31.1.07

Relação de confiança


«(...) Mas é também indispensável a adopção de um sistema de avaliação permanente, quer da adequação e rigor das medidas adoptadas, quer do desempenho dos diversos agentes, segundo critérios de exigência e qualidade que os cidadãos esperam de uma boa administração da Justiça.

Para que sejam afirmados os princípios constitucionais da independência e autonomia do poder judicial, este deverá ser reconhecido pela responsabilidade das suas decisões e merecer uma irrestrita confiança da sociedade, a começar pelos cidadãos nele envolvidos.

O aprofundamento da relação de confiança entre a sociedade e o poder judicial não é uma tarefa que recai exclusivamente sobre os agentes políticos, nem depende apenas de reformas no plano legislativo ou organizativo. Trata-se, ao invés, de um esforço que deve ser partilhado pelas próprias magistraturas, pois é nelas, em primeira linha, que assenta a confiança dos cidadãos na justiça.(...)»


crisdovale

Aprofundando

Certamente com a atenção desvelada do punhado de admiradores que soube captar, onde avultam Zaparero e Soares, o estadista venezuelano continua o seu exercício de aprofundamento da democracia.

Chavez gets sweeping new powers


crisdovale

Coisas complicadas




«Braga, 31 Jan (Lusa) - O gerente da Bragaparques vai sustentar no pedido de instrução da alegada tentativa de corrupção do vereador da autarquia lisboeta José Sá Fernandes, que o irmão do autarca lhe pediu 500 mil euros para financiar a campanha autárquica de 2005.
Fonte ligada ao processo disse à agência Lusa que o empresário Domingos Névoa afirma que em Setembro de 2005, o jurista Ricardo Sá Fernandes lhe solicitou um financiamento para pagar as despesas da campanha política do irmão, vereador pelo Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, para as eleições autárquicas de 2005 e para a liquidação de despesas pessoais do candidato e, mais tarde, vereador.
Névoa, que foi acusado pelo Ministério Público do crime de corrupção activa para acto ilícito, especifica que Ricardo Sá Fernandes desceu o pedido para 250 mil euros e depois para 200 mil, a verba que consta das conversas gravadas pela Polícia Judiciária entre o advogado e o empresário.
A Lusa tentou obter uma reacção de Ricardo e de José Sá Fernandes, mas tal não foi possível até ao momento.
No pedido de instrução que seguirá para o Tribunal de Instrução de Lisboa, o empresário bracarense vai ainda contrapor que foi Ricardo Sá Fernandes quem lhe propôs, como contrapartida, a desistência da acção popular que o irmão interpusera contra a permuta dos terrenos do Parque Mayer e da Feira Popular, em Lisboa, sublinhando que nunca pediu ao autarca que fizesse qualquer declaração a favor da Bragaparques.
De acordo com a mesma fonte, no pedido de abertura de instrução constará também que Ricardo Sá Fernandes disse que o irmão faria, por sua iniciativa, uma declaração pública, que lhe permitisse sair bem do caso, sem perder a dignidade política e pessoal.
Névoa explicita que os contactos com Ricardo Sá Fernandes ocorreram no escritório de Rita Matias, advogada do empresário e com quem partilha uma sociedade de advogados.
Domingos Névoa vai insistir que foi ele que acabou, por sua iniciativa, com os contactos com Ricardo Sá Fernandes.
Para além desta versão, a defesa da Bragaparques, a cargo do escritório do advogado Artur Marques, vai ainda sustentar que Ricardo Sá Fernandes decidiu oferecer-se como agente encoberto à Polícia Judiciária, depois de ter concluído que Névoa não lhe iria dar qualquer verba para a campanha autárquica.(...)»


crisdovale

Também queria subir para o carro de assalto

«“Estava um carro de assalto no aeroporto, ele [Cunhal] subiu para cima de carro”, recordou Soares, destacando que houve um elemento, no meio da multidão, que o instigou a subir também. Soares fê-lo, mas um militante do PCP disse-lhe: “Vamos lá descer"...
(...)
“Perdi. Acabou. Não me atrapalhou nada. Porque Porque hoje não sou um político no sentido em que se faz política politiqueira, já fiz o suficiente”, disse.»
(Correio da manhã-31.1)


crisdovale

Dejarlo simplemente así

Las víctimas se sienten víctimas de Zapatero.


crisdovale

No cume do repente

"... que designa os signos na mudança de serem lidos no cume do repente se a solidão o estuda e no vagar o alcança."
Fernando Echevarria

"(...)
Pergunta- De uma forma simplista, diz-se que o "cavaquismo" se dividiu em dois períodos: a um primeiro tempo atribuem-se todas as virtudes; a um segundo, concedem-se todos os malefícios.

Resposta- Não houve dois períodos. Houve primeiro que normalizar o país, ou seja, aproximá-lo do modelo de sociedade dos Estados do Ocidente: liquidar o peso do sector público na economia; fazer as privatizações; pôr termo às ambiguidades sobre a propriedade da terra e acabar com as UCPs; desnacionalizar os media ( a imprensa, a rádio, a televisão) ; modernizar o sistema fiscal que tinha trinta ou quarenta anos; restaurar o sistema financeiro; baixar a inflação e o deficit do Estado; aumentar o rendimento médio dos portugueses e o poder de compra das populações; modernizar as vias de comunicação e as telecomunicações; garantir a cobertura hospitalar; aumentar a escolaridade obrigatória; restaurar o parque escolar; restabelecer o ensino tecnico profissional, destruído pela revolução; aumentar o acesso ao ensino superior...

Pergunta- E por aí fora...

Resposta- E por aí fora. Ou seja, fazer em Porugal o que, na essência, fora feito na Europa entre 1948 e 1973.
Em circunstâncias muito mais desfavoráveis, porque esses vinte e cinco anos foram para os países Europeus e para os Estados Unidos, os anos de maior expansão historicamente registados

(...) "

(Da entrevista de Maria João Avillez a Vasco Pulido Valente
in publico-magazine, nº259/26.2.95)


crstovaodovale

30.1.07

Uma figura

É uma figura a sério.
Como não tem necessidade de exteriorizar o que sabe e o que vê, exterioriza como poucos.
Blasé, numa conta certa que não o impede de divertir e divertir-se com a controvérsia, ainda por cima não tem pinga do marxismo no seu intelecto.
A não perder, às 23.15, na RTP1.

crisdovale

And so forth....

Momentos Salvador Dali lives in our hearts


crisdovale

29.1.07

Os intemporais


A nossa querida terra está cheia de manhosos, de manhosos e de manhosos, e de mais manhosos. E numa terra de manhosos não se pode chegar senão a falsos prestígios.

Almada Negreiros


brunoventana

A lei da conservação dos lugares


«(...) Para as bancadas do CDS/PP e do PSD é óbvio que a lei da conservação dos lugares passa por garantir que nem Ribeiro e Castro nem Marques Mendes estejam no seu cargo daqui a um ano e possam condicionar as escolhas dos deputados. Para isso tem que se mexer e muito e desde já. As bancadas parlamentares do PSD e do CDS/PP são bancadas da derrota: constituídas na sua maioria pelos deputados que foram escolhidos, com considerável sectarismo partidário, nas direcções de Paulo Portas e Santana Lopes, e que são um símbolo vivo do desastre eleitoral de 2005. Ambos sabiam que iam perder as eleições e que o seu poder dentro dos partidos poderia ser contestado, logo construíram bancadas de fiéis que lhes assegurassem um poder alternativo. É evidente essa situação no CDS/PP, e nas notícias de fontes anónimas da bancada parlamentar do PSD de que desejariam Santana Lopes como Presidente do Grupo Parlamentar. É tudo muito transparente e vai ser tudo muito mais turbulento. Estamos só nos preliminares e como é uma luta de matar ou morrer (pelo lugar) promete ser feia.»

J. Pacheco Pereira


crisdovale

La mar



Que es mi barco mi tesoro,
que es mi dios la libertad,
mi ley, la fuerza y el viento,
mi única patria, la mar.

José de Espronceda



guidosarraza

11 de Fevereiro

Portugal abortion law put to test


crisdovale

Não está fácil








Royal's gaffes threaten bid to become France's first woman president



crisdovale

It's still the same old story



That no one can deny
it's still the same old story
A fight for love and glory
A case of do or die
The world will always welcome lovers
As time goes by


Guidosarraza

Porque não!

“Voto não porque se há um direito fundamental, é o direito à vida. É verdade que é chocante a prisão das mulheres, mas deveríamos apetrechar o juiz de instrumentos que permitam excluir as situações justificáveis.”

Guilherme Silva



Eusébio Furtado

Inconstitucional

Na lei de 1984 há uma ponderação de valores entre a vida humana e o direito à saúde e dignidade da mulher. Aqui não há nenhuma realidade constitucionalmente admissível que justifique pôr em causa a vida humana”, afirmou Jorge Miranda na Faculdade de Direito, em Lisboa. Por isso, segundo o constitucionalista, a futura lei violará a Constituição.

in Correio da Manhã



Eusébio Furtado

28.1.07

Bairro 25 de Abril, São Domingos de Rana, Cascais, Portugal

O já habitual rigor dos jornalistas nas notícias que divulgam teve hoje mais um episódio exemplar.

Sobre o incêndio que hoje vitimou duas pessoas num bairro em Cascais foram referidas, apenas em dois canais da televisão foram utilizadas as seguintes referências para a localização do acidente:

Carcavelos - Tires - Trajouce - Abóboda - Mato Cheirinhos

... Rigor!


B. Pinheiro

Uma Santanete

Depois de ouvir Clara Ferreira Alves em mais um "Eixo do Mal", desta vez sobre a Câmara de Lisboa, Santana Lopes e Carmona Rodrigues, vale a pena recordar o que diz Vasco Pulido Valente no desaparecido "O Espectro":


"Uma Santanete

A hipotética "dra." Clara Ferreira Alves (chegou com dificuldade ao actual 12º ano), crítica literária que leu (jura ela) "os clássicos", especialista do último escritor inglês com quem almoçou, autora de um romance anunciado em 1984 e nunca até agora publicado, dona de uma coluna ilegível (e bem escondida) na "revista" do Expresso, foi um dia arvorada directora da "Casa-Museu Fernando Pessoa" pela conhecida irresponsabilidade de Pedro Santana Lopes, de quem ela tinha sido uma entusiástica partidária. Daí em diante, a importantíssima Ferreira Alves e o "Pedro", como ela dizia, ficaram muito amigos. Tão amigos que a "dra." Clara apareceu um dia presuntiva directora do "Diário de Notícias", coisa que me levou a sair antes que ela entrasse. Felizmente, não entrou, porque teve medo de cair na rua entre o "Expresso" e o DN, com a reputação de uma "santanete" obediente. Agora, morto o seu patrono, não perde uma para o maltratar, supondo que demonstra "independência". Ontem, a propósito de um "Audi", que o homem comprou, despejou em cima da cabeça dele todo o lixo do mundo. Santana não aprendeu que a certa espécie de pessoas não se fazem favores.
Se a "dra." Clara me quiser responder, sugiro que me responda em inglês e não meta na conversa a sua célebre descrição do pôr-do-sol no Cairo. Muito obrigado."

Vasco Pulido Valente


B. Pinheiro

E non aspettate la neve



Lasciatevi abbagliare dal candore delle passioni.
In fondo l’amore è un funambolismo.
Come scrivere. Come dipingere. Come vivere.
E non aspettate la neve.
Perchè la neve non cade solo dal cielo.

Maxence Fermine


bventana

Não está fácil




I am not finished yet


crisdovale

«Sem a "Europa" já havia por aí ditador»


«(...) Estranho caso o de um país que se revê em Salazar e Cunhal. Com o seu ar ascético e a sua fé, um e outro conseguiram arrasar e perverter tudo em que tocaram e estão na origem da maior parte dos problemas de hoje. (...)»
Vasco Pulido Valente-Publico, 28.1

Certamente. Mas, só para tentar entender: será que, na ressaca da calamidade que foi a I República, em que Portugal era mais um sítio que um país, à acção de Salazar e aos resultados dessa acção, sobretudo no contexto internacional das décadass de 30 e 40, se pode aplicar o balanço de "arrasar e perverter tudo em que tocou"; e será que a "emergência" de Salazar não tem (também) que ver com o refluxo de uma diabolização canhestra da sua figura e do seu lugar na História, promovida, de forma ignorante e tacanha, pelo escol dos autonomeados antifascistas, da esquerda caviar à esquerda lantejoula (para além dos profissionais do pcp)?


crisdovale

Os artistas, o trampolineiro e o despretensioso


«Podemos voltar a ter aquele artista pela frente. Santana Lopes, paradigma do trampolim e dos trampolineiros, sonha voltar a ser candidato à Câmara de Lisboa." Foi assim que o deputado socialista e antigo presidente da autarquia da capital João Soares se referiu, na sexta-feira à noite, ao social-democrata que o venceu em 2001 na corrida à presidência do município.
(...)
Num debate promovido pela secção do PS de Alvalade, o deputado afirmou não ter, apesar do seu discurso, "nenhuma espécie de pretensões". Escassas horas depois perceber-se-ia que não era bem assim: em declarações ao semanário Sol, o ex-presidente da autarquia diz-se disponível para encabeçar o combate eleitoral. Porquê contra Santana, que apelidou de "ciumento" da obra alheia e até, em certos casos, "rancoroso"?(...)»
Publico-28.1


crisdovale

CerciGrândola


«(...) Cavaco Silva deslocou-se hoje ao concelho de Loulé para assistir ao início do torneio de golfe «Taça Portugal Solidário», iniciativa a que concedeu o alto patrocínio da Presidência da República e cujas receitas de apoios financeiros, 60 mil euros, se destinam à CerciGrândola (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados)
(...)
Cavaco Silva apelou, em Dezembro, aos empresários para que promovessem a integração de deficientes e defendeu que as empresas deveriam assumir a sua «responsabilidade social» nesta matéria.
«Um deficiente pode não ser um fardo para a empresa» mas sim uma «oportunidade» se «ela souber aproveitar as suas capacidades», defendeu Cavaco Silva.
A Cerci de Grândola congratulou-se hoje por receber a verba de 60 mil euros que ainda faltava para avançar com o projecto do lar de idosos(...)»

diarioDigital-27.1


crisdovale

Uma cadeia de juízos sem elos

Predestinados
N.Brederode Santos
(DN-28.1)


crisdovale

Tentar perceber

«Constroem-se novas barragens porque é mais chique», Nuno Ribeiro da Silva
entrevistado por Teresa Gens e Francisco Ferreira da Silva
(SEMANÁRIO ECONÓMICO, 26.1.2007: 4-6).

(via Bloguitica)


crisdovale

27.1.07

Restelo, 21.15



In bocca al lupo...
Crepi il lupo !






bruno ventana

Dmitry Anatolyevich Medvedev, o próximo Czar?

Davos: Provável sucessor de Putin apresenta programa económico

crisdovale

Névoa

As peripécias que se enrolam e desenrolam à volta do entremez da Câmara de Lisboa (deve ser bonito o enredo Mesquita Machado/Névoa na Câmara de Braga...) fazem rememorar a certeira observação de Rousseau: a História é a arte de descobrir, de entre as falsas, as coisas que parecem verdadeiras.


crisdovale

Altas cavalarias

Carmona: proposta de Santana para Parque Mayer levantava dúvidas

O inefável "Pedro" tem créditos firmados em engenharias. Ainda Secretário de Estado, nos anos 90, já o país real dava mostras de o conhecer bem, como o ilustra o episódio do cavalo em Vila Franca de Xira. O estadista queria um cavalinho e foi - com séquito lustroso - à quinta de um conhecido lavrador ribatejano para adquirir um exemplar à altura. O pior foi quando, dando ordem para embarcar o cavalo, "que depois mandava o cheque", o lavrador lhe disse calmamente: "peço desculpa ao sr Secretário de Estado mas, sem o cheque, o cavalo não sai daqui. Isto é como as putas: cu no chão dinheiro na mão."
O sr Secretário de Estado da Cultura - mais o séquito - voltou por onde tinha vindo. Com o enxovalho e sem o cavalo.

crisdovale

Ausentes II

“Se Santana Lopes diz agora que teve dúvidas [sobre o negócio Câmara de Lisboa/BragaParques], a verdade é que a hasta pública foi realizada pelos seus vereadores Pedro Pinto, finanças, e Helena Lopes da Costa, património” – José Aguiar, assessor do vice-presidente da Câmara de Lisboa, Fontão de Carvalho, reagiu assim às declarações que Santana Lopes fez ontem.

in Correio da Manhã



Eusébio Furtado

Santana irritado

Santana Lopes manifestou-se hoje irritado pelo facto de ter regressado à câmara com um modelo para o Parque Mayer já definido.

Ele ficou irritado porque perdeu a possibilidade de fazer mais um "negócio"...


B. Pinheiro

26.1.07

O baixo e o cima


Só mesmo ela para fazer entender que, nos amores, de baixo para cima vale mais que de cima para baixo.


guidosarrasa

Ou mesmo nenhuma

«... e pouca conversa. Nem dentro, nem fora de portas É exactamente o que se espera.

crisdovale

Pela linha de fundo

Confrontada com o comentário do MNE, Luis Amado, de que a actuação de alguns parlamentares europeus se traduzia em "terrorismo mediático", a deputada Ana Gomes, contida, não comentou. Dá gosto a evolução.

crisdovale

Sensiblerie

Parece lerdo, até para o atrazadote, mas é o deitar a fazer de Robin dos Bosques linha 5 assoalhadas que o torna mais ruim e faz até lembrar o José Júlio, de que falava Fialho de Almeida:
«Ainda outros casos precisam a apetência da macacaria para a música.
Um orangotango que na Politecnica dava pelo nome de José Júlio, exemplar raríssimo de cleptómano, ou macaco larápio, mau grado as bestialidades da casta não era isento duma tal ou qual sensiblerie.
Duma vez tocaram-lhe a sonâmbula. Pôs-se a mexer as orelhas nos duos d´amor.»



brventana

Osado, pendenciero y vividor


A todas las mujeres hay que pedírsela, porque la que no te lo da, te lo agradece.
Porfirio Rubirosa

guidosarraza

Os ausentes

Na relação da câmara de Lisboa com a empresa Bragaparques Mayer parecem existir muitos protagonistas. Uns do passado distante, outros do passado próximo e outros do presente.

Sobre o presente os actores parecem ser Gabriela Seara e Fontão de Carvalho (faltará mais alguém?). No passado próximo ainda não apareceu ninguém... Será Santana Lopes? Helena Lopes da Costa? Eduarda Napoleão? Veremos... E no passado distante? Será João Soares? Machado Rodrigues? Veremos (ou não)...


Eusébio Furtado

A quem aproveita a crise de Lisboa?

A todos (ou quase).

Quase todos os actores políticos ganham com a gravidade da crise de Lisboa. Essa é a fragilidade da situação da câmara de Lisboa. Todos ganham e isso deixa os actuais protagonistas da edilidade numa situação extremamente debilitada.

Ao PS e ao governo a queda da câmara serve duas vezes. Para reforçar a ideia de que os autarcas são agentes pouco sérios que necessitam de controlo e para recuperar, em eleições antecipadas, o poder no município.

Ao PSD também duas vezes interessa esta situação. A Santana Lopes, Menezes e seus apoiantes a situação serve para vingarem a perda do controlo da câmara, mas, sobretudo, serve para atingir Marques Mendes. Para os mendistas que nunca digeriram a presença de Gabriela Seara, Fontão de Carvalho e até do próprio Carmona Rodrigues, este cenário serve para ganharem peso. para dominarem perante a fraqueza dos outros.

Ao PS serve ainda uma terceira vez. É que esta situação, ao provocar instabilidade na liderança do PSD, torna a oposição (ainda) mais fraca.


Eusébio Furtado

25.1.07

'Crazy timing'


EU constitution 'is still alive'

crisdovale

E porque não o senhor Cardeal Patriarca?

Luís Filipe Menezes defende demissão de Marques Mendes

Muito embebido na sua natureza, ao morgadinho de Gaia deflagrou-lhe mais uma ideia e, pior que tudo, assoprou-a. Não se embacia com os anos: ao som do babaré e ao cheirinho da paveia mete num trote em que não há cabeção que o ampare.
Marques Mendes? E porque não o senhor Cardeal Patriarca?

crisdovale

29 for ever


Última Vontade

"Morrer assim
como outrora o vi morrer ,

o amigo que lançou relâmpagos e olhares
divinos na minha escura juventude:

malicioso e profundo,

um bailarino na batalha,
entre guerreiros o mais jovial,
entre vencedores o mais grave,

um destino sobrepujando o seu destino,
morrendo vencia :

ordenando, ao morrer,
e ordenou o aniquilamento...

Morrer assim
como outrora o vi morrer
vencendo, aniquilando..."

Nietzsche


(publicado num lendário blog benfiquista - Nietzsche & Schopenhauer - , por ocasião do seu fecho, dois dias antes da morte de Feher (nº 29 do slb), em 25 de Janeiro de 2004, no estádio do Vitória de Guimarães.)

brunoventana

Em fé da sua antiguidade


«(...) - Bravamente é apaixonado o senhor D. Júlio (acudiu o Doutor) pelas cousas da nossa Pátria, e tem razão, que é dívida que os nobres devem pagar com maior pontualidade à terra que os criou. E verdadeiramente que não tenho a nossa língua por grosseira, nem por bons os argumentos com que alguns querem provar que é essa; antes é branda para deleitar, grave para engrandecer, eficaz para mover, doce para pronunciar, breve para resolver e acomodada às matérias mais importantes da prática e da escritura. Para falar é engraçada com um todo senhoril, para cantar é suave com um certo movimento que favorece a música; para pregar é substanciosa, com uma gravidade que autoriza as razões e as sentenças; para escrever cartas nem tem infinita cópia que dane, nem brevidade estéril que a limite; para histórias nem é tão florida que se derrame, nem tão seca que busque o favor das alheias. A pronunciação não obriga a ferir o céu da boca com aspereza, nem a arrancar as palavras com veemência de gargalo. Escreve-se da maneira que se lê, e assim se fala.Tem de todas as línguas o melhor: a pronunciação da Latina, a origem da Grega, a familiaridade da Castelhana, a brandura da Francesa, a elegância da Italiana.Tem mais adágios e sentenças que todas as vulgares, em fé da sua antiguidade.E se à língua Hebreia, pela honestidade das palavras, chamaram santa, certo que não sei eu outra que tanto fuja de palavras claras em matéria descomposta quanto a nossa.E, para que diga tudo, só um mal tem: e é que, pelo pouco que lhe querem os seus naturais, a trazem mais remendada que capa de pedinte.(...) »


(«...e, levantando-se ele, se despediram todos com muita cortesia, deixando ao senhor da casa magoado de se acabar tão depressa a conversação; que quem sabe estimar a que é tão boa, tem sentimento das horas que dela perde.»)
Francisco Roíz Lobo


guidosarraza

De perdição

O principal egoista é aquele que se desvela em explorar o coração alheio para opulentar o próprio com as deleitações do amor.
Camilo Castelo Branco


guido sarraza

Quadratura do círculo

A situação crítica que atravessa a actual gestão da câmara de Lisboa, por estranho que possa parecer, reune o aplauso de uma parte significativa do PSD.

O caso "Bragaparques" envolve os nomes de Gabriela Seara e de Fontão de Carvalho colocando-os numa situação de enorme fragilidade. Gabriela foi mesmo constituída aguida e Fontão pode vir a ter o mesmo estatuto.

Gabriela é militante do PSD mas Fontão é independente. No entanto, ambos reunem grandes ódios (ou invejas) no seio do PSD.

A génese da lista que venceu as eleições e governa a CML resulta do afastamento de Santana Lopes como candidato, situação imposta por Marques Mendes. Na sequência desta atitude, Carmona Rodrigues é convidado a encabeçr a candidatura social democrata. A restante lista resulta de algumas imposições de Carmona ao partido e de outras indicações do partido num momento de grande divisão entre pró santanistas (Menezistas) e mendistas. Os mendistas ganham e integram a lista.

A actual situação é considerada a vingança de mendistas e santanistas.

Por um lado, a fragilidade de Gabriela e Fontão - nomes impostos por Carmona Rodrigues e sem o apoio de Marques Mendes serve este último pois diminui a predominância no governo da CML de nomes que ele não controla. Gabriela, por ter ascendente sobre Carmona e por ser tida por próxima de Helena Lopes da Costa sempre foi considerada um alvo a abater. Fontão, por ser um idependente não controlado pelo aparelho do partido, foi sempre considerado um "infiel". Ambos sempre foram diabolizados pelos mais fiéis mendistas junto do partido por forma a ficarem fragilizados. Este cenário torna esse objectivo alcançado.

Para os opositores de Gabriela Seara e de Fontão de Carvalho, a renúncia ao cargo destes dois vereadores seria a solução ideal. Permitiria uma redistribuição de pelouros com reforço do seu peso na autarquia, deixaria Carmona Rodrigues mais dependente deles e isso aumentaria o seu poder no interior do PSD.

Por outro lado, os santanistas consideram que a situação a que se chegou é a prova por que tanto ansiavam de que a solução de candidatura imposta foi um erro e que Santana seria a solução adequada. A fragilidade da solução de Marques Mendes será utilizada como exemplo da sua própria fragilização. Acresce que, sendo a bandeira de Marques Mendes a credibilização da política, a situação de suspeita sobre a equipa camarária que ele escolheu significa o seu falhanço nesta aposta.

Para os opositores de Marques Mendes, a queda da câmara de Lisboa seria o cenário ideal pois serviria para acusar o actual líder laranja de erro fatal na gestão do caso de Lisboa e serviria para reabilitar Santana Lopes.

Este cenário torna a actual maioria social democrata extremamente vulnerável pois além de estar sobre fogo cerrado da oposição, conta ainda com a falta de apoio (não declarada) do partido que supostamente a apoia, conseguindo, por motivos diferentes a concordância dos grupos que se degladiam do interior do PSD

Tudo se torna ainda mais agonizante se mesmo entre os vereadores sociais democratas esta divisão tiver lugar.


Manuel S. Carneiro

Vida


"At 10 weeks, the heart is almost completely developed and the heart rate can be heard on a Doppler machine at the doctor’s office. Most major organs and tissues have developed and red blood cells are now produced in the liver. The face is well formed and the eyes are almost fully developed. The eyelids will close and not reopen until the 28th week. Arms, hands, fingers, legs, feet, and toes are fully formed. Nails and earlobes start to form and tooth buds develop in the gums. Fetus can make a fist with its finger. Testosterone (male sex hormone) is produced by the testes in male fetus."

in "
Westside pregnancy"


Eusébio Furtado

A talhe de foice

Ao reparar nas predominâncias dos grupos parlamentares do PSD e do CDS, conhecidas que são as suas desgraçadas origens, vem a talhe de foice a velha sabedoria dos portugueses antigos e ilustres, como Gil Vicente:

Serra que tal gado tem
não na subirá ninguém


crisdovale

Ilhas

Dois magníficos momentos de televisão na noite de quarta-feira: O desassombro de Pacheco Pereira e de Lobo Xavier na tentativa de devolver ao Direito a construção (imperfeita) da Justiça, combatendo a tentativa de deixar a primazia dessa construção à comunicação social feita voz do povo ("caso de Torres Novas" na Quadratura do Círculo) e um debate sobre a Europa, conduzido por Teresa de Sousa e mantido por Vitor Martins, Cruz Vilaça e Antonio Vitorino (RTP2) com invulgar qualidade de informação, de conhecimento e de argumentação (e de civilidade) por parte de todos os intervenientes.
Ilhas.

crisdovale

24.1.07

Comédia

Hoje na "Quadratura do círculo":

Pacheco Pereira: A situação do CDS é semelhante áquela de um bicho dentro de outro bicho...

Jorge Coelho: Parece que o bicho vem aí

Pacheco Pereira (sobre a possibilidade de regresso de Santana Lopes à liderança do PSD): À situações de tragédia que só se repetem como comédia

Pacheco Pereira: O que se passa no grupo parlamentar do PS é passividade bovina


B. Pinheiro

Bizarro

Levaram computadores - Assaltados casa e escritório

Ora aqui está uma peripécia estranha. Muito estranha mesmo.


crisdovale

Remake

Some stories survive in order...


guido sarrasa

Os intemporais


All great things are simple, and many can be expressed in single words: freedom, justice, honor, duty, mercy, hope.

24.JAN.1965: Winston Churchill dies


crisdovale

Elementaridades

Les partis politiques c'est quand même l'art d'occuper le pouvoir quel que soit le programme et de piquer les idées des autres pour les appliquer si on voit qu'elles marchent.
Brice Lalonde


crisdovale

O abutre


João Soares apareceu hoje na SIC N a manifestar "preocupação" pela cidade que ele diz amar.

Bem ao estilo do ex presidente da CML, João Soares afirma-se "preocupado" com o "estado" de Lisboa.

Não, não por causa das investigações do processo "BragaParques". Sobre isso diz que não se pronuncia... Antes diz que a preocupação é sobre o estado em que Lisboa se encontra de há cinco anos para cá... O quê? Isso ele não disse...

João Soares está a ver o "circo pegar fogo" e está a gostar. Parece preparar-se para vir comer os restos... Será que ele quer regressar para vingar a derrota perante Santana Lopes e Carmona Rodrigues?...

Não nos esqueçamos que foi de braço dado com João Soares que a "Bragaparques" entrou em Lisboa. Foi por recomendação de Mesquita Machado de Braga que Domingos Névoa, depois de canibalizar Braga, desceu até à capital onde, de imediato, passou a gerir parques de estacionamento como o do Martim Moniz ou da Praça da Figueira de modo muito duvidoso...

Talvez por isto João Soares não quer dar a cara...


Eusébio Furtado

23.1.07

Afinal temos estrelas

Spurs to sign Rocha


Crisdovale

A varina

«The MEPs say the UK, Poland, Italy, Germany and seven other countries knew of the flights and the detention programme, which may have violated EU human rights law»
(BBC-News-23.1)


Felizmente, cá na aldeia há protagonismos estridentes, determinados a promover "one of the other seven"...


crisdovale

Era favor não mexer...


«Madrid, 29 Set (Lusa) - O governo espanhol e os principais fabricantes de roupa do país assinaram hoje um acordo que unificará os tamanhos da roupa e promoverá uma imagem física mais saudável, longe da magreza extrema.
O acordo de colaboração, que conta com o apoio de marcas como Zara, El Corte Inglês, Mango, Corterfiel e a Associação de Criadores de Moda de Espanha, foi promovido pelo Ministério da Saúde espanhol.
Este acordo insere-se num pacote de medidas que Espanha quer aprovar para combater a anorexia e outros problemas alimentares que continuam a aumentar entre as jovens.
Além de se comprometerem a "homogeneizar" os tamanhos da roupa, os criadores disponibilizarão informação sobre parâmetros como a medida de cintura, de ombros ou das pernas para "promover uma imagem de beleza saudável".
Fabricarão igualmente manequins que tenham pelo menos o número 38, deixando de considerar o número 46 como "especial". (...)»



guidosarraza

Parcialidade

Estando a ver o debate "Prós e contras" na RTP 1 sobre o caso do julgamento sobre os direitos de paternidade sobre uma menina de cinco anos, não resisto a manifestar a minha indignação sobre a forma parcial como a moderadora - a jornalista Fátima Campos Ferreira está a conduzir o debate.

A experiência de Fátima Campos Ferreira deveriam conduzi-la a uma prestação mais isenta, a única adequada a moderar um debate onde existem duas posições opostas. Como jornalista ela deveria saber resistir. Mas não consegue.


Eusébio Furtado

The World Is Not Enough

“All warfare is based on deception”
Sun Tzu


Space invaders


crisdovale

Caminhada pela vida em Lisboa

Os movimentos defensores do "não" no referendo sobre o aborto, agendado para 11 de Fevereiro, vão promover no próximo domingo uma "caminhada pela vida" em Lisboa, entre a Maternidade Alfredo da Costa e a Fonte Luminosa.

"Queremos dizer ao mundo que acreditamos na vida desde a concepção até ao últimos suspiro", disse a promotora da iniciativa, Sofia Guedes, na apresentação da marcha, que pretende ser "o grande encontro" dos movimentos do "não" à Interrupção Voluntária da Gravidez (IGV).

A "caminhada" será efectuada em sete etapas, que representam, cada uma, as sucessivas "fases da vida", desde a concepção à terceira idade, explicaram os activistas.

in Correio da Manhã



Eusébio Furtado

22.1.07

Mártires à maré


«Corvos santificados, mártires à maré e doutores heréticos a receitarem milagres, espécies destas só em Lisboa. É um povo de cais e fado a cavalo dum diabo complacente, a gente que aqui se faz. Por isso, o à-vontade com que se junta na mesma cama o pecado com a virtude e o engenho com que sabe por uma vírgula burlesca numa estória de má sina. Por pudor é capaz de dizer amizade em insulto enternecido, por desdém agride à maneira de elogio: "Chico esperto, mãozinha bruxa", chama ele ao traficante desalmado. No entre-suspeito ouve de manso, pois sim, está bem abelha, e fala pianinho para prevenir e aclarar. Mas se o caso não entra nos acertos é capaz de perder a paciência e então, "gatos ao mar", arranca em discurso de finalmente.(...)»
José Cardoso Pires


crisdovale

Nature´s way



«Corruption is nature's way of restoring our faith in democracy.»
Peter Ustinov


crisdovale

QREN

Os dias prósperos não vêm por acaso; foram granjeados, como as searas, com muito trabalho, muita fadiga e com muitos intervalos de desalento.
Camilo Castelo Branco



crisdovale

Assim Não


Marcelo Rebelo de Sousa está no terreno. No debate sobre o referendo sobre o aborto, o comentador/político toma posição. E bem!

Para já criou um site onde podem ser consultadas as opiniões do professor. Depois veremos...

Eusébio Furtado

Escrever direito...

Cerca de 40 professores das Faculdades de Direito subscrevem um manifesto pelo ‘não’ ao referendo sobre o aborto. Jorge Miranda, Marcelo Rebelo de Sousa e Germano Marques da Silva são alguns dos subscritores do documento que destaca um fundamento “básico e incontestável: A inviolabilidade da vida humana a partir do momento da concepção, o que hoje não é posto em causa nem pela Medicina nem pelo Direito”, consideram.

Correio da Manhã



Eusébio Furtado

O QCA III

«(...) Em Portugal, apesar do apoio comunitário e dos programas especiais levados a cabo, diminuiram, durante o QCAIII, o crescimento económico absoluto e relativo; o investimento; a competitividade; e a taxa de cobertura das importações. E aumentaram o défice externo e a dívida pública. a real convergência, entre Portugal e a União dos 25, só se verificou no desemprego, nos preços e nos salários.(...)»

António Barreto
publico-21.1

crisdovale

Ambivalente


O obstetra do Hospital Cuf Descobertas João Paulo Malta foi o único no colóquio promovido pelo PSD para debater o referendo sobre o aborto que incentivou Marques Mendes assumir o que ficou patente naquela sala do Centro Cultural de Belém (CCB), de que o partido pende para o "não" a 11 de Fevereiro. "O seu partido deu o sinal, mas espero que seja menos ambivalente na defesa dos direitos humanos".

in DN


B. Pinheiro

21.1.07

Nova Catedral, 19.15


In bocca al lupo...
Crepi il lupo !







bruno ventana

Aberto e descoberto


Tu, mar fechado, aberto e descoberto
Com bússolas e gritos de gajeiro!



guidosarraza

The slam-dunk


"I'm not saying she can't get nominated or that she can't win a general election. But this is nowhere near the slam-dunk it is made out to be."

Can she win? Hillary Clinton bids to become the first woman US president


crisdovale

Instalar as mesas


«(...) Para o ex-assessor político de Mário Soares Joaquim Aguiar, a "cooperação estratégica" deste primeiro ano de mandato do actual Presidente é apenas o "abrir da sala, instalar as mesas e as cadeiras para o exame final", que só se poderá realizar em 2008, quando os portugueses se confrontarem com a realidade do equilíbrio financeiro e as taxas de crescimento do País. "O mais interessante vai ser o discurso de Ano Novo de 2008..." Para Joaquim Aguiar é preciso não esquecer que Cavaco Silva fará mesmo o exame, já que a sua experiência de ex-ministro das Finanças (de Sá Carneiro), de ex-primeiro-ministro e quadro do gabinete de Estudos do Banco de Portugal lhe confere a "particularidade de conhecer a evolução económica do País como ninguém."»
(in DN-21.1)

crisdovale

Nem tudo vai mal na capital...



Câmara de Lisboa propõe classificação de duas árvores centenárias


crisdovale

Hoje


(...) Hoje
sei apenas gostar
duma nesga de terra
debruada de mar

Miguel Torga


brunoventana

Presunção e água benta...

"O eurodeputado socialista que aparece, num vídeo do YouTube, a dançar com guerrilheiros mujahedine no campo de Ashraf, no Iraque, teme que estejam a preparar-lhe «o mesmo destino que deram a Saddam Hussein», afirmou Paulo Casaco em declarações à RTP1."

in Diário Digital


B. Pinheiro

20.1.07

A primeira regra

(...) Sabe que precisa saber servir-se da distância; as qualidades perdem o seu esmalte se se mostrarem demasiado e a fantasia alcança mais longe que a vista
(..)
Em resumo, vivia o dia a dia como um assassino que espreite quieto atrás dum reposteiro, de modo que a lâmina do punhal não brilhe á luz.
Sabia que a primeira regra do sucesso era esperar a ocasião..."
Umberto Eco

brunoventana

Situação estratégica complexa

" Há quatro coisas maiores que todas as outras: mulheres e cavalos, poder e guerra."
R. Kipling
O poder está em toda a parte; não que englobe tudo mas porque vem de toda a parte.
E o poder no que tem de permanente, de repetitivo, de inerente, de auto-reprodutor, não passa do efeito de conjunto que se desenha a partir de todas as mobilidades; do encadeamento que se apoia em cada uma delas e procura, em troca, fixa-las.
Não há dúvida que tem de ser minimalista; o poder não é uma instituição e não é uma estrutura, não é um certo poder de que alguns saiam dotados – é um nome que se atribui a uma situação estratégica complexa numa dada sociedade.
Michel Foucault


bVtana

Se não for o sr. Obama...

... a possível futura vice-presidente do Estados Unidos da América:
Hillary Clinton joins 2008 race


crisdovale

Bailando pelo mundo

Paulo Casaca teme ter mesmo «destino de Saddam»

crisdovale

20JAN.1961


1961: JFK sworn in as president.Millions watch USA's youngest leader


crisdovale

Gestos





«Uma mesa cheia de feijões. O gesto de os juntar num montão único. E o gesto de os separar, um por um, do dito montão. O primeiro gesto é bem mais simples e pede menos tempo que o segundo. Se em vez da mesa fosse um território, em lugar de feijões estariam pessoas. Juntar todas as pessoas num montão único é trabalho menos complicado do que o de personalizar cada uma delas.
O primeiro gesto, o de reunir, aunar, tornar uno, todas as pessoas de um mesmo território é o processo da CIVILIZAÇÃO. O segundo gesto, o de personalizar cada ser que pertence a uma civilização é o processo da CULTURA. É mais difícil a passagem da civilização para a cultura do que a formação de civilização. A civilização é um fenómeno colectivo. A cultura é um fenómeno individual. Não há cultura sem civilização, nem civilização que perdure sem cultura.»

Almada Negreiros


crisdovale

Aprofundando

Um dos faróis de gente ilustrada, como o português Soares ou o espanhol Zapatero, aprofunda a Democracia.
Como dizia Lacan, o sentido do que eu digo é sempre o outro que o diz.

Venezuela : Chavez s'arroge les pleins pouvoirs
Le président vénézuélien pourra légiférer par décret pendant dix-huit mois tant en matière...


crisdovale

Ler devagar

Cavaco Silva recebe João Cravinho na segunda-feira em Belém


crisdovale

Os intemporais


Dans les crises politiques, le plus difficile pour un honnête homme n'est pas de faire son devoir, mais de le connaître.
Louis-Ambroise, vicomte de Bonald

crisdovale

Nove

Eram oito letrados ilustres, mais o filho de Yang Tche-Tchung, atrasado mental, o que fazia um total de nove.

Wou King-Tsen
Crónica indiscreta dos mandarins


guidosarraza

A Deusa


O ex-presidente do CDS-PP Paulo Portas questionou a participação da Procuradora-Geral Adjunta Maria José Morgado numa conferência organizada pelo grupo parlamentar do PS intitulada «Sim à Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez», num requerimento entregue quinta-feira no Parlamento.

«A minha pergunta, dirigida ao Procurador-Geral da República, é saber se foi ou não cumprido o estatuto dos magistrados do Ministério Público quando uma magistrada participa numa actividade promovida por um partido, acerca de três semanas do referendo» sobre aborto, explicou o deputado Paulo Portas, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.

Maria José Morgado participou quarta-feira numa conferência organizada pelo grupo parlamentar socialista intitulada «Sim à Despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG)».


Como disse Paulo Portas: esta senhora é endeusada em Portugal...


Eusébio Furtado

19.1.07

Cortesias


Sou o homem mais cortês do mundo. Prezo-me de nunca ter sido grosseiro, nesta terra onde há tantos velhacos insuportáveis que vêm sentar-se ao pé de nós para nos contarem as suas desventuras e até para nos declamarem os seus versos.
Heinrich Heine


guidosarraza

Tomorrow never dies


«(...) É grave a situação de Portugal. São grandes as dificuldades que embaraçam a vida politica da nação.
Confusão e incoerência nos princípios, grande desordem nas finanças; enfranquecimento deplorável da autoridade, dentro dos limites das constituição e das leis; falta de confiança na vitalidade do país e nas suas faculdades politicas e económicas; um desalento injustificável atrás do qual se esconde um perigoso indeferentismo; a violência mais exagerada nas lutas dos partidos, sem que lhes corresponda nem o vigor das convicções nem a ousadia dos cometimentos; tendência funesta a rebaixar tudo e todos; paixões em vez de crenças; preconceitos em vez de ideias; negações em vez de afirmações, tanto no domínio dos princípios como no dos factos; desconfianças em vez de esperanças e falta de fé na liberdade; são causas de desorganização e ruína para uma nação, por maior que seja o seu poder, por mais gloriosas que sejam as suas tradições (...)»

João Andrade Corvo- Lisboa, 1870
(in Portugal como problema - org. P. Calafate)


crisdovale

18.1.07

A Luís de Camões


Sin lástima y sin ira el tiempo mella
las heroicas espadas. Pobre y triste
a tu patria nostálgica volviste,
oh capitán, para morir en ella

y con ella. En el mágico desierto
la flor de Portugal se había perdido
y el áspero español, antes vencido,
amenazaba su costado abierto.

Quiero saber si aquende la ribera
última comprendiste humildemente
que todo lo perdido, el Occidente

y el Oriente, el acero y la bandera,
perduraría (ajeno a toda humana
mutación) en tu Eneida lusitana.


Jorge Luis Borges


guidoSarraza

Revendo KST


A ficção consiste não em fazer ver o invisível, mas em fazer ver até que ponto é invisível a invisibilidade do visível
Michel Foucault


guidosarraza

Que mais recreie e aproveite


A minha inclinação em matéria de livros (disse ele), de todos os que estão presentes é bem conhecida; somente poderei dar agora de novo a razão dela. Sou particularmente afeiçoado a livros de história verdadeira, e, mais que às outras, às do reino em que vivo e da terra onde nasci; dos Reis e Príncipes que teve; das mudanças que nele fez o tempo e a fortuna; das guerras, batalhas e ocasiões que nele houve; dos homens insignes, que, pelo discurso dos anos, floresceram; das nobrezas e brasões que por armas, letras, ou privança se adquiriram. O que me inclinou à escolha desta lição que tive alguma de um homem muito douto em o que o deve desejar de ser e parecer o que é nascido; ao qual ele dizia que o que mais convinha que soubesse era o apelido que tinha, donde lhe veio, quem foram seus passados, que armas lhe deixaram, a significação e fundamento da figura delas, como se adquiriram ou acrescentaram, os Reis que reinaram na sua pátria, as crónicas deles, os princípios, as conquistas, as empresas e o esforço dos seus naturais; porque, falando deles nas terras estranhas, ou na sua com estrangeiros, saiba dar verdadeira informação de suas cousas. E, alcançadas estas, lhe estará bem tudo o que mais puder saber das alheias. E, na verdade, nenhuma lição pode haver que mais recreie e aproveite que a que sei que é verdadeira, e, por natural, ao desejo dos homens deleitosa.

Francisco Roíz Lobo
"Corte na Aldeia"


guidosarraza

Os intemporais


Le XXIème siècle sera spirituel ou ne sera pas.
André Malraux


crisdovale

Na amarração






«Interpor providências cautelares para impugnar decisões do Governo e das autarquias está a tornar-se moda. Estão a invadir os tribunais, diz o presidente do Supremo Tribunal Administrativo (STA), havendo o sério risco de se estar a violar o princípio da separação de poderes, avisa o constitucionalista Paulo Rangel, e o perigo de se politizar a justiça, alerta a jurista Adelaide Menezes Leitão.
(...)
A queixa é do presidente do STA. "Em nome da plenitude da tutela, torna-se necessário refrear", afirma Santos Serra. E avisa: "Importa resistir, com determinação, ao impulso de trivialização deste tipo de processos." Quanto ao perigo de os juízes poderem "favorecer de forma desproporcionada e injustificada" os requerentes de providências cautelares administrativas, Santos Serra adverte: "Nada se deve substituir ao bom senso e à ponderação, exigindo-se a autocontenção dos juízes mais voluntariosos, sempre sujeitos ao risco de precipitação na consideração dos vários interesses em conflito.»
(Licínio Lima in DN-2.7 .06)



crisdovale

Guardando


O FAL sugere esta musiquinha, e a sugestão fica bem guardada...


crisdovale

En la mar



Cuatro cosas tiene el hombre
que no sirven en la mar:
ancla, gobernalle y remos,
y miedo de naufragar.


António Machado


guidosarraza

Gerou-se a floresta



A bolota taluda ficara ali muito quieta, muito bem refastelada em virtude do próprio peso, enterrada que nem pelouro de batalha depois de passarem carros e carretas. Que fazer senão deitar-se a dormir?! Dormiu uma hora ou uma vida inteira, quem sabe?! Um laparoto veio lá de cascos de rolha, rapou a terra, fez um toural, aliviou-se, e ela ficou por baixo, sufocada sem poder respirar, em plena escuridão. Estava no fim do fim? Um belisco, e do seu flanco saiu como uma flecha. Era de luz ou de vida? Era uma fonte ou antes um cântico de ave, de água corrente, de vagem a estalar com o sol (... )? Era tudo isto, encarnado no fogo incomburente que lhe lavrava no flanco, verbo que acabou por irradiar do próprio mistério do seu ser.
Do pinhão, que um pé-de-vento arrancou da pinha-mãe, e da bolota, que a ave deixou cair no solo, repetido o acto mil vezes, gerou-se a floresta.


Aquilino Ribeiro



crisdovale

Acto de entendimento


O mundo, o mar e o amor,

por Carlos Drummond de Andrade.

GuidoSarraza

Queriendo no decir pero diciendo


Felipe González: "El proceso estaba abocado al fracaso"


crisdovale

Rambo


"Não o deixem só porque ele vai para a selva como o Rambo"

Santana Lopes
(sobre ele próprio)


B. Pinheiro

17.1.07

A roda da fortuna

"Quem sabe se a roda da fortuna, que já há tanto tempo, em voltas sucessivas, parece insistir em girar contra nós, quem sabe, digo, se neste momento quererá voltar em sentido contrário"



«Para mim a crise, sob a qual nós vergamos, tem de ser encarada sob três aspectos.

O primeiro é o desequilíbrio orçamental; o segundo é a circulação fiduciária; e o terceiro é o desequilíbrio capitalista ou económico, como se quiser chamar, quero dizer, a diferença entre o ingresso e as saídas, quer de mercadorias, quer de capitais.

Ora, invertendo a ordem por que enumerei estes três elementos, começarei pelo último.

Não cansarei a câmara reproduzindo algarismos que todos conhecem, e fazendo considerações que hoje, felizmente, estão no espírito de todos e que é deplorável que o não estivessem há muito tempo; porque o facto é que, desde longos anos, nós vivemos uma vida completamente artificial, abandonando as fontes da riqueza natural do pais.

Nós chegámos a este estado, verdadeiramente anormal, de consumir exclusivamente produtos estrangeiros e de trabalhar exclusivamente com capitais estrangeiros; de nos dessangrarmos anualmente com o serviço desses capitais e com o preço desses produtos!

Assim vivíamos efectivamente e assim vivemos durante largos anos, se o espaço de meio século, pouco mais ou menos, se pode chamar largos anos; mas vivemos como?

Vivemos exagerando a soma da dívida pública até às proporções verdadeiramente esmagadoras em que hoje se encontra.
(...)
O equilíbrio orçamental não se obterá senão à custa de uni sacrifício feroz, permita-se-me a expressão, que tem ele abranger todos os funcionários, credores do estado, proprietários e industriais.

Só assim é que o movimento pôde ser nacional e o sacrifício corresponder ás exigências da situação e do país.

Este sacrifício tem de abranger empregados civis e militares, há-de abranger todos, absolutamente todos em igualdade de condições. O governo não veia aqui para estabelecer guerra de classes, veio, em nome da salvação pública, para pedir a todas as classes do país um concurso de esforços enérgicos para ver se conseguimos salvar a nossa terra da situação deplorável a que a levaram.»

Discurso de Joaquim Pedro Oliveira Martins em 20 de Janeiro de 1892.
(Ministro das Finanças no governo presidido por Dias Ferreira, apresentou o programa financeiro do novo governo)


(Portal da História
Manuel Amaral )


bvta

Dever de ofício


"... os portugueses são capazes de fazer muito e bem. (...) Tenho que ter esperança. (...) Os soldados são bons, os capitães são capazes de não ser tão bons."

(in DN-17.1)


crisdovale