30.4.07

Os moínhos de vento


"Mais que Sevilha, Lisboa deveria ter-se tornado o polo da nova ordem económica: desde Henrique, o Navegador, que aí se demonstrava uma tenacidade extraordinária, necessária aos descobrimentos. Tudo lhe sorria. Os seus mercadores estão em toda a parte. Em 1509, tomam Goa pelas armas, depois Malaca; atingem a China em 1513, Ormuz em 1515. Em Badajoz, em 1524, Portugal pode permitir-se comprar à espanha as Molucas por trezentos e cinquenta mil ducados do seu ouro africano, sem sequer perder tempo a reclamar a aplicação do tratado de Tordesilhas, os mercadores de Lisboa têm pois o monopólio do comércio e da navegação para todos as fontes de especiarias. Depois da abertura parcial da China em 1554, depois do estabelecimento da concessão de Macau em 1557, têm até acesso aos produtos chineses e japoneses.
Mas os portugueses também não dispõem de território consumidor. Além disso, alimentar os os mercados do Norte significa levar lá os produtos. Para tal, faltam a Lisboa vias terrestres para França, para a Alemanha e para a Flandres. A cidade não tem vontade política para resolver o assunto. Em breve os barcos deixam de parar em Lisboa para navegarem mais para o norte, para onde possa fazer-se a distribuição das suas especiarias, Curioso abandono: como se a conquista tivesse esgotado as forças lusitanas; como se, uma vez atingido o objectivo, se renunciasse a tirar dele proveito. a menos que a finalidade fosse a própria conquista...
Sevilha, Lisboa: como se, um século antes do mais genial dos seus escritores, a peninsula Ibérica desse a saber ao mundo que, para ela, os moínhos de vento eram o único inimigo digno de si."

Jacques Attali
("1492")



crisdovale

O jogo da dama


Glamour is what I sell, it's my stock in trade.
Marlene Dietrich


guido sarrasa

Niccolò Bernardo Machiavelli


"Creio que seja feliz aquele que harmoniza o seu modo de perceber com a qualidade dos tempos, e seja infeliz aquele de cujo procedimento discordem os tempos"
Nicccolò Machiavelli
(Florença 3 de Maio de 1469 — Florença, 21 de Junho de 1527)



« sou de parecer de que é melhor ser ousado do que prudente, pois a fortuna( oportunidade) é mulher e, para conservá-la submissa, é necessário (...) contrariá-la. Vê-se , que prefere, não raramente, deixar-se vencer pelos ousados do que pelos que agem friamente. Por isso é sempre amiga dos jovens, visto terem eles menos respeito e mais ferocidade e subjugarem-na com mais audácia»


guido sarrasa

Os intemporais


"It is hard to believe that a man is telling the truth when you know that you would lie if you were in his place."
H. L. Mencken


crisdovale

Tomorrow never dies

O passado, dizia Proust, não só não é fugaz, como não sai do sítio


«(...) falta de confiança na vitalidade do país e nas suas faculdades politicas e económicas; um desalento injustificável atrás do qual se esconde um perigoso indeferentismo; a violência mais exagerada nas lutas dos partidos, sem que lhes corresponda nem o vigor das convicções nem a ousadia dos cometimentos; tendência funesta a rebaixar tudo e todos; paixões em vez de crenças; preconceitos em vez de ideias; negações em vez de afirmações, tanto no domínio dos princípios como no dos factos; desconfianças em vez de esperanças e falta de fé na liberdade; são causas de desorganização e ruína para uma nação, por maior que seja o seu poder, por mais gloriosas que sejam as suas tradições (...)»

João Andrade Corvo- Lisboa, 1870
(in Portugal como problema - org. P. Calafate)


crisdovale

Figo maduro





OTA vez não...
guidosarraza

Retocar o purgatório e pôr-lhe almas novas



crisdovale

Fortuna


Nasceu com o dom do riso e a sensação de que o mundo era louco. E esse foi todo o seu património.
Rafael Sabatini



guidosarraza

Os presságios dos naufrágios

Os naufrágios, pelo menos para Jack London, não são despidos de bons presságios...


guidosarraza

29.4.07

La narración



El poema es la narración del viage
Federico Garcia Lorca

guido sarrasa

Notícias de fora

Chávez garante que Fidel Castro reassumiu presidência de Cuba, o que vale por perguntar:o que se passa em Cuba?


crisdovale

Catedral, 20.00




"Se alguma ave de aduncas unhas anda lá no mais alto do ar...."




bruno ventana

O "disponível"

João Soares esclarece, uma vez mais, que está disponível para se candidatar à Câmara Municipal de Lisboa. Chega a ser embaraçoso assistir a este espectáculo na praça pública.
# posted by PG : 29.4.07
(in bloguitica)


crisdovale

Por cima dos outros

A Câmara de Lisboa tem um grande problema, por cima dos outros: ninguém a quer, de momento.


crisdovale

O que é bem diferente

Nuno Brederode Santos fala do discurso e da actuação presidenciais (in Dn, 29.4) , e sintetiza esta como "inanidade bem gerida". Sabe do que fala, é um perito em tais áfricas, depois de dez anos de intimidade com um presidente que, estimável, passa bem à História como o inane (característica, que no desenvolvimento e culminar do descalabro guterráceo se revelou desgraçada para o país).
Mas, fino como um coral, Brederode Santos não diz o que diz por erro vesgo, filho de alguma aversão ( a Cavaco Silva). É antes a devoção (a Sampaio) que o leva, afectivo, à linha já que o meu era dado a inanidades todos os outros o são...

Mais despido destas gangas, António Barreto não só vê bem, como diz bem o que vê (in publico, 29.4): "(...) Nestas festas de comemoração da liberdade, Cavaco Silva nada tinha para dizer. Ou nada queria dizer, o que é bem diferente. (...) "


crisdovale

Bilhete de Abril

"Os nossos homens públicos contentaram-se com uma figura de retórica: "a longa noite fascista". Com estes começos e fundamentos, falta ao regime que nasceu do 25 de Abril um mínimo de credibilidade moral. A cobardia, a traição, a irresponsabilidade, a confusão , foram as taras que presidiram ao seu parto e, com esses fundamentos, nada é possível edificar. O actual estado de coisas, em Portugal, nasceu podre nas suas raízes. Herdou todos os podres da anterior; mais a vergonha da deserção."
António José Saraiva
(in portugaldospequeninos)


crisdovale

28.4.07

« Le 2 mai, je serai moi-même.»





crisdovale

Da perfeição

Desta vez, o lendário Piotr aproximou-se da perfeição:
serviço publico .


crisdovale

Os intemporais


Uma frase é pura enquanto está sozinha. A seguinte tira-lhe logo alguma coisa.
Edmond Jabés


guidosarraza

À beira do Doiro

Pôs-se uma bela noite, à beira do Doiro.

crisdovale

O porquinho mealheiro

«Isaltino depositou um milhão em notas
(...) terá depositado mais de um milhão de euros em notas, em diversas contas bancárias, à margem do seu ordenado como autarca. O valor consta da acusação do Ministério Público que as atribui "a gratificações" pagas por empreiteiros ao presidente da CMO como contrapartida de decisões...»
(in Expresso-28.4)


O perfil deste autarca é tão rico que vem a pêlo um texto do grande Fialho de Almeida em que se examinam os contornos da psique dos grandes comilões:

«À medida que a hora de comer ia chegando, notou-se que em cada um dos orangos...começavam a surgir fenómenos de sociabilidade extraordinários. Por exemplo, alguns puseram camisa lavada, outros ornaram-se de casacos de gala e chapéus de forma tubular:estes foram ao Grandella comprar gravatas..."
(...)
Se a amplitude do ponto permitisse, havia d´explanar aqui detalhes curiosíssimos, por onde inferir té certo ponto a argúcia quase humana dos macacos. Basta um detalhe. Constatam as observações do dr. Paul Sollier que nos chamados macacos jantareiros, à semelhança do que sucede nos idiotas, os sinais d´alegria aumentam quando a comida é de borla, ou em casos pagantes, quando o criado do restaurante errou a conta para menos.
Mais: substituindo alguns dos pratos, por palha, o animal dá profundos sinais d´irritação.»

crisdovale

Sempre (h)a abril

ahhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!!!


crisdovale

La corriente salina


Llevamos en las venas la corriente salina de nuestra sangre, en la que el sodio, el potasio y el calcio se hallan en combinaciones semejantes a las que existen en el agua de mar y en proporciones relativas muy análogas. Esta es la herencia desde el día, hace un número incalculable de millones de años, en que un remoto antecesor pasó de la etapa unicelular a la multicelular y adquirió por primera vez un sistema respiratorio en el interior de cual corría un humor casi idéntico al del agua de mar.
Rachel Carson



guidosarraza

Less than gleeful

The day of the spider
One of Britain's most impressive politicians is poised to become its next prime minister. Why is the country less than gleeful at the thought?


crisdovale

27.4.07

Mas na prática há

Quem poderia prever, há uns dias atrás, uma manhã tão regeneradora para o primeiro-ministro?
Nem faltou a ausência de Marques Mendes e a presença de Portas. Tudo a ajudar.
Como reparou um dia o sr. Van de Snepscheut, teoricamente, não há diferença entre a teoria e a prática. Mas na prática há.

crisdovale

Setas espirituais


O modo de exercitar esta Oração dissemos acima na Doutrina VII. Agora damos alguns exemplos, ou fórmulas das Jaculatórias; não para que a alma devota se ate a palavras certas, e as profira mais como lição decorada na memória do que como parto afetuoso da vontade; senão para que, à vista destes exemplos, conheça melhor o modo de as fazer, e adestre o seu arco.
Vão repartidas em três como aljavas, conforme as três vias do Espírito, Purgativa, Iluminativa e Unitiva (que Molinos impiamente chamava o maior disparate da Mística); e assim podemos dizer que as primeiras são de ferro, as segundas de prata, e as terceiras de ouro; se bem aquelas ferirão mais altamente o coração de Deus que procederem de maior auxílio de sua graça, e maior intenção da nossa caridade.
Se o Leitor achar em alguma aljava seta que parece pertencer mais propriamente a outra, não forme disso reparo, porque estas coisas morais pouco importa se não pesem ouro fio com os escrúpulos da balança Teológica.

Padre Manuel Bernardes


guidosarraza

Cabaret por cabaret

A Inês Serra Lopes, agora "comentadeira" na Sic-Notícias, está babada de comoção com a prestação parlamentar e com o regresso do dr. Lázaro-Portas. Dá ideia de qualquer coisa semelhante à recuperação do Maxime pelo Manuel João Vieira. Cabaret por cabaret, prefiro sempre o original.
Publicada por João Gonçalves em 27.4.07


crisdovale

Faites vos jeux


Quel locataire pour Matignon ?

crisdovale

Manso como um cão amestrado

«(...) Apareceu no debate mensal sem ideias (a segunda ronda foi até ligeiramente patética) e a achar-se o melhor condutor do mundo. Da soberba sobrou a ideia de passar os debates mensais a meia hora por semana. Sócrates, esperto que nem um carapau, aceitou logo - mesmo dando de barato que já tinha concordado com um modelo semelhante ao actual mas mais leve no projecto de reforma do Parlamento do seu potencial sucessor, António José Seguro.O primeiro-ministro não quis acreditar na esmola. Portas voltou manso como um cão amestrado. Marcelo Rebelo de Sousa e Manuela Ferreira Leite tinham razão: até podíamos ter a ilusão de pensar que Portas voltaria para complicar a vida a Sócrates e, por arrasto, a Marques Mendes. Afinal veio mesmo para ser o seguro de vida de Sócrates para 2009. (...)
FAL Sexta-feira, Abril 27, 2007 ( in corta-fitas)


crisdovale

Odiseo y Penélope


Presentación en Madrid
El escritor peruano Mario Vargas Llosa y la actriz española Aitana Sánchez-Gijón han presentado en Madrid la edición de Odiseo y Penélope, el texto teatral de Vargas Llosa que sirvió de base para la obra que el propio escritor escenificó junto a la actriz en el pasado Festival de Mérida.( EFE - 2007-04-27 -El País)


crisdovale

Tendrán la valentia?



«El 26 de Abril de 1937 en Gernika, (hace 70 años) a las 4.30 de la tarde se hicieron redoblar las campanas de la iglesia de Santa María, se acercaban aviones enemigos. Gernika es la villa sagrada de los vascos, allí está la Casa de Juntas y el Roble de Gernika, lugar en el cual los señores de Bizkaia y los reyes de España juraban respetar las viejas leyes milenarias del pueblo vasco.

Tropas y aviación enviadas por Adolf Hitler y Benito Mussolini, conjuntamente con los mercenarios moros participaron de la ofensiva contra el País de los Vascos, con una inusitada crueldad.

Gernika es todo un símbolo para los vascos y en aquellos tiempos de guerra no se rendían; por lo tanto el general Franco ideó un escarmiento. Conjuntamente con el comandante de la Legión Cóndor Wolfran von Richtofen, arrasarían la ciudad con un bombardeo masivo de bombas incendiarias y explosivas, con posteriores ametrallamientos de los sobrevivientes.

También se incorporó la aviación italiana. Los incendios continuaron hasta que se apagaron solos. Gernika estaba destruida y más de dos mil personas habían muerto. Había muchos heridos y una devastación que no se borrará de la memoria histórica.

Gernika fue un prólogo de las destrucciones masivas que se dieron durante la Segunda Guerra Mundial.

Ante la indignación mundial del bombardeo a una ciudad abierta y sin defensa, los franquistas y sus aliados nazis pergeñaron una mentira mantenida durante cuarenta años: "los propios vascos habían incendiado su villa sagrada". El periodista inglés George Steer fue testigo de la tragedia y la mentira posterior. Relatando la verdad de la destrucción por la aviación a través
del periódico Times.

Los gobiernos de Alemania e Italia han pedido perdón en 1997 por participar en la destrucción de la ciudad de Gernika.

En contraposición los gobiernos franquistas y sus sucesores, nunca se han hecho cargo de la responsabilidad de haber organizado y ejecutado tamaña injusticia en contra del pueblo europeo más antigüo.

Es ya tiempo y pedimos, que los españoles hagan frente a su responsabilidad de la destrucción del 70 % de la ciudad de Gernika y la muerte de numerosísimos vecinos de la ciudad y alrededores. ¿Tendrán la valentia? »

(Izaro News)


crisdovale

Vai-lhe sobejar o couro em cima da atadura


Refrear a sanha e amansar o inchaço da soberba, que o soberboso do alto vai descendo.
A desordenada cobiça, a avareza ou a mostrança de sobrançaria bom resultado não dão, que os sujeitos, de sua natureza, são inferiores aos corpos celestes.
Quem guloso esbulhar de mantimentos os amigos, vai-lhe sobejar o couro em cima da atadura.
Isto, porque já lá vem no Hissope, VII, p. 97, ed. de 1911:
"E, como quem um copo bebe d´agua
De café, chocolate, chá, sorvete,
D´um trago beberá toda uma pipa"



guido sarrasa

Coincidências

Ontem, Sá Fernandes declarou: «Para a semana este processo vai ter mais arguidos». Parece que o vereador tem mesmo informação privilegiada. Até que ponto consegue também influenciar as investigações?

Hoje, depois de uma notícia que confirmava a anterior, Sá Fernandes parecia saber onde e quando a mesma passaria e conseguiu o feito notável de estar em directo nos dois canais de cabo com notícias...

Mas estamos certos que Sá Fernandes nada tem que ver com estas notícias... São só coincidências...


Eusébio Furtado

Divagações

«(...) Que país real? O da glória ou o da penúria?
Para o poder naturalmente o da glória: o país do progresso político ou económico.
Para a oposição, para os intelectuais urbanos, e, em geral, para as classes médias, que o comparavam à França ou à Inglaterra, o país da penúria.
Mas, por ironia, em todos os regimes e sob todos os governos, o país legal, do Estado e dos seus propagandistas oficiais, conseguiu impor ao pais real do campo e da indiferença cívica, o mito da glória contra a evidência da penúria.
Glória oculta, ou efémera, ou iminente. Glória do passado prestes a consumar-se no futuro.
E, dia a dia, ano a ano, século a século, a nação, persuadida da sua íntima grandeza, esperou o taumaturgo que a fizesse ressuscitar num sublime esplendor.
E taumaturgos não lhe faltaram: Pombal, Linhares, Fernandes Tomás, D. Miguel, D.Pedro, Costa Cabral, Fontes, João Franco, D. Carlos, Afonso Costa, Sidónio Paes, Salazar, Sá Carneiro e Cavaco.
Mas depois de infinitas regenerações, revoluções e reformas o Lázaro olha ainda, com inveja ou resignação, cepticismo ou confiança, o céu distante do mundo dos vivos.
O país real continua a viver da sua irrealidade.»


Vasco Pulido Valente
(Divagações sobre o "país real"- K, Dez. 1991)


brunoventana

Who knows?

Washington diary - Is Al Gore getting in shape for the US presidential race?


crisdovale

26.4.07

Mesmo a calhar

Depois dos dias de desastre para o PS e para José Sócrates a propósito do duvidoso percurso académico do primeiro ministro, depois do sucesso que constituiu a abertura do túnel do Marquês de Pombal, a constituição de Carmona Rodrigues como arguido vinha mesmo a calhar ao PS...


Eusébio Furtado

Os intemporais


Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensão do seu corpo... Mas o livro é outra coisa, o livro é um extensão da memória e da imaginação.

Jorge Luís Borges
El Libro



brunoventana

Assim à puridade



« (...) Vem até ao espírito uma história passada entre Ramalho Ortigão, na altura um jornalista novato, e António José de Ávila, um dos políticos mais importantes do tempo.

Um dia, algures na década de 1870, encontraram-se num jantar em casa de amigos.

Depois de se terem refastelado com uma bela lagosta à americana, regada a Moet et Chandon, o político virou-se para o escritor e, em tom confindencial, perguntou-lhe:

Ora, sr Perdigão (nunca me honrou com outro apelido aquele venerando vulto), há-de ter a bondade de me dizer, assim à puridade, o que é que lhe falta para se achar plenamente satisfeito no seio da sociedade a que pertence?»


(M.F.Mónica,
in "Aníbal,um campeão português"
K- Set.1991)



brventana

O efeito do sal


"Vós , diz Cristo Senhor nosso, falando com os Pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra, o que faz o sal.

O efeito do sal é impedir a corrupção , mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa,havendo tantos nela, que têm o ofício de sal, qual será ou qual pode ser a causa desta corrupção?

Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar.

Ou é porque o sal não salga , e os Pregadores não pregam a verdadeira doutrina: ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes , sendo verdadeira a doutrina, que lhes dão, e não querem receber: ou é porque o sal não salga , e os Pregadores dizem uma cousa, e fazem outra, ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes em vez de servir a Cristo servem a seus apetites.

Não é tudo isto verdade? Ainda mal.."


Padre António Vieira
(sermão de sto antónio aos peixes)



bvtana

Imparável

Resolvido o probleminha chamado tuberculose, aqui está outra minudência a despachar em semanas, vá lá, meses: Jorge Sampaio 1º Alto Representante para Diálogo das Civilizações.
Ban Ki-Moon que vá já preparando coisas mais bicudas, que isto é um vê se te avias.


crisdovale

Como cebolinha em réstia

Antes dessoutras me quero eu meter como cebolinha em réstia, porque dizem que abaixo fica quem não se adianta, eis mais uma ou duas ideias: E quanto em todas as mais entradas e saídas, como são o lavar das mãos, mesuras e prolfaças, liberal como nas eiras.
E a verdade é que o verdadeiro cumprimento em que se declaram os demais, e que serve de lei mental a todos é : todo sou vosso tirando fazenda e corpo. No acudir ao perigo, fazer-se manco.
Na cama pequena deitar ao meio. No lugar estreito, correr diante, que quem vem tarde mal se agasalha. Ribeiro grande, saltar de trás, que a verdadeira discrição é experimentar em cabeça alheia, e a mais trilhada parvoíce é não cuidei.
- Não vos desfaçais dessa doutrina, que é a melhor regra para viver em paz sobre a face da terra que quantas andam nas cartilhas antigas.

Francisco Roíz Lobo



guidosarraza

Diferenças...

Um exemplo típico de um tratamento comunicacional completamente hostil - a inauguração do túnel do Marquês. Por coincidência, é uma "obra" da oposição, das escassas que pode mostrar, e a perseguição a Carmona Rodrigues dentro do túnel pelos jornalistas não me lembro de nunca a ter visto ao Primeiro-ministro, muito menos no recente caso que o envolveu. Diferenças.

JPP, Abrupto


Eusébio Furtado

Não há coincidências

"O ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fontão de Carvalho foi constituído arguido no caso Bragaparques, relacionado com os terrenos do Parque Mayer e da antiga Feira Popular, disse na terça-feira à Lusa fonte judicial."

Diário Digital


"E fez-se luz no túnel"

Primeiro de Janeiro


Na véspera (à noite) da inauguração daquela que é a obra mais emblemática da gestão social democrata na câmara de Lisboa, eis que é divulgada a notícia de Fontão arguído no caso Bragaparques. Também curioso foi o facto de se assistir (nessa mesma noite) a um bombeiro que se desdobrou em declarações a afirmar a insegurança de um túnel que, pasme-se, obteve aprovação do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa... Coincidências...


Eusébio Furtado

Nau gabada de nova, e forte, e bem marinhada



"……três observações finais. Em primeiro lugar, João Franco pensou a sua actuação referindo-se ao passado e sobretudo à tradição reformista representada pela esquerda liberal. Se alguma coisa o caso de Franco revela, é o peso da tradição liberal sobre a elite política da monarquia.
O liberalismo não era simplesmente um instrumento ideológico, mas uma cultura que envolvia a elite e limitava o que ela podia pensar e executar. Franco conservou-se fiel ao velho projecto liberal de integrar os indivíduos capacitados num estado transparente e aberto, sob o império da lei. O seu ideal político manteve-se o da monarquia liberal, o equivalente dinástico da república conservadora representada pela Terceira República francesa : um regime que preservasse a ordem ao mesmo tempo que, gradual e consensualmente, fosse facilitando o progresso.

Em segundo lugar, as origens do espírito reformista que animava João Franco não estavam na rejeição do liberalismo, mas sobretudo na tentativa de consumar as soluções para que apontava o debate liberal. Politicamente formado na intersecção do radicalismo universitário e da esquerda constitucional com o oportunismo fontista, Franco era, social e culturalmente, um membro da elite liberal, preso às ideias e aos costumes dessa elite. A crise de1890 exaltou a sua ânsia de reformar, tal como crises na´logas em 1868 ou em 1876 haviam entusiasmado outros reformadores. O liberalismo partia de determinados princípios, mas constituiu-se, enquanto regime político, como um debate entre várias alternativas. O reformismo era um efeito desse debate. Era através das reformas, da mudança legal, jurídica, que os liberais pensavam a sua relação com o passado e com o futuro. Franco e os outros chefes políticos do regime tiveram sempre um largo menu de opções, dentro dos termos do debate liberal, com as quais podiam provar a sua vontade de melhorar o País. A este respeito não houve de facto uma ruptura entre o Franco de 1895 e o Fontes de 1885.

Finalmente, a última observação diz respeito ao autoritarismo de Franco. Num País em que 70% da população adulta era analfabeta e perante uma classe média pequena e faccionalizada, a única via para a reforma estava no Governo apoiado pelo rei. Tinha sido sempre esta a via do liberalismo, desde 1834. O reformismo teria sempre de ser “autoritário” neste sentido: o de reforçar o poder do executivo, por via da monarquia, contra a elite política.
Mas este “autoritarismo” foi um autoritarismo liberal que nunca deveria ter sido confundido com o autoritarismo comunista ou fascista do pós-guerra.

Em suma, o franquismo, pelas suas origens, não tem absolutamente nada a ver com os movimentos antiliberais que se desenvolveram na Europa da década de 20."

Rui Ramos



Brunventana

O Almeidinha das farturas anda por aí...

O ex-inspector da Polícia Judiciária José Torrão, acusado de violação de segredo de funcionário, admitiu ontem em tribunal ter participado numa reunião na Aroeira com o chefe de gabinete de Santana Lopes, Miguel Almeida.

Torrão disse que para além de Miguel Almeida estiveram presentes nesse encontro o advogado Belo Dias e o empresário Armando Jorge Carneiro.

in Correio da Manhã


Consta que este "homem de mão" de Santana Lopes continua a fazer "fretes" ao chefe. Agora é Lisboa. É que eles não perdoam ter deixado Lisboa. Antes que se descubra alguma coisa menos própria...


B. Pinheiro

Esse quase nada

Vem a talhe de foice fazer o ponto a uma navegação - a nossa - com Camilo:

«Temos tudo quanto podem ambicionar os netos daqueles que civilizaram mundos novos.
Só nos falta – diga-se a verdade sem presunção – falta-nos uma pequena coisa, que faça os homens bons: falta-nos a virtude e a moral; falta-nos o respeito à lei, e a lei que deva respeitar-se; falta-nos esse quase nada que faz um povo de traficantes e de corruptos uma sociedade de irmãos e de amigos…»
(in Dispersos)


crisdovale

Antiguidades



Até ao momento em que o inimigo se lhe tornasse perigoso ou necessário, e urgisse, para montá-lo manso, cingir-lhe ao dorso uma vistosa albarda de ministro.
Fialho de Almeida


brunoventana

25.4.07

Sete ventos

Sete ventos te trouxeram
Mas outros sete vieram
Mais tarde para te levar
Manuel de Andrade



....ao volante do Spitfire verde a caminho do Real das Canas.


brunoventana

That is in the nature

All politic lives, unless they are cut off in midstream at a happy juncture, end in failure, because that is in the nature of politics and human affairs.
Enoch Powell


crisdovale

As manobras inconscientes de uma alma pura




«(...) Meu caro, eu por mim gosto é de bailes como o do Conde de Orgel, que, como dizia o Radiguet, o nosso Raymond, tinha “romance de amor casto, mas tão escabroso quanto o romance menos casto”.

Monte Cristo, misterioso e predador, redarguiu: Senhora, pois eu, do Raymond, o que lhe digo é que “as manobras inconscientes de uma alma pura são ainda mais singulares que as combinações do vício.” (...)»


Descubra as personagens do Baile de Máscaras de Janeiro de 2005...



guidosarraza

Ser livre é uma condição, não é um resultado.


«(...) Temos de deixar aos nossos filhos e aos nossos netos um regime em que sejamos governados por uma classe política qualificada, em que a vida política se paute por critérios de rigor ético, exigência, competência, em que a corrupção seja combatida por um sistema judicial eficaz e prestigiado.
(...)
É necessário que os agentes políticos se empenhem mais na prestação de contas aos cidadãos, que os portugueses conheçam e compreendam o sentido e os objectivos das medidas que vão sendo adoptadas, que exista clareza e transparência na relação entre o poder político e a comunidade cívica (...)»
25ABR07

Leia aqui o texto do discurso do Presidente da República


crisdovale

Pas de consigne...


crisdovale

De ver de ler

O Atlântico mudou de roupagem. Continua a recomendar-se.

http://www.atlantico-online.net/blogue/


crisdovale

Os intemporais


Há muitas vezes na História, ao lado dos factos públicos, outros sucedidos nas trevas, os quais, frequentemente são a causa verdadeira daqueles, e que os explicariam se fossem revelados.
Alexandre Herculano



bruno ventana

Por isso mesmo...

Camacho em Lisboa: «A vida de treinador está um pouco difícil»


crisdovale

Bravery never goes out of fashion.


It is a mistake to try to look too far ahead. The chain of destiny can only be grasped one link at a time.
Sir Winston Churchill

Live as brave men; and if fortune is adverse, front its blows with brave hearts.
Cicero




António de Spínola,
Marechal
(11 de Abril de 1910- 13 de Agosto de 1996)



crisdovale

Vá varejar bolotas

Câmara de Oeiras - PSD quer suspensão de mandato de Isaltino Morais

Nutrido dos guisados mais refogados do bloco central dos interesses, que lhe deixam atritos nos cascos das coroas, o autarca aparentemente não dá conta que oferce um espectaculo indecoroso.O colector de “veios centrais” ou não percebeu ainda o que se passa ou, percebendo-o, o apelo do fricassé é tão intenso que qualquer prancha de nau lhe serve para o voo.O tempo está ruim para momices de habilidosos e se alguns, os mais vivaços, o entenderam e tiraram sabática, outros, porventura mais abeberados na modorra das delícias, pensam que a velha e sebenta dona impunidade lhes vai continuar a babujar de beijos húmidos a cara espaçosa.
A esses, como o autarca Isaltino, só há a dizer:
Já chega de chispe de porco! Vá varejar bolotas para os cevados!

crisdovale

24.4.07

Os princípios sumos



É que deram com a sua carne a beber o filtro que não perdoa, onde se concentraram meiguice e enliçamento animal, princípios sumos da voluptuosidade criadora.


guidosarraza

Nunca a dei por bem traduzida


«(...) A doçura que mete na alma a vista refrigerante de uma jovem seara do Ribatejo nos primeiros dias de Abril, ondulando lascivamente com a brisa temperada da Primavera, - a amenidade bucólica de um campo minhoto de milho, à hora da rega, por meados de Agosto, a ver-se-lhe pular os caules com a água que lhe anda por pé, e à roda as carvalheiras classicamente desposadas com a vide coberta de racimos pretos - são ambos esses quadros de uma põesia tão graciosa e cheia de mimo, que nunca a dei por bem traduzida nos melhores versos de Teócrito ou de Virgílio, nas melhores prosas de Gessner ou de Rodrigues Lobo.»


Almeida Garret

A propósito: Em gestação O milho amarelo, ou os lances e proezas do homem a partir da mãe natureza.


Guido Sarrasa

E são tão boas as nortadas em Cascais...



A falta de viento...en Valencia
A falta de viento, ropa interior. Ya que el viento no está acompañando a los regatistas de la Copa del América, nada como un pase de modelos. La nadadora Gemma Mengual (en la imagen), ganadora de seis medallas en natación sincronizada en el pasado Mundial de Melbourne, y siete regatistas del Desafío Español han sido las estrellas de la presentación mundial de la colección de corsetería, lencería y ropa de baño de la firma alemana Triumph, creación del diseñador suizo Danier Herman.
EFE - 2007-04-24 (El País online)


crisdovale

«caricature du cynisme»




crisdovale

Ele há engenheiros para tudo

E quando o indescritível Hermínio Martinho, que não chegou a Regente Agrícola (não entregou o Relatório) e, por isso, nunca pôde ser Engenheiro Técnico Agrário, se passeava pela Assembleia da República, pelos jornais, pelo PRD e pelo país, ostentando na lapela a garbosa etiqueta de ... "Engenheiro".
Bons tempos, esses...


crisdovale

What an irony


«A sick France means a sick Europe - and that must be bad for Britain»,
Timothy Garton Ash (The Guardian, 19.4.2007).



crisdovale

Hora de almoço

El Bulli, meilleur restaurant du monde


crisdovale

Conhecido como o "cardeal"

SIM, ESCOLHER PINA MOURA É UMA POUCA-VERGONHA
João Miguel Tavares-DN,24.4


crisdovale

Olha que brincadeira, hem!


“(...) - Então, Cohen, diga-nos você, conte-nos cá... O empréstimo faz-se ou não se faz? E acirrou a curiosidade, dizendo para os lados que aquela questão do empréstimo era grave. Uma operação tremenda, um verdadeiro episódio histórico!... O Cohen colocou uma pitada de sal à beira do prato, e respondeu, com autoridade, que o empréstimo tinha de se realizar “absolutamente”. Os empréstimos em Portugal constituíam hoje uma das fontes de receita, tão regular, tão indispensável, tão sabida como o imposto. A única ocupação mesmo dos ministérios era esta – “cobrar o imposto” e “fazer o empréstimo”. E assim havia de continuar... Carlos não entendia de finanças: mas, parecia-lhe que, desse modo, o país ia alegremente e lindamente para a bancarrota.
– Num galopezinho muito seguro e muito a direito – disse o Cohen, sorrindo. – Ah, sobre isso, ninguém tem ilusões, meu caro senhor. Nem os próprios ministros da Fazenda!... A bancarrota é inevitável: é como quem faz uma soma...
Ega mostrou-se impressionado. Olha que brincadeira, hem! (...) “

Eça de Queirós



brvetana

Os tempos e os modos


"Even if a submarine should work by a miracle, it will never be used. No country in this world would ever use such a vicious and petty form of warfare!"
Admiral William Henderson, 1914



bruno ventana

Em cinquenta e três



SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5.o,maço 7)

"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e dois
anos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos
rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e
mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo
não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e
tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs
teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito
filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas
escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada
Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino
e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três
mulheres".

Sentença:

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos
dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de Ajudar a povoar
aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real
Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram
o processo".


guido sarraza

23.4.07

O acaso em armas

Depende de quem passe para que eu seja túmulo ou tesouro.
Paul Valéry


guido sarrasa

Mas isso era o passado




guido sarraza

Abril em Março e Novembro


O dia 25 de Abril deste ano, como todos os dias de todos os anos, é um dia excelente para prestar homenagem aos valentes do 16 de Março de 1974, nomeadamente Monge, Casanova, Bruno, Varela, Novo, Faria...

Tiveram como ideal acabar com a ditadura sem resvalar, desgraçadamente, para outra.

Houve alguns outros assim, em 25 de Abril de 1974, como, p. e., Salgueiro Maia, Spínola, Pinheiro de Azevedo e, feliz e decisivamente, outros, em 25 de Novembro de 1975, como,p. e., Eanes, Neves e Garcia dos Santos.


crisdovale

« Dans toute aventure, le plus important est de partir, pas d’arriver »

José Socrates, le Tony Blair portugais

...Sarkozy confiera à la sortie : « Heureusement que les socialistes français ne sont pas comme lui, sinon j’aurais du mal à me positionner ! »

Já se tinha notado:
(Vd. Blairismo à transmontana)


crisdovale

Se forem vistos juntos...

«(...) Santana Lopes e Paulo Portas poderão ter ainda futuro político – quem sabe? –, embora Santana tenha mais jeito para animador do que para governante e Portas tenha de controlar a sua ansiedade e a dos seus apoiantes.Mas, para poderem alimentar ainda algumas esperanças, terão de caminhar isoladamente.Se um estiver num sítio, o outro não deverá passar por perto.
Se forem vistos juntos, avivam todas as lembranças, desenterram todos os demónios, trazem de volta o pesadelo.O passado virá todo de uma vez ao de cima – e a rejeição será inevitável. Separados ou juntos? – é a pergunta do título.A resposta é óbvia: separados, a milhas de distância um do outro, em países diferentes, se tal fosse possível.»
Publicado por JASaraiva


crisdovale

Ditos e enfeites



Jean-François Paul de Gondi, Cardinal de Retz, dizia de Armand Jean Du Plessis, Cardeal de Richelieu, duque e político francês e primeiro-ministro de Luís XIII :


Um grande homem, mas que tinha, em grau elevadíssimo, o fraco de não desprezar as pequenas coisas.



brunoventana

"I have had to bear all of this"






crisdovale

Nada de novo

...sem necessidade de passar pelo exame das discursatas e golpadas de corredor...


crisdovale

22.4.07

Os intemporais


Rien ne rehausse l'autorité mieux que le silence, splendeur des forts et refuge des faibles.
Charles de Gaulle



crisdovale

Sem fio de aprumo


MP insiste na acusação a Isaltino Morais
, que, agora em contra-relógio, prepara uma revolução no Taguspark, em sintonia com Coelho e...Vara.

crisdovale

Não é de modas


«80% ou mais....
na reçaca da nega da visita ao hospital o Mendes não é de modas e afiambranus com a promeça de que se votarem em mim (nele...) não levam 60% não levam 70% não levam 72,46% não levam 76,87% não levam 79,32% levam 80% da média europeia em 2013 segunda semana de Janeiro pelas oito da noite hórário de Inverno.....

pimba........mais nada.....»
por Piotr Kropotkine


crisdovale

Allez France


Royal-Sarkozy, le duel annoncé

O tempo voltou para trás



(JPP)
VISTO DE LONGE 2 -
De novo, Pina Moura e Portas. Menos liberdade, mais rui'do.O PS reorganiza-se na comunicac,ao social para o futuro pro'ximo, com a mao de ferro do PSOE a ajudar. Quer no grupo da Prisa, quer na comunicac,ao social do estado, em particular na RTP, nao vai haver tolerancia em tudo o que afecte os seus mais altos interesses. Casos como o "caso Socrates" nao se podem repetir.Portas vai voltar a fazer o mesmo: uns anos de psicodrama e servic,o ao PS, outra derrota, outra retirada.O tempo voltou para tra's, para as primeiras manobras das pro'ximas eleic,oes.
J. Pacheco Pereira


crisdovale

Yacht fantôme


crisdovale

E o vencedor é...



B. Pinheiro

A Europa...

DAQUI A UNS ANOS, NA EUROPA, SERA' QUE SERA' ASSIM?

Nao se pode comer carne de porco. Nao se pode comer invertebrados. Logo nao se pode comer marisco. Nao se pode comer carne com sangue. Nao se pode comer carne que saiba a alguma coisa. Nao se pode comer animais sem cascos. Pode-se comer girafa. Nao se pode comer passaros a nao ser algumas excepc.oes veementemente discutidas. Nao se pode comer na mesma refeic.ao leite ou manteiga e carne. Se se comer carne so se pode beber leite a nao ser seis horas depois pelo menos. Existe tambem um grande debate sobre se sao seis horas ou mais. Etc., etc. Podem-se comer gafanhotos, mas nem todos os tipos.

JPP, Abrupto


Eusébio Furtado

21.4.07

Kinder

“O outro candidato [Paulo Portas] faz-me lembrar o Ovo Kinder Surpresa. Não se sabe o que lá vem dentro”

Ribeiro e Castro



B. Pinheiro

20.4.07

"...definitivamente no pas au-delà."

Escalpelizando o jantar, rapidamente e em força. Fulminante.


crisdovale

19.4.07

Em tertúlia

Mário Soares acusa direita de “ataques raivosos” a Sócrates
Mário Soares acusou hoje a direita de atacar "com raiva" o primeiro-ministro, José Sócrates, para afastar o Governo socialista, e incitou-o a prosseguir com "a inteligência, a determinação e a coragem" que tem mostrado.
(in Publico online-19.4)

A escalpelizar e a saborear, em tertúlia, por Constança Cunha e Sá, José Medeiros Ferreira e João Gonçalves.


crisdovale

J´irais à Sintra


por Ferreira Fernandes


crisdovale

Rádio e Televisão

«Sabemos o que valemos com uma televisão, se calhar temos de ter também uma rádio. Os benfiquistas têm de estar unidos. Querem-nos abater», referiu o presidente do Benfica. (Diario Digital)


E um treinador? Pode ser?


crisdovale

Sem fio de aprumo

PSD reage Pina Moura na TVI : é «descaramento total»

Enquanto o ex-delfim de Cunhal e ex-delfim de Guterres se banha nos "valores do mercado", por onde andará esse outro papo de anjo da democracia, Fernando, ex-KGB e ex-chefe de gabinte do ex-ministro das Finanças e da Economia?

crisdovale

Em diferentes lugares e a diversas pessoas

"O que a voz não pode exprimir juntamente em diferentes lugares e a diversas pessoas em um mesmo tempo, o faz a escritura com grande perfeição..."
Francisco Roiz Lobo


GuidoSarraza

“a absoluta indigência de propostas políticas”

O debate que cabia numa casca de noz

crisdovale

Aquilo não tem conserto

«Vi ontem à noite o frente-a-frente entre os dois candidatos à liderança de um partido virtualmente inexistente. Paulo Portas e Ribeiro e Castro, que disputam a presidência do CDS, responderam durante uma hora às perguntas de Judite Sousa, regressada ao prime time do canal público após um brevíssimo interregno que coincidiu com a recente entrevista de José Sócrates à RTP. Do que vi ficou claro que aquilo não tem conserto. Portas e Castro odeiam-se cordialmente e o confronto entre ambos não deixará pedra sobre pedra no Largo do Caldas. Portas, com a ligeireza habitual, trocou o boné da lavoura e a samarra das feiras pelo partido "cosmopolita" que diz agora defender. Castro, que não abandona aquela expressão dorida própria dos treinadores de futebol à beira da chicotada psicológica, deixou transparecer demasiado azedume contra o seu antagonista, "promotor da mais baixa intriga dentro do partido". Mesmo assim, coube-lhe a melhor frase da noite: "Os derrotados de 2005 não podem ser os vencedores de 2009." Nada mais certo.
Pedro Correia
Quinta-feira, Abril 19, 2007 »
in corta-fitas


crisdovale

O golo da década foi marcado ontem



Messi emula a Maradona
El azulgrana marca uno de los goles más bellos que se recuerdan ...



crisdovale

Os dezoitos de Abril


Faróis distantes,
De luz subitamente tão acesa,
De noite e ausência tão rapidamente volvida,
Na noite, no convés, que conseqüências aflitas!
Mágoa última dos despedidos,
Ficção de pensar ...
Faróis distantes...
Incerteza da vida...
Voltou crescendo a luz acesa avançadamente,
No acaso do olhar perdido...

Faróis distantes...
A vida de nada serve...
Pensar na vida de nada serve...
Pensar de pensar na vida de nada serve...

Vamos para longe e a luz que vem grande vem menos grande.
Faróis distantes ...


Alvaro de Campos

à Sailor Girl, na sua elegante navegação de Dezoitos de Abril


crisdovale

Os intemporais


I like pigs. Dogs look up to us. Cats look down on us. Pigs treat us as equals.
Sir Winston Churchill


guido sarraza

"era uma universidade que estava ali ao lado do ISEL".

Até isto parece que não é bem como disse Sócrates. Mais uma trapalhada.

No mínimo faltou ao primeiro ministro fazer uma qualquer cadeira de geografia. Podia ser em casa, podia ser com o reitor que não o era, podia ser com o "professor das quatro cadeiras", mas sempre evitava mais isto...


B. Pinheiro

Não sabe nada sobre tudo

«Um perito é alguém que começa por saber alguma coisa sobre alguma coisa, progride sabendo sempre mais e mais sobre cada vez menos. Até que sabe tudo sobre nada.Um filósofo começa por saber alguma coisa sobre alguma coisa, prossegue sabendo cada vez menos sobre cada vez mais; até que, finalmente, não sabe nada sobre tudo.»

Niels Bohr

crisdovale

O "professor das quatro cadeiras" entregou obras ao pai do aluno Sócrates...

António Morais, professor de Sócrates na Universidade Independente (UnI), entregou ao pai do Primeiro-ministro, o arquitecto Fernando Pinto de Sousa, a fiscalização de, pelo menos, uma grande empreitada. De acordo com o jornal «Público», o negócio aconteceu quando o professor desempenhou um alto cargo no Ministério da Administração Interna (MAI).

O ex-professor foi responsável por todas as obras das forças de segurança e de serviços do MAI, entre 1996 e 2002. António Morais dirigia o Gabinete de Estudos e Planeamento de Instalações, depois de ter sido o professor de José Sócrates, em 4 das 5 cadeiras, que o Primeiro-ministro concluiu na UnI.

De acordo com uma investigação do «Público», António Morais entregou ao pai de Sócrates a fiscalização das obras de construção do quartel da GNR, de Castelo Branco. Não se sabe se terá sido a única.

in TVI


B. Pinheiro

Uma autêntica selvajaria

O sangue frio do porta-voz foi admirável e a conferência de imprensa uma autêntica selvajaria. Um som de fugir, fotógrafos pendurados no pescoço do senhor, perguntas que se atropelavam sem respeito pelas respostas a outrem, um caos que eu sei lá. Quanto ao conteúdo, terei que ler as notícias daqui a bocado porque, graças a quem montou aquele circo e aos senhores jornalistas, não percebi bulhufas.
João Villalobos Quarta-feira, Abril 18, 2007

(in corta-fitas)

crisdovale

Nove


Eram oito letrados ilustres, mais o filho de Yang Tche-Tchung, atrasado mental, o que fazia um total de nove.
Wou King-Tsen
Crónica indiscreta dos mandarins



guidosarraza

Mais borrasca

Agora já é oficial. Lúcio Pimentel, um bom amigo do PS, vindo das berças para a UnI, esclareceu em conferência de imprensa o que o Gabinete do Primeiro Ministro tinha esclarecido antes, desmentindo o que o próprio Primeiro Ministro já tinha dito e agora ficou esclarecido:

José Sócrates afinal, licenciou-se mesmo ao Domingo, em 8 de Setembro de 1996. É estranho? É. Até o Gabinete do Primeiro Ministro o achou e com garbo inusitado, desmentiu a má notícia, dando como certa e definitiva a data de 8 de Agosto de 1996, salvificamente apresentada num certificado existente na Câmara da Covilhã. Quem o apresentou? Mistério, mas apenas mais um pormenor sem importância. Burocracias de secretaria.

E a cadeira de Inglês técnico, última pérola do curso superior de engenharia civil, tirado na UnI? Outro pormenor, do qual Lúcio Pimentel pouco sabe. "Não tem elementos". Foi em Agosto? E o cartão do segundo secretário? "Não tem elementos".
E as propinas? Ninguém perguntou. Também...a quem é que isso interessa, a não ser ao Primeiro Ministro para demonstrar que o querem entalar com infâmias,mostrando os papéis comprovativos, quando estava isento?
E o professor das quatro cadeiras? Nada. "Não tem elementos".
E sobre esse professor que José Sócrates assegurou ter conhecido apenas e só enquanto foi seu professor?
O mistério continua. Uma pergunta chave se coloca agora: José Sócrates já conhecia António José Morais antes de dizer que o conhecia?

Ah! É verdade e já me esquecia: O caso estranho do certificado, certidão ou lá o que é, existente na Câmara Municipal da Covilhã e que foi apresentado pelo Primeiro Ministro como a prova de que tinha concluído o curso num dia decente e de trabalho, não presta e será uma falsificação. Há um crime de falsificação a investigar. Parece...que nestas coisas nunca se sabe. O que é hoje verdade, amanhã pode bem não ser. Como no futebol.

Publicado por josé

in Grande Loja do Queijo Limiano



B. Pinheiro

Sócrates isento


A investigação interna ao processo de José Sócrates enquanto aluno da Unversidade Independente terá detectado uma informação que o indica como isento do pagamento de propinas, avança hoje o jornal "Sol" na sua edição online.

Na semana passada, numa entrevista na RTP1, o primeiro-ministro afirmou que pagou todas as propinas do seu curso na Independente e mostrou os comprovativos.

in Público


B. Pinheiro

Faites vos jeux


Mar



A terra leva-nos por terra;
mas tu, mar,

Juan Ramón Jimenez


guidosarrasa

18.4.07

A grande arte de luz e sombra

Le secret de plaire en société est de se laisser apprendre des choses que l ´on sait par des gens qui les ignorent.
Charles Maurice, Prince de Talleyrand-Périgord


bruno ventana

Esmiuçar e simplificar


«A análise de um problema, para o compreender, não é igual à análise do mesmo problema para aplicar à prática a sua solução. Compreender envolve esmiuçar o mais possível; resolver envolve simplificar.»

Fernando Pessoa


crisdovale