6.5.05

BEM VISTO

"O assessor de comunicação do ex- primeiro-ministro sueco Olof Palme, Bo Krogvig, afirmou hoje, no Porto, que os eleitores são mais seduzidos por sonhos do que por mensagens baseadas em promessas ou em obra feita.

«As pessoas não votam no que o político fez no passado recente. Votam no que esperam que ele faça no futuro», afirmou Bo Krogvig que, deu o exemplo de uma boa mensagem de campanha eleitoral utilizada pelo Congresso Nacional Africano (ANC): «Uma vida melhor para todos».

Para o especialista, esta mensagem funciona bem, porque é dirigida a todos os eleitores, quer negros quer brancos. Em contraponto, más mensagens seriam «Construímos 2.000 casas» ou «Vamos construir 2000 casas», porque os eleitores reagem melhor às ideias de sonho do que a factos, detalhes ou questões concretas.

«Não é preciso políticos para construir estradas ou para gerir um sistema de saúde», defendeu.

Para Krogvig, que já trabalhou como consultor político em 36 países nos cinco continentes, o que os eleitores querem é mudança para uma «nova sociedade», pelo que não são questões de administração pública que os levam a votar num ou noutro político.

«Para os eleitores, o sistema não é importante. O importante é a esperança numa sociedade melhor», referiu, sublinhando que «nenhum político chega à liderança com uma sociedade perfeita, mas também nenhum político sai da liderança com uma sociedade perfeita."

(in expresso online)


bvta