28.2.07

O mapa de Portugal

«(...) o meu partido é o mapa de Portugal. (...) fomos descobrir o mundo em caravelas e regressámos dele em traineiras. A fanfarronice de uns, a incapacidade de outros e a irresponsabilidade de todos deu este resultado: o fim sem a grandeza de uma grande aventura. Metade de Portugal a ser o remorso da outra metade.»
Miguel Torga


crisdovale

1 Comments:

At 8:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nem ele nem os da sua geracao perceberam o que foi a descoberta.
Quando esta civilizacao acabar e um dia acabara. Qaundo o homem comum ainda souber dela menos que hoje sabe da que ficou conhecida como a egipcia ainda se aprendera na escola o nome de Portugal. Porque aos meninos da escola sera ensinado que nesta civilizacao (a que chamarao o que seja) os humanos descobriram as estradas para irem uns ate outros e aprenderao os meninos que as estradas terrestres se devem aos romanos, as do mar aos portugueses, as do ar aos americanos, as do espaco exterior aos russos e as do tempo (das telecomunicacoes) aos escoceses.
Foi uma descoberta a que os nossos antepassados fizeram. E que antes dos portugueses nao se sabia que era possivel ligar toda a humanidade por estradas do mar e nem tao pouco que todos os oceanos estavam ligados num so. E se quiserem prova vao ate ao museu nacional de arte antiga e num dos biombos japoneses vejam na nau de Macau e em terra pintado o primeiro retrato de toda a humanidade.Estao la os do brasil, de africa, da India, da indochina, da China, da Europa, todos.
Mas nessa epoca nao havia esquizofrenia entre uma nacao ferozmente independente e um estado governado como um protectorado. Eramos muito pobres e muito independentes e foi isto mais o nosso genio que nos fez imortais para aleem do fim desta civilizacao...dos consules que hoje se arrastam como proconsules das potencias protectoras nem se ouvira nem se falara dentro de vinte anos SDQ

 

Enviar um comentário

<< Home