30.11.05

TRAPALHADA PAROQUIAL

"TUDO EM FAMÍLIA"
#
posted by João Gonçalves
(in PortugaldosPequeninos)



bventana

EM SANTARÉM

"Jouer coeur est simple.
Il faut en avoir, voila tout."
jean cocteau




"Mas trabalho foi coisa de que nunca tive medo na vida"
(cavaco silva em santarém- portugal diario)




bvetana

SOCIEDADE MUITO ABERTA

A simpática e amena charla "Sociedade Aberta", em tempos na Sic-Notícias, passou a ser apresentada a partir de hoje na RTP 1.
Judite de Sousa fez as vezes de António José Teixeira. Sim, desse, o valet de chambre.
Fez bem. Ser jornalista a sério é uma profissão muito dificil.


cristovaodovale

ANUNCIADAS

"É a onda.
Na Faculdade de Direito de Lisboa, Soares chama demagogo a quem o irrita. Depois, os jornalistas não fazem o que devem. O mundo já não é o que é. Soares também não. Mas há coisas que já estavam lá, anunciadas.
Texto de Francisco J. V. Publicado em 11/30/2005
(in origem das espécies)


bventana

WOMAN-LIKE

"The older one gets the more convinced one becomes that his Majesty King Chance does three-quarters of the business of this miserable universe."
Frederick the Great




"I conclude, therefore that, fortune being changeful and mankind steadfast in their ways, so long as the two are in agreement men are successful, but unsuccessful when they fall out.

For my part I consider that it is better to be adventurous than cautious, because fortune is a woman, and if you wish to keep her under it is necessary to beat and ill-use her; and it is seen that she allows herself to be mastered by the adventurous rather than by those who go to work more coldly.

She is, therefore, always, woman-like, a lover of young men, because they are less cautious, more violent, and with more audacity command her."




The Prince
Nicolo Machiavelli
CHAPTER XXV.
-WHAT FORTUNE CAN EFFECT IN HUMAN AFFAIRS AND HOW TO WITHSTAND HER




crstdovale

ENTRE AS CHAPAS DILECTAS DA TOLICE INDÍGENA

"Entre as chapas dilectas da tolice indígena, uma conheço, a forma aforística, que é a mais cultivada pelas populações bem falantes do país.

A asneira lapidada em sentença tem para os tolos a vantagem de parecer coisa profunda, e para os espertos a desculpa de muitas vezes passar por ironia.

Desta maneira foi aumentando para uns a horda dos pensadores, e para outros a horda dos mordazes, quando, segundo a estatística, só a dos idiotas é que começa a estar mais crescidinha."



Fialho de Almeida




bvtana

UM POÇO

"Contratou entre os párocos aposentados, para ser menor a despesa, um padre-mestre, que era um poço no latinório e no esturrinho"
Aquilino Ribeiro




Não é justo para o autor, e sobretudo para os leitores mais jovens, que uma das mais desassombradas peças de jornalismo politico de 1995 continue no baú.



crisdovale

SERÁ

"(...) O mestre dos silêncios é aquele que domina a palavra. E que a usa. Quando deve ser. Foi o que fez Cavaco Silva (...)
Antonio Barreto
Publico-5.12.04




"Cavaco Silva, em Belém, seria uma fonte de racionalidade na politica, um travão à demagogia, um filtro de trapalhices e um obstáculo à tropelia."

António Barreto
"Público"21.11.04


bvtana

TOSSEGO A TERMINE

“ The conspirators were now living on borrowed time, the Duke Valentino explained to Machiavelli ”
Maurizio Viroli



"No dia seguinte a ter cessado as funções como primeiro-ministro, eram arrancadas as duas placas que lhe reservavam um lugar de estacionamento em frente ao seu prédio na travessa do Possolo. Nem cuidado houve em calcetar os buracos lá deixados"
("Memórias ao lado do homem do leme"- F. Lima)



bvtana

ATÉ NAS PEÇAS DE TEATRO

"O Ridículo do Adulador e do seu Alvo


Um lisonjeador que não se procura esconder, só engana os tolos.

É preciso que se desconfie dos que, mais espertos, se escondem aos olhares para mais secretamente se insinuarem no vosso espírito.

Nem sempre é fácil reconhecê-lo; pois muitas vezes ele contradiz-se para melhor aprovar, e para mais seguramente lisonjeá-la ele combate a vossa opinião, até por fim entregar as armas e confessar-se vencido, deixando ao antagonista a honra de um vão triunfo.

Que mais vergonhoso existe que o ser assim enganado? Guardemo-nos de que digam de nós como no «Epicleros»:

«Hoje ludibriastes brilhantemente todos esses velhotes idiotas de comédia».

Pois, até nas peças de teatro, os velhotes crédulos e imprevidentes fazem sempre um papel muito ridículo."




Marcus Cícero
Diálogo sobre a Amizade
(in citador)





brunoventana

À D. FÁTIMA

De Camilo Castelo Branco, em hora boa, e dedicado agora à refugiada piz buin, que fugiu da policia, voltou à policia, foi entregue ao tribunal, saiu do tribunal e foi entregue ao povo, que ficou com ela, configurando, pois, um caso muito especial:

"- Tragam-me a mim uma rosa de musgo, disse ela às amigas.
E as amigas volveram sem a rosa.

Desci ao jardim, colhi duas rosas aljofradas das lágrimas da aurora, pedi licença para lhas oferecer, e disse:

-Não as enxuguei, para não privar as florinhas das carícias de um anjo."




cristovão Do vale

AGAINST ALL ODDS

From Wikipedia:

Desenrascanço (impossible translation into english) : is a Portuguese word used to describe the capacity to improvise in the most extraordinary situations possible, against all odds, resulting in a hypothetical good-enough solution. Portuguese people believe it to be one of the most valued virtues of theirs.




bventana

DE QUEM SABE O QUE FAZ E O QUE QUER

Domingo, 2004 Novembro 14:
"PRESIDENCIAIS:

Se Guterres e Cavaco sempre se defrontarem, este último acabou de ganhar as eleições. Não o digo pelo que se passou em Barcelos, digo-o pelo que se passou em Madrid.

Se a equipa de Cavaco for certeira, bastará passar repetidamente as imagens do encontro dos dois em Madrid e do respectivo cumprimento:
de um lado, Guterres, atrás de outras pessoas, por entre outras pessoas, enviesado (como sempre), estendendo a mão manifestamente mole (como sempre), deixando cair a franja (como sempre), deixando cair a pasta que segura timidamente, venerando, atento e insignificante.

Do outro lado um Cavaco direito, alto, levantado, espadaúdo, num fato de bom corte (!), estendendo a mão num aperto forte e decidido, de quem sabe o que faz e o que quer.

Por fim - mostrava a reportagem - uma fugaz imagem de Guterres correndo corredor fora, agachado, encolhido, escapulindo, fugindo.
Num mundo rendido às imagens, numa época de imagens, estas valem milhões, valem uma presidência.
Acho que deram na SIC."


by VLX on 1:18 AM #
(in Mar Salgado)




bvtana

29.11.05

MEDIA VITA (1979)

Da vida vimos e à vida vamos
por esta mágoa de morte em que nos lemos.
Irmos é esperarmos.
E vir por onde vimos esquecermos.

E em vindo ou indo, se nos iluminamos,
exalta a cruz os signos em que vemos
irmos ou virmos em ainda estarmos
sendo pensados nos hinos e em os lermos.

E quando em vir esquecia acende-se na frente
de irmos; e ir se apaga na esperança.
Mas não na cruz ardente

que designa os signos na mudança
de serem lidos no cume do repente
se a solidão o estuda e no vagar o alcança.



Fernando Echevarria




brvta

Il cavallo muove e non è più scacco al re...

"Scacco al Re

vejamos agora como é feito o gambito de dama....
por Piotr Kropotkine @ 2:08 PM
(in anarca)



bventana

EM ABSOLUTO DELÍRIO

"por quem os sinos dobram
Medeiros Ferreira, em absoluto delírio, para não dizer desespero, ensaia aqui uma tese peregrina, a qual insinua claramente o interesse da candidatura presidencial de Cavaco na questão dos crucifixos nas escolas públicas. Medeiros Ferreira usa mesmo, pasme-se, expressões como 'cruzada religiosa'. Resumindo, ficamos a saber que quem lançou a 'lebre' daquilo a que Medeiros Ferreira apelida de 'Guerra dos crucifixos', é afinal um perigoso agente a soldo dos interesses não confessos cavaquistas. Como nota adicional, recorde-se que o artigo original, que foi capa do DN, cujos critérios editoriais o tornam sem dúvida o mais cavaquista dos jornais portugueses, foi assinado por Fernanda Câncio, outra 'cavaquista' na clandestinidade.
Publicado por Manuel às 2:07:00 AM.
(in grandeLoja)


bventana

...ESTE MIMO

"zangam-se as comadres...
Não deixa de ser sintomática a violência com que os candidatos presidenciais da esquerda se degladiam entre si. Aprecie-se este mimo de um dos mais radicais anti-cavaquistas da blogosfera...
Mário Soares prometeu falar da GALPE estamos convencidos de que sabe do negócio, ou não fosse a Fundação Mário Soares um dos sócios do consórcio Fomentiveste que com o grupo Espírito Santo e Angelo Correia, entre outros investidores nacionais, mais a Carlyle dos amigos de Bush, pretendia comprar aquela empresa. Poderia, por exemplo, explicar as circunstancias em que a Fundação apareceu no negócio. [in O Jumento]
Publicado por Manuel às 3:59:00 AM.
(in grande loja)



bventana

O PORTUGAL FUTURO

"(...) Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro"



bventana

FOI ASSIM

"... que designa os signos na mudança de serem lidos no cume do repente se a solidão o estuda e no vagar o alcança."
Fernando Echevarria




"(...)

Pergunta- De uma forma simplista, diz-se que o "cavaquismo" se dividiu em dois períodos: a um primeiro tempo atribuem-se todas as virtudes; a um segundo, concedem-se todos os malefícios.

Resposta- Não houve dois períodos. Houve primeiro que normalizar o país, ou seja, aproximá-lo do modelo de sociedade dos Estados do Ocidente: liquidar o peso do sector público na economia; fazer as privatizações; pôr termo às ambiguidades sobre a propriedade da terra e acabar com as UCPs; desnacionalizar os media ( a imprensa, a rádio, a televisão) ; modernizar o sistema fiscal que tinha trinta ou quarenta anos; restaurar o sistema financeiro; baixar a inflação e o deficit do Estado; aumentar o rendimento médio dos portugueses e o poder de compra das populações; modernizar as vias de comunicação e as telecomunicações; garantir a cobertura hospitalar; aumentar a escolaridade obrigatória; restaurar o parque escolar; restabelecer o ensino tecnico profissional, destruído pela revolução; aumentar o acesso ao ensino superior...

Pergunta- E por aí fora...

Resposta- E por aí fora. Ou seja, fazer em Porugal o que, na essência, fora feito na Europa entre 1948 e 1973.
Em circunstâncias muito mais desfavoráveis, porque esses vinte e cinco anos foram para os países Europeus e para os Estados Unidos, os anos de maior expansão historicamente registados

(...) "



(Da entrevista de Maria João Avillez a Vasco Pulido Valente
in publico-magazine, nº259/26.2.95)



crstovaodovale

2006



"Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado subtil de se deixar distinguir"


Paul Valery




bvtana

28.11.05

FUI EU QUE O ESCREVI

"O Crispianismo"
byPedro Picoito 23:40
(in Pulo do Lobo)


bvtana

ADEUS VERGONHA, FAZ BOA VIAGEM

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"
Juarez Soares, Comentarista Esportivo.



"Futebol se joga no estádio?
Futebol se joga na praia,
futebol se joga na rua,
futebol se joga na alma."


Carlos Drummond de Andrade



bvtana

A BELEZA DO FUTEBOL

"À passagem dos 37 minutos, o árbitro António Costa falhou ao não assinalar uma grande penalidade a favor do Gil Vicente: César Peixoto derrubou Carlitos no interior da grande área."
(diariodigital)



bvtana

FAZENDO O CAMINHO

"Broadly speaking, the short words are the best, and the old words best of all"
Sir Winston Churchill




"Cavaco com milhares de apoiantes nas ruas de Braga

No comício realizado junto à sede distrital de campanha, hoje inaugurada, Cavaco Silva apelou ao voto, dizendo que os portugueses o conhecem bem: «O que digo que vou fazer eu faço», afirmou

O candidato presidencial Aníbal Cavaco Silva teve hoje, em Braga, um «banho de multidão», com 2.000 pessoas presentes num comício e centenas a acompanhá-lo pelas ruas do centro urbano.
Incentivado pelos gritos de «Cavaco à primeira» e «Ninguém pára Cavaco», o candidato percorreu a Rua dos Capelistas e a Arcada literalmente apertado pelos cidadãos que o queriam cumprimentar e apoiar
(...)
A passagem de Cavaco Silva pelo distrito de Braga incluiu uma visita à Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso e um almoço, em Vila Verde, com 1.600 apoiantes."
(portugalDiario)



Bventana

À PRIMEIRA

"O tempo é a única prova segura de tudo. Não só é o crítico mais severo; é o crítico recto e preciso. Ninguém pode julgar do valor disto ou daquilo num momento, porque só o tempo o pode fazer. O tempo dar-lhe-á o valor que merece (...) "
Alfred Montapert





" (...) Neste momento delicado da vida portuguesa, de entre os candidatos e presumíveis candidatos à Presidência da República, o único que me parece talhado para exercer o cargo é o professor Aníbal Cavaco Silva.
Social-democrata austero, governou melhor o país do que qualquer dos outros primeiros- ministros da Segunda República, como muita gente se lembra e os índices estatísticos mostram.
Tinha nesa altura - e tem ainda - uma vontade obstinada e sincera de ver Portugal no trilho que lhe pertence de nação desenvolvida e honesta da Europa - e sabe, para tal, o que se deve e o que não se deve fazer.
Presidente da República, daria um contributo importante ao esforço comum e ajudar-nos-ia a sair do buraco onde nos metemos.
Haja o bom senso colectivo de o pôr no Palácio de Belém, pois nenhum dos seus rivais na corrida tem unhas para tocar essa guitarra."


José Cutileiro
(expresso-15.10)


crstovaodovale

SOARES LARGA CAVACO E ATIRA-SE A LOUÇÃ E JERÓNIMO

«A primeira promessa que faço aos portugueses e que transmito aqui em Évora é a de que, comigo, não se pode mexer nos direitos, nas liberdades, garantias e nos haveres dos cidadãos»
(diariodigital)


bventana

27.11.05

O LEME E O RUMO

"As relações com os pequenos países da União Europeia serão reforçadas e haverá relações transatlânticas mais fortes. Mas esta mensagem não é dirigida contra ninguém», disse à revista Focus Angela Merkel, eleita na terça-feira para a Chancelaria alemã (...) "
diariodigital



bventana

GOSTA-SE DE O VER

"Afinal a cavaqueira teve o seu interesse. Estava o Cavaco Silva a presidir ao paleio. Gosta-se de o ver. Tem um ar asséptico, formalizado sem excesso e presta uma atenção desprendida mas ferina a tudo o que se vai dizendo.”


Vergilio Ferreira


brunoventana

POR SI SÓZINHA

"No estado em que as coisas estão, a esquerda ainda se arrisca a candidatar às presidenciais um contínuo do largo do Rato, disposto a alterar radicalmente umas minudências domésticas impostas pela direcção do PS, particularmente reveladoras das deficiências dos partidos e dos vícios do sistema."
Assim começa Constança Cunha e Sá (in Sábado - 30.9) uma fina espreitadela sobre os andamentos e ondulações das presidenciais, onde nomeadamente refere, a benefício de alguns excêntricos da matéria, que "a esquerda pulverizou-se em candidatos" e que "a direita não tem um único que possa mostrar", porque, lembra muito a talhe de foice, Cavaco Silva é um social - democrata.
Se a espreitadela é penetrante, a escrita da senhora recomenda-se, por si sózinha.
É caso para dizer que não se é impunemente sobrinha - neta do autor deste clássico da literatura portuguesa.


crstovãodovale

VIA MANCHETE

Correio dos leitores:



"Momentos fortes de uma semana fraca, ou a confissão das manchetes esperadas

O flop da programada“semana de oiro das laranjeiras”, deixou nas gavetas de redações facilmente identificáveis as seguintes manchetes (evidentemente que só os manchetes é que são ficcionadas):

• “Pinho obrigado a propor transferência de tutela para o Plano Tecnológico”;
• “Avaliação internacional nem sempre é aplicável”
• “Ciências sociais esquecidas pelo plano tecnológico. Baixo assinado a caminho evidenciando choque de mais de 50% dos cientistas portugueses”
• “Homens de Ciência opoêm-se a por cientistas a render”
• “Visão tecnocrática e dimensão economicista diminuem impacto do PT”
• “São esperadas manifetações de desagrado por parte dos mais reputados cientistas portugueses”
• “Começa a sentir-se grande incomodidade, manifestada em diferentes fora, com a visão subjacente ao PT”
• “Do choque tecnológico só se notou o da falta de sensibilidade para os grandes desígnios nacionais”
• É fundamental que à semelhança da presidência da U E, Portugal ocupe também lugar equivalente em grandes organizações internacionais de ciência. Para já Portugal vai alargar voluntariamente o montante das respectivas contribuiçoes”
• “Apoios ao plano têm origem em desconhecedores dos verdadeiros problemas nacionais”
• Etc., etc., etc..

Mas o que de facto se passa, podia ser ficcionado (via manchetes) do seguinte modo:

• Disfarçando com candura
• Tocantes apelos à ditribuição de dinheiros a fundo perdido
• Réplicas cada vez mais apressadas. Noites cada vez mais mal dormidas
• Recomposição das forças dos beligerantes reprecutida nas manhãs de quinta-feira
• Enganos de casting geram situações embaraçantes
• Luta acentua-se na identificação do “bode expiatório”
• Trabalhos de médio prazo garantem continuidade à convivência dos beligerantes
• Solução final à vista. Um vai para a ONU e o outro para Bruxelas. Proibido formalmente qualquer tipo de contacto. "


Henrique Pinto de Melo



bventana

PARA OUTRO POEMA

Esquerdireita

À esquerda da minoria da direita a maioria
do centro espia a minoria
da maioria da esquerda
pronta a somar-se a ela
para a minimizar
numa centrista maioria
mas a esquerda esquerda não deixa.
Está à espreita de uma direita, a extrema,
que objectivamente é aliada
da extrema-esquerda.

Entretanto
extra-parlamentar (quase)
o Poder Popular
vai-se reactivar, se...

Das cúpulas (pfff!) nem vale a pena
falar, que hão-de pular!

Quanto à maioria da esquerda
ficará – se ficar – para outro poema.


Alexandre O'Neill




(in pulodoLobo)




bventana

NÃO PERCEBE A EVIDÊNCIA

"É humano que Santana Lopes se faça ilusões sobre si e o seu governo. Já é estranho que não perceba a evidência: sempre que abre a boca justifica e promove a candidatura de Cavaco."

VPValente
(publico-27.11)




bventana

DEPOIS DIGAM QUE NÃO HÁ BRUXAS

Correio do leitor :


"Pressão de continuidade

O sábado mediático (aparentemente cinzento dourado) sobrecarrega as dúvidas de quem verdadeiramente decide. Candidamente afirma-se existir uma personalidade internacional já contratada (muito conhecida no meio e sua conhecdora profunda, fruto de longa experiência), faltando nomear mais quatro, que até já se adivinham. O prazo fixado é só para aumentar o impacte da possibilidade de fusão ou extinção já anunciada. Falamos de Laboratórios de Estado.
Certo, certo, é que irá haver uma recomendação de concentração de tutela. Dos quatro nomeados, também será certo que sairão dirigentes das instituições de maior fulgor.
Certo, certo será a autonomia do tipo das universidades.
Ultra certo será a obrigatoriedade de fixação de receitas próprias, que a curto prazo poderão contabilizar a esse título contribuições públicas.
Mais que certo será a dominação dessas instituições de adeptos da filosofia “a ciência pela ciência”
Do preâmbulo constará ainda a liderança científica nacional com vários exemplos de seguidismo por parte de países como os USA (não é caso virgem!!!)
Quase certo é também a introdução da especificidade do infinito (o grande e o pequeno), e mais, sem qualquer custo para o Estado, dada a nova filosofia de finanaciamneto da C&T a implementar na U E e o papel da ESF em tais matérias(evidentemente sem contabilizar outras implicações).
Depois digam que não há bruxas! "

R Fachetti



bvtana

26.11.05

NA BELEZA DA PASSAGEM

Vogavam à flor da vaga num azul intenso de mar, a cruzar prosas na beleza da passagem e com o Bugio no alinhamento.

Disse o mais adiantado...

bvtana

O FRACASSO PROFUNDO

"DETECTOR DE SPIN"

#
posted by PG : 19:04
(in bloguitica)



bvtana

A ARGÚCIA QUASE HUMANA

"Se a amplitude do ponto permitisse, havia d´explanar aqui detalhes curiosíssimos, por onde inferir até certo ponto a argúcia quase humana dos macacos. Basta um detalhe. Constatam as observações do dr. Paul Sollier que nos chamados macacos jantareiros, à semelhança do que sucede nos idiotas, os sinais d´alegria aumentam quando a comida é de borla, ou em casos pagantes, quando o criado do restaurante errou a conta para menos.
Mais: substituindo alguns dos pratos, por palha, o animal dá profundos sinais d´irritação."

fialho de almeida


bvtana

TEOGONIA

"A FRASE"

"Sampaio quer Cavaco em Belém"
Santana Lopes,
"Expresso", 26-11-2005
(publico on line)




bvtana

A ATRACÇÃO DO ENIGMA

"...onde se mostra como numa sociedade e numa época em que se cultiva o ruído, a desconversa e a banalidade, quem souber seguir a estratégia do silêncio, a via da opacidade sibilina, a pose do enigma esfíngico, vê abrirem-se-lhe as portas do sucesso. Parece um paradoxo, mas não é. E há quem saiba seguir esses caminhos, et pour cause. E o povo pasma como antigamente, porque isso é novo, grande e distante, e pede (novamente) veneração (...) "
João Barrento
(publico-26.11)




bventana

RECADO

George Sand
«Não podemos arrancar uma única página das nossas vidas, mas podemos atirar o livro todo ao lume»
posted by JPG # 00:06
(in esplanar)




bvtana

PULOS E GORJEIOS

"Segundo o Expresso, Santana Lopes ainda não decidiu se apoia alguém nas presidenciais."
(diariodigital)



Ora aqui está uma daquelas coisas que vai deixar o país suspenso.



crsdovale

DE FORA DA SELECÇÃO

"O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê"
Platão




"Cavaco Silva disse ontem, no Porto, que não se pronuncia sobre declarações de antigos colaboradores "que, por alguma razão, foram afastados" do seu governo.
(...)
O candidato que inaugurou ontem a sede distrital de campanha no Porto, disse não conhecer "bem" as declarações do seu antigo ministro das Finanças, porque "a vida de candidato não dá tempo para acompanhar tudo" o que se escreve nos jornais.
Um candidato a Presidente da República, sublinhou , "tem de seleccionar o que é importante" e "saber interpretar algumas declarações vindas dos sítios mais estranhos".
(DN-26.11)


bventana

FAZENDO O CAMINHO

"Cavaco Silva está perto de vencer à primeira volta.
Segundo uma sondagem da Intercampus para a TVI, o candidato apoiado pelo PSD alcança 50 por cento das intenções de voto. Em segundo lugar está Manuel Alegre com 15, 2 por cento e à frente de Mário Soares, que fica na terceira posição, com apenas 12,7 por cento. Jerónimo de Sousa aparece em quarto com 5,1, acima dos 4,1 por cento de Francisco Louçã.
(...)
Já aplicando a margem a favor do candidato, Cavaco reúne 53 por cento e nesse caso, venceria as eleições à primeira.
O candidato tem vindo a subir nas intenções de voto dos portugueses, se compararmos estes resultados com a anterior sondagem da Intercampus, emitida a 9 de Outubro.
Cavaco, que nessa altura não chegava aos 46 por cento, subiu e está agora a beira de uma vitória à primeira volta.
Já Manuel Alegre continua a ser o segundo, mas desceu nas intenções de voto. Sendo que a maior tendência de queda verifica-se com Mário Soares. De uma sondagem para a outra caiu de 15 para 12 por cento (...)
portugalDiario



brventana

BOOMERANG

" (...) Aliás, uma esmagadora maioria dos inquiridos nos dois estudos de opinião prevê que Cavaco Silva seja o vencedor em qualquer cenário.
Estando adquirida essa convicção, apesar dos silêncios e do carácter vago das posições de Cavaco, é a débil performance de Soares entre o eleitorado de esquerda (e, particularmente, do PS) que parece mais relevante.
Soares faz lembrar Walesa - que, de herói nacional polaco, se transformou numa figura historicamente anacrónica.
Os clamorosos erros estratégicos da sua campanha, cuja única e suposta originalidade se resume a ser contra Cavaco, têm tido um efeito de boomerang que favorece não apenas Alegre como o próprio candidato da direita. Mas esses erros fragilizam também a direcção do PS, por mais sibilinos que tenham sido os cálculos políticos de Sócrates, junto do eleitorado socialista (...) "

V. Jorge silva
(DN-25.11)



bveta

25.11.05

O QUE SERÁ INTERESSANTE

" (...) O que será interessante no hipotético exercício presidencial de Cavaco Silva é o facto de todo este subir da parada de exigência, no sistema político e no país em geral, não ter de ser feito à custa do derrube de governos com apoio parlamentar, solução a que imprudentemente recorreu Sampaio, ou através de técnicas de intriga e de desgaste político a que, impunemente, recorreu Soares no segundo mandato, com o mero objectivo, com motivação egocêntrica, de destruir um rival politico e histórico (Cavaco Silva).

Não, o interessante ( e mais estimulante) é perceber que Cavaco Silva tem condições únicas, pelo seu carisma e pelo prestígio e empatias muito peculiares que o cargo de Presidente conferem, de exercer influência na sociedade portuguesa através do poder da palavra (ou do silêncio) e do poder moderador ou de influência junto dos governos e das instituições em geral. Se eleito Presidente, Cavaco Silva teria tanto espaço simbólico, que a sua acção poderia ser feita, nuclearmente, através de sinais, num exercício que até hoje não teria tido precedente equiparável (...) "

António Pinto Leite
expresso-7.11


bventana

QUE USA

"(...) Com uma extraordinária persistência conseguiu cercar e afastar toda a gente que no partido lhe parecia diminuir o seu poder. À sua volta só ficaram "lealistas"...e, para Soares, "lealdade" significa uma completa abdicação pessoal a favor dele e do seu destino. Quer criaturas que ele fez, que ele manobra, que ele usa. Não quer companheiros de viagem, com vida e vontade próprias. Quem não percebeu isto não o percebeu (...) .

V. Pulido Valente
publico-2.9


brventana

A AGITAR-SE

" (...) Parece um destes candidatos radicais à procura de interlocutor e rival, em busca do tempo de antena que lhe seria oferecido pelas querelas com o adversário. Transformou-se em candidato desesperado a agitar-se diante daquele que considera já o presumível vencedor (...) "

António Barreto
publico-6.11


brventana

OLHA QUE BRINCADEIRA, HEM!




“(...) - Então, Cohen, diga-nos você, conte-nos cá... O empréstimo faz-se ou não se faz? E acirrou a curiosidade, dizendo para os lados que aquela questão do empréstimo era grave. Uma operação tremenda, um verdadeiro episódio histórico!... O Cohen colocou uma pitada de sal à beira do prato, e respondeu, com autoridade, que o empréstimo tinha de se realizar “absolutamente”. Os empréstimos em Portugal constituíam hoje uma das fontes de receita, tão regular, tão indispensável, tão sabida como o imposto. A única ocupação mesmo dos ministérios era esta – “cobrar o imposto” e “fazer o empréstimo”. E assim havia de continuar... Carlos não entendia de finanças: mas, parecia-lhe que, desse modo, o país ia alegremente e lindamente para a bancarrota.
– Num galopezinho muito seguro e muito a direito – disse o Cohen, sorrindo. – Ah, sobre isso, ninguém tem ilusões, meu caro senhor. Nem os próprios ministros da Fazenda!... A bancarrota é inevitável: é como quem faz uma soma...
Ega mostrou-se impressionado. Olha que brincadeira, hem! (...) “



Eça de Queirós


brvetana

PENALTY

Sporting à venda



bventana

24.11.05

VOLTA A SER IMPOSSÍVEL

Correio de leitor:


DUPLICAR O INVESTIMENTO EM I&D ATÉ 2010 (1,8% do PIB)

"A mentira voltou à rua de forma recorrente e pela mão da mesma personalidade.
Já nos idos anos 80 exercício semelhante foi feito então na cifra mágica de 1%.
Tal serviu, sobretudo, para o indutor do cenário vir candidamente, por interpostos experts e mandaretes, reinvidicar a consecução de tal meta, retirando daí dividendos políticos, incluindo os da candura.
A proposta volta a ser impossível de cumprir. Isto porque, tal como já foi amplamente explicado, mas fracamente divulgado, para tal realização era necessário duplicar a comunidade científica nacional e empregá-la, em tempo, em efectivo desempenho desta natureza.
Desta vez será Pinho a vítima, que, apercebendo-se ou não, já endossou a Sócrates as responsbilidades de coordenação. O maningante mantêm-se escondido e controlando tranquilamente a feitura das estatísticas sobre o assunto.
A luta no interior do governo não acabou, relançou-se. É fundamental que alguém tome conta do país e não se deslumbre com vitórias de pirro (não obstante eventuais impactes benéficos em termos individuais) de qualquer dos protagonistas, sendo fundamental a manutenção da aposta na inovação, no desenvolvimento económico e na formação de recursos. Nisto valeria recordar estórias passadas, mas agora não é tempo disso. Seguramente que alguém lá irá. Espero!
Para já, parabéns Dr.Pinho."

Valdemar Seguro


bventana

PAREM O FILME

Sócrates desmente Alegre, que desmente Sócrates e é desmentido por Soares.
E, para este, que ontem afirmara categoricamente que não se metia "neste filme", Alegre «está num quadrado confuso, como ele explicou, que não sabe quem é o adversário, não sabe para onde vai» e «esse quadrado é poeticamente interessante mas politicamente não tem defesa, é patético». (in diariodigital)
Não está um caso bonito?


crisdovale

A EMPREITADA DO ANTÓNIO JOSÉ

"Não me despertes se durmo e, se estou acordado, não me adormeças."
Calderon de la Barca



A folha do António José, o inesquecível valet de chambre soarista do melífluo "Sociedade Aberta", faz o que pode. Hoje o garfinho para o pitéu foi o barómetro, que "deu" para a manchete "Cavaco Silva perde terreno e não garante eleição..."
Donde se tira que se as sondagens valem o que valem, para o atento valet de chambre elas valem muito.
A ponto de já não se limitar a fretes, passou à fase das empreitadas.
Como se calcula a desmontagem do número circense é simples, como se vê em margens de erro ( by PM at 9:56 AM).
O ponto da situação pode também ver-se em margens de erro ( by PM at 11:19 AM )


crsdovale

RAJADO PELA PEÇONHA DAS PRÓPRIAS INÉPCIAS

" O RESSABIADO

(...) Pelos vistos, e por enquanto, tem apenas a opinião a saldo."
# by João Gonçalves : 24.11.05
(in portugaldospequeninos)



bvtana

COM O ANTÓNIO JOSÉ É QUE É BOM...

"Será porque teve medo das perguntas?"

Mário Soares recusou ser entrevistado pela Atlântico.

por Miguel @ 16:08
(in o insurgente)


bventana

MESMO AQUELES QUE NÃO FAZEM QUALQUER IDEIA

Correio do leitor:


"Sedução para Aniquilamento ou Desmascarando a Estratégia

É muito conhecida a fórmula de sedução baseada no chamado “modelo negocial diplomático” em que o sedutor oferece um vasto conjunto de oportunidades escondendo as ameaças que vai guardando para uso oportuno.
Os mais matreiros só fazem uso desse poder de ameaça quando o seduzido se encontra “á beira do abismo”. Fazendo também parte do “modelo” as zangas com o seduzido (que pela via dos seus interesses, nem sempre confessáveis, constituem factor de fragilização) que sofre de recaídas por se considerar incapaz de manter qualquer privilégio de significado sem o apoio do sedutor.
De vez em quando a fórmula falha porque o seduzido se apercebe a tempo e tempo da maquinação.
Normalmente o seduzido liberta-se e o sedutor enfurece-se. Esperemos calmemente o desenrolar dos factos e que papel o árbitro guardou para si. Hoje por hoje o seduzido ganhou. Amanhã parece que também irá ganhar. No fim, o melhor era que ganhasse o país. O país merece e os portugueses também, mesmo aqueles que não fazem qualquer ideia sobre a ideia que alguns políticos têm da coisa pública."

R. Fachetti



bventana

23.11.05

FOGUETE DE TRÊS RESPOSTAS

"Quem sonha de dia tem consciência de muitas coisas que escapam a quem sonha só de noite."
edgar allan poe




"Vais ler, baptizadas com um título simbólico, algumas páginas de circunstância.

Fogo preso é, como sabes, e expressiva designação de um género de pirotecnia em que toda a inventiva se processa ao rés-do-chão.

Ao invés da girândola, de morteiro ou do simples foguete de três respostas, que são delírios soltos, aqui a fantasia arde, roda, faísca, estoira, mas não voa.

Amarrado, o engenho do artífice não tem licença para subir ao céu de nenhuma ilusão e desprender-se de lá, no fim da vertigem, numa lágrima de colorida melancolia."



miguel torga



lbravo

À Noite Logo Se Vê

"Não dormirei descansado se o prof. Cavaco for eleito para Belém"
Mario Soares




Parece que temos aqui um problema.
Bem, como disseram na RTP, parafraseando o Mario Zambujal: "À noite logo se vê".



crsdovale

CAMINHANDO O CAMINHO

"There is nothing more exhilarating than to be shot at without result"
Winston Churchill



"Sondagem dá vitória de Cavaco na primeira volta com 57%
As eleições presidenciais podem ficar decididas à primeira volta, com uma vitória de Cavaco Silva, pelo menos de acordo com os resultados de uma sondagem da Universidade Católica para a Antena 1, Público e RTP. Dias depois do início das acções de pré-campanha, o antigo primeiro-ministro recolhe 57% das intenções de voto.
(...)
Caso seja necessário partir para uma segunda volta, na eventualidade de nenhum dos candidatos atingir mais de 50% dos votos, Cavaco continua a ser o vencedor. Num combate a dois face a Manuel Alegre, o ex-primeiro-ministro ganha por 65% contra 35%. Contra Mário Soares, volta a sair vencedor, mas com uma margem maior: 72% contra 28% dos votos.
Os eleitores do PS são os que se mostram mais divididos na intenção de voto. Destes, 28% afirmam que vota em Soares, 22% preferem Alegre e 16% escolhem Cavaco. No entanto, apesar das diferentes intenções de voto, a grande maioria dos inquiridos, 65% acredita que será Cavaco Silva a sair vencedor das eleições de 22 de Janeiro."
(diarioDigital-23.11)


brventana

EM TOM TECNOLÓGICO

Correio do leitor:

"O contra-ataque do encurralado

Acreditando na solidariedade institucional o homem lá se foi acomodando ao crescimento da intriga em que a “turminha do costume” foi dando os contributos de achincalhamento de maior visibilidade pública. Alguns convenhamos que pouco cuidados, talvez pela pressa e perda de poder de tiro, trazendo para a ribalta protagonistas pouco credíveis (nem se percebe com aceitarão nomeaçõs próximas) para o efeito visado. É que o passado nestas coisas conta!
O contra ataque foi certeiro, arrebanhou anteriores apoiantes do sedutor, anula o brilho de festividades programadas, criou lastro de grande impacte público, derrubou uma importante nave do empório.
Para alguns estava verde, mas demonstrou que amadurece depressa.


Selecção de luxo em tom tecnológico

Por mais que a queiram denegrir a selecção apresentada pelo maduro é de grande nível, revela perspicácia, acossa emblematicamente o adversário, clarifica e obrigará a clarificar a estratégia. Termos que, pesem os defeitos penderá, se rigorosa e a bem do país, para o lado desta “revelação política”, que já se julgava de saída.
Ai mandarim, mandarim...e agora, quem escolherás para vítima?Todos sabemos que será o chefe, caso ele cumpra a sua obrigação.

Das festividades da cultura cientifca às realidades da tecnologia renascida

A luta passa por aqui. Convenhamos que foi muito bem gizada. O 24 de Novembro pode ganhar significado. O desenvolvimento do país agradece."

Francisco Benevides



bventana

COMINOS DE ODRE

Diz o povo:Três coisas matam o homem: moças, dados e cominos de odre.



"E tudo é tão calmo e simples e terno, minha madrinha, que, em qualquer banco de pedra em que me sente, fico enlevado, sentindo a penetrante bondade das coisas, e tão em harmonia com ela, que não há nesta alma, toda incrustada das lamas do mundo, pensamento que não pudesse contar a um santo..."

eça de queirós



crsdvale

THE WORLD IS NOT ENOUGH

"Ainda assim a Merche é mais bem parecida"
anónimo



(merche romero in correiodamanhã-21.7):

"Não é difícil realizar esse tipo de trabalho?

– Não, de maneira alguma. Agora, nunca posaria nua.

– Oh, porquê?

– Quer dizer, nunca posei até hoje. Nestas coisas nunca se pode dizer nunca faria isto ou aquilo."


Desta porção licorosa da entrevista, duas notas muito fortes:

O magnífico "Oh" do entrevistador, ao embater-se de encontro à péssima notícia do "nunca posaria nua" avançada por merche;

E a consonância do sopro de alma de merche com a do Ministro dos Negócios Estrangeiros: "Nunca se pode dizer nunca"!

E o que é facto é que, roubada que seja ao james bond, a frase e o feixe de possibilidades que em si se encerram são lindissimas.


crsdvale

À CADEIRADA, LÁ NO RATO...

Notas soltas

"Não podendo dar-lhe um balázio à meia volta..."
posted by Francis C. Afonso at 23:47
(in berraBoi)


bventana

22.11.05

O PLANO DO PINHO VERDE, O CLICHÉ DO ROCHA E A OBLITERAÇÃO SOCRÁTICA

Uma curiosa paginação do "Público" de hoje dá-nos a folhas 31, e lado a lado, o seguinte:
À esquerda, um cliché do fotógrafo Daniel Rocha, revelando, em pose de estadista, alguém a olhar, parafraseando Jerónimo, um sítio mais longe que o fim. Isto, por cima de um texto da isenta Barbara Wong, essa, a da inesquecível entrevista num recente "diga lá Excelência"(em que levou rigorosamente à letra o título do programa) dando conta da magnífica condução que vai sofrendo o ensino superior luso, benza-o Deus.
Até dá gosto.
À direita, um panfleto do inenarrável Santana Castilho, ilustrado com uma bela foto do mesmo, em que atropela, massacra e agride a Ministra da Educação, a quem atribui vários problemas de "percepção da realidade". Termina, aliás, não fosse alguém pensar que estava a brincar, pondo a hipótese de estarmos diante de um caso "de obliteração socrática".
Antes de chegar à 31, o "Público" já tinha explicado, logo a abrir, as fragilidades e ingenuidades do Plano Pinho Verde em relação ao qual o robot do pensador/estadista do cliché do rocha exibe um carinho muito particular, dizendo só :"tem de mudar".

A história é velha: ele pode parecer um habilidoso e actuar como um habilidoso. Mas não se deixe enganar. É realmente um habilidoso.


lourençobravo

E SE ELE PERMANECER AQUÉM?

"Jerónimo de Sousa reafirmou que a sua candidatura «irá mesmo até ao fim, e até mais longe, se o povo português quiser»"
(diario digital)


Com esta esmeralda do pensamento, que nos fala de um sítio mais longe que o fim, Jerónimo tem grandes possibilidades de ganhar o prémio "Mario Sá Carneiro júnior".
E, provavelmente, mais nada.


crsdovale

IMAGEM DO DIA

Em Lisboa
Eusébio Furtado

FALTA DE NÍVEL

"Não tem nível para eu comentar"
(candidato mario soares)


bvtana

ONDE INSTALARAM A SUA REPUTAÇÃO

A Esquerda e a Direita



Os políticos que se dizem de esquerda, por ser o bom sítio de se ser político, estão sempre a afirmar que são de esquerda, não vá a gente esquecer-se ou julgar que mudaram de poiso.

Mas dito isso, não é preciso ter de explicar de que sítio são os actos que a necessidade política os vai obrigando a praticar. Como os de direita, aliás, que é um lugar mais espinhoso.

O que importa é dizerem onde instalaram a sua reputação, na ideia de que o nome é que dá a realidade às coisas. E se antes disso nos explicassem o que é isso de ser de esquerda ou de direita?

Nós trabalhamos com papéis que não sabemos se têm cobertura, como no faz-de-conta infantil. Mas o que é curioso é que o comércio político funciona à mesma com os cheques sem cobertura. E ninguém tira a limpo esse abuso de confiança, para as cadeias existirem.

Mas o homem é um ser fictício em todo o seu ser. E é precisa a morte para ele enfim ser verdadeiro.



Vergílio Ferreira
Pensar




bvtana

EM EQUILÍBRIO COM AS COISAS

O humor surge quando a razão não está em perfeito equilíbrio com as coisas e, das duas uma, ou luta por dominá-las sem o conseguir - caso em que se fala do «mau humor» -, ou se deixa dominar até certo ponto por elas, não se importando, salvo honore, de entrar no jogo - caso em que estamos perante o chamado «bom humor».



Johann Wolfgang von Goethe





bventana

INCIDENTE DIPLOMÁTICO

"Cinco meses e zero. Não fizeram nada em matéria de perspectivas financeiras da União Europeia."

"Responsabilizo a presidência britânica da União Europeia de nada fazer de relevante nos cinco meses dos seis que tinha para alcançar a acordo sobre o próximo quadro financeiro para a União Europeia"

"A presidência britânica não fez o seu trabalho de casa..."


21 de Novembro de 2005, Freitas do Amaral - Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal


LAMENTÁVEL!


Eusébio Furtado

Verfall der Erfahrung

declínio da experiência

... da experiência no sentido forte e substancial do termo, que repousa sobre a possibilidade de uma tradição compartilhada por uma comunidade humana, tradição retomada e transformada, em cada geração, na continuidade de uma palavra transmitida de pai para filho.
A importância desta tradição no sentido concreto de transmissão e de transmissibilidade é salientada pela lenda muito antiga do velho vinhateiro que, no seu leito de morte, confia a seus filhos que um tesouro está escondido no solo do vinhedo. Os filhos cavam, mas não encontram nada. Em compensação, quando chega o outono, suas vindimas tornam-se as mais abundantes da região. Os filhos percebem então que o pai não lhes legou nenhum tesouro, mas sim uma preciosa experiência, e que sua riqueza lhes advém dessa experiência.

Walter Benjamin


bventana

NOSTALGIA

"Smiling despair. No solution, but constantly exercising an authority over myself that I know is useless. The essential thing is not to loose oneself, and not to loose the part of oneself that lies sleeping in the world"
Albert Camus



"But there was more to Kennedy than matinee idol at the down of the age of mass political merchandising. Beyond his looks - the recently disciplined shock of chestnut hair, the smiling stand of teeth, the gray, calculating eyes - the matrix of the man was unusual. He had an open, inquiring mind, a passion for ideas that was largely undulled by the neurotic and atomized practice of politics, and an experiencing nature that bordered on Dionysian. Despite the chaos and exposure of the previous week, he had found the time and motivation to consort sexually with Judith Campbell, Marilyn Monroe and the former wife of a diplomat...." (1)
(...)
The title of the Esquire article," Superman comes to the Supermarket", suggested that Jack Kennedy could bridge cultural and political opposites and satisfy a deep yearning in the body politic.He could be Nietzsche`s superman, "a world historical individual" who could enter the undifferentiated commercial uniformity of the supermarket and impart heroic meaning to national and, even, individual life:It was a hero America needed, a hero central to his time , a man whose personality might suggest contradictions and mysteries, which could reach into the alienated circuits of the underground, because only a hero can capture the secret imagination of a people, and so be good for the vitality of his nation; a hero embodied the fantasy and so allows each private mind the liberty to consider its fantasy and find a way to grow." (2)

R. D. Mahoney (1)
Norman Mailer (2)

- No dia em que passam 42 anos sobre o assassínio de JFK, o discurso na rudolph wilde platz, em berlim, alemanha - "remembering Jack at his best..."(via tugir)


brventana

OLHAR EM FRENTE

"Cavaco Silva pode maximizar poderes do PR
O Presidente da República pode pedir ao Governo ou à Assembleia que legislem em determinadas matérias! Não existe essa tradição, mas pode fazê-lo."
Declarações de Cavaco Silva, numa entrevista de ontem ao Público, que podem ser lidas, segundo Manuel Costa Andrade, como "uma nova forma de cooperação institucional". Para o catedrático da Faculdade de Direito de Coimbra, o candidato disponibilizou-se para "maximizar as possibilidades que a Constituição lhe oferece". Costa Andrade diz que não fica chocado que, "num regime semipresidencialista, o PR tente tirar todas as vantagens que a Constituição contempla.
A formalização é prudente ele não diz que vai fazer, diz que vai pedir". No fundo, diz Costa Andrade, "a Constituição é, simultaneamente, law in book e law in action", o que permite que "o exercício da função não esteja determinado de forma rígida e fixista pela interpretação e plena prática dos seus antecesores (...)"
(f.almeida leite-dn)


bventana

21.11.05

ENTRE A REALIDADE E A FICÇÃO

"sobre a 'natureza' da nossa política...

(...) A esquerda, em busca da sua própria identidade, 'materializa-se' no combate ao inimigo externo - Cavaco Silva. Vale tudo, justifica-se tudo, porque Cavaco não é de esquerda, não é um deles. Sentem-se realizados, recordam velhos tempos e, no fundo gostavam que a guerra nunca acabasse. Porque sabem, no intímo, que mesmo que ganhassem, quando 'acabar' regressa o vazio, o absoluto vazio. A 'certa grandeza' de Soares, que falava ontem Pulido Valente, e que tanto entusiasmou as hostes soaristas, é a mesma 'grandeza' do D. Quixote de Cervantes. A 'grandeza' de alguém que entre a realidade e a ficção, se sente realizado e feliz a viver a e a falar de um mundo que já não existe e que não é o seu."
Publicado por Manuel às 3:23:00 PM.
(in grande loja)


bventana

20.11.05

SÓ AQUELE TEMPO QUE É PASSADO SE NÃO FAZ TEMPO PRESENTE

Com o tempo o prado seco reverdece,
Com o tempo cai a folha ao bosque umbroso,
Com o tempo para o rio caudaloso,
Com o tempo o campo pobre se enriquece,

Com o tempo um louro morre, outro floresce,
Com o tempo um é sereno, outro invernoso,
Com o tempo foge o mal duro e penoso,
Com o tempo torna o bem já quando esquece,

Com o tempo faz mudança a sorte avara,
Com o tempo se aniquila um grande estado,
Com o tempo torna a ser mais eminente.

Com o tempo tudo anda, e tudo pára,
Mas só aquele tempo que é passado
Com o tempo se não faz tempo presente.





luis de camões




bventana

O GRANDE DEBATE

- "(...) De resto o grande debate em Portugal não é entre a esquerda e a direita. O grande debate é entre desemprego e desenvolvimento. As sociedades modernas são demasiado complexas para se enquadrarem nessa velha dicotomia.

- "(...) Deve haver lealdade institucional entre o Presidente e os outros órgãos de soberania. Estaria a violar essa lealdade se recebesse corporações em conflito com o Governo. O que não quer dizer que não possa promover contactos discretos para ajudar a resolver as crises. Não me vejo a contribuir para a impopularidade de um Governo.

- Se for eleito, nunca criticará publicamente o Governo?
Em primeiro lugar falarei sempre com o Governo, em segundo lugar voltarei a falar com o Governo. Mas posso também mandar mensagens à Assembleia se entender que há um problema importante. Mas se entender que há questão importante que o Governo está a adiar ou que não esteja a ir no sentido certo há, com certeza, a intervenção pública. Mas terão de ser questões de interesse claramente nacional"

A. Cavaco Silva
(publico - 21.11)


brventana

OLHAR EM FRENTE

"Voltemos às reuniões com o primeiro-ministro. Essas reuniões têm um histórico em Portugal. Já foram muito conflituosas, até houve um primeiro-ministro que levava um gravador...(Risos)

- Não vai ser necessário se eu for eleito. Essas reuniões serão entre duas pessoas que se respeitam e querem trabalhar com lealdade para resolver os problemas nacionais. Não está na minha maneira de ser utilizá-las para tricas ou fait-divers. Serão reuniões de trabalho. O Presidente tem de remar ao lado do Governo, da Assembleia e dos parceiros sociais para inverter a situação. Corremos o risco de chegar a 500 mil desempregados. Tem de haver uma mobilização geral e eu proponho-me ajudar. A prioridade é o reforço da competitividade da nossa economia.
(...)
- Espero que as reuniões semanais com o primeiro-ministro sejam conversas frutuosas e conduzam a uma cooperação saudável"

A. Cavaco Silva
(in publico, 21.11)


bventana

O DESENVOLVIMENTO SÓ É ECONÓMICO PARA SER SOCIAL

(...) - Quando diz que conhece o mundo, conhece-o como economista, olhando para números...

- Mas os números que estão ao serviço das pessoas! Quando o Banco de Portugal diz que só vamos crescer 0,3 por cento, acrescenta que perdemos quota de mercado nas exportações para a China e para os países de Leste. O desenvolvimento só é económico para ser social e não se conhece o mundo só por se viajar muito. Conhece-se estando atento às suas mudanças e às implicações dessas mudanças em Portugal e na Europa.Uma coisa são estatísticas e outra conhecer a realidade através das pessoas… A defesa dos interesses de Portugal no estrangeiro, neste princípio de século XXI, não se faz com retórica nem com palavras sem conteúdo: faz-se com competência e conhecimento dos dossiers. O Governo precisa de um Presidente para ajudar a defender os interesses de Portugal no estrangeiro e, como muito bem dizem Vital Moreira e Gomes Canotilho, não é possível uma política estrangeira eficaz sem a cooperação entre os dois órgãos."
A. Cavaco Silva
(in publico-21.11)



bventana

A REPRISE

O horror...

"(...) Aposto dobrado contra singelo que no dia 22 de Janeiro, no segredo da cabine, o engenheiro vai pôr a cruzinha..."
postado por GS às 10:08
(in Gândavo)


brventana

ENTRETANTO...

"Os últimos dados sobre a economia portuguesa são preocupantes: crescimento próximo do zero, desemprego a subir, dívida pública também, queda do investimento, fraco desempenho das exportações, novo aumento do endividamento dos particulares, idem para as despesas com pensões e para a massa salarial dos funcionários públicos.
A situação é ainda mais grave porque, segundo a OCDE, Portugal continuará a crescer menos que a media europeia pelo menos até 2007 (porque não há previsões para depois) ..."

nicolau santos -expresso,19.11

"O socialismo ainda é o que era
Soares defende reabertura de troço não rentável da linha do Douro. Os utentes da congestionada e insegura Linha de Sintra da CP que o paguem.
Publicado por Ninno às 9:17:00 PM.
(in GrandeLoja)



bventana

FIRMEMENTE NO CENTRO DAS COISAS

"(...) Os inimigos do dr Cavaco nunca perceberam que a obstinação dele o punha firmemente no centro das coisas e os podia coagir, como coagiu, a tomá-lo como único ponto de referência. Cavaco sabia o que queria; os inimigos de Cavaco limitavam-se a saber que não queriam Cavaco.
Pouco a pouco, subordinaram-se a ele e ele ficou livre (...) "


V. Pulido Valente
(in "o independente", Julho de 1991)



brventana

RETRATO DO CANDIDATO DOS AFECTOS QUE SE AMA ACIMA DE TUDO, SOBRE TODAS AS COISAS

"(...) Até porque, «mais importante que ser primeiro-ministro, mais importante que ser Presidente da República, mais importante que ser deputado é ser Mário Soares»
Mario Soares


"Soares ama-se. Acima de tudo, sobre todas as coisas. Permite-se tudo, dizer tudo, fazer tudo. Apelar ao voto no filho em cima das urnas ainda não fechadas num dia de eleição nacional, impor uma candidatura, magoar um amigo, desmentir evidências. (....) Impor regras aos outros, concedendo-se o rigoroso exclusivo de inventar as suas (...) "

Maria João Avillez
(expresso-19.11)



bvtana

SE HOUVER RESTOS DE BRIO

«Vamos pensando nisso. Aliás, até já devíamos estar a pensar», acrescentou, defendendo a realização de um «debate nacional» sobre a questão da retirada das tropas."
(diario digital)


A coerência.



crsdovale

MAIS IMPORTANTE QUE SER PRESIDENTE DA REPÚBLICA É SER EU

"As coisas são o que são, e não o que os homens queriam que fossem"
Luigi Pirandello




Os cliques podem ser cruéis, quando expõem de repente a uma luz excessiva o que na penumbra já se pressentia, como se o óbvio se vingasse da sua prolongada ocultação.



guido sarrasa

QUE LHE SERVE DE IMPULSO

"Como é próprio do animal que Aristóteles chamava político, isto é, que vai sempre tratando de si, ruminava em coisas e loisas."
Aquilino Ribeiro




O candidato exclusivo do aparelho do PS, Mario Soares, em cada penosa intervenção que se sucede a uma desastrada aparição, que, por sua vez, foi antecedida de uma tirada demagógica ou de uma triste pirueta ou de uma gafe patética, o que faz é atolar-se mais e sempre mais no lodaçal da toleima jactante que lhe serve, desgraçadamente, de impulso.

Isto, porque, entre outras coisas:

“O homem que passou é aquele que desempenhou a sua missão, que a desempenhou bem ou mal, não importa, e já não pode desempenhar outra nem prosseguir a que assumira.
Se é orador, a sua palavra jamais será escutada; (...) se é politico, as multidões não lhe obedecerão; e nunca mais o seu braço será procurado, nem o seu conselho pedido (...).
O homem que passou é o homem que já não conta, o homem com quem o tempo não conta por lhe faltar a chama interior do entusiasmo ou o favor da opinião, estas duas energias sem as quais não é possível realizar uma obra ou prosseguir um destino.
(...) O que até então fora louvado será diminuído, o que fez de bom será atribuído aos outros, e se lhe mantêm a autoria logo desviam o objectivo; e onde houve o propósito de fazer por bem, logo dirão que fez por mal, onde houve o maior desinteresse, logo lhe assinalarão o maior proveito.
O homem que passou é como o ano que passa. No momento mesmo em que corta a meta da eternidade, o ano que passou é mal querido e insultado. Começam a insultá-lo aqueles a que não serviu, ainda que não tenha servido com razão; depois os indiferentes; e, atraídos pelo clamor, até aqueles mesmo a que encheu de benemerências.
(...) Aquele que não quer passar depois de ter passado, ainda ouvirá palmas, mas já não são palmas, são despedidas e não despedidas com saudades mas com ironias. As palmas são para o tempo, para que seja contente e caminhe mais rápido, para que mais depressa o leve.”

Manuel Rodrigues
(O Seculo-Dez.1938,citado por Helena Matos,Publico-24.9)




cristovaodovale

CHOCANDO COM O PLANO

Correio do leitor:



"Descodificando o mandarim, chocando com o plano e chamuscando a bandeira política de choque do chefe

Segundo o Diário Económico (18/11/05) “ o ministro da Ciência e Tecnologia defende uma maior intervenção do Estado na modernização da economia, advogando que Portugal não dispõe ainda das competências necessárias para a implementação das medidas delineadas por José Tavres..dedicando uma grande pecentagem das verbas atribuídas pelo OE à formação de mestres e doutores...”, agora até mestres!.
Daqui retira-se, como principais fundamentos para a postura do mandarim, os que visam:
1) Que o grosso das verbas devem ser geridas pelo dito, e como ele as sabe gerir, criando sempre dependências aos beneficiários (em certos casos com telefonemas antecipando as novidades do correio) que deste modo vão alargando o seu séquito e base de apoio oferecida, sem qualquer pudor, a politicos menos avisados,
2) Que o uso destas verbas evitem, por via supletiva, questionamentos, por parte da Comunidade Científica, sobre opções de despesa (muitas) e de investimento (poucas) associadas a quotas de organizações internacionais em que o autor da polémica tem secretos ineteresses de protagonismo (ESA; CERN, ESO);
3) Que o engrossar do orçamento por esta via diminua o impacto da inexistência de verbas dos fundos estruturais, abusivamente orçamentadas com o objectivo único de alargar a contrapartida nacional;
4) Que deste modo também se possa contribuir para ultrapassar o seu sindroma (e pesadelo) de não ser, nem agora nem nunca mais, o protagonista político dos maiores acréscimos de despessa em I&D observados no país (mesmo controlando o organismo produtor das estatísticas para o sector);
5) Que se mantenha sob sua alçada o orçamento na àrea da “sociedade da informação” (primeiro barrete enfiado ao oponente, com diversas frentes e consequências);
6) Que se crie a margem de manobra para a intenção de defesa do financiamento da EFS pela via dos fundos estruturais (medida de impacto negativo sobre o país, mas não imediato sobre a Comunidade C&T nacional);
7) Que seja afastado o Ministro opositor e o seu Secretário de Estado (Castro Guerra) para esta àrea, afirmando-se o “samurai” junto de Sócrates com peso idêntico ao que havia beneficiado junto de Guterres (ao tempo muito pouco apreciado por Sócrates)
Pese embora o fraco desmpenho televisivo de José Tavares (expresso da meia-noite), evidenciando fragilidades algo inesperadas, fica-lhe o mérito do pressentimento de estar genuinamente embuído de um espírito de desenvolvimento do país.
Fica a nota do especialista anónimo (seguramente não por acaso e demasiado relevante numa sociedade que queremos democrática) citado no DE: “a confusão gerada deita por terra uma boa uma boa oportunidade para discutir e implementar a inovação...”. Pois é!
Será que isto constitui novidade para alguém? Basta vasculhar (e não muito) o passado da personagem em matéria de inovação.
Mais, estando quem está, e quer continuar a estar ao leme, o que se poderá esperar?
Com tantos anos de politica mandarim e com resultados tão parcos, porque esperará o Primeiro Ministro? "


Vitor Alviela




bventana

MÚSICA DE SERROTE

"Como vocês hoje viram, não fiz nenhuma referência ao professor Cavaco Silva e vocês simpaticamente também não me perguntaram nada. Sabem porque é que não o fiz? É que eu já consegui o meu primeiro objectivo, já estão marcados os debates. Eu queria que ele viesse ao diálogo e ele veio..."
(in DN-20.11)


Tendo em conta que Cavaco Silva se disponibilizou para debates desde o início, e que os referidos debates se vão processar exactamente nas condições que o mesmo Cavaco Silva preconizou, para esta melopeia do candidato Soares tem o povo um nome: música de serrote.


lourençobravo

DOSES EXTRAORDINÁRIAS DE RUÍDO

"Facilidades
É fácil, falando muito, fazer crer que os outros estão calados. É fácil, dizendo tudo o que nos vem à cabeça e mais alguma coisa, lançar a suspeita que os outros não têm ideias. É fácil, produzindo doses extraordinárias de ruído, sugerir que à volta só há silêncio. É fácil, banalizando o ataque pessoal, fazer com que pareça natural. Por outro lado, é igualmente fácil ver só desespero onde há também estratégia. E é fácil pensar que o cansaço acaba por vencer o cansativo, quando o cansativo só a nós nos cansa. É facílimo supor apenas racionalidade e bom-senso quando as pessoas não menos se acomodam, compreensivelmente, ao que se repete ad nauseam. E é mais fácil construir mitos do que destruí-los. Tenho visto televisão e lido o Público e o Diário de Notícias.
Paulo Tunhas 11:04
(in PulodoLobo)


brventana

O JARRÃO MING DA REPUBLICA

"(...) Mário Mesquita "analisa" no Público... apesar de advertir que não tem "competência para (se) aventurar em análises psicológicas (...) "


#
posted by João Gonçalves : 20.11.05
(in portugal dos pequeninos)



bventana

MELHOR É IMPOSSÍVEL

Embora ferozmente desligado da realidade, Mario Soares numa fugaz intermitência recuperou o sentido de humor e, depois de sossegar Castelo Branco garantido que só vai para Belem por um mandato, perguntou:
"E, porque não, a seguir a mim, um presidente de Castelo Branco? "

Bingo!
Melhor é impossível.


crsdovale

ALEGRE SOARIZA-SE

«Não é razoável que o PS proponha ao país o mesmo presidente que propôs há 20 anos», observou, ironizando que também Eusébio «já não pode jogar no Benfica».

«Não digo que um economista não possa ser candidato à Presidência da República, o que eu digo é que como primeiro-ministro ele provou-o muito mal»
(diario digital)


Os candidatos PS, o do aparelho e o exterior ao aparelho, vão confluindo.
Para um bonito ponto de encontro.


crsdovale

SÓ UM?... MAS PORQUÊ?!!

"... Mário Soares garantiu hoje, num jantar em Castelo Branco, que se for eleito nas presidenciais de 22 de Janeiro apenas cumprirá um mandato. "Vou estar no exercício (de funções) um só mandato", afirmou Mário Soares"
(sic on line)


Brvtana

A ZUNIR

"O ex-presidente da República Mário Soares reclamou hoje, durante uma visita ao distrito de Castelo Branco, como vitória sua o facto de Cavaco Silva ter aceite participar nos debates televisivos, considerando que o seu primeiro objectivo foi alcançado."
(sic online)


Rebentado, o balão ondeia pelos ares...
A zunir.


crsdovale

19.11.05

TEM CURVAS

Humanismo

jcd 19:25
(in pulodoLobo)



bvtana

ADIVINHEM AGORA

Correio do leitor:

De costas nem todos os mandarins são pardos

Estalou a ciumeira entre as “estrelas” da “quota gamista”. De dentada em dentada e escondido nas sombras dos apoios mediáticos o mandarim, esse o luminoso, vai achincalhando a sua compère com notícias criteriosamente colocadas pela conhecida “turma do mandarim”.
É evidente a vantagem do mandarim. São abissais as diferenças de experiência em “tricot”, de “jogo baixo” e de potencial de tiro que o mandarim exibe face à neófita e ex-sargento ajudante (com culpas num cartório, relembradas subtilmente) daquela turma.
Da última investida (Público) retira-se uma imagem de grande gestor (poupado e criterioso) em contraponto com um certo amadorismo gastador e descontrolado. Advinhem agora quem protagoniza no governo tais papeis. E assim se constroem imagens, beneficiando é certo da nossa pobreza colectiva em matéria intelectual.
Todos os eucaliptos são assim..Na verdade Faro, hoje por hoje, significa muito menos do que Évora.
Na mente deste eucalipto político, neste país de pobres a diferentes títulos a estrela que mais brilha e maior impressão pública concentra é o próprio mandarim, ele mesmo ... o luminoso.


R. Fachetti



bventana

ERROS E ACERTOS

"É preciso dar crédito e autoridade à Razão para que o acaso se não constitua soberano."
Cavaleiro de Oliveira




"Isto do fácil não há sagrado a que se acolha; Nada defende o que não se defenda, nem pode ser conquistado de nenhum ânimo generoso o que não custa. As dificuldades apetecem por honra, as cousas por vício.
(...)
Nunca será perfeito galã o que servir por destino ou afeição, mas sim o que se prepare com o espírito. Vai muito o eleger pela luz do entendimento ou o seguir pelas trevas da locura. Sempre se há-de buscar a dama mais atilada que sabe buscar ocasiões para que a conheçam e tirá-las ao tolo para que a ignorem. Não actue logo à primeira. Estude devagar os erros e acertos..."


D.Francisco de Portugal
Arte de Galanteria


bventana

ATRÁS DE MUITO MAIS QUE A FANTASIA

SIGAMOS O CHERNE!
Depois de ver o filme O Mundo do Silêncio de
Jacques Yves Cousteau



Sigamos o cherne, minha Amiga!
Desçamos ao fundo do desejo
Atrás de muito mais que a fantasia
E aceitemos,até, do cherne um beijo,
Senão já com amor, com alegria...

Em cada um de nós circula o cherne,
Quase sempre mentido e olvidado.
Em água silenciosa de passado
Circula o cherne:traído
Peixe recalcado...

Sigamos pois o cherne, antes que venha,
Já morto, boiar ao lume de água,
Nos olhos rasos de água,
Quando, mentido o cherne a vida inteira,
Não somos mais que solidão e mágoa...



Alexandre O´Neill
No Reino da Dinamarca-1958



bventana

19 de Novembro

"A Pátria não é a terra; não é o bosque, o rio, o vale, a montanha, a árvore, a bonina: são-no os afectos que esses objectos nos recordam na história da vida...."
Alexandre Herculano



“Eu fiz um pacto com o tempo:
nem ele me persegue,
nem eu fujo dele.
Um dia a gente se encontra.”


bruno ventana



18.11.05

O ALISAMENTO

Correio do leitor:

"Alisando a contestação como depósitos de juro garantido

Com a conivência de vários confrades do mandarim, a greve de professores só atinge a gestão da 5 de Outubro. Convenhamos que a coisa não está nada mal engendrada. Até parece que também anda aqui mãozinha da rapaziada do CLA, tão activa, tão activa, que desde de há muito não se lhes ouve piu.
Consta que todos serão compensados pelo silêncio. O Frei luís já abichou (esperemos que o Minitro Pinho abra os olhos), o “Grande Secretário Geral” vai a caminho de abichar. Quanto ao resto não fiquem inquietos, vai haver muito lugar de delegado nacinal junto da U. E., dando hipóteses de maior proximidade à fonte...da internacionalização dos mais dotados seguidores do mandarim.
Será que o camarada Sócrates não enxerga estas jogadas? No fundo, percebeu ou não o verdadeiro significado da nomeação da polivalente gestora para a ESF? Se percebeu, então como aceita que uma tal personalidade, sem qualquer perspectiva de desenvolvimento económico e social para o país, integre a comitiva à cimeira ibérica?
Mas, mais, porque é que os empresários, verdadeiramente empenhados no desenvolvimento tecnológico do país, não exigem a demissão do mandarim? Como é que é possível não perceber que este homem é um fautor de atraso económico e social do país, impedindo a mobilização das competências nacionais de C&T de contribuirem para a criação de riqueza no país? Será que não se entendem as maningâncias que estão por de trás do mais recente choque no plano tecnológico?
Finalmente,será que ninguém dá por isso ou haverá mesmos forças a alisar a contestação? E o alisamento terá rendibilidades atraentes? Se sim, então já percebo! "

Máximo Pardal



bventana

PEDRA DE TOQUE

"O diverso e o inesperado, o antagónico é que são a pedra de toque dum acto de entendimento."


miguel torga


brventana

DEIXADO POR JOSÉ TAVARES

"Projecto-bandeira de José Sócrates
PÚBLICO revela as 166 medidas do Plano Tecnológico
O Plano Tecnológico deixado por José Tavares, cujo documento síntese levou à sua demissão da Unidade Coordenadora, na quinta-feira, contém de tudo: medidas novas ao lado de outras já no terreno e acções de longo curso a par de intervenções pontuais. O PÚBLICO revela hoje a totalidade das medidas previstas na última versão do projecto-bandeira de José Sócrates que está agora entregue a Miguel Lebre de Freitas. São 166 medidas divididas em 12 sub-áreas (ver link).
As 166 medidas do Plano Tecnológico (em PDF)"
(publico)


bvtana

SÓ PODIA DAR CHOQUE

Correio do leitor:

"Crispadinho e a todo o pano

De crispação abafada havia vários sinais no que se refere ao choque tecnológico.
Saúda-se a premunição de Sócrates quando percebeu que isto só podia dar choque. E deu.
O mandarim tem vindo cuidadosamente a dar pano á vela, chamando á vez os seus grumetes para marcarem o rumo para albarroamento das forças inimigas. O Frei Luís sempre fiel, venerando e obrigado, demonstrou subtil mas claramente que nestas coisas da sociedade da informação não há espaço para as “forças de Pinho”. Tanto “A voz do mandarim” (em grande destaque), como “A nova voz do mandarim” se encarregaram da difusão da “boa nova”.
A seguir virão pesos mais pesados .... talvez da ESA, para já! Depois, logo se verá!
Estamos na fase de reimpressionar Sócrates, fazendo-o esquecer lembranças passadas por ilusão de criação de cones de aspiração geradas por grandes personalidades (reais ou aparentes - a retórica também aqui é aplicável) da ciência.
Atentem nas figuras da figurinha procurando as câmaras de televisão (em boa companhia e evidenciando grande cumplicidade) durante a cimeira Ibérica. Já por aqui se haviam deixado avisos sobre a estratégia da personagem. Agora é: crispadinho (qb –não vá o diabo tecelas) com o Pinho e a todo o pano com o chefe, à moda do fradinho da informação, sempre fiel, permanentemente venerando e muito disponível (matéria de que a “plagiadora de visão” nos ofereceu imagem inesquecível dos “sacrifícios” que o mandarim é capaz de incorrer para a manutenção do poder)."

Manuel Tavares Mendes



bvtana

TEMPLANDO Y GÚSTANDOSE

"O candidato a Presidente da Repúblic a Cavaco Silva garantiu hoje que não se sentiu «insultado» com as recentes críticas de Mário Soares, que considerou ser uma pessoa que «faz política de forma séria».
«Não me senti insultado. Há determinadas afirmações a que nós não devemos prestar muita atenção, principalmente quando são de uma pessoa como ele [Mário Soares], que faz política de uma forma séria, pouco retórica e não com palavras sem conteúdo», afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas em São Paulo, no Brasil."
(diariodigital-18.11)



brventana