13.10.05

DAQUI PARA A FRENTE TUDO DEPENDE DELE


"(...) O mestre dos silêncios é aquele que domina a palavra. E que a usa. Quando deve ser. Foi o que fez Cavaco Silva.
Menos de uma semana depois de Santana Lopes o ter tentado aprisionar e diminuir, libertou-se do abraço homicida, limpou a face do beijo de Judas e, em cinquenta linhas de uma redacção quase infantil, destroçou a direcção de um partido e destronou o governo de um país.
Este homem é um caso da política nacional. Desde o seu aparecimento que quase toda a gente se enganou. Foi desvalorizado por muitos, desprezado por alguns, posto em ridículo por bastantes.
(...)
A sua ascensão, as duas maiorias absolutas, os dez anos de governo, a gestão da primeira década europeia de Portugal e a sua campanha eleitoral de 1995 estão aí para demonstrar que ele tinha trunfos e talentos que os seus adversários, do mesmo ou de outros partidos, foram incapazes de detectar.
Igualmente de relevo a década que passou afastado da política, em casa e na Universidade.
(...)
Recolheu-se a um relativo e estudado silêncio. O que fez, não por maçada ou modéstia, mas antes meticulosamente, num exercício de contenção rara em Portugal, para assim dar maior valor às suas palavras. Cada vez que o fez (notoriamente com o "Monstro" do défice e, agora, "o governo dos incompetentes") deixou a pátria incomodada, semeou esperanças, irritou interesses, incomodou os instalados e criou novas realidades.

Tudo isto, exige preparação, estudo atento das situações e oportunidades, exame das circunstâncias e percepção fina dos momentos políticos e psicológicos.
(...)
Em dez anos de governo, ficou outro homem. (...) Deixou naturalmente consolidar uma reputação inatacável de seriedade e autoridade.
(...)
Não são muitas as pessoas que se podem gabar de ter, só com um artigo de jornal, contribuído para dissolver um parlamento e demitir um governo.
(...)
Daqui para a frente tudo depende dele. Não está prisioneiro do partido nem de organizações particulares. A sua reputação raramente esteve tão sólida.
(...) "


António Barreto
Publico-5.12.04



brventana

3 Comments:

At 11:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É muito bem reparado.

gb

 
At 2:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas como é que gente que pensa assim apoia o BE?
Palavra de honra que isto me intriga, e retira-me a credibilidade sobre as opinioões do autor. Será isto mau feitio meu? Ou será qualquer outro defeito, mas do autor?
PP

 
At 5:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Keep up the good work
Crank erectile dysfunction flake ice machine California diego rental san Vioxx study bextra vioxx vioxxsecrets.com Celebrex+alcohol domain name tools dns lookup Venlafaxine structure Loma linda oral surgery Allegra remote codes cisco 678 commander Palmetto scholarship Wedding castle invitations

 

Enviar um comentário

<< Home