"...à sua, muito sua, avenida da Liberdade."
"Entre 1919 e 1926, a República tentou enfrentar o dilema clássico dos movimentos revolucionários: sem o terror não podia sobreviver; e com o terror não podia governar. Em nome da ordem, e após uma experiência infeliz com a GNR, a ala conservadora do democratismo entregou pouco a pouco a segurança das instituições aos bons ofícios do exército.Como seria de prever, o exército aproveitou para as liquidar. Traído e cansado o admirável "povo de Lisboa" não se mexeu no "28 de Maio" e, em Junho, foi alegremente aplaudir Gomes da Costa à sua, muito sua, avenida da Liberdade."
Vasco Pulido Valente
"A República Velha"
Vasco Pulido Valente
"A República Velha"
crisdovale
7 Comments:
A fotografia corrobora o historiador.
Um documento histórico muito claro. Linear, mesmo.
Hoje, já não é preciso o Exército ; ao Capo José Sócrates, com o controle dos media, os apelos e incentivos à delação na Administração Pública (só para casos de corrupção como se tem visto) e o "registo sectorial" das greves nas Finanças, já só falta a espada luzente das Falanges.
É dar-lha.
http://prieslar.info/?search=Marysia
http://prieslar.info/?search=Maria+Niklinska
http://prieslar.info/?search=Katoda+wtorna
http://prieslar.info/?search=Racewicz
http://prieslar.info/?search=kiosk+z+praca+grodzisk
http://prieslar.info/?search=dwa
Bem, o da fotografia , Gomes da Costa, passdos poucos dias foi "despachado" para a ilha da Madeira, para descansar....
Quem fez o 28 de Maio? O estrondoso fracasso da I republica.
Quem fez o 25 de Abril? O estrangulamento (post II Guerra) do Estado Novo.
Subscrevo os dois anónimos imediatamente abaixo do "Grande Alex". Mas falta acrescentar qualquer coisinha : Gomes da Costa foi descansar para a Madeira porque o seu programa político foi pensado e escrito pelos Monárquicos do Integralismo. Hoje, a vida seria com certeza bem diferente e com certeza bem melhor e tranquila. Não era preciso Cavaco Silva nem o João Franco da actualidade ... já teriam sido há muitas décadas.
Enviar um comentário
<< Home