2.7.04

Pois o mundo estará assim organizado?

“Tinha a dose de velhacaria que a natureza concede a cada tolo maior de marca”
C Castelo Branco


Era a coisa por uma tarde de Julho. Os jardins do palácio batidos por uma brisa vinda do Tejo doiravam sob um sol já descendente.

Lá dentro encontrava-se enfim, fechando o cortejo de audições sobre a crise, a delegação do PSD.

O Presidente Sampaio, com bonomia, “isto até se resolvia se não fosse você, oh Pedro. É excelente para o País o Dr. Durão Barroso à frente da Europa! Eu sou, você bem sabe, pelo cumprimento da legislatura, pela estabilidade democrática! Portugal tem que singrar, tem que assegurar o desenvolvimento, conquistar um rumo de consolidação da retoma económica. Mas o problema, e eu sinceramente não vejo como o resolver, é você . Pura e simplesmente você! “

O “Pedro”: “Eu? Mas como assim?

O Presidente: “Oh homem, você não tem perfil para isto! È imaturo, é instável, é inconsequente! Como é que eu posso aceitar a indicação por parte do PSD do seu nome para PM ?!

O “Pedro”: “ Mas Sr. Presidente, eu, eu por mim só quero o bem de Portugal. Foi o Dr. Sá Carneiro que mo ensinou. Não sou ambicioso, nem estou obcecado pelo poder nem pelo palco!

O que eu lhe venho aqui comunicar é que o PSD propõe a Vexa para PM de Portugal nesta conjuntura tão difícil o Eng. Álvaro Barreto.”