DEPOIS DAS JANELAS ELES QUEREM FECHAR AS PORTAS
UM EVENTO MUITO SÉRIO (II)
“ Diz adeus às tuas cabrinhas que eu volto já, filha”
C. Castelo Branco
Coimbra, 22.6.04 - Organização do Conselho dos Laboratórios Associados (CLA)
A segunda “jornada CLA” em prol do monopólio da Promotora Oficial mestre Rosália Vargas aconteceu.
A teorização do problema não evoluiu, o espírito não remontou a outras alturas e o tom do evento foi mais do género “vou buscar umas folhas de arruda ao quintal”.
Por atacado, foi manifestada preocupação.
O caso como é sabido é este: a divulgação científica vinha sendo “gerida” sem atender a minudências, em exclusivo, pela entidade privada Agência “Ciência Viva”.
Um dos (muitos) momentos vivos dessa gestão aconteceu quando “uma proposta de 25,5 Milhões de Euros foi apresentada pela Agência à entidade de gestão do programa e enviada por esta ao ministério, sem que exista documentação relativa a uma avaliação, apreciação ou parecer da unidade de gestão do programa” (Relatório da Comissão Europeia).
A rapaziada precisava pois de arrocho e Bruxelas exigiu a transferência das competências da Agência Ciência Viva, que concentrava a gestão e a avaliação de projectos de divulgação científica, como uma das condições para o desbloqueio dos fundos comunitários.
Entretanto a divulgação científica vai agora ser reforçada, sendo-lhe atribuída, até 2006, 40 Milhões de Euros, a que acrescem 19 Milhões no âmbito das medidas desconcentradas de Ciência. Mas, imagine a mariolagem, com concursos e avaliação por painéis independentes e gestão financeira a cargo do gestor do programa operacional.
Hoje por hoje toda a comunidade científica e académica sabe isto, e até mais. Daí que o façanhudo físico Fiolhais, com as brutais tiradas“ O agora estrangulado Ciência Viva era a ciência a bater à porta da escola” e “Agora, a ciência está morta.”, mais que angustia e tortura o que mostra é que o demónio rabia nas almas desencabrestadamente. Vai melhorar de certeza.
Quanto ao Prof. Alexandre Quintanilha, que disse “O Ciência Viva era um programa raro na Europa e no Mundo”, enganou-se: não era raro não senhor. No escoucear da ética e na urdidura da trama era mesmo único.
1 Comments:
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Users of proactiv Cheap united airlines show tickets Roadie radar detector Tops blouses sweaters Adult clit toy Thunder pants buy didrex Honda rc order lexapro online Jeep cherokee overhead council Betty cooper anal checks by fax
Enviar um comentário
<< Home