18.4.06

É um caso, e dos mais estranhos...

Céu de Portugal datado para 8 de Março de 1143



"Se algures a agricultura foi tida em desprezo, é incontestavelmente em Portugal (...) para mais, se há algum povo dado à preguiça, sem ser o português, então não sei eu onde ele exista.

Falo sobretudo de nós outros, que habitamos Além do Tejo, e que respiramos mais de perto o ar de África.

Se uma grande quantidade de estrangeiros e de compatriotas nossos não exercessem cá as artes mecânicas, creio bem que mal teríamos sapateiros ou barbeiros.

Aqui não há grande abundância de artífices, e não é costume que eles ofereçam as suas mercadorias. Quase tudo, além da paga, custa rogativa.

Estes hábitos estão tão enraízados, que aos olhos de toda a gente as coisas perdem valor, desde que nos sejam oferecidas.

Ninguèm quer outra carne, senão a que arrancamos, por assim dizer, das mãos do carniceiro, depois de ter esperado a pé firme no mercado duas ou três horas.

Em Portugal,todos somos nobres, e tem-se como grande desonra exercer qualquer profissão.(...) Se quisesse condescender com os costumes desta terra, começaria por sustentar uma mula e quatro lacaios.

Mas como seria possível? Jejuando em casa, enquanto brilhava fora como um triunfador, e teria que tragar este amargo remédio de dever mais do que poderia pagar."

Nicolau Clenardo
humanista flamengo, que viveu e ensinou em Évora em pleno Sec. XVI, em «Carta a Látmo» de 1535

(Referido in A Case Study, de Sebastian Loom, professor catedrático no Ontário, que acha que Portugal é "um caso" e dos mais estranhos... -citado por Mário Santos in publico-9.7)


brvtana