31.8.04

BLOCO DE ESQUERDA...

O líder do bloco de esquerda e historiador Fernando Rosas conseguiu esta semana em declarações desconstruir o excelente resultado de Francis Obikwelu e transformá-lo num sintoma de pós-imperialismo de direita.

"Mais uma vez, os portugueses recorreram a mão-de-obra africana para espoliar os povos daquele grande continente explorado de metais preciosos. Lembro que esta foi a política ultramarina desde os tempos do Infante D. Henrique, atingindo o seu apogeu nas políticas absolutistas de D. João V, que literalmente saqueou todo o ouro e prata que encontrou no Brasil para proveito da coroa portuguesa. Agora, trinta anos após o 25 de Abril e o fim do colonialismo, Portugal volta a utilizar os africanos para trazer para a metrópole metais preciosos, num claro sintoma de neo-colonialismo e imperialismo expansionista do Sr. Bush e dos governos de direita neo-liberais que dominam actualmente a Europa".

Explicou um claramente satisfeito Fernando Rosas no bar da Universidade Nova de Lisboa, perante os sorrisos de aprovação de alunos com camisas do Che Guevara e dos Velvet Underground.

in "Público" de 27 de Agosto