24.8.05

O FREIO DA AVAREZA

"Foi impedido pelos coices de um cavalo misterioso"




O freio da avareza lembra de sete exemplos que não devem ser seguidos.

1) Pigmalião, rei de Tiro e irmão de Dido (veja Inferno, canto V), matou seu cunhado Siqueu para se apossar de seu ouro (Virgílio, Eneida, livro I).

2) Midas, rei da Frígia, ao ter direito a um desejo de Baco, pediu que tudo o que tocasse se transformasse em ouro (Ovídio, Metamorfoses, livro XI).

3) Acã, da tribo de Judá, desobedeceu às ordens de Deus e ficou com os tesouros condenados de Jericó (Josué 7:20-26).

4) Ananias e sua esposa Safira venderam uma propriedade pertencente à comunidade dos cristãos mas entregaram aos apóstolos apenas parte do dinheiro conseguido com a venda (Atos 4:32-37 e 5:1-10).

5) Obedecendo às ordens do rei da Síria, Heliodoro tentou confiscar do templo os depósitos pertencentes à população de Jerusalém, mas foi impedido pelos coices de um cavalo misterioso (2 Macabeus 3)

6) Príamo de Tróia enviou Polidoro, seu filho, junto com grande quantidade de ouro ao rei Polinestor, da Trácia, para que este o criasse. Mas, logo após a queda de Tróia, o rei preferiu matar o menino e ficar com o ouro. "A que não obrigas tu os corações dos mortais, ó maldita fome de ouro!" (Virgílio, Eneida, livro 3).

7) O cônsul romano Marcus Licinius Crassus, "o rico", era conhecido por sua sede de ouro. Derrotado pelos partos em 53 a.C., foi preso pelo rei Orodes e presenteado com ouro que foi derretido e derramado na sua garganta



bventana