louvado será diminuído, o que fez de bom será atribuído aos outros, e se lhe mantêm a autoria logo desviam o objectivo; e onde houve o propósito de fazer por bem, logo dirão que fez por mal, onde houve o maior desinteresse, logo lhe assinalarão o maior proveito.

O homem que passou é como o ano que passa. No momento mesmo em que corta a meta da eternidade, o ano que passou é mal querido e insultado. Começam a insultá-lo aqueles a que não serviu, ainda que não tenha servido com razão; depois os indiferentes; e, atraídos pelo clamor, até aqueles mesmo a que encheu de benemerências.(...) Aquele que não quer passar depois de ter passado, ainda ouvirá palmas, mas já não são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias. As palmas são para o tempo, para que seja contente e caminhe mais rápido, para que mais depressa o leve.”



Manuel Rodrigues
(O Seculo-Dez.1938,
citado por Helena Matos,
Publico-24.9)



cristovaodovale

FOGUETE DE TRÊS RESPOSTAS

"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite."
edgar allan poe





"Vais ler, baptizadas com um título simbólico, algumas páginas de circunstância.

Fogo preso é, como sabes, e expressiva designação de um género de pirotecnia em que toda a inventiva se processa ao rés-do-chão.

Ao invés da girândola, de morteiro ou do simples foguete de três respostas, que são delírios soltos, aqui a fantasia arde, roda, faísca, estoira, mas não voa.

Amarrado, o engenho do artífice não tem licença para subir ao céu de nenhuma ilusão e desprender-se de lá, no fim da vertigem, numa lágrima de colorida melancolia."




miguel torga



lbravo

PORQUE VIVEMOS

Pátria


A pátria não é apenas
um corpo de bailador.
Não são duas mãos morenas
Nem mesmo um beijo de amor
Mais do que os livros que lemos,
Mais que os amigos que temos,
Mais até que a mocidade,
A pátria, realidade,
Vive em nós, porque vivemos.




Pedro Homem de Melo




brventana

PARA MEDITAR

"'a culpa é do povo'

não sei se fará alguém feliz, mas alguns dos nossos problemas, do nosso défice de participação democrática, da falta de qualidade da nossa democracia e dos seus agentes, não são drama exclusivo nosso.
Para ler, e meditar, aqui.
Publicado por Manuel às 2:40:00 PM"




crsdvale

Correio dos leitores

- E quase todos nós (portugueses) somos mal vistos por todo o lado. A única vantagem que vislumbro, é que vão variando as razões.Tornando assim mais fácil a recuperação, eventual, bem sei.O dramático é que o esforço tendea estar pouco relacinado como resultado final.Vamos lá ver se desta(s)cada um de nós dá o seu contributo para irmos aligeirando esta carga.
Andino Barlavento.
11:11 PM


- A vida tem destas coisas. As bem feitas não passam do cumprimento do dever. As não feitas, são o resultado da falta de tempo. As mal feitas, são fruto das circunstâncias. Tudo tem justificação e razão de ser. O único problema é que não somos colectivamente capazes de entender as fronteiras, apesar da sua incontornável existência.É a vida triste e recorrentemente sem esperança dos cidadãos do país mais ocidental da velha Europa.
Durão F. Esperto
11:40 PM

25.9.05

DAR MARGEM

Apenas o Efémero Interessa à Imprensa

Quanto mais importância substantiva e perdurável tiver uma coisa ou pessoa, tanto menos falarão dela os jornais, e, em troca, destacarão nas suas páginas o que esgota a própria essência em ser um «sucesso» e em dar margem a uma notícia.



Ortega y Gasset
O Livro das Missões
(in citador)




brunoventana

POR 80 % DO ELEITORADO

"25.9.05
Os portugueses detestam caciques
Os portugueses detestam caciques. Fátima Felgueiras é mal vista em Gondomar, Valentim Loureiro é mal visto em Oeiras, Isaltino Morais é mal visto em Amarante, Ferreira Torres é mal visto na Madeira, Alberto João Jardim é mal visto em Ponte de Lima, Daniel Campelo é mal visto em Braga, Mesquita Machado é mal visto em Vila do Conde, Mário de Almeida é mal visto em Felgueiras e Mário Soares é mal visto por 80% do eleitorado.
JoaoMiranda at 20:32"
(in blasfemia)




brunoventana

DESCOBRIU UMA MINA

"Spanish friends",

Ou as aventuras de um garimpeiro de sucesso.

por Carlos @ 16:17
(in galo verde)





brunoventana

EMANUEL O PUDIBUNDO



"O candidato socialista a Oeiras, Emanuel Martins, demarcou-se ontem do teor de um e-mail lançado por jovens socialistas do concelho com as fotografias dos candidatos autárquicos Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro e Ferreira Torres.
Todos são arguidos em processos judiciais e os jovens questionam no texto:

“É esta a Democracia que queres?”.
Uma forma de fazer política que Emanuel Martins repudia."
(Correiodamanhã)



E repudia muito bem. Pois não foi este pudibundo Emanuel escolhido a dedo pelo sr Coelho para ajudar o sr Morais a recuperar tranquilamente a sua cadeirinha municipal?
Além de pudibundo deve achar-se espertinho.



cristovaodovale

DOENTIA ESPECULAÇÃO

"Soares em São Paulo'

Não rendeu grandes parangonas a passagem de Mário Soares por São Paulo. Não se percebe aínda qual a razão da visita. De qualquer modo lá se encontrou com FHC e numa entrevista à Folha deixou escapar o modo como vê o trabalho da imprensa quando esta não lhe é dócil a si ou aos seus ("Eu também tenho dito que o Brasil e o presidente Lula não mereciam isso que está a passar, essa doentia especulação acerca dos problemas da corrupção").

Soares está (muito mal) habituado a um jornalismo paroquial que, mesmo depois de Emaudio, Rui Mateus, Melancia, Irangate e quejandos lhes terem sido atirados à cara, deixa-se aínda afagar pela veneranda figura a troco de inimagináveis benesses.
(...) "


(do Gândavo
Publicado por Manuel às 11:18:00 AM.)



brunoventana

BAIRRO ALTO

As balizas do GOL,

ou a GLQL sobre GOL.
josé às 7:08:00 PM.




brunoventana

EM EQUILÍBRIO COM AS COISAS





O humor surge quando a razão não está em perfeito equilíbrio com as coisas e, das duas uma, ou luta por dominá-las sem o conseguir - caso em que se fala do «mau humor» -, ou se deixa dominar até certo ponto por elas, não se importando, salvo honore, de entrar no jogo - caso em que estamos perante o chamado «bom humor».



Johann Wolfgang von Goethe
Máximas e Reflexões
(in citador)




bruno ventana

VIAGENS NA MINHA TERRA

Viajando pelos interiores da nossa terra, descortinando um saudável confronto desta com a exigência, na companhia de Antonio Pinto Leite (expresso-24.9):



Em termos genéricos, pode dizer-se que Portugal tem medo da exigência e da autoridade, não porque receie perder a liberdade, mas porque receia perder aquilo que muitos portugueses confundem com liberdade que é o seu espaço de manobra.
Muitos portugueses gostam de se sentir à vontade, numa dinâmica social de compromissos, favores recíprocos e desculpas sucessivas, numa dinâmica social com objectivos individuais e colectivos suficientemente difusos de modo a que a responsabilização não seja possível ou, pelo menos, não acarrete consequências penalizantes.
(...)
Este espírito existe, esta mentalidade tem raízes profundas, mesmo nas empresas, e é esta mentalidade que, este medo de existir, na expressão de José Gil, que será confrontada caso a escolha presidencial possa vir a incidir em Cavaco Silva.
(...)
O que será interessante no hipotético exercício presidencial de Cavaco Silva é o facto de todo este subir da parada de exigência, no sistema político e no país em geral, não ter de ser feito à custa do derrube de governos com apoio parlamentar, solução a que imprudentemente recorreu Sampaio, ou através de técnicas de intriga e de desgaste político a que, impunemente, recorreu Soares no segundo mandato, com o mero objectivo, com motivação egocêntrica, de destruir um rival politico e histórico (Cavaco Silva).

Não, o interessante ( e mais estimulante) é perceber que Cavaco Silva tem condições únicas, pelo seu carisma e pelo prestígio e empatias muito peculiares que o cargo de Presidente conferem, de exercer influência na sociedade portuguesa através do poder da palavra (ou do silêncio) e do poder moderador ou de influência junto dos governos e das instituições em geral. Se eleito Presidente, Cavaco Silva teria tanto espaço simbólico, que a sua acção poderia ser feita, nuclearmente, através de sinais, num exercício que até hoje não teria tido precedente equiparável.

Não tenho dúvidas que se Cavaco Silva avançar – e ele é, hoje, a única personalidade política relativamente à qual existe uma silenciosa vaga de fundo na sociedade portuguesa – terá uma ideia claríssima e perceptível do modo de exercer a presidência e, em pouco tempo, todos perceberão o que pretende.


Se bem o conheço, politica e pessoalmente, com a sua formação britânica e a sua paixão pela estabilidade, não proporia qualquer ruptura constitucional. Todavia, também não fingiria que é um tipo porreiro e pachorrento e que seria um presidente porreiro e pachorrento, como não fingiria que é um politico gongórico e hesitante, porque não seria nada disso. Nem papão, nem pai tirano, nem porreirismo."




brunoventana

CHAMPAGNE EM OVIEDO







Fernando Alonso, 24 anos, o mais jovem campeão do mundo de F1 de todos os tempos. Olé!





bvtana

DESENHAM - SE CONTRA O AZUL DO CÉU

"E LA NAVE VA", no Mar Salgado, para um pensamento menos vulgar, a que se pode juntar, para efeito semelhante, "O passeio alegre", de A. Sá Lopes (in publico-25.9) , que nota, entre outras coisas, que "Os episódios de non-sense sucedem-se em tropel, o que leva forçosamente a concluir que, no seu conjunto, a esquerda já interiorizou a vitória de Cavaco Silva" e desabafa a final:
"Mas a única personagem que está no terreno, em continuos e incessantes trabalhos pré-eleitorais é Aníbal Cavaco Silva (...) À esquerda, a coisa está negra. Parece que não conheciam o homem."



cristovãodovale

DESESPERADO PROBLEMA

VPV, em "Ou sim ou sopas", no público de hoje:


" (...)

Como também não se compreende que o homem da "cidadania", o novissimo inimigo das maquinas partidárias se queixe da falta de um "partido", de uma "fundação" e do "apoio financeiro" que daí escorre. Sobretudo, ninguém percebe que Alegre, não querendo dividir a esquerda, se prepare para a dividir, a pretexto de a mobilizar. Imagina ele que depois de combater Soares como o candidato do "aparelho", contra o qual é urgente "libertar a democracia", o seu putativo eleitorado vai caninamente votar na criatura? E, se imagina, a sua própria intervenção não lhe parece fátua? À medida que mete os pés pelas mãos, Manuel Alegre perde autoridade e revela o seu desesperado problema: não há justificação que lhe permita ser simultaneamente um candidato do Ps contra o candidato do Ps. Ou sim ou sopas."




cristovaodovale

NEM NUNCA SERÁ

"...que ele sintomaticamente apelida de boss."
Stanley Ho referindo-se a Sores, segundo Mateus







Navegando contra o silêncio esperado, Joaquim Vieira (O Polvo 4- Grande Reportagem-24.9), conta o seguinte:

"Ao investigar o caso de corrupção na base do Fax de macau, o Ministério Público entreviu a dimensão da rede de negócios então dirigida pelo Presidente soares desde Belém. A investigação foi encabeçada por Antonio rodrigues Maximiano, procurador-geral adjunto da República, que a dada altura se confrontou com a eventualidade de inquirir o próprio Soares.

Questão demasiado sensível, que Maximiniano colocou ao então Procurador-Geral Narciso da Cunha Rodrigues. Dar esse passo era abrir uma caixa de Pandora, implicando uma investigação ao financiamento dos partidos, não só do PS mas também do PSD - há quase uma décad em BelÉm,a repartindo os governos entre si. A previsão era catastrófica: operação mãos limpas, à italiana, colapso do regime, republica dos juízes.

Cunha Rodrigues, envolvido em conciliábulos com Soares optou pela versão mínima: deixar de fora o Presidente e limitar o caso a apurar se o Governador de Macau. Melancia, recebera um suborno de 250 mil euros.

Entrtanto já Robert Maxweel abandonara a parceria com o grupo empresarial de Soares.... Mas logo a seguir surge Stanley Ho a quere-se associar ao grupo soarista, intençã que segundo relata Rui Mateus em Contos Proibidos, o magnata dos casinos de Macau lhe comunica após consulta ao Presidente da República , que ele sintomaticamente apelida de boss.

Só que Mateus cai em desgraça e Ho negociará o seu apoio com o próprio Soares, durante uma presidência aberta que este efectua na Guarda.
Acrescenta Mateus no livro que o Grupo de Soares queria ligar-se a Ho e à Interfina (uma empresa portuguesa arregimentada por Almeida Santos) no gigantesco projecto de assoreamento e desenvolvimento urbanístico da baía da Praia Grande em Macau, lançado ainda por Melancia e onde estavam previstos lucros de algums milhões de contos.

Com estas operações, esclarece ainda Mateus, o presidente fortalecia uma nova instituição: a fundação Mário Soares.
Inverosímil?
Nada foi desmentido pelos envolvidos, nem nunca será."





crstovaodovale

ATÉ NAS PEÇAS DE TEATRO

"O Ridículo do Adulador e do seu Alvo

Um lisonjeador que não se procura esconder, só engana os tolos.
É preciso que se desconfie dos que, mais espertos, se escondem aos olhares para mais secretamente se insinuarem no vosso espírito.
Nem sempre é fácil reconhecê-lo; pois muitas vezes ele contradiz-se para melhor aprovar, e para mais seguramente lisonjeá-la ele combate a vossa opinião, até por fim entregar as armas e confessar-se vencido, deixando ao antagonista a honra de um vão triunfo.
Que mais vergonhoso existe que o ser assim enganado? Guardemo-nos de que digam de nós como no «Epicleros»:
«Hoje ludibriastes brilhantemente todos esses velhotes idiotas de comédia».
Pois, até nas peças de teatro, os velhotes crédulos e imprevidentes fazem sempre um papel muito ridículo."



Marcus Cícero
Diálogo sobre a Amizade
(in citador)




brunoventana

AFINAL ELE SABE

"Para o coordenador da Comissão Política do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, as candidaturas à Presidência da República dos socialistas Mário Soares e Manuel Alegre representam o passado."
(diariodigital-25-9)




Afinal o Torquemada das Avenidas Novas até sabe:
Alegre e Soares representam o passado.
E, não o dizendo, ele próprio representa o futuro:
o futuro mais que imperfeito.




lourenço bravo

A MALTA DO APARELHO, O ADVOGADO MUITO RICO, O PANÇUDO E O DITADOR AFRICANO - UM RELANCE DA ACÇÃO REPUBLICANA




"O PS está nas mãos deste 'coordenador'. Enquanto assim for, quem poderá ter confiança no futuro? A resposta é simples só a malta do aparelho" - o texto acompanha uma foto de Jorge Coelho e pode ler-se num blogue cujo objectivo é promover a candidatura presidencial de Manuel Alegre.
Noutro post, é comentada a contratação de António Vitorino para a reestruturação da Galp "A confirmar-se esta notícia, fica explicado o que António Vitorino realmente quer: ganhar dinheiro. Vitorino assume assim a sua mais recente candidatura: tornar-se um advogado muito rico, graças à entrega, pelo governo, de dossiers como este. (...)
Viva o casamento entre a política e o sector privado!
(...)
Sobre o secretário-geral socialista e primeiro-ministro, pode ler-se que "não percebeu o seguinte em política, quando se torna evidente que a táctica prevaleceu sobre os princípios, a derrota é apenas uma questão de tempo".
Costa é referido como "o pançudo" que, graças ao regresso da chuva, "vai poder finalmente deixar de andar a passear de helicóptero olhando pasmado aquele pedaço de País, lá para o Norte, algures na província, que em cada Verão resolve desatar a arder".
Mário Soares, naturalmente, é outro alvo recorrente e, entre muitas críticas, é comparado a ditadores africanos."
(Dn-25.9)





As primárias das "esquerdas", da caviar à lantejoula, anunciam-se de belo extracto, quanto a elevação e substância.
Que bela folhagem nos vem aí pelo Outono.



lourenço bravo

24.9.05

Autodromo Carlos Pace-Interlagos-São Paulo-Brasil






Alonso pole puts title within reach
Spaniard in stunning form as key rival falters
McLaren were expected by many to take pole position for the Brazilian Grand Prix, but the man who will start at the front tomorrow is championship leader Fernando Alonso.
Tiago Monteiro surprised a few people with 1m 13.387s in a light Jordan EJ15B.

1 Fernando Alonso Renault 1:11.988
2 Juan Pablo Montoya McLaren-Mercedes 1:12.145
3 Giancarlo Fisichella Renault 1:12.558
4 Jenson Button BAR-Honda 1:12.696
5 Kimi Räikkönen McLaren-Mercedes 1:12.781
6 Christian Klien Red Bull Racing 1:12.889
7 Michael Schumacher Ferrari 1:12.976
8 Jarno Trulli Toyota 1:13.041
9 Felipe Massa Sauber-Petronas 1:13.151
10 Rubens Barrichello Ferrari 1:13.183
11 Ralf Schumacher Toyota 1:13.285
12 Jacques Villeneuve Sauber-Petronas 1:13.372
13 Tiago Monteiro Jordan-Toyota 1:13:187



bruno ventana

OS PROGRAMAS

Os candidatos de "esquerda" às próximas eleições presidenciais são claros e exaustivos quanto ao desígnio que os move e ao programa que desenharam para dar à Patria o sopro necessário:

Programa do candidato Mario Soares : "derrotar Cavaco Silva";
Programa do candidato Jeronimo de Sousa: "derrotar Cavaco Silva";
Programa do candidato Francisco Louçã: "derrotar Cavaco Silva";
Programa do candidato Garcia Pereira:"derrotar Cavaco Silva:
Programa da candidata Carmelinda Pereira: "derrotar Cavaco Silva";
Programa do candidato Manuel Alegre: "derrotar Cavaco Silva".

Ainda não brotaram, mas, a medrar, as candidaturas da direita baixinha também são meridianas em termos do programa que nelas germinou para dar à Patria o sopro necessário:

Programa do putativo candidato dr Portas: "derrotar Cavaco Silva";
Programa do putativo candidato dr Lopes: "derrotar Cavaco Silva".




cristovão do vale

UMA MEIA DÚZIA

"Com o anúncio da candidatura de Manuel Alegre eleva-se já a quatro o número de candidatos saídos da esquerda portuguesa: Mário Soares, ex-presidente da República e novamente candidato ao cargo apoiado pelo PS, Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP e Francisco Louça, dirigente do Bloco de Esquerda.
Diário Digital / Lusa"



Erro do DiarioDigital/Lusa: eles são já, com Garcia Pereira e Carmelinda, uma meia dúzia.
E os drs. Portas e Lopes, pela direita baixinha, não aparecem?



bruno ventana

MAS JÁ NÃO SÃO PALMAS

"Aquele que não quer passar depois de ter passado, ainda ouvirá palmas, mas já não são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias.
Manuel Rodrigues
1938






Logo na largada se percebeu.
Depois, por cada intervenção, por cada “novo apoiante, por cada truque protector da tsf ou quejanda, a percepção de que o enredo era lastimável tornou-se imparável.
Helena Matos, a este propósito, assina o melhor e o mais fundo texto que até agora o tema suscitou.
Com o título “O homem que passou (publico-24.9)


“O homem que passou é aquele que desempenhou a sua missão, que a desempenhou bem ou mal, não importa, e já não pode desempenhar outra nem prosseguir a que assumira. Se é orador, a sua palavra jamais será escutada; (...) se é politico, as multidões não lhe obedecerão; e nunca mais o seu braço será procurado, nem o seu conselho pedido (...).

“ O homem que passou é o homem que já não conta, o homem com quem o tempo não conta por lhe faltar a chama interior do entusiasmo ou o favor da opinião, estas duas energias sem as quais não é possível realizar uma obra ou prosseguir um destino. (...) O que até então fora louvado será diminuído, o que fez de bom será atribuído aos outros, e se lhe mantêm a autoria logo desviam o objectivo; e onde houve o propósito de fazer por bem, logo dirão que fez por mal, onde houve o maior desinteresse, logo lhe assinalarão o maior proveito.

“O homem que passou é como o ano que passa. No momento mesmo em que corta a meta da eternidade, o ano que passou é mal querido e insultado. Começam a insultá-lo aqueles a que não serviu, ainda que não tenha servido com razão; depois os indiferentes; e, atraídos pelo clamor, até aqueles mesmo a que encheu de benemerências.(...) Aquele que não quer passar depois de ter passado, ainda ouvirá palmas, mas já não são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias. As palmas são para o tempo, para que seja contente e caminhe mais rápido, para que mais depressa o leve.”

Este texto não foi escrito em 2005. (...) Tem quase sete décadas. Foi publicado no último dia do ano de 1938 na primeira página do jornal O Século. Tendo em conta o tema e as funções do seu autor – Manuel Rodrigues, então ministro da Justiça – imediatamente surgiram boatos e rumores sobre a identidade do “homem que passou”.
(...)
Desta conjuntura entre a perenidade dos nossos vícios políticos e a intrínseca actualidade de um bom texto resulta que um texto redigido em 1938 sobre Salazar se aplica notavelmente em 2005 á candidatura de Mário Soares.
Está lá tudo. As constatações da debandada (...) Está lá também o retrato cruel mas lúcido do drama pessoal do “homem que passou”(...) E sobretudo está lá esse pudor constrangido de quem assiste a esta decadência: “...ainda ouvirá palmas, mas já são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias”.
À medida que na manhã de sexta-feira percebia o teor das declarações que Mário Soares fizera na véspera no Brasil... esta frase...tornava-se-me cada vez mais presente. Quase obsessiva!

Deixemo-nos de tretas: independentemente de serem ou não apoiantes de Soares quantos portugueses prefeririam que não tivesse respondido “Fisicamente tenho boas artérias, tenho a próstata em bom estado e não tenho diabetes, portanto tenho uma vida normal”, quando interrogado sobre a influência que a sua idade podia ter nos resultados...?

Nos sorrisos que estas declarações geraram havia mais embaraço que alegria....
“Mário Soares reagiu com bom humor a uma pergunta...” – lê-se num texto que em que a agência Lusa deu conta de tais declarações. Durante quanto tempo mais as noticias sobre deslizes como este serão filtradas e devidamente introduzidas por expressões como “bom humor”?

Os péssimos resultados das sondagens e o caso Alegre são os primeiros sinais do drama. Não tarda que “sugestionados pelo clamor, até aqueles mesmo a que encheu de benemerências” comecem a desertar. Sairão discretamente de cena. Para que uns não lhes dêem pela falta e outros não se apercebam da sua presença. Mas convém que se lhes fixe o nome e o rosto. Em primeiro lugar porque são responsáveis pela promoção de uma candidatura que representa uma perversão da democracia...
Em segundo lugar, fixemos-lhes os nomes porque eles são responsáveis pelo aviltamento pessoal em que esta campanha se arrisca transformar para Mário Soares. É certo que ele se quis ser candidato. É certo que como “o homem que passou”... também foi eliminando as possibilidades de renovação do seu campo político. Mas nada disto seria suficiente para que Soares avançasse.

Agora é tarde. Como lidar com isto? – esta é uma pergunta que não diz apenas respeito aos seus apoiantes. Por amarga ironia, está progressivamente a deixar de ser um candidato a apoiar ou um adversário a combater. Independentemente dos resultados que vier a obter, Mário Soares é o problema desta campanha presidencial. E isso é muito triste.”




cristóvão do vale

O PATUSCO




"O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, disse este sábado, em Évora, que uma eventual candidatura presidencial do socialista Manuel Alegre em nada altera, «antes reforça», a presença do PCP nas eleições presidenciais do próximo ano."
(diario digital-24.9)



O que vale é que qualquer coisa que aconteça cá na terrinha tem este condão singular:
"reforça" a presença do pcp nas eleições presidenciais.

A vontade de participar com muita firmeza "até ao voto", que sai também ela "reafirmada", é que parece estranha neste contexto tão animador.
Pois que, com tanto "reforço" expectável pela proa, se a participação incluisse o "voto" propriamente dito, era quase certo termos o bom do Jerónimo na (hipotese de uma) segunda volta.

Como soía dizer-se, este Jerónimo é um patusco.



bruno ventana

KUNST IST ERKENNTNIS SUI GENERIS

"Sábado, Setembro 24:
MANUEL ALEGRE II: Vejo-o e recordo-me das palavras diridas por homens desesperados ao profeta Zacarias: Seguir-te-emos, pois ouvimos dizer que Deus está contigo.
by FNV on 12:10 PM #


MANUEL ALEGRE I:: Esteticamente, era preferível candidatar-se depois das eleições. Advogaria assim a máxima de Adorno, Kunst ist Erkenntnis sui generis ( a arte é conhecimento sui generis).
by FNV on 12:04 PM #"
(in Mar Salgado)




bruno ventana

JPP VAI ÀS FONTES

"24.9.05
(JPP)
FONTES DE ONDE VEM O MAL QUE TODOS VEMOS À FRENTE

Há muitas, o atraso, a pobreza a ignorância, a arrogância presumida, a hipocrisia, os péssimos costumes da classe média (nome que nós damos à pequena burguesia), a corrupção, os “políticos”, a Lux, a Caras, o Herman, o “conde”, a TVI, o jornalismo de quinta, o provincianismo, os reality shows, etc, etc, etc, You name it.Mas há mais uma fonte: o cinismo dos intelectuais. O cinismo dos intelectuais que se comportam como nefelibatas e que se “espantam” porque as pessoas se indignam com o “caso” de Fátima Felgueiras. O mais espantoso é ver este cinismo coexistir com a crítica ao relativismo, mostrando como não bastam algumas leituras da moda, onde falta vida. Seja por puro formalismo jurídico, seja por não se gostar de misturar as suas opiniões com as do vulgo, seja pela irritante mania da superioridade, seja por pedantismo.Alguns portugueses indignam-se com a saga da fugitiva libertada. É só hipocrisia, dizem os cínicos do intelecto, porque para eles o sinónimo de indignação é a hipocrisia. É, pode ser tudo isso, pode ser uma indignação bacteriologicamente impura, mas é também incómodo, mal-estar, mal connosco próprios, com o país, como o “nosso Portugal”, uma das últimas sobrevivências de um sistema de valores quase de rastos, colocado de rastos também pelos cínicos, um dos últimos restos de alguma coisa a que chamávamos patriotismo. Vão viver para Felgueiras e atrevam-se a criticar a “Fatinha” em público, e não me venham com a Madeira por razões de equidistância, porque isso também mostra que não sabem nada do que estão a falar.Há alturas de facto em que os intelectuais não prestam mesmo. Há alturas em que os intelectuais não percebem nada. Bem vistas as coisas, é quase sempre assim."
(JPP)




bruno ventana

AGUARDE-SE A REACÇÃO

Em "tréplica", hoje, o "publico" desmente o PS, no que respeita ao ruidoso caso de politica pimba que tem uma Ágata doublé de Evita ( e também a extraordinária Ana Gabriel, alegada e aparentemente juíza) no palco.
O caso é que o jornal "confirma" que dirigentes socialistas tinham "conhecimento prévio dos planos de regresso de Felgueiras e que levaram à sua libertação".
Mais: "Jaime Gama e bancada do PS informados da libertação antes de Felgueiras chegar ao Tribunal."

Aguarde-se a reacção.


bruno ventana

OS "BENEFICIÁRIOS"

Ainda com as páginas do "dossier Eurominas" a esvoaçar nos espiritos, vem a pêlo ler o magnifico "Não se pára mais" de Vasco Pulido Valente (publico-24.9), e demorar um pouco mais neste trecho:

(...) não ando a dormir e, em 30 anos, já pude perceber que os maiores “beneficiários” do regime não foram com certeza as criaturas um pouco patéticas que acabaram na televisão e nos jornais. O tráfego de influência, a fraude a sério, o negócio verdadeiramente corrupto, ficam por força e tradição entre indivíduos muito respeitáveis, que ninguém conhece e que nunca por nunca fazem falar de si. Ainda por cima, o grande crime, bem guardado por um exército de advogados, consegue conservar uma ficção de legalidade: uma assinatura aqui, um despacho ali, uma conversa acolá – e as coisas correm docemente.
(...)
Se alguém se aplicasse a descobrir o que valem hoje e o que valiam há vinte ou trinta anos certas personagens do regime, não perderiam um décimo de segundo com a putativa delinquência de Fátima Felgueiras.”





bruno ventana

AR LIMPO

Diante da barragem de fogo, sistemática e crescente, dos conteúdos televisivos infligidos aos mortais, das felgueiradas noticiosas às façanhas leninistas do lóbi gay, uma paragem para respirar ar limpo...



bruno ventana

PARA QUEM NÃO ESTIVER A DORMIR

"eurominas
não deixe que a Verdade estrague uma boa história
Sábado, Setembro 24, 2005

Se eu fosse de conspirações, se eu fosse de cabalas, se eu fosse do PS e... se soubesse da eminente publicação da 'história' da Eurominas que o Público desbaratou ontem , sexta-feira (destaque de 5 páginas com uma mísera chamada à capa), e se também soubesse que Fátima Felgueiras quereria 'voltar', e que estava disposta a 'conversar', naturalmente que pedir-lhe-ia para vir na mesma altura em que a bomba do Público (envolvendo vários elementos destacados do PS, como Alberto Costa, José Lamego, Junqueiro, António Vitorino, Narciso Miranda, o actual chefe de gabinete de Sócrates, etc) poderia rebentar para a 'aconchegar' abafando-a devidamente.
Por outro lado, se eu fosse da direcção do Público e tivesse uma história que - numa situação normal - poderia iniciar um verdadeiro terramoto político - de proporções não 'estancáveis' - e fosse pressionado a publicá-la, e não quisesse ficar muito mal com o poder instalado nem com o ónus de 'deitar a casa a baixo', então publicá-la-ia no momento em que sabia que menos gente lhe ia ligar - num momento em que o país, e arredores, estavam entretidos com o reality show - em directo e ao vivo - de Felgueiras.
Como eu não sou nem dirigente do PS, nem da direcção do Público, podemos todos dormir mais descansados.
por Manuel às 2:58:00 AM."
(in Grande Loja)

-A fotografia que acompanha o texto é imperdível.



bvtana

TENTADORA

"Comparações (o regresso).
Passou-me despercebida aquela tentativa de comparar a «aversão de Salazar» pelos partidos políticos (o que são os eufemismos!) à opinião de Cavaco Silva sobre o sistema partidário, feita por Almeida Santos. É uma iniciativa brilhante e tentadora. Está aberto o caminho para a asneira de fino recorte literário. Tenham medo.
Francisco J. V. em 9/23/2005"
(in origem das especies)




bvtana

CHAMEM O PORTAS

"Ao entrar na corrida presidencial, Alegre quase veste a pele de outro socialista, Salgado Zenha, e transforma a primeira volta das presidenciais numa espécie de primárias da esquerda.Só que - será necessário lembrá-lo? -, em 1985, Zenha e Pintasilgo travaram a vitória de Freitas, na primeira volta, para depois depositarem o seu eleitorado no regaço de Soares.A candidatura de Alegre, apesar de nascer claramente contra Soares, poderá, assim, transformar-se no seu principal aliado. Combinado não poderia ter saído melhor."
(Dn-24.9)



Entra-se na fase vale tudo e salve-se quem puder.
Mas ainda faltam portas e lopes.




bvtana

FALTAVA CÁ ESTE

"Acabamos a ver, aplaudir e a eleger gente que não convidaríamos para jantar em nossa casa"
M. Sousa Tavares
(publico, 23.9)




"José Luís Judas constituído arguido por gestão danosa
Arquivo DN na mira das autoridades judiciais
O ex-presidente da Câmara de Cascais eleito pelo PS José Luís Judas foi constituído arguido por suspeita de favorecimento, gestão danosa e participação económica em negócio, revelou ontem a estação televisiva SIC. "

(dn-24.9)



No meio do torvelinho andava esquecida esta safira do poder autárquico.
Era injusto.


bvtana

A RÁBULA

"Outros bloquistas viram-se contra o próprio líder do BE, Francisco Louçã, acusando-o de permitir "duplicidades"na próxima eleição presidencial, em que é candidato."Já todos sabemos que Louçã apoiará Mário Soares na segunda volta. No fundo, existem dois candidatos do BE - um para a primeira volta [Louçã], outro para a segunda [Soares]. Isso só enfraquece a nossa posição, tal como as afirmações de Louçã ao dizer que aposta sobretudo na derrota de Cavaco Silva em vez de se mostrar simultaneamente contra Soares e Cavaco", disse ao DN Ana Flor, coordenadora nacional dos jovens do BE."
(DN-24.9)




O desnorte.
Depois do Ps, o Bloco.
Aguenta Jerónimo, que a Carmelinda não tem problemas destes.



bvtana

SOBRETUDO

O Anarca na rua, a amparar os desvalidos da fortuna, sobretudo os que andaram por aí a fazer um Portugal melhor:


"Sábado, Setembro 24, 2005

epá ..... mas começu o fim de semana com uma dúvida angustiante pá.....
e aquele rapaz que anda sempre atrás do Santana e que salvo erro era o lider da JSD na semana passada ...o Pedro Pinto pá? hã? eçe bravo moço de recados, perdão servidor público, pá também tem uma reforma? ou não? pá....e que pença o governo fazer? hã? não há medidas de protecção na velhice que isentem este patriota da pobreza?

mabecos pá....
Neste país, é Carnaval todos os dias...por Piotr Kropotkine @ 12:15 AM "




bvtana

23.9.05

ONDE INSTALARAM A SUA REPUTAÇÃO




A Esquerda e a Direita


Os políticos que se dizem de esquerda, por ser o bom sítio de se ser político, estão sempre a afirmar que são de esquerda, não vá a gente esquecer-se ou julgar que mudaram de poiso.

Mas dito isso, não é preciso ter de explicar de que sítio são os actos que a necessidade política os vai obrigando a praticar. Como os de direita, aliás, que é um lugar mais espinhoso.

O que importa é dizerem onde instalaram a sua reputação, na ideia de que o nome é que dá a realidade às coisas. E se antes disso nos explicassem o que é isso de ser de esquerda ou de direita?

Nós trabalhamos com papéis que não sabemos se têm cobertura, como no faz-de-conta infantil. Mas o que é curioso é que o comércio político funciona à mesma com os cheques sem cobertura. E ninguém tira a limpo esse abuso de confiança, para as cadeias existirem.

Mas o homem é um ser fictício em todo o seu ser. E é precisa a morte para ele enfim ser verdadeiro.



Vergílio Ferreira
Pensar




bvtana

AMANHÃ A MEIA DÚZIA





"Os números dão a Alegre a convicção de que estará melhor posicionado para derrotar Cavaco mesmo à primeira volta. Daí que pretenda reafirmar a intenção de concorrer, amanhã à noite, num jantar de apoio ao candidato socialista a Águeda.
23-09-2005 20:28:45"




Perante o fiasco pungente da candidatura da "lufada de ar fresco", perfila-se o vate de Coimbra.
Para se chegar à meia dúzia:
Soares, Jerónimo, Louçã, Garcia Pereira, Carmelinda e Alegre.

E Portas?
E Lopes?
Não aparecem?





bvtana

DE FORA DA ÁREA


"EXCLUSIVE:


BARÇA SAY WE'VE GOT HENRY

BARCELONA are convinced that Thierry Henry will walk out on Arsenal next summer to become the new star of the Nou Camp."
(Mirror-23.9)



bvtana

PERSCRUTAR

"Sondagem: ex-primeiro-ministro com 50,6% e Soares com 21,7%

Cavaco eleito à primeira

As próximas eleições presidenciais podem não ser propriamente um passeio na avenida para Cavaco Silva, mas a vitória pode sorri-lhe logo à primeira volta com 50,6 por cento das intenções de voto. Isto se Manuel Alegre não avançar com uma candidatura. Se tal acontecer, o ex-primeiro-ministro desce para 45,9 por cento.

De acordo com a sondagem Correio da Manhã/Aximage, Cavaco Silva vencerá as eleições presidencias logo no primeiro ‘round’ com 50,6% das intenções de voto contra os três candidatos assumidos: Mário Soares, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, que colhem respectivamente 21,7%, 4,7% e 4,3%.

De acordo com a sondagem, realizada nos dias 17 e 18 do corrente mês, para este resultado de Cavaco contribuem decisivamente os votos do eleitorado do PS (21,9% votarão em Cavaco, contra 41,9% em Soares) e da CDU (25,9% em Cavaco e apenas 2,6% em Soares).

Se aos quatro candidatos (Cavaco, Soares, Jerónimo e Louçã) se juntarem Manuel Alegre e Paulo Portas, o resultado de Cavaco na primeira volta desce de 50,6 para 45,5%. Na verdade, uma candidatura de Alegre quase só desgasta Soares. O ex-Presidente da República obteria 18,4% e o deputado socialista 13,5% (ver caixa).

A entrada na corrida a Belém do ex-ministro da Defesa e ex-líder do CDS-PP, Paulo Portas, terá pouco significado nos resultados finais.

De acordo com a sondagem, Paulo Portas não conseguirá que o eleitorado do seu partido deixe de votar em Cavaco: 63,2% afirmaram votar no ex-primeiro-ministro e apenas 10,4 em Paulo Portas. De resto, Alegre e Portas tiram no total 4.9 pontos percentuais a Cavaco.

Numa eventual segunda volta, Cavaco baterá Soares ainda com mais facilidade: 54,2 por cento, contra 29,4 por cento. Uma derrota em toda a linha para o ex-Presidente da República. Tal como na primeira-volta, para isso contribuirão os votos do eleitorado da CDU (55,1% votarão em Cavaco, contra 17,4% em Soares), do BE (23,4% em Cavaco, contra 28,5 em Soares) e mesmo do PS (26,9 % em Cavaco, contra 57,5 em Soares)."
(CM-23.9)



bvtana

LEITURA DE FIM DE SEMANA

4 páginas 4,
de "O Público" - O Dossier "Eurominas".
Para tentar perceber como isto funciona.
Um enquadramento do tema: ... e Alberto Costa continua ministro da Justiça, uma história portuguesa (V)
(continuação)


bvtana

OS SABORES E OS SABERES

Um clássico.
No paladar de mudar mais se sente o gosto agudo.



bvetana

SÓ 24 POR CENTO

"Fala-se muito em mim mas há mais 70 candidatos arguidos."
(isaltino-expresso)




"Sócrates escuda-se na maioria e no facto de não ter forças de bloqueio: da presidência da Republica ao Banco de Portugal, da Procuradoria-Geral da Republica à Caixa Geral de Depósitos e, mais recentemente, ao Tribunal de Contas, todos são rosa. Uns porque já o eram, outros porque Socrates fez com que passassem a ser. Parece ter-se esquecido dos portugueses. Segundo a sondagem Sábado, o descontentamento é tal que 24 por cento já fala em golpe de Estado."
(in sabado-23.9)




brventana

EVITE-A, APARENTEMENTE

"O que é que eu estou aqui a fazer? Não era isto que estava combinado."
(F. F. na directoria da PJ do Porto)




"A juíza Ana Gabriela Freitas não deu como adquirido que Fátima Felgueiras fugiu, em Março de 2003, para o Brasil. Para a magistrada, que ontem decidiu libertar a candidata, o mandado de prisão preventiva emitido pelo Tribunal da Relação de Guimarães não foi executado porque a ex-autarca "encontrava-se ausente, alegadamente, para o Brasil". Mais à frente no despacho, a que o DN teve acesso, Ana Gabriela Freitas afirma que a candidata estava numa situação de "aparente fuga à Justiça".



A cereja em cima do bolo.



Bvtana

ÁGUIA COM PENA FIEL

21.30

In boca al lupo...
Crepe´il lupo!




brventana

MESMO AS BOAS

"Nas nossas democracias a ânsia da maioria dos mortais é alcançar em sete linhas o louvor do jornal.
Para se conquistarem essas sete linhas benditas, os homens praticam todas as acções - mesmo as boas.
(...)
Para aparecerem no jornal, há assassinos que assassinam.
(...)
O jornal exerce todas as funções do defunto Satanás, de quem herdou a ubiquidade; e é não só o pai da mentira, mas o pai da discórdia. "



Eça de Queiroz
"A Correspondência de Fradique Mendes"
(in citador)




bvtana

22.9.05

OS CONVENCIDOS DA VIDA

"Todos os dias os encontro. Evito-os. Às vezes sou obrigado a escutá-los, a dialogar com eles. Já não me confrangem. Contam-me vitórias. Querem vencer, querem, convencidos, convencer. Vençam lá, à vontade. Sobretudo, vençam sem me chatear. Mas também os aturo por escrito. No livro, no jornal. Romancistas, poetas, ensaístas, críticos (de cinema, meu Deus, de cinema!). Será que voltaram os polígrafos? Voltaram, pois, e em força. Convencidos da vida há-os, afinal, por toda a parte, em todos (e por todos) os meios. Eles estão convictos da sua excelência, da excelência das suas obras e manobras (as obras justificam as manobras), de que podem ser, se ainda não são, os melhores, os mais em vista. Praticam, uns com os outros, nada de genuinamente indecente: apenas um espelhismo lisonjeador. Além de espectadores, o convencido precisa de irmãos-em-convencimento. Isolado, através de quem poderia continuar a convencer-se, a propagar-se?
(...)

No corre-que-corre, o convencido da vida não é um vaidoso à toa. Ele é o vaidoso que quer extrair da sua vaidade, que nunca é gratuita, todo o rendimento possível. Nos negócios, na política, no jornalismo, nas letras, nas artes. É tão capaz de aceitar uma condecoração como de rejeitá-la. Depende do que, na circunstância, ele julgar que lhe será mais útil. Para quem o sabe observar, para quem tem a pachorra de lhe seguir a trajectória, o convencido da vida farta-se de cometer «gaffes». Não importa: o caminho é em frente e para cima. A pior das «gaffes», além daquelas, apenas formais, que decorrem da sua ignorância de certos sinais ou etiquetas de casta, de classe, e que o inculcam como um arrivista, um «parvenu», a pior das «gaffes» é o convencido da vida julgar-se mais hábil manobrador do que qualquer outro. Daí que não seja tão raro como isso ver um convencido da vida fazer plof e descer, liquidado, para as profundas. Se tiver raça, pôr-se-á, imediatamente, a «refaire surface». Cá chegado, ei-lo a retomar, metamorfoseado ou não, o seu propósito de se convencer da vida - da sua, claro - para de novo ser, com toda a plenitude, o convencido da vida que, afinal... sempre foi."



Alexandre O'Neill
"Uma Coisa em Forma de Assim"
(in citador)





bvtana