18.2.05

O ESPELHO E O PRETEXTO

Der Spiegel traça panorama devastador de Portugal


O Der Spiegel, um dos jornais mais importantes da Alemanha, traça esta sexta-feira um panorama devastador da realidade política e económica portuguesa. Com base em dados divulgados recentemente pela SEDES, o jornal diz que Portugal está a atravessar «a pior crise económica e política desde a revolução dos cravos».



Num extenso artigo dedicado ao nosso país, os portugueses são caracterizados como «um povo abandonado por Barroso e Guterres, num impasse agora entre Sócrates e Santana».
«Traídos, frustrados e abandonados por dois dos seus primeiros-ministros eleitos – António Guterres e Durão Barroso - os portugueses, perplexos, preparam-se para votar ou em partidos e políticos que não lhes merecem confiança, ou para se absterem», acrescenta-se no artigo.

Ainda segundo o Der Spiegel, nem o líder do PSD nem o secretário-geral do PS têm capacidade para tirar Portugal da crise. Nenhum dos candidatos foi esclarecedor sobre os seus programas eleitorais durante a campanha nem capazes de satisfazer as dúvidas do eleitorado, precisa-se ainda, concluindo que a consulta do próximo domingo «é uma eleição de pretexto».

18-02-2005 19:24:32 (Diario digital)