DUELO DE ABUTRES
O importante é isso: estar pronto para, a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que poderíamos vir a ser.
(Charles Du Bois)
"Jornais começam a delinear a sucessão do actual Presidente da RepúblicaImprensa e políticos tratam Chirac como se fosse um moribundo 07.09.2005 -
O "duelo de abutres" a que se está a assistir na "Chiraquia", a França dirigida pelo Presidente Jacques Chirac, foi esta semana objecto de um "cartoon" na primeira página do diário parisiente Libération, mas como tal está também a ser tratado no New York Times e em outros jornais no resto do mundo.
"Já não é um poder político, é uma série televisiva", comentou o Libération num editorial assinado por Jean-Michel Helvig. O título do texto: "Dallas". O jornal "New York Times" destacava ontem, em título, que "Media e políticos começam a fazer os obituários de Chirac", porque para alguns é como se o actual Presidente da República já não pertencesse a este mundo.O primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, protegido de Chirac, e o titular da pasta do Interior, Nicolas Sarkozy, um rival, são os "abutres" retratados aos pés da cama do chefe de Estado, que foi vítima de um "ligeiro acidente vascular intracerebral" e se encontra "a recuperar" no hospital de Val-de-Grâce, em Paris, desde sexta-feira à noite. "Agora as pessoas dizem que ele [Chirac] não só é impopular mas também idoso, irrelevante", comentou Pascal Perrineau, director do Centro de Estudos da Vida Política Francesa, citado pelo New York Times. Perrineau evocou questões que se colocam à França liderada por um Presidente de 72 anos que se encontra num leito de hospital, referindo que alguns já o aconselharam a demitir-se, uma vez que já não tem o vigor de outrora."
(publico-7.9)
bvtana
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home