THE FIRST GROUP
"There are basically two types of people. People who accomplish things, and people who claim to have accomplished things. The first group is less crowded."
Mark Twain
"O ex-primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva manifestou-se hoje, no Porto, contra novos aumentos de impostos, afirmando esperar que tal não venha a acontecer a bem da competitividade nacional.
«Novos aumentos de impostos é provável que tenham um efeito recessivo sobre a nossa economia e ponham em causa a competitividade das nossas empresas no plano internacional», disse Cavaco Silva, à entrada para um almoço-conferência do Clube Via Norte, que decorreu à porta fechada no Hotel Sheraton.
«Não há espaço para novos aumentos de impostos», disse, «espero bem que não haja mais aumentos».
Considerando que há um acordo muito generalizado sobre a fase de dificuldade que o país atravessa e que é reconhecido por quase todos os economistas e agentes políticos, o ex-primeiro-ministro afirmou, no entanto, ter «dúvidas» quanto ao impacto que o aumento do IVA pode ter sobre a competitividade das empresas portuguesas.
Nesta sua deslocação ao Porto, Cavaco Silva disse que iria abordar durante o almoço «como é que os impostos influenciam a competitividade das economias», bem como dar a entender aos agentes políticos «como é importante que saibam o quadro económico internacional em que a economia portuguesa se movimenta».
«Hoje trago aqui a minha opinião sobre como é que os agentes políticos influenciam a situação económica e o que é que os agentes políticos devem saber de economia para influenciarem, de forma positiva, a situação económica», disse.
Cavaco Silva disse, no entanto, aceitar que «não houvesse outra alternativa [ao aumento do IVA] para conseguir a consolidação orçamental que é exigida pelas instâncias comunitárias».
Relativamente ao Plano de Investimentos anunciado esta semana pelo primeiro-ministro, José Sócrates, Cavaco escusou-se a revelar a sua posição, mas não deixou de colocar algumas reticências nos projectos considerados fundamentais para governo.
Apenas referiu que, enquanto professor, «gostaria de ler as análises de custo/benefício que certamente foram feitas para o percurso de TGV e para o aeroporto da Ota».
Na sua opinião, este só será o momento ideal para avançar com os projectos «se a soma dos benefícios sociais for maior que a dos custos sociais».
Contudo, concluiu, «normalmente, os governos não tomam decisões de utilização de recursos nacionais se não tiverem a mínima certeza ou uma probabilidade elevada que os benefícios excedem os custos que são suportados».
16:04 7 Julho 2005"
(expresso online)
bvta
1 Comments:
Cavaco Silva - Um Homem Sério, Competente e com Carácter.
Estará ele para aturar esta choldra?
Deus Queira!
paulo simões lage
Enviar um comentário
<< Home