30.4.06

Longe da multidão

Benfica. O que se está a passar?


bventana

Rien ne va plus





«Mis en cause dans l’affaire Clearstream, le premier ministre fait l’objet de toutes les attentions politiques. De nombreux députés, à gauche comme à droite, avancent l’hypothèse de sa démission. »
Le Figaro-30.4




crsdovale

Catedral, 18.30



" In boca al lupo...

Crepe´il lupo ! "






bruno ventana

Sabe do que fala

"(...) Cavaco "inteligiu" (a inteligência não é mais do que isso) esse disparate suicidário e optou, tacticamente bem, por um discurso inane .... http://dn.sapo.pt/2006/04/30/opiniao/o_discurso_cravo.html)

Por alguém, intimo colaborador de uma década de discursos inanes, naturalmente à vontade no exercício.


crsdovale

Um deles está vivo

"Um dos “companheiros” está vivo, adiantou o candidato que, agora, quer falar sobre o futuro do PSD..."
(correio da manhã-30.4)


Os pontos nos iis.
Afinal, dos mortos que apoiam o candidato Pereira Coelho, "um dos companheiros está vivo".
Humor sim, palhaçadas não.


crisdovale

1908 - 2006

"The only function of economic forecasting is to make astrology look respectable."



Politics is not the art of the possible. It consists in choosing between the disastrous and the unpalatable.
John Kenneth Galbraith



http://en.wikipedia.org/wiki/John_Kenneth_Galbraith


crisdvale

Pequeninamente




«Os portugueses não sabem falar uns com os outros, nem dialogar, nem debater, nem conversar.
Duas razões concorrem para que tal aconteça: o movimento saltitante com que passam de um assunto a outro e a incapacidade de ouvir. Não se pode dizer que a segunda decorra da primeira, porque o inverso também é verdade. resultam as duas do facto de as falas não conseguirem atinar com um "tom" comum. Porquê? Paradoxalmente (ou perversamente), porque o que se procura é precisamente a discordância (não a discórdia) e, antes de tudo, ouvir o som da sua própria voz - pequeninamente, a afirmação autista de si, na fala pronunciada sem a preocupação de ser ouvida ou ser compreendida (porque essa crença nem sequer se põe em dúvida, desde que eu me oiça. Produz-se assim uma algazarra insuportável, com todos a falar ao mesmo tempo, cada um com a sua veemência particular sem dar a devida atenção aos outros seus "interlocutores". »

José Gil
Portugal, Hoje
O medo de Existir


crisdovale

Não podiam ignorar


«Os que justificavam as suas decisões com o argumento de que as pessoas são mais importantes do que os números não podiam ignorar que são os números que determinam como, quando e em que escala as pessoas podem ser protegidas, beneficiadas e defendidas em situações de risco.

Ao aceitarem confundir a descida da taxa de juro e a estabilidade da moeda única como factores que permitiam o aumento da despesa pública, estes protagonistas políticos agravaram a dependência da sociedade portuguesa em relação aos fluxos distributivos e condenaram ao fracasso qualquer estratégia de modernização no padrão da globalização competitiva."

Joaquim Aguiar
(Fim das ilusões/Ilusões do fim)


crisdovale

Caracteriza-se pela ausência


«O Banco de Portugal nota que a situação actual é muito diversa da observada após a recessão de 1993. "Em contraste com o então verificado, a evolução recente da actividade económica em Portugal caracteriza-se pela ausência de uma recuperação sustentada.

Precisamente: a crise não é cíclica ou conjuntural. É diferente das anteriores, é estrutural. Diz a OCDE que a economia portuguesa começou a deteriorar-se em 2000 e deverá crescer abaixo da média europeia pelo menos até 2010. Por isso interessa pouco saber se vem aí ou não uma retomazinha, porventura puxada por algum factor externo. O essencial é perceber até que ponto estamos a actuar na mudança das estruturas.»

Sarsfield Cabral
dn-30.4


crsdovale

O Sr MNE

«Freitas, sempre

O ministro dos Negócios Estrangeiros bem se queixa de que agora é moda atacá-lo, mas a verdade é que não consegue passar um mês sem se pôr a jeito. Agora lembrou-se de investigar as listas de estrangeiros ilegais expulsos pelo Canadá para se certificar de que o contingente luso não é o mais sacrificado. Os portugueses "não estão entre os primeiros", afirma, impante de felicidade, quiçá até a achar que se mete pelos olhos dentro que é graças a si. Diplomacia? Heeeellloooo? »

Fernanda Câncio
Dn-30.4


crsdovale

Já agora...

Paulo Bento "não percebe o critério" da escolha do árbitro para Vila do Conde...
Pois, este calhava melhor.


crsdovale

O typographo

“Conta que ele foi typographo em Coimbra para pagar os estudos. Não havia de gastar muito se pagou o que sabe.”
Camilo Castelo Branco



Sic-Noticias, flash com protocandidato Pereira Coelho (o politico que conta com o apoio dos mortos).
Humor sim, palhaçadas não.


crsdovale

29.4.06

Na sua forma mais alta

"(...)

É poder controlado. Armazena energia para ser usada em circunstâncias especiais. Ponderação é a arte de erguer as sobrancelhas em vez de deitar o telhado abaixo. Conserva-o calmo e acautelado em diferentes circunstâncias. Não significa fraqueza, nem estupidez, ou indiferença ou desinteresse. Na sua forma mais alta sugere autoconfiança, independência e domínio perfeito. O homem ponderado governa. O trabalho feito com ponderação é mais profícuo porque é bem feito, meticuloso e inteligente. Exerce uma grande influência sobre as outras pessoas. Sugere a existência de largas reservas de energia. Ponderação é poder bem controlado e dirigido.

(...) "


Alfred Montapert
A Suprema Filosofia do Homem




bvtana

Foram depois visitá-lo


"Pero da Covilhã deixa Santarém a 7 de Maio de 1487, acompanhado por Afonso de Paiva e por um reduzido séquito. Cavalgam até Valência, Barcelona, depois vão por mar até Nápoles, Rodes, e chegam a Alexandria. Disfarçam-se então de mercadores, atingem o Cairo, depois Aden, onde chegam no Verão de 1488. Aí, separam-se. Pero da Covilhã dirige-se à India, Afonso de Paiva parte para a Etiópia, onde adoece e morre. Pero da Covilhã chega de barco a Calicute, depois a Goa. Realiza numerosos contactos preparatórios do estabelecimentos de portos portugueses na ìndia, depois regressa por Ormuz, Aden, e finalmente ao Cairo. Aqui encontra dois enviados do rei de Portugal que o informam da morte de Afonso Paiva. Entrega-lhes, com destino ao soberano, um longo relatório que servirá de base à preparação da viagem à India de Vasco Gama, dez anos mais tarde. Um dos mensageiros vai levar este relatório a Lisboa. Na companhia do outro, Pero da Covilhã parte de novo para Aden e Ormuz, depois para a Etiópia. Recebido pelo negus, na Abissínia, aí fica e vive rico. Vários portugueses foram depois visitá-lo. É aí que morre. Fabuloso destino!"

Jacques Attali -"1492"


crisdovale

Não está no programa

"(...) Em suma: o Primeiro-Ministro diz que a opção pela energia nuclear não faz parte da agenda do Governo, mas o ministro da Economia admite, na actual legislatura, equacionar essa possibilidade. Sejamos muito claros. Não se trata apenas de falta de sintonia. Há uma contradição clara entre as posições do Primeiro-Ministro e do ministro da Economia. Pior. Embora não tenha poder para isso, Manuel Pinho desautorizou publicamente José Sócrates."
# posted by PG : 18:17
(in bloguitica)


crisdovale

One day we'll lose but, for now...


"...para ir a Inglaterra, esse país de vivos prados e de cabelos de ouro..."
Eça de Queirós





"Chelsea manager Jose Mourinho threw his medal into the crowd to celebrate his side's second successive title after they cruised past Manchester United."
(BBC Sport-29.4)



crisdovale

Hoje há caracóis, amanhã não sabemos

"... lia Vidas de Santos, visitava o lausperene: eram desses bruscos abatimentos de alma que, outrora, levavam os fracos aos mosteiros."
Eça de Queirós



"The Wall Street Journal acusou ontem a administração do Millenium bcp de «encher os bolsos» à custa dos seus accionistas, atribuindo salários milionários aos nove gestores, que no conjunto podem ascender atá 10% dos lucros.
...
«Os banqueiros têm jeito para enriquecerem. Mas poucos o fazem com tanto atrevimento quanto os gestores do bcp»
...
Publicado na edição de ontem com o título «Esquema de enriquecimento dos banqueiros do bcp funciona à custa dos accionistas»
...
«Os investidores do bcp independentes mantêm-se em maioria. Eles devem insistir em pôr fim a este plano injurioso.» "
(in publico-29.4)


crsdovale

28.4.06

O nome do pórtico


Vês este pórtico? Tem duas faces. Reúnem-se aqui dois caminhos e ninguèm ainda os percorreu até ao fim. Esta longa rua que desce, é uma rua que se prolonga durante uma eternidade e esta longa rua que sobe - é outra eternidade. Estes caminhos contradizem-se, chocam um com o outro. E é aqui, neste pórtico que eles se encontram. O nome do pórtico está inscrito na sua fachada, chama-se «instante».

Friedrich Nietzsche
(Ainsi parlait zarathoustra, citado por Joaquim Aguiar in Fim das ilusões/Ilusões do fim)

crisdovale

Presságio nublado

«O governo assegura ao corpo diplomático, cidadãos estrangeiros e população em geral que as forças de segurança de Timor- Leste continuarão a observar o máximo auto-domínio e ao mesmo tempo permanecerão vigilantes e em estado de prontidão para garantir a segurança dos diplomatas, familiares e funcionários, bem como de todos os cidadãos estrangeiros, visitantes e residentes, e população em geral»
(in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=225488)


Quase todos os factores que podem levar a uma leitura muito pessimista deste episódio estão plantados no terreno.

crsdovale

Nao está um caso bonito?

"Candidatura de Pereira Coelho a líder do PSD com assinaturas de militantes mortos"
Publico-28.4



Isto, sendo bom, não é o melhor, pois que:
"Mas o candidato não desiste e deverá apresentar até sábado as assinaturas que faltam..."

Com a ajuda da sabedoria popular, recomendar-se-ia ao azougado protocandidato:
Tu não te deites a afogar duma ponte tão baixinha.


crsdovale

Boa noite e boa sorte

"A linguagem tende para a prosa, mas não chega lá"
Eugénio Montale


Sidjae Reid por Peter Beard


guido sarrasa

27.4.06

Bon Chic Bon Genre

"A vida só se dá a quem se deu. "
(Vinicius de Moraes)

"The time is always now"

Visionary artist and photographer, world traveler and explorer, champion of wildlife conservation and brilliant society character, Peter Beard is impossible to fit into an easy category.
His life experiences are recorded and interpreted through photographs embellished with drawings, stories, newspaper clippings, and animal blood.
Peter Beard's photographs become objects which transport the viewer through time, objects with a presence both instantaneous and everlasting.

Since 1961, when he graduated from Yale and settled in Kenya on land adjoining the farm of Karen Blixen (Isak Dinesen, author of Out of Africa), Peter Beard's life and career has been inexorably tied to the African continent and its wildlife.
While elephants, leopards, and crocodiles are still important elements in Beard's diaries and collages, they are by no means the only ones: Fifty Years of Portraits features work in which family members, celebrities, fashion models and fellow artists figure prominently in Beard's unique visual vocabulary

Peter Beard‘s life is of the stuff that Hollywood epics are made.

His great-grandfather G. G. Hill founded the Great Northern Railroad Company in the 19th century and by the time of his death had ammassed a fortune of some 53 million dollars. The tobacco heir Pierre Lorillard, Peter Beard‘s grandfather, founded the Tuxedo Company and was the inventor of the formal eveningdress of the same name.
Peter Beard was born in New York on January 22, 1938 and at first studied medicine, in compliance with his parents‘ wishes. His mother fancied bringing up a doctor, a governor, or a lawyer.
But that was not to be: Peter Beard transferred to the art department at prestigious Yale University...

He was inspired and fascinated by Karen (“Tanja”) Blixen‘s book, “Out of Africa”, which moved him to visit Africa for the first time in the mid-50‘s.
Later he made Karen Blixen‘s acquaintance, became her neighbour and photograhed her for the last time three months before her death.
In 1961 he settled on Hog Ranch near Nairobi, and it is here that he found the central theme of his life: the destruction of the last animal paradises at the hands of man and civilisation.
In 1965 he published his first book, “The End of the Game”, a brutal, shocking docum
entary of the history of wildlife in Africa as exemplified, in particular, by the dying out of the elephants.
“Stress & Density” - how did the exhibition come to get this name, he was asked last autumn in an interview for the Munich “Fotomagazin”. “That is the corner humanity is painting itself in to. In a world where every four days one million more people are added to this number...”

So who is Peter Beard? A world-famous photographer, playboy, friend of the world‘s rich and beautiful, member of the New York jet set, a regular in the legendary Studio 54, a close friend of Francis Bacon‘s, Andy Warhol‘s, Truman Capote‘s, Mick Jagger‘s, Jackie Onassis‘... Peter Beard has many faces.
On the outside he looks like a cross between an American movie star and an English gentleman; but he is not just an Africa adventurer and bon vivant, he is an artist and Cassandra with a camera who creates disturbing, troubling chronicles of the destruction of the earth‘s wildlife paradises. And he has been doing this for a long time.

Since 1949 he has been compiling his famous “daybooks”, his pictorial diaries - book collages crammed out to the margins full of scribblings, and smudges: full of life itself - which continue to influence photographers and artists today.
But Peter Beard is also a fashion photographer: his fashion-photo spreads for the big international gloss magazines have an intensity and unmistakability that have never been surpassed. And 20 years ago he discovered a breathtaking, elegant African woman on the bustling streets of Nairobi, Iman, who thanks to him, went on to become a supermodel with a worldwide career...

Peter Beard lives and works in Africa.

Guido Sarrasa

De ver

«Radical Islam -- globalization for losers», por Jonah Goldberg
(LA TIMES, 27.4.2006) , via Bloguitica

crsdovale

L´insouciance élégante


"C'est toujours ce qui éclaire qui demeure dans l'ombre."
Edgar Morin




"Protégé de la marquise de Pompadour, le duc de Choiseul etait un individualiste aux multiples facettes, ambitieux, libertin et amoral, à la fois rompu aux intrigues de la cour et devoué au service de l´État;

un aristrocate qui portait ses défauts "avec une audace, une absence de préjugés et de remords qui lui conférait une sorte d´originalité, l´érigeait en archétype de la désinvolture et de l´insouciance élégante", écrit son biographe, Guy Chaussinand-Nogaret
(1)

Casanova, dont les Mémoires étaient l´un des livres de chevet de François Miterrand, avait lui-même, en expert, brossé de cet esthète débauché le portait suivant, qui pourrait être celui de son ministre (Roland Dumas):

amateur des arts, ami des gens à talent et de goût, il jouissait du plaisir de leur être utile et de les voir lui faire la cour par reconaissance.

Il avait d´ailleurs beaucoup d´esprit, mais sommaire et en gros, méprisant tout ce qui est détail; car il était paresseux et idolâtre du plaisir."(2)


hervé gategno
(1)-
Guy Chaussinand-Nogaret, "Choiseul, naissance de la gauche" -Perrin

(2)-Casanova, "Mémoires"-Gallimard


guido sarrasa

Palácio do Manteigueiro à Horta Seca


"Os espectros de mais de dois séculos habitam o solar com as poeiras da história, os seus momentos de prazer, apetites não satisfeitos, despeitos, paixões, sentimentos feridos, amores e desamores, deslealdades, exotismos, traições, subterfúgios, atropelos, vinganças, recordações, decisões governamentais, heroicidades, sombras e mistérios."


brunoventana

No notar-se-lhe a ausência residia em parte o seu encanto

“The horoscopes of the murdered are almost identical with those of the assassins”
Aleister Crowley



Ladrilhando o percurso, com risquinho bem feito para dar o elegante, lá vai ele, pimpão, dar uma engraxada ao afiambrado em pleno Chiado, à direita no sentido descendente, quase ao nível da Bénard..
Deve julgar-se um Jerónimo Condeixa, pois se até os transeuntes olha com um comprazimento finório.



brunoventana

Que isto não é justo, não é.


“ Na vida, os factos são o limão na ostra”
Clarice Lispector




"É o sonho de qualquer homem deitar-se com Angelina Jolie ou Madonna, mas eu andava a fazê-lo com as duas e ao mesmo tempo."
Jenny Shimizu
(Visão-27.4)





guido sarrasa

Parece impossível, mas não foi

“Hoje é mau, e cada dia será ainda mais mau, até que o pior aconteça”


crisdovale

26.4.06

Espiritados por vinhos canalhas

Deus move o jogador e este move a peça.
Que Deus por trás de Deus o jogo começa?
Jorge Luis Borges

“Porque afinal de contas, nem todos os críticos espiritados por vinhos canalhas têm o humor faíscante de Poe, de Hoffmann, de Marlowe, de Zacarias Werner e de Bocage – uma constelação de bêbados imortalmente clássicos”
Camilo Castelo Branco


guido sarrasa

Também

É uma figura.
Vale a pena ler também sobre ele.
Não tem pinga do marxismo no seu intelecto.

bvtana

1492

"Actualmente, inventa-se tanto mais o passado quanto mais o futuro escapa à imaginação"
j.a.


"..quase tudo o que hoje é importante - para o bem e para o mal - foi decidido então.
Que as cinco figuras emblemáticas - o Mercador, o Artista, o Descobridor, o Matemático, o Diplomata - e os cinco valores maiores de hoje - a Democracia, o Mercado, a Tolerância, o Progresso e a Arte - não teriam o seu sentido moderno se 1492 tivesse decorrido de outro modo."


Jacques Attali




Cristovao do Vale

De degrau em degrau



Lisboa


Esta névoa sobre a cidade, o rio,
as gaivotas doutros dias, barcos, gente
apressada ou com o tempo todo para perder,
esta névoa onde começa a luz de Lisboa,
rosa e limão sobre o Tejo, esta luz de água,
nada mais quero de degrau em degrau.




Eugénio de Andrade


crsdovale

Fizeram sentido

"Discurso de "esquerda", de compaixão, de solidariedade, de alerta - que importam as definições? O que importa é a gravidade emprestada pelo Presidente ao compromisso cívico concreto que propôs aos portugueses e a que teremos de responder por acção ou omissão (a começar pelos que nele votaram nas últimas eleições).
Não votei em Cavaco Silva, mas não me lembro de um discurso presidencial dos últimos dez a quinze anos que tivesse posto assim o dedo na maior ferida portuguesa. Só por isso - e não é dizer pouco - fizeram sentido estes 32 anos do 25 de Abril."
Vicente Jorge Silva-DN-26.4

crsdovale

25.4.06

Abril em Março e Novembro



O dia 25 de Abril deste ano, como todos os dias de todos os anos, é um dia excelente para prestar homenagem aos valentes do 16 de Março de 1974, nomeadamente Monge, Casanova, Bruno, Varela, Novo, Faria...
Tiveram como ideal acabar com a ditadura sem começar outra. Houve alguns outros assim, em 25 de Abril de 1974, e, feliz e decisivamente outros, em 25 de Novembro de 1975.

crisdovale

Pano de fundo para o discurso presidencial de 25ABR06, como aliás para as outras coisas deste mundo

“Há um momento para tudo e um tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar a planta. Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de destruir, e tempo de construir. Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de gemer, e tempo de dançar. Tempo de atirar pedras, e tempo de recolher pedras; tempo de abraçar, e tempo de se separar. Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de jogar fora. Tempo de rasgar, e tempo de costurar; tempo de calar, e tempo de falar. Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz”.
1 Eclesiastes 3: 1-8



crisdovale

24.4.06

Portugal será






O Portugal futuro





O portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do as falto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a Espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro


Ruy Belo


crisdovale

Numero Uno

MADRID (España). La completa tarde de Enrique Ponce ayer en la plaza de la Real Maestranza de Caballería de Sevilla copa los principales titulares de la prensa de hoy.
Frases como "De Ponce es el trono de Sevilla", "Ponce, sublime en épico y artista" o "Ponce se juega la vida y emociona", son algunas de las frases que encabezan las diferentes crónicas, destacando y elogiando la maestría y capacidad demostrada por el diestro valenciano ayer en Sevilla.
"De Ponce es el trono de Sevilla" (Diario ABC)
"Ponce se juega la vida y emociona" (La Razón)"
"Ponce, sublime en épico y artista"(Diario de Sevilla)

guido sarrasa

23.4.06

Madeira, 18.30




" In boca al lupo...

Crepe´il lupo ! "




bruno ventana

Nas garras do vice-versa

"Se o partido me dispensar fico encantado."
Ribeiro e Castro (ao CM-23.4)


Parece desenhada uma auspiciosa convergência de estados de espírito.


crsdovale

Acabando ele



A história do deficit - durante décadas a fio acompanhada da do "empréstimo" - continua, tranquilamente, a ser a história das finanças portuguesas.
Já Rodrigues Sampaio (1806-1882), numa tirada memorável, que apanhava a essência da coisa, clamou perante o parlamento:

"Quase me chego a assustar de que acabe o défice entre nós, com medo de que, acabando ele, acabe o sistema parlamentar"


bvtana

A difícil arte do vazio



"Ando para aqui sem saber o que fazer com o saco do milhão de votos e já perdi duas ou três belas ocasiões de estar calado. Isto não está fácil..."

crisdovale

Mais um "à moda das Antas"

-"46' - Grande penalidade para o FC Porto, por falta de Nuno Diogo, num lance que deixa dúvidas" -(correio da manhã-23.4)
-"o novo campeão nacional. O FC Porto ganhou, com um golo de penalty (forjado por Ibson)" (DiariodeNoticias-23.4)


crisdovale

21.4.06

O acaso em armas



"Depende de quem passe para que eu seja túmulo ou tesouro."

Paul Valéry

guido sarrasa

Ad essere corretto

Checchè ne dicano gli inglesi, il té fu importato per la prima volta in Europa dai Portoghesi.
E la regina d' Inghilterra e Principessa del Portogallo, D. Catarina de Bragança, introdusse il quel Paese l'abitudine di bere quotidianamente il té.
Afonso Lopes Vieira, sancisce questo fatto con due versi diretti agli inglesi

E per insegnarti ad essere corretto, a te
ho posto in mano una tazza di té

Non per nulla i portoghesi, per indicare una persona grossolana, dicono che "ha mancanza di té".

La stessa regina D. Catarina è all'origine del nome di uno dei più famosi quartieri newyorkesi. Nel 1664 New Amsterdam, sino ad allora controllata dagli Olandesi, divenne New York in onore del Duca di York, fratello del re, Carlo II. Quest'ultimo innamoratissimo della consorte, Catarina de Bragança , diede al quartiere il nome de "Queens".

(http://web.tiscali.it/portogallo/body5p.htm)


guido sarrasa

Um investimento

«Penso que não é altura de discutir matérias que constam da Constituição e da Lei de Defesa Nacional. Jurei cumprir e fazer cumprir a Constituição e é isso que farei»

Temos que olhar para as nossas Forças Armadas como um investimento e não apenas como um dispêndio de dinheiros», disse o Chefe de Estado.

Para Cavaco Silva, as missões externas em que participam militares portugueses «são um instrumento muito importante» da política externa de Portugal e podem até facilitar «a negociação internacional» que o país «tem que fazer na defesa dos seus interesses».

«Não gosto de me agarrar à dificuldade financeira para dizer que Portugal não pode participar em missões externas com as suas Forças Armadas», enfatizou, acrescentando que o país «tem compromissos internacionais» e não pode deixar de os respeitar «no âmbito das organizações de que faz parte».

«Portugal, para poder defender no plano internacional os seus interesses, não pode estar ausente (...) quando se trata de assegurar a paz e manter a segurança. A defesa do nosso próprio território não se faz nas nossas fronteiras, faz-se às vezes em locais bastante distantes», referiu.

Na sua primeira visita na dupla qualidade de Presidente da República e de Comandante Supremo das Forças Armadas, Cavaco Silva vincou, por isso, o seu «apreço pessoal e institucional» pelos militares envolvidos em missões de paz internacionais e a «importância que tem hoje» este tipo de envolvimento no plano internacional."

(Expresso on line-20.4)


crisdovale

20.4.06

De ver (II)

"Ana_P said...
E, já agora, dentro da mesma temática, vale muito a pena ler, escandalizar e pensar, este artigo de Paulo Ferreira, na Visão! "
10:21 PM


crisdovale

De ver

"BOLETIM ECONÓMICO (II) Constitui leitura absolutamente obrigatória -- e na íntegra -- o editorial de hoje de Sérgio Figueiredo (JN, 19.4.2006). Destaco aqui apenas um parágrafo:«[S]eguir na boa direcção também já não é suficiente. É preciso velocidade. É preciso acabar com a política das meias-tintas. É preciso flexibilizar a economia para preservar o modelo social. Para evitar aumentos de impostos futuros.»Traduzindo: o que José Sócrates tem estado a fazer é pouco. Há reformas estruturais às quais o Governo tem estado a fugir, mas que terão de ser implementadas. Em suma, não há maneira de evitar a tal tempestade no horizonte a que aqui tenho vindo a fazer referência.P.S. -- Vítor Constâncio continua desaparecido..."
# posted by PG : 15:46
(in bloguitica)


crsdovale

Un mar de olvido


(...) La augusta confianza
a ti, naturaleza, te pido,
my tregua de temor y de esperanza
un grano de alegria, un mar de olvido.



Antonio Machado


brventana

Ar rosas aljofradas não fenecem no jardim felgueirense

De Camilo Castelo Branco, em hora boa, e dedicado, agora, à refugiada piz buin, que fugiu da policia, voltou à policia, foi entregue ao tribunal, saiu do tribunal e foi entregue ao povo, que ficou com ela, configurando, pois, um caso muito especial:

"- Tragam-me a mim uma rosa de musgo, disse ela às amigas.
E as amigas volveram sem a rosa.

Desci ao jardim, colhi duas rosas aljofradas das lágrimas da aurora, pedi licença para lhas oferecer, e disse:

-Não as enxuguei, para não privar as florinhas das carícias de um anjo."



cristovão Do vale

Partidas singelas

"Creio que seja feliz aquele que harmoniza o seu modo de perceber com a qualidade dos tempos, e seja infeliz aquele de cujo procedimento discordem os tempos"
Nicolau Maquiavel



Em 27 de Fevereiro de 1835, o editorial do jornal "O Nacional" explicava que o Ministério se governava por duas regras:

"Quem pilhou, pilhou e quem não pilhou, pilhasse."

Dias depois, em 7 de Março, num outro editorial, adiantava mais:

" A escrituração do Tesouro é feita por partidas singelas e muito singelas:

Deve, Há-de Haver e Venha a Nós."


Outros tempos...




BrVtana

19.4.06

Nesses bailados

Lançar sementes à terra

Lançar sementes à terra, mas que terra?
Parece a mesma a quem não conhece
Pois os segredos que em seu seio encerra
Só são de quem por ela desfalece.

Lezírias chãs, ou faldas duma serra
Gleba morena, fresca, que apetece
Às mãos de quem por ela se desterra
P`los sonhos que o arado nela tece.

Brejos incultos, matagais, baldios
Tisnados ao hálito dos estios
Que do levante ardente sopram lestos:

Os teus mistérios, são as mãos que os trazem
As mãos que ao teu contacto se desfazem
Nesses bailados de fecundos gestos.



D. José Zarco da Câmara*




*D. José Zarco da Cãmara, Conde da Ribeira Grande, lavrador, poeta, violoncelista.
Aristocrata, bon-vivant, figura de elegância lendária, grand causeur, prendia a atenção, fosse em tabernas, fosse em salões, em Paris ou na Granja, em Londres ou em Santarém.
Inspirou Sophia Mello Breyner, que o descreveu na personagem central do conto "A Praia" (in Contos Exemplares).
Uma velha admiradora contava que " fazia lembrar o principe de O Leopardo, mas com mais classe..." Morreu em 1961.

guido sarrasa

Usam a solidão como um ornamento






"Assim morreu e não foi esquecido. Homens como ele, surgem, talvez, um por cada século, explodindo como um projéctil nos nossos céus obscurecidos.
Reconhecemo-los pelas singularidades, pelos seus deseperos e alegrias, que não são iguais às dos outros homens; usam a solidão como um ornamento.
Vêm até nós como seres de outro planeta, brilhando como luz que não é deste mundo.
São os terríveis vingadores que exigem dos homens o máximo ao serviço de uma liberdade perfeita."



Robert Payne (sobre Thomas Edward Lawrence)

guido sarrasa

Ainda por cima

"Mas o homem que levou o clube ao título de campeão a época passada não quebra. Promete continuar a trabalhar, acredita que Luiz Felipe Scolari o levará ao Campeonato do Mundo. E garante: a luta pela titularidade com Moretto e Moreira continuará."
(ABola-17.4)




A maneira como este assunto, e só este, foi gerido pelo sr Koeman chegava para o desqualificar.
Mas houve mais, ainda por cima.
Daí: Adeus e boa sorte.

bventana

18.4.06

As coisas e os sinais


Cavaco visita militares portugueses no Kosovo e Bósnia

"O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, visita os militares portugueses em missão na Bósnia-Herzegovina e Kosovo na quinta e sexta-feira, informou hoje o Palácio de Belém.
A visita às tropas portuguesas integrados nas missões internacionais da União Europeia (Bósnia) e Aliança Atlântica (Kosovo) é «uma escolha» do Chefe de Estado para «iniciar o seu contacto» com as Forças Armadas, disse à Lusa fonte de Belém.
O programa da visita inclui deslocações a Sarajevo e Pristina, bem como encontros com o Presidente da Bósnia-Herzegovina, Sulejman Tihic, o comandante da EUFOR, Gianmarco Chiarini, e o comandante da KFOR, Giuseppe Valotto."
(diario digital-18.4)


Cabo-Verde; Hospital de crianças; Tropas portuguesas no estrangeiro. As coisas feitas como devem ser feitas e dados os sinais que devem ser dados.
crsdovale

A soberba Lucrécia


Nasce em 18 de Abril de 1480, filha do Cardeal Rodrigo Bórgia ( depois Papa AlexandreVI) e de Vanozza Cattanai.


guido sarrasa

Tomar, 28 de Maio


Em Tomar, no dia 28 de Maio, o 37 º Encontro Nacional de Expedicionários a Timor.
Que os Katuas se apresentem, em especial os de Lospalos, da C. Caç.14, "Os caçadores que o sol vê primeiro."

brunoventana

Imparável

Como uma girândola, lançando balas tracejantes pelo espaço sideral...


crisdovale

A recuar não vamos lá

Banco de Portugal: falta de produtividade penaliza crescimento
O reduzido crescimento tendencial da produtividade do trabalho em Portugal, que em 2005 voltou a recuar, tem acentuado a divergência face aos níveis médios de rendimento per capita observados na Europa, explica o Boletim Económico da Primavera.

crsdovale

That's at least one of the more sinister theories floating around Paris

Why de Villepin Still Has His Job

Analysis: After his humiliating defeat on France's controversial youth labor law, the prime minister was expected to resign. But there may be method to his stubbornness ...
(http://www.time.com/time/world/article/0,8599,1184192,00.html)


crisdvale

Those who make a difference







America's Best Senators


Those who do, and don't, make a difference in the U.S. Senate

The Best Senators
Thad Cochran
Kent Conrad
Dick Durbin
Ted Kennedy
Jon Kyl
Carl Levin
Richard Lugar
John McCain
Olympia J. Snowe
Arlen Specter

(in Time Magazine-18.4)


crisdovale

É um caso, e dos mais estranhos...

Céu de Portugal datado para 8 de Março de 1143



"Se algures a agricultura foi tida em desprezo, é incontestavelmente em Portugal (...) para mais, se há algum povo dado à preguiça, sem ser o português, então não sei eu onde ele exista.

Falo sobretudo de nós outros, que habitamos Além do Tejo, e que respiramos mais de perto o ar de África.

Se uma grande quantidade de estrangeiros e de compatriotas nossos não exercessem cá as artes mecânicas, creio bem que mal teríamos sapateiros ou barbeiros.

Aqui não há grande abundância de artífices, e não é costume que eles ofereçam as suas mercadorias. Quase tudo, além da paga, custa rogativa.

Estes hábitos estão tão enraízados, que aos olhos de toda a gente as coisas perdem valor, desde que nos sejam oferecidas.

Ninguèm quer outra carne, senão a que arrancamos, por assim dizer, das mãos do carniceiro, depois de ter esperado a pé firme no mercado duas ou três horas.

Em Portugal,todos somos nobres, e tem-se como grande desonra exercer qualquer profissão.(...) Se quisesse condescender com os costumes desta terra, começaria por sustentar uma mula e quatro lacaios.

Mas como seria possível? Jejuando em casa, enquanto brilhava fora como um triunfador, e teria que tragar este amargo remédio de dever mais do que poderia pagar."

Nicolau Clenardo
humanista flamengo, que viveu e ensinou em Évora em pleno Sec. XVI, em «Carta a Látmo» de 1535

(Referido in A Case Study, de Sebastian Loom, professor catedrático no Ontário, que acha que Portugal é "um caso" e dos mais estranhos... -citado por Mário Santos in publico-9.7)


brvtana

17.4.06

As amplitudes do balanço

"Freedom isn´t knowing your limits,
but realizing you have none."



“Influência da espiral:
John Arnold foi o primeiro fabricante de relógios de bolso de precisão.
Descobriu o método de manipulação da espiral, reduzindo, assim, as imprecisões derivadas das várias amplitudes do balanço.”



george daniels
(La montre: príncipes et méthodes de fabrication)



brvetana

Vista e revista...

... Vale a assinatura: http://revista-atlantico.blogspot.com/


crisdovale

De ver

O coração e a distância não nos deixam mentir.Viva o Benfica!


crisdovale

The moral dilemma



... The moral dilemma is as old as the republic.
When does a military officer stand up to—and push back against—his civilian masters? And when does he just salute and say, "Can do, sir"?
It's a question of enormous consequence for a democracy with the world's most powerful military.

The balance between the civilian and military is precarious. The model may be Lincoln, firing his commanders until he found one (Ulysses S. Grant) who would fight. But the modern reality is messier. It is generally forgotten that Franklin Roosevelt rejected the recommendation of his sainted Army Chief of Staff Gen. George C. Marshall to invade Europe in 1942—which would have been a fiasco. Harry Truman was widely vilified for—wisely—recalling the great Gen. Douglas A. MacArthur when MacArthur wanted to widen the Korean War by attacking China. On the other hand, Lyndon Johnson overreached when he stayed up at night picking bombing targets during the Vietnam War.
In 1997, Army Gen. Hugh Shelton, then chairman of the Joint Chiefs of Staff, assigned the top brass to read "Dereliction of Duty," a classic study accusing Vietnam-era generals of failing to stand up to their civilian bosses...

(http://www.msnbc.msn.com/id/12335719/site/newsweek/)


crsdovale

Searching for evidence





It has been said that man is a rational animal. All my life I have been searching for evidence which could support this.

Bertrand Russell







crisdovale

Boa via



A não perder.
Constantemente.


crisdovale

Aquela região da Beira Alta, tão despovoada ...

SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5.o,maço 7)

"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois
anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos
rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e
mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo
não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e
tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs
teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito
filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas
escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada
Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino
e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três
mulheres".

Sentença:

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos
dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de Ajudar a povoar
aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real
Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram
o processo".


guido sarrasa

16.4.06

O estremecimento do ramo




"Os grandes defeitos são tão profundos que uma pessoa não vê nada à superfície excepto o sorriso.

E as grandes experiências definitivas só sucedem uma vez, infelizmente!

Sim, só tens direito a uma dentada na cereja.

A longa noite aproxima-se, e a treva é explícita.

Bebe como os tigres bebem, furtivamente.

Uma ideia é como uma ave rara que não pode ser vista.

O que uma pessoa vê é o estremecimento do ramo de onde ela acaba de levantar voo."



Lawrence Durrel
(Monsieur ou o Príncipe das trevas - Quinteto de Avinhão)


guido sarrasa

15.4.06

Baila no baile com o mar




MARIA LISBOA


É varina, usa chinela,
Tem movimentos de gata;
Na canastra, a caravela,
No coração, a fragata.

Em vez de corvos no chaile,
Gaivotas vêm pousar.
Quando o vento a leva ao baile,
Baila no baile com o mar.

É de conchas o vestido,
Tem algas na cabeleira,
E nas veias o latido
Do motor duma traineira.

Vende sonho e maresia,
Tempestades apregoa.
Seu nome próprio: Maria,
Seu apelido: Lisboa.


David Mourão Ferreira


bvtana

Bessa, 21.15




" In boca al lupo...
Crepe´il lupo ! "





bruno ventana

Estudantina



"Serenata eleitoral dada no bairro Alto, à porta do cêntro da rua do Norte, pela estudantina que ha pouco deixou os bancos...do poder."

crisdovale

O campo do possível

"Há coisas conhecidas e coisas desconhecidas; entre elas, ficam as portas."
William Blake

"...eu achei a minha ilha do tesouro. Achei-a no meu mundo interior, nos meus encontros, no meu trabalho. Passar a minha vida com um mundo imaginário foi a minha ilha do tesouro. Claro, é verdade que os mundos que eu visito ao sabor das minhas buscas podem por vezes ser julgados pueris ou inúteis, tão distantes se acham das preocupações quotidianas, mas oje penso naqueles que me acusavam de ser inútil, e no que eles julgavam ser útil, então perante eles, não tenho apenas o prazer de ser inútil, mas também o desejo de ser inútil."
Hugo Pratt


Para epígrafe do poema Le Cimitière Marin, Paul Valéry recorrera a estes versos do poeta grego Píndaro:
"Oh minha alma, não aspires à vida imortal, mas esgota o campo do possível."
Assim viveu Hugo Pratt.
Dominique Petitfaux



guido sarrasa

14.4.06

Mais corsário que jardineiro





Com modos práticos, mas finos,
Vais tesourando às escondidas
Esses canteiros femininos.

Mais corsário que jardineiro,
Para o meio de muitas vidas
Desejo impele o teu veleiro.

E, exclamam elas, navegadas:
-Esse olho azul é que é culpado!
Esse olho de azul transtornado
Em nós, maternais, coitadas!..

E assim as tens, crucificadas
No teu celeste mau olhado…


Alexandre O´Neill


bVentana

Um certo escrúpulo


Enternece-me o pobre vapor, tão humilde vai ele e tão natural.
Parece ter um certo escrúpulo não sei em quê, ser pessoa honesta (...)

Álvaro de Campos



cristóvão do vale

Ali

Só mesmo Camões e Olbinski podiam ter-se encontrado ali, na antecâmara do paraíso...



Cristóvão do Vale

La clarté dans la confusion

" (...) Simon : Bon, si j'ai fait venir toutes ces personnalités, qui nous ont d'ailleurs coûté très cher, hein, je préfère vous prévenir, eh bien, c'est pour que vous vous rendiez compte des contradictions qu'il y a entre les idées, les systèmes, les théories, les pays, les drapeaux. Enfin, j'espère que vous n'avez rien compris !
Aldo : Tu veux dire que tu espères que nous avons bien compris
Simon : Parfait ! Il n'a rien compris, mais c'est parce que vous, vous avez compris que vous n'avez rien compris que vous allez rester au-dessus de cette confusion et gagner beaucoup, beaucoup, mais beaucoup de fric ! Notre nouveau champs d'action, d'après moi, c'est d'utiliser les contradictions de tous ces gens qui disent "aimez-vous les uns les autres" et qui tuent les autres ! Alors, notre spécialité, toujours d'après moi, ce serait d'être les Spécialistes de la clarté dans la confusion. Vous me suivez ?


Simon : Citoyens...
Jacques : Camarades !
Lino : Frères !
Aldo : Salut les copains !
Charlot : Mesdames et messieurs.
Simon : Je vous remercie pour votre asile politique. Et je tiens à vous dire tout de suite : moi, le névropathe cyclique, le chef de la paranoïa occidentale, que le pouvoir, c'est au bout du fusil !
Lino : Nous avons voulu... nous avons voulu être libres ! Et nous sommes libres ! Croyez-moi, il vaut mieux un bon patron qu'un mauvais serviteur.
Jacques : Le chemin le plus court pour aller de la barbarie à la décadence passe par la civilisation.
Simon : Camarades ! La politique, c'est du show-business ! Du show-business !
Lino : Nous avons déclaré très haut que tout homme libre ne devrait avoir ni travail, ni famille, ni patrie !
Simon : Nous sommes des tigres de papier, mais des tigres vivants !
Lino : Et nous sommes contre l'autogestion dans les bordels !
Charlot : J'ai à vendre une Mercedes, première main 71, décapotable, 6000 Km !
Simon : Vive Mao !
Aldo : Oui ! Vive Mao ! Lui, jamais il a volé une Ferrari ! Et jamais il a écrasé personne...
Jacques (poussant Aldo) : Et vive la Suisse libre ! (...) "



bruno ventana

Água e sal


"Return in peace to the ocean, my love
I, too, am part of that ocean, my love"

Walt Whitman



guido sarrasa