2.3.06

Zoom

"History is indeed little more than the register of the crimes, follies and misfortunes of mankind."
Edward Gibbon


"Itália: atentado contra João Paulo II foi decidido por Brejnev

O atentado contra o papa João Paulo II foi decidido pelo ex-líder soviético Leonid Brejnev e organizado pelos serviços militares soviéticos, afirmou o presidente de uma comissão parlamentar italiana, o senador Paolo Guzzanti, citado esta quinta-feira pela imprensa italiana.

O relatório da «Comissão Mitrokhine», encarregada pelo Parlamento italiano de investigar as actividades dos serviços secretos comunistas em Itália durante a «Guerra fria» deverá ser publicado nos próximos dias.

A comissão trabalhou principalmente com base nos «arquivos» de Vassili Mitrokhine, um antigo agente do KGB (serviços secretos soviéticos) que se passou para o ocidente no início dos anos 90.

Contudo, Paolo Guzzanti cita igualmente o juiz antiterrorista francês Jean-Louis Bruguière, que lhe teria confiado em Outubro de 2004 a sua convicção de que o atentado cometido por Ali Agca contra o Papa, em 13 de Maio de 1981, fora obra do GRU, os serviços de informações do exército soviético.

O parlamentar italiano considera que o atentado foi «planificado» pelas «autoridades militares soviéticas, instruídas nesse sentido pelo então secretário-geral da comissão política» do Partido Comunista Soviético Leonid Brejnev.

O GRU, disse, «procedeu em seguida a uma repartição de tarefas».

De acordo com este cenário, os serviços búlgaros teriam servido de «cobertura», enquanto a Stasi, a polícia secreta da Alemanha de Leste, teria sido encarregada da «desinformação». "
(Diário Digital / Lusa -2.2)


crsdovale