29.12.05

JÁ LÁ ESTÁ



Já se encontra em órbita da Terra a cerca de 23.000 quilómetros de distância o satélite Giove A destinado a testar em condições reais as tecnologias que serão postas em prática pelo futuro sistema europeu de localização Galileu promovido pela Agência Espacial Europeia (ESA).

Graças a este projecto co-financiado pela ESA e a UE, a Europa espera tornar-se independente num domínio estratégico, o do posicionamento por satélites, actualmente indispensável para a gestão do tráfego aéreo, marítimo e, cada vez mais, automóvel.

O Galileu será o primeiro sistema de navegação por satélite sob gestão civil, já que os existentes, o norte-americano GPS e o russo Glonass, de que será complementar, continuarão a ser controlados por militares.

Graças ao Galileu e ao GPS, que serão compatíveis, será possível encontrar um contentor perdido, localizar uma viatura roubada, estimar o tempo de espera por um autocarro, seguir as deslocações de um delinquente portador de uma pulseira electrónica ou socorrer um caminhante perdido.

A rede será depois completada por novos satélites para permitir o lançamento de um serviço comercial em 2010 e será composto por 30 satélites.

Por último, mas não menos relevante: O director executivo da empresa responsável pela montagem e gestão do projecto, a Autoridade Europeia de Supervisão do GNSS (Global Navigation Satellite System) é um engenheiro português, Pedro Pereira, eleito para este cargo por cinco anos em Maio passado.

Parabéns!


Eusébio Furtado