9.7.04

O RETINTIM DA CIÊNCIA, A PONTA DO VÉU

“….Vestia luva gema de ovo todos os dias e aos domingos alugava cavalo”
CCBRANCO

Vítor Malheiros, doravante Vítor: Porque sois vós o “ Ciência em Portugal”?

O Mandarim: Porque sou luminoso e tenho a esquerda, a alta e a baixa, os intelectuais, a maçonaria, o Dr Soares, os metalúrgicos, os sindicatos, os bolseiros, o Dr Sampaio, quase todas as Associações Privadas Sem Fins Lucrativos, as Com Fins, o Público, o Expresso, boa parte do DN, a RTP 2, quase toda a RTP 1, a TSF, a maior parte dos jornalistas da SIC, o João Salgueiro, o Instituto Superior Técnico, algumas Fundações, o Benfica, uma fatia do Sporting, a FCCN, os forcados do Aposento do Barrete Verde da Moita, amigos na SONAE, os jovens e as mulheres, o Bloco de Esquerda, o PCP e o PS, parte da JSD, os faroleiros, a Brandoa, a Marinha e tenho, tenho sobretudo a Mestre Rosália, essa, a Promotora Oficial da Divulgação Científica em Portugal,

Ah, já me ia esquecendo, e tenho o CLA!

Vítor: Mete respeito!!

O Mandarim: E tenho gente colocada alto lá em Bruxelas, na Comissão, malta como o Busquin, e também tenho na NATO. E tenho amigos na Suiça e alguns Professores na América.

Vítor: E, de um modo geral, como é que se chega a esse ponto?

O Mandarim: Sobretudo porque sou luminoso e depois tive o Guterres.

Vítor: Foi importante o Guterres?

O Mandarim: Foi.

Vítor: Mas de que forma?

O Mandarim: Em forma de Fundos e de OE, aquilo a que nós, os cientistas topo, chamamos o faval. Ele, aí, não foi miudinho.

Vítor: E tirando o faval, há assim algum episódio da governação que pelo seu picaresco queira recordar para os nossos leitores?

O Mandarim: Olhe, há um: o assalto ao Taguspark. Aquilo até era uma empresa privada, mas como era sucesso muito grande e ainda por cima construído por uns tipos que eu detestava mesmo a sério, género malta que passava a vida a fazer mal à Ciência e aos portugueses e que me tratava mal, o que afinal é a mesma coisa, fui-me a eles.

Vítor: Ena! E conseguiu?

O Mandarim: Ao princípio não. Mas chamei o Coelho, o Vitorino e quase todos os outros, enfim o Governo quase em peso e, depois com a ajuda dos gajos das empresas públicas que eram accionistas do Taguspark lá levamos a nossa avante. Mas foi duro, que os outros eram ruins.

Vítor: E desses bravos gestores públicos houve alguém que se destacasse nessa luta tão bonita?

O Mandarim: O Salgueiro. O João Salgueiro, o da Caixa, foi catita, supimpa mesmo!

Mas agora espere aí. Estão a chamar-me do Rato. É capaz de se a solução Pintasilgo a brotar e eu, antes de voltar a picar sobre o faval, ainda tenho que passar pelo Pagode.

(Continua.)