29.11.04

INSEGURANÇA NOS E-MAILS

-----Original Message-----
From: HChaves
Sent: segunda-feira, 22 de Novembro de 2004 14:49
To: PSLopes
Cc: PPortas
Subject: Operação Incubadora

Como percebeste, a última proposta que te tínhamos enviado estava aceite. Neste momento em face da outra contraproposta e depois de ter recolhido as sensibilidades das pessoas, quero crer que mais esta iteração na situação política torna a operação inevitável. Relembro que o nosso ponto de indiferença é durante o mês de Dezembro.

Nesta medida e antes de apresentar formal e definitivamente a minha demissão proponho-te que se confirmem os seguintes pressupostos:

1. depois do congresso do PSD, ficou claro que as bases não aceitam a coligação pré eleitoral nos termos acordados entre nós e o PP

2. este sentimento anti-coligação é dominante no PSD e impossível de reverter na conjuntura actual

3. neste caso é “humanamente compreensível” que o PP queira abandonar, desde já, a coligação de forma a poder demarcar-se do PSD (implicando a queda do governo)

4. para evitar este cenário, temos que provocar eleições o mais rapidamente possível onde possamos invocar, ainda que marginalmente, a “necessária vitimização”

5. por outro lado, este é o momento ideal, não estando o PS ainda preparado para disputar eleições

6. pela relação existente entre nós, eu sou a pessoa ideal para despoletar esta situação: sou insuspeito pela nossa relação de amizade e, também por isso, o efeito das críticas será ainda mais amplificado (“até os mais amigos abandonam o governo...”)

7. a fundamentação da demissão não deve deixar margem de manobra ao Presidente, embora eu ache que devemos deixar no ar a hipótese de outros ministros se poderem vir a demitir a seguir (por exemplo, precisamos de colocar aquela carta do José Luís na imprensa rapidamente)

8. o sinal de que esta operação é irreversível é a introdução da “mensagem da incubadora”, no momento que achares mais oportuno

9. tanto o Presidente como o Cavaco desconfiam dos nossos planos, por isso é necessário proceder com especial cuidado, não descurando uma potencial reacção de antecipação de qualquer um deles


Se estiveres de acordo, não respondas a este email que eu actuarei em conformidade.


Abraços,


Henrique