PERSCRUTAR
"Sondagem: ex-primeiro-ministro com 50,6% e Soares com 21,7%
Cavaco eleito à primeira
As próximas eleições presidenciais podem não ser propriamente um passeio na avenida para Cavaco Silva, mas a vitória pode sorri-lhe logo à primeira volta com 50,6 por cento das intenções de voto. Isto se Manuel Alegre não avançar com uma candidatura. Se tal acontecer, o ex-primeiro-ministro desce para 45,9 por cento.
De acordo com a sondagem Correio da Manhã/Aximage, Cavaco Silva vencerá as eleições presidencias logo no primeiro ‘round’ com 50,6% das intenções de voto contra os três candidatos assumidos: Mário Soares, Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã, que colhem respectivamente 21,7%, 4,7% e 4,3%.
De acordo com a sondagem, realizada nos dias 17 e 18 do corrente mês, para este resultado de Cavaco contribuem decisivamente os votos do eleitorado do PS (21,9% votarão em Cavaco, contra 41,9% em Soares) e da CDU (25,9% em Cavaco e apenas 2,6% em Soares).
Se aos quatro candidatos (Cavaco, Soares, Jerónimo e Louçã) se juntarem Manuel Alegre e Paulo Portas, o resultado de Cavaco na primeira volta desce de 50,6 para 45,5%. Na verdade, uma candidatura de Alegre quase só desgasta Soares. O ex-Presidente da República obteria 18,4% e o deputado socialista 13,5% (ver caixa).
A entrada na corrida a Belém do ex-ministro da Defesa e ex-líder do CDS-PP, Paulo Portas, terá pouco significado nos resultados finais.
De acordo com a sondagem, Paulo Portas não conseguirá que o eleitorado do seu partido deixe de votar em Cavaco: 63,2% afirmaram votar no ex-primeiro-ministro e apenas 10,4 em Paulo Portas. De resto, Alegre e Portas tiram no total 4.9 pontos percentuais a Cavaco.
Numa eventual segunda volta, Cavaco baterá Soares ainda com mais facilidade: 54,2 por cento, contra 29,4 por cento. Uma derrota em toda a linha para o ex-Presidente da República. Tal como na primeira-volta, para isso contribuirão os votos do eleitorado da CDU (55,1% votarão em Cavaco, contra 17,4% em Soares), do BE (23,4% em Cavaco, contra 28,5 em Soares) e mesmo do PS (26,9 % em Cavaco, contra 57,5 em Soares)."
(CM-23.9)
bvtana
2 Comments:
Mas o que é que o fala só estava à espera?
vv
As sondagens, já vão quatro, estão a sedimentar uma percepção cada vez mais nítida.
jm
Enviar um comentário
<< Home