26.7.05

À ATENÇÃO DE JAIME GAMA

"No contexto que se desenha Jaime Gama pode ganhar um relevo inusitado"
bvta


" Julho 26, 2005
Da série, Frases que impõem respeito

Morra Marta morra farta.Um antepassado meu vivia, já velhinho, infelicíssimo. Bom garfo, tinham-no proibido terminantemente de comer as iguarias que adorava. Um belo dia chateou-se com aquilo, berrou a frase do dia, e saciou o olhar, o paladar e o mais no seu pitéu favorito. Morreu na mesma noite. Feliz, presumo. Por mim, acho que fez muito bem. Não se deve sobreviver à impossibilidade do prazer.Não tenho portanto nada a objectar a que, como diz o FNV, certos velhinhos prefiram morrer nas putas. Acho contudo que não dá muito jeito que o velho em causa seja Presidente da República. Convenhamos que a probabilidade de morrer ou sofrer um badagaio súbito qualquer incapacitante aos 80 e tal anos não é nada negligenciável. Para a idolatria da juventude, para a retórica imbecil, que se lhe associa, do sangue novo e na guelra, da irreverência, do espírito aberto e mais elástico estou-me a borrifar. Como me estou nas tintas para a colagem da sabedoria à velhice, que não passa de lugar comum ficcional. Não me estou contudo para o cenário de um Presidente morto ou acentuadamente decaído em funções. Por óbvias razões políticas: não quero ter, ainda que temporariamente, um Presidente não eleito; não quero interrupção da actividade legislativa por não promulgação dos diplomas; não quero que o sistema político português deixe de contar com o seu pivot nuclear, ou que este papel seja desempenhado por uma figura com frágil legitimidade democrática. Acrescem razões estéticas ligadas a aversão à veneração fetichista dos Grandes caídos em combate.Tenhampaciência. A provecta idade do Senhor a quem o papel de Senador da República caiu mal desaconselha mesmo a sua candidatura.
© Afonso Bivar, publicado às 11:57 AM"
(in bombyx mori)


brvta