21.4.05

CUIDADO, MUITO CUIDADO!

O conselho de ministros autorizou esta quinta-feira o cultivo de milho geneticamente modificado, o que começará a ser feito a partir da próxima semana, no início da campanha agrícola.

in Diario Digital


A manipulação e modificação genética de espécies provocam interferências no equilíbrio ecológico, nas cadeias alimentares, colocando possivelmente em causa a biodiversidade como factor essencial para a sustentabilidade da vida na Terra.

Não existem hoje certezas sobre as consequências da utilização de trangénicos na alimentação humana ou de outros animais. Nomeadamente, não existem garantias sobre a segurança para a saúde humana quando exposta ao consumo de OGM.

Mas questões de ordem ética também se colocam no que respeita à utilização de OGM como sejam as que se relacional com as patentes sobre a vida, ou ainda as consequências do controlo da cadeia alimentar por parte de algumas grandes transnacionais consolidadas.

As perguntas sem resposta são numerosas e as garantias e vantagens sociais francamente aquém dos riscos envolvidos. Enquanto tais dúvidas não forem esclarecidas, a comercialização de OGM para fins agro-alimentares apresenta-se prematura, com vantagens a curto prazo para os interesses comerciais enquanto que para a sociedade há desvantagens sobretudo hipotéticas, podendo revelar-se em toda a sua extensão apenas num futuro longínquo. Nessa altura provavelmente será demasiado tarde.


Para saber mais sobre trangénicos pode consultar "Trangénicos fora do prato"


Manuel S. Carneiro