31.10.05

OS ERROS E ACERTOS

"É preciso dar crédito e autoridade à Razão para que o acaso se não constitua soberano."
Cavaleiro de Oliveira




"Isto do fácil não há sagrado a que se acolha; Nada defende o que não se defenda, nem pode ser conquistado de nenhum ânimo generoso o que não custa. As dificuldades apetecem por honra, as cousas por vício.
(...)
Nunca será perfeito galã o que servir por destino ou afeição, mas sim o que se prepare com o espírito. Vai muito o eleger pela luz do entendimento ou o seguir pelas trevas da locura. Sempre se há-de buscar a dama mais atilada que sabe buscar ocasiões para que a conheçam e tirá-las ao tolo para que a ignorem. Não actue logo à primeira. Estude devagar os erros e acertos..."




D.Francisco de Portugal
Arte de Galanteria


bventana

NO DESENHO DO ESQUEMA

"Silhueta de pirata nostálgico, tesourando o chão a passadas sonâmbulas"
Raul Brandão
(Auto-retrato)




"Assim pensavam os monstros sagrados de Vailland, o militar Laclos, o aventureiro Casanova, Gallois, o matemático, o cardeal de Bernis e essoutro de que ninguém fala, Louvet de Couvray, alma e corpo de Faublas - todos, em suma, libertinos no moderno sentido da palavra, que tinham do mundo uma concepção progressiva, fria e experimental e que viam na contradição das regras e dos interesses a boa oportunidade de se aplicar um conjunto de azares e de golpes meditados com destino a minar e render a praça inimiga.
Assim pensava, e muito antes deles, o português D. Luis da Cunha (1662-1740), autor das Instruções a Marco António de Azevedo Coutinho, breviário racionalista para uso de todo o bom governante, em que se faz testamento solene de muitas regras do grando jogo, os respectivos interesses e alianças, e se fala dos <<subterrâneos por onde estas se pretendem conseguir para se contraminarem>>.
Minar, contraminar... No desenho do esquema está o êxito da partida."

José Cardoso Pires



brventana

MACAU

"um desenho
Há por aí muita alminha que angélica e convenientemente não percebe o interesse prático, que podem ter, no tempo presente, eventos passados nos anos 80 em Macau.
Julgam até, comoventemente, que tudo não passa de uma cabala para fazer chincalha política com o Dr. Soares, ou com um outro desgraçado, conjunturalmente ministro da justiça. Acontece que se Soares, nisto, é hoje uma nota de rodapé, sem interferência real no 'terreno', o mesmo não se pode dizer dos 'herdeiros' da 'operação'. Saber do que se passou em Macau, antes, durante e após o caso emaudio/fax/melancia é fundamental para perceber fenómenos tão diversos como o da generosa indemnização à Eurominas, as constantes piruetas do Dr. Vitorino, até os ruidosos silêncios e omissões do Prof. Marcelo, para não falar do Dr. Coelho ou da vitalícia permanência de Cândida Almeida no DCIAP... Até o extraordinário à vontade com que um tal Almeida Lopes, juiz do STA, ajudou, impunemente, Fátima Felgueiras pode ser atribuído ao efeito Macau, pasme-se... "
por Manuel às 4:30:00 PM
(in grande loja)



bventana

PÚBLICO E NOTÓRIO

DESMENTIDOS E CONFIRMAÇÕES
"Num país a sério, i.e. em que houvesse verdadeiramente uma separação entre os poderes Executivo e Judicial, uma notícia destas provocaria um autêntica tempestade:
# by PG
(in bloguitica)



bvtana

RASTEIROS



" (JPachecoPereira)

TRISTE

É triste ver o desespero de causa que leva Mário Soares a levantar a questão da pensão de Cavaco. É a mais desapropriada das questões, em particular, vinda de Mário Soares que se pensava estar acima deste tipo de ataques rasteiros, que nele tem o precedente da campanha contra a situação conjugal de Sá Carneiro.
É exactamente o mesmo tipo de tiros desesperados, alimentando a nossa inveja socializada de país pobre, que normalmente se voltam contra quem os dispara. O problema é que no caminho deixam lama por todo o lado, atingindo sempre mais quem mais próximo está dos defeitos típicos do nosso sistema político e do seu crónico desprestígio. E isso, queira-se ou não, seja injusto ou não, será sempre mais fácil de cair em cima de um político como Soares do que de um político como Cavaco."
(in Abrupto)




bventana

30.10.05

MUY TREFO

“o Portugalete apareceu-me [...] com huma cara de vilãozinho, encarquilhada, muy trefo, tudo penedos escabrozos e montes, sem nenhuma lhanesa, muyta silveiyra e a terra partida aos palmos com suas paredinhas, como quem diz. Isto he meu, não he teu, não me furtes as minhas uvas [...]


in "Fastigimia"
de Thomé Pinheiro da Veiga

(in cristovao-de-moura)


bvtana

DELAS E POR ELAS

A prosa de domingo de Vasco Pulido Valente (in publico) pode levar, deslizando devagar, a Bernardim Ribeiro:

"As cousas que não têm cura
amador, não cures delas;
e as que não têm ventura
não te aventures por elas."


lourençobravo

ESPADELAVAM-NA EM CHUVA MIUDINHA

"Lá vai a rola toda tola"





"Punha-me a seguir-lhes o curso ligeiro no azul transparente do entardecer.

Uma até três descreviam sobre a lameira uma curva graciosa e pousavam no areal.

Com pressa, porque a rola é tímida, começavam a lavar-se na pocinha de água que remanescera da pegada de uma vaca.

Mais afoita, saracoteando-se toda, avançava uma delas para a corrente e as outras seguiam-na.

Bebiam e, com manifesto prazer, procediam ao asseio, como aves elegantes e desenchovalhadas.

Dum lance ágil da cabeça, sacudiam a água em jorro para o cerro ou, de asas abertas, batentes, espadelavam-na em chuva miudinha."



aquilino ribeiro



bvtana

O VALET DE CHAMBRE, OS FIAMBRES E AS BOLSAS DE RETRÓS

"O serafim das charlas sotto voce do programa "sociedade aberta" é rapaz que, por ser melífluo, não deixa lá por isso de ser torcido"
cv




O candidato da lufada de ar fresco, como Vitor Ramalho, qual Rochefort, o baptizou, clamou por isenção.

Vai daí, o seu valet de chambre, o fiel António José, recém alçado a director do Diário de Notícias, higienizou o matutino, a la saramago, e removeu o jornalista Joaquim Vieira que, imagine-se, andava entretido com "O Polvo".
E como tudo se passou com inusitada quietude, o fiel Antonio José deve ter pensado que era boa ideia transformar o velho jornal numa espécie de suplemento do blogue "supermário"...
É só olhar o número de 30 de Outubro para adivinhar as delícias maciças de isenção que, Novembro e Dezembro fora, vão ser servidas aos leitores.
Aos leitores e passantes por escaparates, que o António José, está a especializar-se em capas e manchetes...
O DN, que, valha a verdade, já passou por muito , vai levar o Inverno a gemer as saudades do anjinho, a tramar o regresso do anjinho, e o seu director, como diria o Eça, “vai levar ao rei fiambres... e bolsas de retrós atochadas de peças que ele ensaboa para lhes avivar o ouro.”



cristovaodovale

ARTES E OFÍCIOS


A política como a habilidade da sobrevivência em posição de mando. Que se esgota nessa faina e se serve de qualquer coisa, nesta se incluindo com naturalidade a manipulação e a hipocrisia.
Esta arte menor do jogo do poder tem em Soares um cultor de grande dimensão. Em Portugal, o seu oficial mais talentoso, de há décadas a esta parte.
Seguido, a significativa distância, por Portas, Louçã e Lopes.
Em tempos de boa borrasca, tendem, aliás, por natural espírito de confraria, a sentir-se manos, chegando, se a nuvem é muito carregada, a dar as mãos uns aos outros.
Noutro sítio, aparentado com o primeiro só pela margem, a política como luta para alcançar o poder, fascinante porque o seu exercicio é apenas percebido e vivido como a tentativa de inflectir o movimento duma sociedade no sentido de a tornar cada vez melhor para um número cada vez maior.
Esta arte maior do jogo do poder é mais dificil. Exige, para além do talento, competência, trabalho e preserverança.

O pior, para os primeiros, é quando o povo - esse velho servo e soberano - dá pela diferença.



lourençobravo

A ATRACÇÃO DA PEIXEIRADA




"A "ARTILHARIA PESADA"
Esqueçam tudo o que até agora foi dito sobre a "união", a "concórdia" e os "afectos". O verdadeiro candidato Mário Soares está "todo", inteiro, naqueles breves segundos em que, fugindo à banalidade, vergastou Cavaco com a sua "reforma" de "político profissional". Basta ter olhado para as televisões, como previ, ou lido os jornais, para perceber "o que é que interessa". Os "manifestos" e as "declarações de candidatura" vão rapidamente esfumar-se por entre bravatas captadas pelas câmaras e pelos textos. Atrair Cavaco para a "peixeirada" - duvido do sucesso do exercício - é o que importa. É preciso recuar a Agosto para situarmos as coisas no seu devido sítio. No famoso "perídodo de reflexão", Soares deu logo conta ao que vinha. Evitar, a todo o custo, o "passeio pela Avenida", alegadamente preparado para e por Cavaco, é o verdadeiro "programa". Vai, por isso, valer tudo. Soares acha - sempre achou - que Cavaco não possui aquilo a que ele e os seus amigos apelidam de "cultura democrática". Não ter estado escondido da PIDE, nem que por breves instantes, atrás de uma moita, é uma falha curricular grave. Não "praticar" a política, nem tão-pouco "teorizar" sobre ela a partir de uma visão jacobina do mundo e dos outros, é outra. Finalmente ter tido de suportar, durante os dez anos de mandato, a esquálida figura que, na sua concepção sobranceira, emergiu do "nada", terá sido a última das provações. Como se tudo isto não bastasse, Cavaco "ainda" tem o desplante de se candidatar a Belém, e, imagina-se, a veleidade plausível de vencer. Soares, o "real" - e não o das sonolentas apresentações a que temos assistido -, está-se nas tintas para os "afectos" quando a sua sobrevivência está em causa. Fazer dele um "coitadinho", perdido na bruma das sondagens, é uma falácia perigosa. Como ele explicou na Visconde Valbom, numa tarde de domingo solarento de Inverno, a uma plateia de "jovens" que faziam parte do MASP I, em 1985, com Zenha era forçado a recorrer à "artilharia pesada". É essa que ele irá buscar à medida que as coisas forem "aquecendo". A da "reforma" é apenas um "cheirinho" do que aí vem.
# posted by jg : 30.10.05"
(in portugaldospequeninos)




bvtana

A JAULA DE DESCARTES

FIGURA DE URSO:
Um país não pode dar-se ao luxo de dispensar os filósofos, sobretudo se esse país é a China, com uma tradição central multimilenar que abraça desde os Cinco Clássicos aos Lunyu. O protesto foi feito sob a forma de anedota, por Wang Shuhai, no China Daily da passada sexta-feira. Um filósofo desesperado por não encontrar emprego, aceitou ir trabalhar para um jardim-zoológico, onde teve de se vestir de urso para animar o público. Acontece que um dia, indavertidamente, acabou dentro da jaula dos ursos, e para seu horror vê dirigir-se-lhe um enorme urso; já tinha fechado os olhos, quando o suposto urso tira o capuz e um homem diz-lhe: "não tenha medo, também sou filósofo".
by FNV on 12:18 PM #
(in MarSalgado)



bvtana

O SUPERIOR DESÍGNIO

Diante do penoso estrebuchar da autodenominada "esquerda" no atoleiro em que os seus talentos a meteram, não custa adivinhar as desistências de Jerónimo e Louçã.
Para salvar a pele, mas em nome do superior desígnio nacional de travar Cavaco.
E se, como vai acontecer, Alegre continuar a alargar a sua vantagem sobre Soares em todas as sondagens, o que fará, considerando aquele superior desígnio, o "pai da democracia"?
Imolar-se-á, num gesto soberbo?


lourençobravo

JOHNNY WALKER

"Os Dólares de Cuba para a campanha de Lula - Especial
Os dólares, acondicionados em caixas de bebida, andaram por Brasília e Campinas, até chegar ao comitê eleitoral de Lula em São Paulo. Dois ex-auxiliares do ministro Palocci confirmaram a história a VEJA."
Manuel às 11:30:00 PM.
(via Grande Loja)




bventana

A CHUVA FORTE

"Francisco Assis deslocou-se a Vila Real para explicar aos militantes socialistas do distrito porque devem votar em Mário Soares nas próximas eleições presidenciais.
"Neste momento, a eleição do professor Cavaco Silva iria destabilizar, do ponto de vista institucional, a vida política portuguesa", afirmou o responsável
No entanto, apenas cerca de 40 militantes enfrentaram a chuva forte que caiu esta noite na capital de distrito para participarem neste plenário."
(in portugaldiario-30.10)



bventana

MESMO EM BRUTO

"A Democracia não estará em causa se Soares perder estas eleições."
Com esta girândola de pirotecnia filosófica, Emídio Rangel sobrepujou, do pico da sua constelação de aptidões, aqueloutra esmeralda do pensamento, de Vitor Ramalho, já entrada, de supetão, na galeria dos clássicos: "a candidatura do dr. Mario Soares é uma lufada de ar fresco na politica portuguesa".
Será prudente, ainda assim, não atribuir já o prémio, pois pelo caminho que as coisas levam podem surgir, mesmo em bruto, outras jóias.



crstdovale

29.10.05

BOAS RAZÕES PARA SORRIR

Os sócios do futebol clube do porto, se, por um lado, andam menos felizes com os resultados da sua equipa, têm, por outros lados, boas razões para sorrir: os aministradores da SAD, o proxeneta à cabeça, auferem (cada um) a satisfatória remuneração de 41 mil Euros/mês.
Até dá gosto vê-los, a eles aos administradores, assim tão aconchegadinhos.
Mas, os generosos sócios, têm ainda mais razões para, contentes, sorrir, ou mesmo rir.
Os saudosos Del Neri e Fernandez sairam das Antas, certamente também a sorrir, com um total de 5,3 milhões de Euros de indemnização.
Alexandre Magalhães, antigo vice-presidente, certamente uma criatura sisuda, resolveu destoar: "É um escândalo... ainda há dois dias se pediu um aumento de quotas de vinte por cento!"
(in CM-29.10)


bventana

UM EXCELENTE PRESIDENTE

"Declarando-se (Belmiro de Azevedo) convencido que o ex-primeiro ministro Cavaco Silva vai ganhar, acrescentou que ele vai ser um excelente Presidente para trabalhar com um excelente primeiro ministro"
(publico-29.10)



bvtana

NÃO É UMA CONSCIÊNCIA TRANQUILA

“Liberdade é liberdade, não é igualdade, não é justiça,
não é cultura, não é felicidade humana, não é uma consciência tranquila”.

Não tenhamos dúvidas. Nada disto é gratuito. Pelo contrário, tudo isto é a tarefa diária de
um povo, a quem é pedido que faça um pouco mais do que o melhor que pode fazer.
O salário que a Pátria lhe paga por isso é apenas a satisfação do dever cumprido. À
nação portuguesa não podemos pedir mais, porque mais não tem para dar.
Senhor Professor Cavaco Silva: a nossa presença hoje, é sinal que queremos afirmar,
bem claro, que não desistimos de Portugal, e que queremos, consigo, construir de
novo a esperança.



J. Lobo Antunes
Porto-27 de Outubro



bvetana

ÇA VA DE SOI

As desventuras penosas e as teorizações reveladoras.

"(...) Não vale a pena comentar. Ça va de soi. "

# by jg : 29.10.05
(in portugaldospequeninos)




bvtana

FIGUEIRA DA FOZ - 21.15

"In boca al lupo...

Crepe´il lupo ! "




brventana

DISCRETAMENTE

Para tentar perceber os encadeamentos subtis que levam às razões das coisas:

it 's Macau stupid !

por Manuel às 8:22:00 PM
(in grande loja)



bvtana

O QUE É QUE ELE ESTÁ A DIZER?



Correio do leitor:



"-O que é que ele está a dizer?
- Nada, por enquanto está só a falar


Na Alfândega não foi falar, foi dizer.

Foi dizer as regras elementares de funcionamento dos países que invejamos ser.

Não houve "ideias novas", por detrás das quais gostamos de esconder a nossa incapacidade de executar as já conhecidas.

De novo, "apenas" uma determinação e rigor que custa mais a definir do que a sentir.

A maioria dos comentadores e políticos demoram em entender a importancia decisiva desta forma de estar na politica e portanto não a conseguem transformar em notícia ou debate.

Na sua "play station" política seguem criando factos, crises e propostas de solução com mais ou menos destreza, com mais ou menos empatia, só que cada vez mais assente numa realidade virtual.

Em Janeiro, a maioria será contra quem não diz nada."


zé maneli

COM VÉNIA

"É melhor não fazermos muitos planos para a vida para não baralharmos os planos que a vida tenha para nós"
agostinho da silva




Contexto: Em 1814, Napoleão Bonaparte abdicou do trono e exilou-se na ilha de Elba. O exílio durou pouco. Em Março de 1815, o ex-imperador regressou a Paris, provocando a fuga de Luís XVIII. Napoleão governou durante cem dias antes de perder a batalha de Waterloo. O seu regresso a Paris, depois do exílio, foi vivamente noticiado nas páginas do "Le Moniteur", num exercício de equilibrismo instável do jornal e dos seus repórteres. Como alguém dizia, eu não mudo de lado, os acontecimentos é que se alteram!..

Acompanhemos as manchetes:
«9 de Março: "O monstro escapou do seu lugar de desterro."
10 de Março: "O ogre corso desembarcou em Cap Jean"
11 de Março: "O tigre foi visto em Gap. Estão a avançar tropas de todos os lados para deter a sua marcha. Terminará a sua miserável aventura como um delinquente nas montanhas."
12 de Março: "O monstro avançou até Grenoble"
13 de Março: "O tirano está em Lião. Todos estão aterrorizados pelo seu aparecimento."
18 de Março: "O usurpador ousou aproximar-se até 60 horas de marcha da capital."
19 de Março: "Bonaparte avança em marcha forçada, mas é impossível que chegue a Paris."
20 de Março: "Napoleão chega amanhã às muralhas de Paris."
21 de Março: "O imperador Napoleão acha-se em Fontainebleu."
22 de Março: "Ontem à tarde, Sua Majestade fez a sua entrada pública nas Tulherias. Nada pode exceder o regozijo universal."
(in "História da Propaganda", pg. 113)

Tamanha maleabilidade. Tamanho espírito de sacrifício. Estrondosos golpes de rins. Terá esta história com quase duzentos anos alguma actualidade?




(Tirado de Ecosfera
# colocado por Gonçalo Pereira)


bvtana

A RENDER

Correio do leitor:


Cientistas a render ou rendimento dos cientistas?


Sabemos, pela voz do primeiro-ministro. do tipo de conhecimento de que o país mais precisa, mas também sabemos o que a tutela da Ciência e Tecnologia prefere.
O dilema é trágico para o nosso futuro colectivo. A continuar assim não há planos de modernização que nos salvem.


R. Fachetti.




bvtana

LEVOU UM LIVRINHO

“Prove-me do branco, doutor; prove-me do branco; que é uma reinação! Com um pastelinho não lhe conto nada...”
Fialho de Almeida



O batanete foi à sic-noticias na sexta-feira "comentar as presidenciais" e levou um livrinho seu debaixo do braço.
É dar-lhe qualquer coisinha.



crsdovale

28.10.05

MEMÓRIAS DE ABRIL

" (...) Em Abril de 2003, foi Soares quem lançou Cavaco na corrida presidencial. “Um bom candidato, com certeza que sim”, afiançou Mário Soares, após conduzir Cavaco Silva numa visita guiada à Casa-Museu João Soares, em Cortes, Leiria, e antes de um jantar de sopa de feijão e arroz de tamboril"
(jpguerra-diarioeconómico)




bvtana

MARGENS DE ACERTO

(...) Isto não chega para mitigar, claro, o facto de as sondagens serem, para já, desastrosas para a esquerda em geral e para Mário Soares em particular.

Aximage, presidenciais, 28 Outubro
by PM at 11:02 AM
(in Margens de Erro)



bvtana

ONDE PÁRA O SR RUFFO?

Correio do leitor:


Nova avaliação do ensino superior

Ficámos todos a saber, pelo Diário Económico, cada vez mais o preferido entre os veículos de propaganda do mandarim, que “ o ministro... anunciou que a rede de ensino superior irá ser avaliada pela OCDE no próximo ano”.
Será que tal avaliação vai ser feita sob a forma de exame? Será que se manterá o nível de controle do exercício anterior relativo à C&T? Onde pára o Sr. Ruffo? Será que também acompanhou o titular da pasta nesta nova fase? Em que modalidade?


R. Fachetti



bvtana

EM CAMPO ABERTO

"O falcão e os estorninhos

Deixai que não abra, agora, o «Compêndio para uso dos pássaros», de Manoel de Barros, poeta amado. Deixai que siga este autónomo lance de altanaria, o também chamado voo da espera. Não há aqui a catapulta do braço do falcoeiro, apenas um guerreiro em campo aberto, com a sua arte."
(f. alves)


bvtana

O FÔRNO NÃO ESTÁ PARA BOLOS




Ajudem o dr Medeiros Ferreira, que com as sondagens na mão, pergunta, desamparado: "por onde anda trinta por cento do eleitorado de esquerda"?
Ajudem-no a perceber que o eleitorado de "esquerda", a fatia dos trinta por cento, anda a pensar votar em Cavaco Silva.
Se houver, nestes casos nunca se sabe, um "porquê", expliquem-lhe devagarinho que deve ser porque esses trinta por cento, também eles, acham que a vida dos portugueses é um assunto sério.
Que isto não está para caprichos.


crstovaodovale

UMA FORÇA IMPRESSIONANTE

Passou a alfândega com uma força impressionante.
Quem viu em directo, durante alguns minutos, as imagens da chegada do candidato ao imponente Edíficio da Alfândega no Porto nunca mais as esquecerá.
Os portugueses têm uma expressão para isto: só visto.
Um repórter ainda conseguiu tartamudear que aquilo não parecia a "chegada de um candidato", parecia mais o ambiente de "uma cimeira de Chefes de Estado".
Podia ter ido mais longe, pois o ambiente chegou a ter um irreal toque renascentista...
O que foi dito a seguir pelo candidato, largo no conteúdo e seguro na forma, outros porventura o poderiam também dizer, sem convocar daquele modo a exigência.
A convicção e a força impressionante que encheram a sala e passaram por dentro das pessoas para fora dela, isso é que é já outra história...
Só, com Portugal.


lourençobravo

QUADRO SICILIANO

Cheiro a Piovra...
Joaquim Vieira despedidoJoaquim Vieira, director da ‘Grande Reportagem’, detida pelo grupo Controlinveste, foi ontem despedido. O jornalista, que terá de sair até sexta-feira, foi, igualmente, informado de que a revista será fechada até Dezembro. As razões de tais medidas são desconhecidas. Recorde-se que Vieira tem vindo a escrever sobre o polémico livro de Rui Mateus, onde se aludia a ligações do PS de Soares ao caso Emáudio.
por Gomez às 9:38:00 AM.


bvtana

COM RAMAL DAS MARGENS DE ERRO

Notas presidenciais
JoaoMiranda at 16:32
(in blasfemia)




bvtana

ALFÂNDEGA DA FÉ

«O desenvolvimento só é económico para ser social», afirmou Cavaco.
Cavaco referiu por diversas vezes que irá «tudo fazer pelo respeito pelo equilíbrio de poderes consagrado na constituição», dizendo também que «se é certo que o regime democrático e pluralista hoje está bem implementado na sociedade portuguesa, também é certo que é necessário aprofundar a qualidade da democracia».
«De mim o Governo, qualquer Governo, pode esperar cooperação», afirmou.
Cavaco considerou que o crescimento da economia é essencial para combater o desemprego, enfrentar os «fenómenos da pobreza e exclusão social», acrescentando, «não podemos resignarmo-nos a um crescimento medíocre da nossa economia, eu não me resigno».
Por outro lado, disse que o Presidente da República deve ser «intransigente em relação ao laxismo e corrupção», e contribuir para assegurar a defesa de um «sistema de justiça célere e eficiente» essencial para a «credibilidade do Estado».
Dirigiu ainda algumas palavras quanto às escolhas de responsáveis de empresas e organismos públicos, cuja escolha devem ser baseadas em «considerações de mérito e não de critérios politico-partidários».
(in expresso online)



bvtana

VOANDO SOBRE UM NINHO DE CUCOS

" (...) Almeida Santos dizia, à TSF, que Cavaco tinha sido bom primeiro-ministro, mas que não tinha nenhuma experiência como presidente da República; isso era mau. Pelo contrário, Mário Soares tinha dois mandatos como presidente da República, o que significava mais experiência; e que isso era bom para "a mudança". Não sei o que mais hão-de inventar."
francisco josé viegas
(jn-27.10)



bvtana

27.10.05

AS PALMAS SÃO PARA O TEMPO

"Aquele que não quer passar depois de ter passado, ainda ouvirá palmas, mas já não são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias. As palmas são para o tempo, para que seja contente e caminhe mais rápido, para que mais depressa o leve.”
Manuel Rodrigues
(O Século-Dez.1938)




Quando "os oito por cento" representam não o ponto de partida mas o ponto de chegada.



crsdovale

TOSSEGO A TERMINE

"Quem sabe se a roda da fortuna, que já há tanto tempo, em voltas sucessivas, parece insistir em girar contra nós, quem sabe, digo, se neste momento quererá voltar em sentido contrário"
Discurso de J. P. Oliveira Martins
em 20 de Janeiro de 1892.




"Cavaco Silva está cada vez mais perto de ser o próximo Presidente da República, e com uma forte possibilidade de o conseguir logo à primeira volta, mostra o Barómetro da Marktest para o DN e a TSF relativo a Outubro.
E desta feita o Barómetro até incluiu o nome de Paulo Portas (que ainda não fez qualquer declaração indicadora de que poderá avançar), que, com os 1,7% dos votos recolhidos, parece não chegar a ameaçar a eleição de Cavaco na primeira volta.
Nesta sondagem é igualmente relevante a ultrapassagem de Manuel Alegre a Mário Soares.
(...)
Cavaco Silva vence em praticamente todos os parâmetros - seja dividindo-se os inquiridos por sexo, idade, região ou classe social - e mesmo entre os que indicaram ser eleitores do PS consegue receber 23,6% de intenções de voto, pouco abaixo de Alegre (24,1) e de Mário Soares (32,3). O que também mostra que o facto de Soares ser o candidato oficial do PS não impede boa parte do eleitorado do partido de fugir às indicações de Sócrates, indo para Alegre... ou até mesmo para Cavaco."
(...)
O deputado-poeta, que ainda não anunciou formalmente a candidatura, subiu este mês dos 10,9% nas intenções de voto para os 13,8. Ultrapassando claramente um Soares em perda. O fundador do PS desceu dos 14,5 de Setembro para apenas 10,3% agora. Um resultado embaraçoso para o homem que entre 1986 e 1996 foi presidente da República."
(DN-27/10)



crstovaodovale

AS PALAVRAS

São como cristal,
as palavras.
Algumas, um punhal,um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.

Secretas vêm, cheias de memória.
Inseguras navegam:
barcos ou beijos,
as águas estremecem.

Desamparadas, inocentes,
leves.
Tecidas são de luz
e são a noite.
E mesmo pálidas
verdes paraísos lembram ainda.

Quem as escuta? Quem
as recolhe, assim,
cruéis, desfeitas,
nas suas conchas puras?



Eugénio de Andrade




brventana

ACHEGAS

Ó meu amor algum dia/Havemos de ir a Macau/Se o meu sangue não me engana/Havemos de ir a Macau
Quinta-feira, Outubro 27, 2005
(in Grande Loja)



bvtana

TEXTOS DE AGOSTO



Uma candidatura fora do prazo



"Uma candidatura presidencial de Mário Soares?

"Seria uma loucura (...) uma coisa sem sentido. Nem numa situação-limite (...). A vida política tem de se renovar e não pode estar sempre ligada às mesmas pessoas."

Estas não são palavras de um cavaquista encolerizado com o pré-anúncio de candidatura do ex-presidente da República, mas sim frases do próprio Mário Soares, em entrevista dada à RTP há apenas... dois meses !

Dir-se-á que o status de "Pai da III República", o interesse dos media por um "duelo de gigantes" e o valor irrisório que a seriedade tem hoje em Portugal absolvem Soares das incoerências que o fazem desdizer hoje o que dissera apenas ontem.

Mas, mesmo que as contradições de Soares sejam vistas com indulgência, atenta a sua idade e estatuto, já não será possível exigir que os eleitores renunciem ao confronto das justificações apresentadas para a sua pré-candidatura com as ideias de fundo que o mesmo tem defendido nos últimos anos.

De acordo com o próprio Soares e a sua gente, a candidatura justificar-se-ia na base de quatro razões, as quais consistiriam na necessidade de colmatar um vazio de candidatos à esquerda; de encabeçar um projecto que una os portugueses; de encontrar alguém com prestígio que represente o País; e de dar às instituições estabilidade e segurança em tempo de crise.

A razão da lacuna de candidaturas à esquerda não convence.

Enquanto Alegre hesitou candidatar-se, Soares deu-se ao luxo de o apoiar explicitamente. Todavia, mal pressentiu que o mesmo iria avançar, Soares antecipou-se e assumiu-se como pré-candidato. Se o ex-presidente faz isto a quem qualifica de "amigo fraterno nas boas e más horas", o que não fará aos seus adversários...!

Quanto à segunda razão, não se vê como alguém que ainda há cerca de meio ano teceu um panegírico ao programa do Bloco e defendeu um entendimento do PS, PCP e bloquistas para as legislativas e presidenciais, pode ter a pretensão de "unir os portugueses".

Muito pelo contrário, se Soares avançar contra Cavaco, fá-lo-á surfando uma "frente popular" jurássica e radicalizada à esquerda, potenciando a maior divisão de sempre entre o eleitorado, a qual deixará sequelas que lembrarão as do PREC.

Quanto ao argumento do candidato prestigiado para representar o País no exterior, ele parte da falsa premissa de que a conjuntura internacional do século XXI é a mesma do final do XX.

É que o mundo que antes admirava Soares deixou de existir. Muitos dos contemporâneos da Internacional Socialista estão mortos (caso de Mitterrand, Palme, Brandt ou Kreisky) ou reformados (como Schmidt e González).

Como poderá Mário Soares, no tempo presente, galvanizar a lusofonia quando é detestado em Angola?

Como poderá seduzir a presidência inglesa da União Europeia, após as suas espantosas declarações sobre os atentados de Londres e em face da afirmação de que a "terceira via" está num "armazém de velharias"?

E como poderá defender os interesses nacionais junto dos EUA depois das suas propostas de negociação com a Al-Qaeda?

Ao invés de constituir uma solução, Soares seria, no plano internacional, um problema, com reflexos críticos na atracção de investimento do mundo anglo-americano.

Resta o argumento da estabilidade institucional. Já num escrito de 1997 publicado em obra jurídica italiana, mencionámos que a tentação do reforço da componente presidencial do semipresidencialismo português apenas ocorreria num cenário caracterizado por "um Governo, uma maioria e um Presidente", no qual o chefe do Estado fosse o "líder histórico" ou "natural" da maioria no poder, tendo citado o exemplo de Soares.

Ora, o segundo mandato de Soares revelou que este, mais do que um Estadista, se perfila como um formidável e compulsivo desestabilizador.

Depois de há menos de um ano ter classificado, injustamente, o actual primeiro-ministro como um "neo-revisionista", uma "figura menor" e o que haveria de "menos feliz na herança guterrista", será pouco crível que uma inversão de discurso convença que mudou de opinião.

Soares presidente seria, assim, o mais temível adversário do Governo e não sossegaria enquanto não erodisse a "terceira via", substituindo-a pela velha esquerda do círculo de confiança."




C. Blanco de Morais
(Dn-2 de Agosto de 20o5)




brventana

26.10.05

VAGAMENTE PERTURBADORA

"... Na distância imprecisa e vagamente perturbadora,
Na distância subitamente impossível de percorrer"
Alvaro de Campos



"OS TORTUOSOS CAMINHOS...
... de defesa de uma candidatura onde se pressente o verso de Pessoa/Campos, o da "distância subitamente impossível de percorrer". "
# by jg : 26.10.05
(in Portugal dos pequeninos")



bvtana

EM BRAÇO DE FERRO COM O DN ?

Verdadeiramente...
por LR at 23:30


bvtana

HONORABILIDADE

Olhando para a frente, com atributos.


brventana

QUADRATURA

Quadratura do circulo:
Coelho "preocupado" com fotografia de Cavaco Silva com os netos no "Expresso".
Sobre o tema "família", seria mais razoável que se preocupasse com apelos de um candidato presidencial ao voto num filho no dia das eleições autárquicas. Desrespeitando a lei.
(Em que ponto estará o respectivo processo?)


brventana

MATÉRIA CONSTITUCIONAL

«Parlamentarização» do Regime?
por RAF at 18:17
(in blasfemia)


bvtana

OS TRUQUES E OS QUEIXUMES

Correio do leitor :


"Há truques que se podem evitar
- Na verdade assim é. A questão é muito simples: Porque é que o OCES se mantém como unidade estatística delegada do INE? Quais são as vantagens de tal situção? Porque é que ainda não se passaram tais competências para o INE?

A mudança do INETI
- A que se deverá a cândida explicação ministerial (Público de 20 de Outubro de 2005) de nova mudança de tutela do INETI, quando se conhece a antiga ambição nestas matérias do autor da explicação. Aceitam-se apostas!

Domando os queixumes
-Tudo muito bem articulado no DEconómico de 25 de Outubro quanto à quebra de financiamemnto do ISCTE. Tudo dado à estampa pela mão da que se vem tornando na (costumeira) “nova voz do mandarim”.
Interessante é, sem dúvida,a inesperada postura do responsável de uma das instituições que mais firme apoio vem dando ao titular da pasta. Já agora, seria interessante saber qual o peso dos financiamentos para actividades de C&T nas receitas próprias que são faladas na entrevista? Era bom perceber a fundo esta questão...e, talvez, outras.
Continuamos muito provincianos e por isso convencidos de que a nossa “esperteza superior” engana todos. Felizmente Portugal está mudando, embora nestes domínios a um ritmo muito abaixo desejável."

R. Fachetti.



bvtana

O HOMEM TRANQUILO





"Os portugueses comparam o que ele fez com o que outros fizeram.

É claro que comparam também os níveis de progresso e de desenvolvimento trazidos pela sua governação com o descalabro, o mal-estar e a penúria que se lhe seguiram. Mas, no tocante à credibilidade, essa nota tem mais desenvolvimentos.

Ao longo dos últimos dez anos, Cavaco Silva pronunciou-se sobre as grandes emergências da nossa vida colectiva com a autoridade que lhe davam o prestígio pessoal, a experiência política e a qualificação profissional.

Chamou a atenção para o que estava a acontecer e não houve caso nenhum em que não tivesse tido carradas de razão ou em que, sequer, tivesse exagerado.

Os portugueses comparam o que ele disse com o que os sucessivos responsáveis políticos foram dizendo.

Vêem que foram advertidos no momento certo por alguém que sabia do que estava a falar e hoje perguntam-se como foi possível que ele não tivesse sido ouvido a tempo e horas.

A credibilidade de Cavaco Silva assenta também na sobriedade e parcimónia com que o fez, na franqueza e na clareza com que abordou os problemas, e ainda no distanciamento que assumiu em relação às várias forças políticas.

Nunca disse o que a estas convinha, mas o que convinha a Portugal.

Não fez arengas politiqueiras e não fez discursos tecnocráticos.

Teve sempre a preocupação de acentuar a indispensabilidade da educação e da cultura, da qualificação e da inovação, de par com as da justiça social e da solidariedade.

Quem é tão independente quanto credível só pode inspirar e incutir confiança num contexto angustiado como aquele em que vivemos.

Os portugueses sabem que Cavaco Silva acredita profundamente naquilo que diz. Não quer ser visto como um Messias a inaugurar um futuro radiante, nem como um vendedor de receitas e de ilusões milagrosas.

Ponderou as dificuldades e as possibilidades. Não se intimidou com aquelas e sabe que estas podem ser viradas a nosso favor.

Os portugueses sabem que Cavaco Silva é um português como eles e vive os problemas que eles vivem. Reconhecem nele um conjunto de qualidades especiais: é sóbrio, racional, qualificado, experiente, competente, isento, tenaz e decidido, e garante-lhes estar disposto a trabalhar incansavelmente, como aliás sempre trabalhou ao longo da vida, e a dar o seu melhor para que eles também possam trabalhar.

Os portugueses afinal querem uma coisa muito simples: querem poder trabalhar! Sentem que esta é finalmente uma grande oportunidade. E sabem que, além de grande, esta oportunidade é única.

Uma relação de confiança é bilateral. Os portugueses sabem que Cavaco Silva confia neles exigentemente. Que espera que eles saibam corresponder ao seu próprio esforço. E que o seu optimismo reside em grande parte na certeza de verificação dessa expectativa. Os portugueses estão prontos a responder no mesmo comprimento de onda, contra ventos e marés.

Enfim, num país crispado pela inquietação, pelas dificuldades e pelo desânimo, Cavaco Silva sur- ge como uma afirmação de tranquilidade responsável e é capaz de transmitir essa sensação.

Transmite-a pela sua imagem de seriedade e competência e porque não escamoteia as dificuldades, nem promete passes de mágica.

Transmite-a, porque enfrentar as dificuldades e procurar afincadamente soluções para elas é uma atitude que corresponde à sua própria maneira de ser.

Transmite-a, porque toda a gente sabe que ele reflectiu longamente sobre se poderia dar algum contributo pessoal e positivo para alteração do presente estado de coisas.

Foi por ter concluído por uma resposta afirmativa a essa questão que ele tomou a decisão de se candidatar.

E toda a gente sabe que foi mesmo assim. Por ter feito um juízo de valor sobre esse contributo que está ao seu alcance e não por uma qualquer apetência de poder, de notoriedade ou de profissionalização política.

Cavaco Silva transmite ainda essa sensação de plena tranquilidade pela afirmação de independência com que se apresenta.

Toda a gente sabe que ele não está disposto a fazer fretes políticos ou ideológicos, por táctica ou por estratégia.

Frisou bem que a sua candidatura era o acto de um homem livre e descomprometido. A sua tranquilidade faz parte desse estatuto.

E se há quem se agarre ainda à demagogia em desespero de causa, é porque já toda a gente percebeu que é muito difícil argumentar decentemente contra um homem tranquilo."



vasco graça moura
(DN-25.10)



lbravo

NUVENS E NOITIBÓS

Perante este friso cintilante - "Vasco Lourenço, Lagoa Henriques, Baptista Bastos, Alçada Baptista, Dias da Cunha, Edmundo Pedro, Vital Moreira, José António Pinto Ribeiro, Emídio Rangel.
Muitos cabelos grisalhos, muito poucos jovens. Ulisses Garrido, dirigente da CGTP, dialogava animadamente com o líder da UGT, João Proença" - não surpreende a previsão de Vitorino - "chegou mais tarde e ficou em pé" (in dn)- lançada, já na passada segunda-feira, no seu programa na RTP:
-Fica tudo resolvido à primeira volta.



crstovaodovale

"SERIA UM ABSURDO..."

Restos de uma terça-feira de um dia de Outubro:


"Estes são os meus princípios. Se não lhe agradam, tenho outros"
groucho marx


"Cada um é responsável pelo seu próprio naufrágio."
Lucano


"Não perderam uma só pedra, porque as vejo ainda, direitas, mais altas, da côr torpe do lôdo, estirando por cima de nós a sua sombra teimosa"
eça de queirós



lourençobravo

DE PELE LISA E CURVAS SUGESTIVAS, COME-SE COM PRAZER

"De pele lisa, viva e brilhante, todo curvas sugestivas, o tomate, é o fruto/legume por excelência, e o mais cultivado e consumido no mundo inteiro nas suas múltiplas variedades.

É surpreendente a sua constante renovação.

Há sempre uma variedade nunca vista, encarnada, verde ou amarela, solta ou em cacho, redonda, em forma de coração ou de campainha, em cada ano, este filho do sol, apresenta um novo disfarce.

Não admira, por isso, que, nenhum outro legume, se preste como ele, a tantas e variadas preparações.

Come-se cru com prazer, em saladas e aperitivo, cozinhado em sopas, molhos, compotas e até como condimento. Quem ainda não provou o tomate seco conservado em azeite e cheiroso a manjericão, deve esse prazer ao privilégio de ter papilas."
(M Lurdes Modesto-expresso online-22.7)



guido sarrasa

SÓ DEUS SABE

“A sociedade já não é o que foi, não pode tornar a ser o que era, mas muito menos ainda pode ser o que é, o que vai ser só Deus sabe.”


Almeida Garret



bventana

E ATÉ ASSUSTADO

"ALGUÉM QUE OS AVISE:
Se o grupo de anciãos e de menos velhos que sabujamente acompanha Mário Soares em todas as suas cerimónias de candidatura persistir naquele ar grave, preocupado e até assustado com as declarações, erros, omissões e esquecimentos do candidato, talvez fosse melhor alguém lhes dizer para não comparecerem. Quem vos avisa... "
# by VLX
(in MarSalgado)


bvtana

AS SUPERFÍCIES COLORIDAS DAS LANTEJOULAS

“Democracia é a arte de administrar o circo a partir da jaula dos macacos”
Henry Louis Mencken



«Mário Soares será uma lufada de ar fresco na política portuguesa...» disse, aparentemente sem rir, vitor ramalho aos microfones da Tsf, em 24.7.



Vítor, abandalhar não vale.



crsdvale

MAGO DA DOBLEZ

"Só conheci um traidor verdadeiro, perfeito : Fouché"
Napoleão Bonaparte





Em 16 de Janeiro de 1793, Joseph Fouché votou a favor da decapitação, na guilhotina, de Luis XIV e de Maria Antonieta.

Em 1815, no dia 1 de Agosto, ao casar-se com a jovem condessa de Castellane, o regicida teve como sua principal testemunha... Luis XVIII, irmão do guilhotinado.

Perante a escandalosa cena do rei amparando-se para caminhar no braço do ministro, Chateaubriand terá exclamado: "O vício apoiado na traição!"

Durante mais de vinte anos, numa das épocas mais complexas e determinantes da História, Fouché, manejando os fios por detrás dos cenários, foi um dos homens mais poderosos de França.

Sobreviveu à Convenção, ao Directório, ao Consulado, ao Império, à breve Restauração, aos "Cem dias" e ao segundo Directório, deixando pelo caminho Danton, Barras, Robespierre, Carnot e Napoleão.

Amoral, demoníaco, maquiavélico, cruel, reptil, frio, cínico, sinistro, intrigante, feio, traidor e assassino, para Heinrich Heine foi "un homem que levou a falsidade ao ponto de publicar, depois de morto, umas memórias falsas."

Talleyrand - um outro sobrevivente que o superou em talentos e maneiras - explicou que Fouché "despreza tanto a humanidade porque se conhece demasiado bem a si mesmo."

Balzac e Stefan Zweig viram-no a uma luz mais favorável. O primeiro tinha-o por "um génio singular, a cabeça mais brilhante que conhecera. O seu biógrafo - "Fouché: um génio tenebroso" - termina o seu trabalho com as palavras " foi o mais excepcional dos homens políticos."

Porque este homem, além de mau, foi astuto, inteligente, ousado, meticuloso, prudente e um fenomenal analista político. Goste-se ou não, como ministro da polícia criou uma organização tão perfeita que, décadas passadas, vários ministérios do interior a tomavam como modelo.

Como animal politico era um predador com o objectivo da sua própria sobrevivência. Não era um psicopata, nem uma besta, nem um torturador, nem um mero assassino.

Este mago da doblez era talvez uma coisa pior: não era nada.







de um texto de
Nicolás Casariego
por lourenço bravo

ÉS TU MESMA !

"Doce ironia! só tu és pura, casta e discreta; dás a graça à beleza e o requinte ao amor; inspiras a caridade pela tolerância; dissipas o erro homicida; ensinas a modéstia à mulher, a audácia ao guerreiro, a prudência ao estadista; apaziguas com o teu sorriso as dissenções e as guerras; pacificas os irmãos, curas o fanático e o sectário; és a mestra da verdade; serves de providência ao génio e à virtude, ó deusa, és tu mesma!"


Proudhon



bvtana

25.10.05

PACIÊNCIA E TECNOLOGIA

Correio do leitor:

" mais do mesmo
Na anterior passagem pelo poder o mandarim , com a sua costela despesistam, criou um conjunto de instituições públicas que garantiam o mínimo para que usufruisse da catgegoria de ministro. Nada que dignifique a personagem nem que contribua para a melhoria da governação. Ambição pessoal da mais pura.
Quando se pensava ultrapassada esta fase eis que surge nova golpada: a Agência para a Sociedade do Conhecimento, novo instituto público, segundo o Público.
A saga continua."

De truque em truque
A acreditar nas versões jornalisticas, e mesmo na nova voz do mandarim, traduzindo as vontades do seu amo em notícias de âmbito económico, o orçamento para a ciência conheceu nova subida. Excepção e demonstração de boa vontade, que, apesar de tudo, tem como parcela de justificação as necesárias contrapartidas para os fundos estruturais.
Contudo, seria muito interessante conhecer qual foi a instituição ou entidade que verificou a real existência de tais fundos? "

R. Fachetti



brventana

NO FIO DA NAVALHA

Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.
Séneca


Um dos mais notáveis textos escritos nos últimos anos sobre a nossa terra.
por Medina Carreira às 10:36:00 PM.




crstovaodovale

GEORGE SAMPAIO

"Jorge Sampaio defende apoio aos EUA no combate ao terrorismo
25.10.2005 - 12h43 Lusa

O Presidente da República, Jorge Sampaio, defendeu hoje o apoio da comunidade internacional aos Estados Unidos e aos seus aliados no Iraque como forma de combater o terrorismo internacional."
(in publico)




brunoventana

ARAGEM

"Não tem senso político, não tem ética partidária. Tem aparelhismo e de aparelhismo estamos nós fartos"

João Cravinho, sobre a tentativa de afastar das reuniões do PS os apoiantes de Manuel Alegre,
Rádio Renascença, 25-10-2005



bvtana

UNE AIGLE NOMMÉ VICTORIA

" Benfica Lisbonne l'a vérifié: son aigle mascotte n'a pas la grippe aviaire

LISBONNE (AFP) - lundi 24 octobre 2005 - Le club champion du portugal de football, le Benfica Lisbonne, a vérifié que sa mascotte, une aigle nommé Victoria, n'avait pas la grippe aviaire et a annoncé lundi être rassuré par les résultats des tests."



bventana

À UMA

Rubicundo e boleado, com o pináculo da jactância mais exposto pelo amolentar do filtro dos artifícios, que isto do tempo tem os seus cânones, ali estava ele, demasiado elefântico para leão, em todo o caso extraordinário.

Os jornalistas, a venerável distância, entreolhavam-se, medindo a figura intransigente e pesada. Hesitavam, pois sabiam dos repentes rudes a que a criatura era dada e lá para açoites do telhudo é que não estavam virados.

Empurrando-se uns aos outros, lá foram avançando, alguns às arrecuas.
Que diabo, a criatura era um candidato, tinham de lhe sacar umas afirmações, mesmo com risco.

Um deles, mais arrojado, lá se afoitou:

-Senhor, dizem que vem a barrar caminho ao seco algarvio. Não acha que é pouco para restaurar o país? Qual é afinal o princípio de Vossa Senhoria nesta questão?

-Debates! disse como um tiro. Pasmo geral.

- Bem, mas há-de haver um princípio, uma linha de acção, mesmo que em esboço?

- Debates! bradou.

- Mas, mesmo sem esboço, tem de haver qualquer coisa…

- Debates! rugiu.

- Pois sim, mas, por outro lado, temos uma crise económica, e bem séria ao que parece…

- Debates! roncou. O pasmo transformava-se em horror.

- Apre. E a política externa? Aí sim, com certeza…

- Debates! silvou, agudíssimo.

- Santo Deus! Vamos à cultura, que é uma área que Vossa…

- Debates! uivou.

- Mas olhe, parece que há aí um revanchismo de direita, quiçá larvar...

- Debates! flechou.

Em torno havia já terror. Fizeram-se outras experiências.

- Que horas são, se faz favor?

- Debates! ciciou, inumano.


A atmosfera tornada irrespirável, os cabelos em pé, os jornalistas fugiram.
À uma.




(sobre um texto de Eça
Lourenço bravo)

DE ROMPANTE

"É uma loucura
Ver Mário Soares ler o seu manifesto perante uma vetusta assembleia torna cada vez mais sábia a frase do ex-Presidente quando a sua Ana Sousa Dias lhe perguntou no dia 17 de Maio se seria candidato: 'Seria uma loucura'. "
@ ARF 10/25/2005 06:43:00 PM

- No imperdível Estado do Sítio



brventana

QUATRO

O Desnorte Estratégico, um Número de Comédia, a Lucidez e a falta dela.
Ou quatro boas razões para ler:
- # by PG
- # by PG
- # by PG
- # by PG
(in bloguitica)



bvtana

INDEED

"MAU TEMPO NA CASA BRANCA
CAA at 14:34
(in blasfemia)

bvtana

TERÇA - FEIRA

Faz lembrar o José Júlio, de que falava Fialho de Almeida:

"Ainda outros casos precisam a apetência da macacaria para a música.
Um orangotango que na Politecnica dava pelo nome de José Júlio, exemplar raríssimo de cleptómano, ou macaco larápio, mau grado as bestialidades da casta não era isento duma tal ou qual sensiblerie.
Duma vez tocaram-lhe a sonâmbula. Pôs-se a mexer as orelhas nos duos d´amor."



bventana

AÍ VOU!

"Nu e Cru"
e
"Com o rabo de fora"



Foi assim, debaixo daqueles exactos títulos, que o comentador "de grandes temas" do desporto, o acéfalo rui santos, aferrado ao pipo da sic e do correio da manhã (transformados em albergaria do esfomeado), se apresentou aos seus admiradores naquele matutino em 26.6.

O espectáculo é tenebroso e, ademais, de muito risco.

É que, diante do seu "rabo de fora", "nu e cru", pode acontecer ao tonante que algém lhe brade como bradou o joão lobo de cerda, desafiado por vitor mondim, no torvelinho da romaria(1) :

-"Nunca o diabo te mostrou homem mais homem! Aí vou."



(1)- de "Como ela o amava"-
camilocastelobranco


crsdvale

ATÉ COM O PORTEIRO DO PRÉDIO

"CHEGA E SOBRA
O Paulo Gorjão reflectiu - bem - sobre a realização de "debates" televisivos nesta campanha presidencial, lembrando posições recentes sobre a matéria de alguns protagonistas políticos. Mário Soares, por exemplo, até com o porteiro do prédio dele aceitaria um debate se visse nisso alguma vantagem. Acontece que, nesta altura do campeonato, não existe nenhum motivo "objectivo" para distinguir quem deve debater com quem. A eventual formação de "duetos" não faria qualquer sentido, a menos que se realizassem tantos debates quantos os "duetos" possíveis, o que seria insensato, desmesurado e inútil. Assim, o que parece realista é a haver um único debate entre todos os candidatos, em "sinal aberto". Chega e sobra.
# by jg : 22.10.05"
(in portugaldospequeninos)



bvtana

COM FEL, SALITRE E BABA DE TIGRE ESFOMEADO

"A crónica de Ana Sá Lopes no Público de ontem é brilhante. Quantas vezes é que eu já tinha usado o adjectivo «brilhante» neste blog? Pois não: nenhuma."

A exuberância deste bramido de riçar o pêlo sai da pena de Ivan Nunes.
Com fel, salitre e baba de tigre esfomeado, a receptividade a tudo o que lhe pareça escachar o D. Sebastião do século XXI, como sereno lhe chamou jerónimo, tem em Ivan o condão de lhe dar um reviramento mental, abismando-o na contemplação de si mesmo.
E é pena.
À uma, porque lhe escapou a subtileza da admiração (pouco) velada, que sorri ternamente por debaixo da elegante prosa da senhora, e, depois, porque se ainda não usou o adjectivo brilhante no blog é por uma razão de inaceitável modéstia: não ter ainda devolvido à luz, sem o refundir, "o texto de 1995".
Esse sim, dá para "usar" o "brilhante".
Brilhante como poucos.



lourençobravo

24.10.05

PARA NOS DAR DE SI

O pensionista da sic-notícias Vitor Ramalho, autor da tremenda boutade da "candidatura da lufada de ar fresco", não apareceu ainda hoje, pelo menos até agora, nas ondas hertzianas que tão bem cavalga, para nos dar de si.
Foi-se abaixo com aquela réplica do Freire Antunes - "E os multinacionais..." - ao seu inumano brado de "Vote Soares para defender os interesses nacionais" ?
Oxalá recupere e apareça, é que, além do mais, traz à memória delícias queirosianas:

"- Caramba, ó Ega, muito bem fala você!... Você nunca pensou em ser deputado?
... O Ega é que era, para atirar ali na Câmara a piadinha à Rochefort! "



lourençobravo

A SRA DRA ULRIKE MUSCHAWECK

"Quim pode regressar contra o Villarreal
A médica que operou o guarda-redes Quim na Alemanha Ulrike Muschaweck, acredita que o guardião poderá defrontar o Villarreal, no próximo dia 2, para a Liga dos campeões.
«Hoje é o dia zero. O princípio da recuperação vai começar no dia um, que será para descanso. No segundo e terceiro dias recomeçará a correr. Depois do dia quatro pode começar a sprintar e a rematar. Acredito que dentro de oito a dez dias poderá treinar sem limitações», afirmou a cirurgiã alemã, que acredita que o jogador vai recuperar para o jogo com o Villarrreal."

(in diariodigital)




Se isto acontecer, e estou a rezar, a Senhora Dra Muschaweck tem que ter garantida a "águia de ouro".
Mais um pormenor, sr Vieira, quando chega à luz o Jorge Batista?
Não sei se percebeu que convém não demorar.



bvtana

OTA VEZ

PODEM, SFF...?
"Ainda não se leu nos blogues, mas à medida que o mês de Outubro vai chegando ao fim, vai-se concerteza voltar a ler a cívica exigência de divulgação em linha dos estudos da OTA. Será que um ministério, ou melhor, dois, o das Obras Públicas e do da Economia, não são capazes de cumprir um prazo que eles próprios estabeleceram para, com os seus gigantescos recursos, publicarem um conjunto de estudos que já estão (já estão, não estão?) em formato electrónico?" (in Abrupto)
# by jg : 24.10.05
(in portugaldospequeninos)



brventana

PREPARADO

"Só ganha a confiança dos homens quem lhes disser "não". Cavaco disse "não" no Congresso da Figueira, ao garantir que apoiava Freitas do Amaral para a Presidência da República.
Cavaco ganhou porque estava preparado para perder."
José Miguel Júdice, em Lisboa, na apresentação do livro de Adelino Cunha, A Ascensão ao Poder de Cavaco Silva, da editora Edeline."
# by jg : 24.10.05
(in portugaldospequeninos)



bvtana

À ALTA DIRECÇÃO DOS ESPÍRITOS

"Presidenciais
Cavaco Silva está disponível para debates a dois com todos os candidatos que já se apresentaram à eleição presidencial, soube o PÚBLICO junto da direcção da candidatura"
Público Online


A partir daqui, se alguém quiser fazer da campanha um tablado de saltimbancos com barretinas enfiadas ao roçar da orelha e apontadas à alta direcção dos espíritos, restará apenas mandá-lo falar com o D. Pedro.



lourençobravo

TRANQUILO

É de facto notável
a diferença,
a menos que não se queira ver.

por Manuel às 3:55:00 PM.
(in glqlimiano)




brventana

BOLSAS DE RETRÓS ATOCHADAS DE PEÇAS

"A vida é demasiado curta para que desperdicemos uma parte preciosa a fingirmos"
A. Vigny



A candidatura presidencial do PS, que Vitor Ramalho em rasgo fenomenal chamou de "lufada de ar fresco", obteve até hoje um só, mas formidável, ganho.
Gulosa, abichou o lugar de director de Diário de Notícias.Mais. Para esse pico das letras jornalísticas alçou o próprio valet de chambre do dr. Soares, o serafim das charlas sotto voce do belíssimo programa “sociedade aberta”, o "António José", em pessoa e ao vivo.
O DN, que, valha a verdade, já vinha deitando bocados d´oiro , vai passar a gemer as saudades do anjinho, a tramar o regresso do anjinho, e o seu novo director “vai levar ao rei fiambres”, como dizia o Eça, e “bolsas de retrós atochadas de peças que ele ensaboa para lhes avivar o ouro.”



cristovaodovale

NA SUA FORMA MAIS ALTA



"(...)

É poder controlado. Armazena energia para ser usada em circunstâncias especiais. Ponderação é a arte de erguer as sobrancelhas em vez de deitar o telhado abaixo. Conserva-o calmo e acautelado em diferentes circunstâncias. Não significa fraqueza, nem estupidez, ou indiferença ou desinteresse. Na sua forma mais alta sugere autoconfiança, independência e domínio perfeito. O homem ponderado governa. O trabalho feito com ponderação é mais profícuo porque é bem feito, meticuloso e inteligente. Exerce uma grande influência sobre as outras pessoas. Sugere a existência de largas reservas de energia. Ponderação é poder bem controlado e dirigido.

(...) "



Alfred Montapert
A Suprema Filosofia do Homem



bvtana

NUNCA SE SABE

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.


Clarice Lispector



brventana

OS TRÊS MOSQUETEIROS

"Quim vai ser hoje operado e parará 15 dias. Rui Nereu assume titularidade
(...)
De momento, é Rui Nereu quem irá assumir o lugar, e os seus companheiros da equipa B, Bruno Costa e Ricardo Janota, serão as restantes opções."



Os srs Vieira e Veiga sabem o que têm de fazer, e já hoje?
Se não sabem, escrevam, que eu explico-lhes rapidamente.



bvtana

23.10.05

VAMOS A LOS TOROS

"El toro no piensa: da que pensar."
josé bergamín



Alguns matadores deixaram aforismos à altura das suas melhores lides.
O mais herético é o de Joselito: "Os touros dão as cornadas e Deus reparte-as."
O mais ascético é o de Juan Belmonte: "Se queres tourear bem, esquece-te de que tens corpo."
O mais prosaico é o de Curro Cúchares: "A sorte mais dificil do toureio é salvar a vida."

"Vamos a los toros... Es lo último que nos queda." Pablo Picasso
www.mundotoro.com





bventana

A DISTINÇÃO TOTAL

A Independência da Solidão


"O que me importa unicamente é o que tenho de fazer, não o que pensam os outros. Esta regra, igualmente árdua na vida imediata como na intelectual, pode servir para a distinção total entre a grandeza e a baixeza. E é tanto mais dura quanto sempre se encontrarão pessoas que acreditam saber melhor do que tu qual é o teu dever. É fácil viver no mundo de conformidade com a opinião das gentes; é fácil viver de acordo consigo próprio na solidão; mas o grande homem é aquele que, no meio da turba, mantém, com perfeita serenidade, a independência da solidão."


Ralph Waldo Emerson
Essays



bventana

PARA LÁ DA LUZ



"Jerónimo de Sousa equipara Cavaco Silva a D. Sebastião do século XXI"
(Publico-23.10)



Calma Jerónimo.
Olha, lê Dionísio o Aeropagita, que ficas com os nervos menos tensos:

"Ó Trindade sobrenatural
Divina e Amável como ninguém
(...)
Conduz-nos para lá da luz, sim
mas também para lá da nossa ignorância
até ao mais alto cimo
das místicas Escrituras
(...) "


bventana

O PAÍS PRECISA

"Dizem que o português é uma língua rica. É mas é pobre, tem palavras a mais."
Aquilino Ribeiro



"
(...)
O país precisa de ver introduzidos na vida pública dois princípios: o da autoridade e o da honestidade. Se tal for feito, através de um Presidente eleito, sê-lo-á com liberdades e democracia. Se não, virá mais tarde, com poucas liberdades e reduzida democracia.
(...) "

Antonio Barreto
publico-23.10


bventana

O PORTUGAL FUTURO

" (...)
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro"




bventana

APESAR DISSO OU PORTANTO?

Enquanto Ivan Nunes se desbulha numa luta intestina, a ver se vence a bestial modéstia que lhe vai tolhendo a (re)publicação do " texto de 1995", talvez ajude ler banda desenhada. Da boa.



bventana

VIAGENS E EXPLORAÇÕES PELO INTERIOR DAS RESERVAS

Com o título "Eanes repete apoio a Cavaco Silva" , Medeiros Ferreira, no bicho carpinteiro, onde convive com as borregadas literárias da menina Amaral Dias, baixa o estandarte e confessa ao mundo o que o mundo já tinha, há tempo, por adquirido: o "seu" Soares não é uma "reserva séria" da nação.
E como não o é, pode, sem prejuízo da pátria, andar a reinar em candidaturas baptizadas - pelo fenomenal Vitor Ramalho - de "lufada de ar fresco".
Já o "seu" Ramalho Eanes não se devia meter nisto, pois esse é , para a nação, uma reserva... séria.
Obrigado Medeiros.
E continue.



lourenço bravo

A RÁBULA

“Nothing is more common-place as to wish to be remarkable.”
William Shakespeare



A campanha paroquial dentro do ps vai crespa. O candidato poeta alega que há "condicionamentos" vários a oprimir os seus apoiantes e o candidato específico do aparelho, Mario Soares , com o vinagre cada vez mais perto do gargalo, dá em instruir jornalistas "impertinentes" e ulula, convulsivo, por "debates"...

Passa-se a coisa, como dizia Fialho, num gris perle de céu já sem frescura, e se Montaigne tinha razão - a palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a ouve - quem também a tinha era Eugen Rosenstock-Huessy:

"Se você diz “iiii” e o seu interlocutor repete o mesmo som, vocês estão-se comunicando como animaizinhos imersos num estado anímico comum".




crstdvale

22.10.05

CATEDRAL - 21.00

"In boca al lupo...

Crepe´il lupo ! "




brventana

O GOLPE DE ASA





" Chegou o Presidente



A cerimónia é o poder. Anteontem, a cerimónia exibiu e estabeleceu o poder. Tudo se passou como se Cavaco Silva já fosse o Presidente. Saiu de casa popular e humilde, no meio de um pequeno ajuntamente amigável. Acompanhado pelo seu primeiro ajudante-de-campo, almoçou numa sala solene e vazia, com o mandatário nacional e o mandatário da juventude, ou seja, face a face com os representantes do povo soberano.

Entrou, com escolta, no Centro Cultural de Belém, o seu monumento. Precisamente à hora marcada, sózinho, sem um político à vista, falou ao país. Depois, condescendente, respondeu, pela pura forma, a algumas perguntas que as televisões lhe fizeram.
E voltou para casa, cercado por um cordão de guarda-costas, que abriam entre ele e a multidão a devida distância.

Do princípio ao fim, nao houve um sinal de candidatura, houve um exercício de investidura.
Um exercício tão impressionante que, tirando Soares (que escapou por acaso ou instinto), os outros candidatos aceitaram inconscientemente o vexame de se pronunciar, em pessoa e em publico, sobre as declarações do príncipe; e mesmo Soares permitiu em seu nome um comentário inepto, intinidado e reverente.

A campanha não vai ser uma campanha, vai ser, como compete, uma progressão triunfal.

No discurso, Cavaco também disse o que diria um Presidente. Antes de mais que era movido por "um imperativo de consciência", pelo estado da nação e pelo seu direito natural a emendar o presente e a salvar o futuro.A seguir, que estava acima de considerações de partido ou de interesse, ambição ou vaidade. E, por último, como é óbvio, que tencionava respeitar a lei.

Cavaco não se candidata contra ninguèm, no fundo nem se candidata, cumpre o seu dever.

Eleitoralmente, e porque não se aboliu essa formalidade, Cavaco encostou a esquerda à parede e usurpou o estatuto que teoricamente caberia a Soares. Quem o achava um amador, rodeado por amadores, levou uma lição de profissionalismo e de agilidade táctica. Agora ele não precisa de provar que o país lhe deve dar a presidência. Jerónimo, Louçã, Alegre e Soares, quando pararem de se roer e agredir, é que precisam de provar que o país não lhe deve dar a presidência.

Esse quarteto de facciosismo e hostilidade mútua caiu redondamente na oposição, ainda por cima numa oposição pouco saborosa e pouco admirável. E não tem para onde ir.

Chegou o Presidente."


Vasco Pulido Valente
publico-22.10




crstovaodovale