DAQUI PARA A FRENTE TUDO DEPENDE DELE
"(...) O mestre dos silêncios é aquele que domina a palavra. E que a usa. Quando deve ser. Foi o que fez Cavaco Silva.
Menos de uma semana depois de Santana Lopes o ter tentado aprisionar e diminuir, libertou-se do abraço homicida, limpou a face do beijo de Judas e, em cinquenta linhas de uma redacção quase infantil, destroçou a direcção de um partido e destronou o governo de um país.
Este homem é um caso da política nacional. Desde o seu aparecimento que quase toda a gente se enganou. Foi desvalorizado por muitos, desprezado por alguns, posto em ridículo por bastantes.
(...)
A sua ascensão, as duas maiorias absolutas, os dez anos de governo, a gestão da primeira década europeia de Portugal e a sua campanha eleitoral de 1995 estão aí para demonstrar que ele tinha trunfos e talentos que os seus adversários, do mesmo ou de outros partidos, foram incapazes de detectar.
Igualmente de relevo a década que passou afastado da política, em casa e na Universidade.
(...)
Recolheu-se a um relativo e estudado silêncio. O que fez, não por maçada ou modéstia, mas antes meticulosamente, num exercício de contenção rara em Portugal, para assim dar maior valor às suas palavras. Cada vez que o fez (notoriamente com o "Monstro" do défice e, agora, "o governo dos incompetentes") deixou a pátria incomodada, semeou esperanças, irritou interesses, incomodou os instalados e criou novas realidades.
Tudo isto, exige preparação, estudo atento das situações e oportunidades, exame das circunstâncias e percepção fina dos momentos políticos e psicológicos.
(...)
Em dez anos de governo, ficou outro homem. (...) Deixou naturalmente consolidar uma reputação inatacável de seriedade e autoridade.
(...)
Não são muitas as pessoas que se podem gabar de ter, só com um artigo de jornal, contribuído para dissolver um parlamento e demitir um governo.
(...)
Daqui para a frente tudo depende dele. Não está prisioneiro do partido nem de organizações particulares. A sua reputação raramente esteve tão sólida.
(...) "
António Barreto
Publico-5.12.04
brventana
3 Comments:
É muito bem reparado.
gb
Mas como é que gente que pensa assim apoia o BE?
Palavra de honra que isto me intriga, e retira-me a credibilidade sobre as opinioões do autor. Será isto mau feitio meu? Ou será qualquer outro defeito, mas do autor?
PP
Keep up the good work
Crank erectile dysfunction flake ice machine California diego rental san Vioxx study bextra vioxx vioxxsecrets.com Celebrex+alcohol domain name tools dns lookup Venlafaxine structure Loma linda oral surgery Allegra remote codes cisco 678 commander Palmetto scholarship Wedding castle invitations
Enviar um comentário
<< Home