30.7.06

As folhas caídas

«(...) O político é como a mulher de César: além de honrada (quem sabe, até não o sendo), é mister que o pareça.

O nosso ministro não conseguia parecê-lo, e sofria as consequências do seu plano de governo: "Enriquecei!" era o conselho de Guizot, a quem ninguém taxou de desonesto. Em Portugal, os costumes eram mais soltos, a virulência maior; e se ninguém fora ainda atacado de um modo tão cruel, isso prova que ninguém, tampouco, ainda mostrara uma força e um génio tão superiores. Outro Pombal, repetimos, o novo ministro ficaria tão célebre como o antigo, se achasse ainda de pé uma qualquer autoridade social. Nas ruinas universais não tinha com que construir, e os elementos que iam rebelar-se contra ele obrigá-lo-iam a empregar francamente a força nua como instrumento de conservação (...)»

Oliveira Martins- Portugal Contemporâneo

crisdovale

2 Comments:

At 1:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

«Enriquecei».
Não sabia que Guizot aconselhava assim, sem mais aquela. Cá é a (suposta) aristocracia partidária que enriquece. Está repleta de formação profissional.
Ó ó ó !

 
At 6:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! aston martin tysons debt help Mlb backpacks dodgers call center network American national softside waterbeds coffee maker Step jeep cherkee xj data recovery expert Radar detector sales central nj Quit smoking search Cisco router upgrade buy bontril Online merchant accounts http www.merchantonline.com

 

Enviar um comentário

<< Home