5.11.05

MULTI-SCISSORS

Correio do leitor:

De “scissors em scissors” ou a estratégia de promoção do mandarim
ou
Cenário de uma sequência (imcompleta) de acções para reposicionamento do mandarim, idealizado por envolvimentos sucessivos de fortalecimento do seu poder negocial e político (multi-scissors)



scissors 1 – Ausência de “aparecimento” na separata paga pelo MCTES, e publicada com o Público, oferecendo protagonismo ao seu super chefe de gabinete que publicamente e para efeitos promocionais usa o título de Secretário de Estado.
scissors 2 – Publicação de pequenas notícias em diversos jornais (Independente, Público, Diário Económico).
scissors 3 – Aproveitamento de aparições públicas e mediatizadas do PM, para aparecimento nos media (incluindo televisão) afastando fantasma da remodelação minesterial e minimizando eventuais entusiasmos de personagens (em movimentação) para protagonizarem a substituição.
scissors 4 – Grande entrevista na “Voz do Mandarim” (dia 7 p.f.) com apoios pontuais na “Nova Voz do Mandarim” (estendidos pelas próximas duas semanas).
scissors 5 – Lançamento da Semana de C&T ( 21 a 27 de Novembro pf) com grande espalhafato mediático e uma especial atenção às “criancinhas” (recorrente uso de valores universais em marketing)
scissors 6 – Lançamento do Dia Nacional da Cultura Científica ( 24 de Novembro), com reforço da ideia da “grande utilidade e credibilidade” da Agência Nacional Ciência Viva.
scissors 7 - Reforço da importância da ESF (via entrevista, 28 ou 29 de Novembro, com personalidade a escolher que elogiará amplamente o mandarim e a sua acção – até estava capaz de arriscar o nome da senhora) e do seu financiamento por fundos estruturais ( dificultando as respostas às verdadeiras necessidades do país, nem sempre coincidentes com as da Comunidade Científica Nacional e com as ambições pessoais de alguns dos seus membros).
scissors 8 - Lançamento de um” grande pacote” de “medidas de (ou do) fundo” para a dinamização do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (acagaçando PM e eventuais concorrentes ao lugar de MCTES), com grande movimentação mediática, utilizando subtilmente os resultados de imagem de alguns “barómetros de opinião pública”, criteriosamente amplificados pela “turma do mandarim”.
scissors 9 - Concessão de uma “grande entrevista” a um canal televisivo (está difícil, mas...). A TSF está também a postos.
scissors 10 - Mobilização do “exèrcito autónomo dos media” para inserções de notícias previamente programadas (abafando no percurso o protagonismo do Ministério da Economia e Inovação, e do seu Plano Tecnológico, amputado ab initio com a ajuda do Frei Luís (Agência para a Sociedade da Informação - mais uma galga que o PM encaixou), minimizando a representante da “quota Gama” no Governo – tarefa já iniciada, no passado mês, com achincalhamento público via televisão)

E, ainda, tudo o mais de que iremos observando.....sempre, sempre para o engrandecimento do mandarim, esse o luminoso.


Ricardo Melo



bvtana

3 Comments:

At 11:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Isto è que é estratégia. Será que o Engº não dá por isso?
JBG

 
At 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O eng é capaz de estar a dar guita ao papagaio para um dia destes mandar o luminoso para... genéve, onde a criatura já tem uns ganchos...

manuel murta

 
At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sabe Murta, aquilo è mais do tipo de certificados de aforro, construídos via quotas, bem sabemos.
A. Naves

 

Enviar um comentário

<< Home