29.3.05

A ARMAR O COICE

A coisa promete...



"2005.03.29
ECONOMIA POLÍTICA À PORTUGUESA


Supostamente a economia política dedica-se ao estudo das correntes económicas ao longo da história, e dizemos supostamente porque em Portugal teremos que reformular os conceitos, mais do que as correntes do pensamento económico o que por cá tem pesado mais na evolução da relação do poder com a economia têm sido os grupos de interesses que modelam as decisões do poder político.

Desde a mais pequena autarquia ao mais poderoso dos ministérios têm à sua volta grupos de interesses que chegam mesmo a escolher os decisores; e se alguns dos nossos banqueiros têm mesmo uma estratégia que lhes permite estar sempre na intimidade do poder, também não nos faltam os políticos que se transformam em banqueiros e revelam uma grande capacidade para alcançarem a intimidade do dinheiro.

Por isso vamos dedicar os meses a rastrear as “empresas políticas” da nossa economia, empresas de políticos, empresas que empregam políticos, empresas que designam políticos, em suma, empresas que são uma boa parte do nosso poder político.

Vamos saber de ilustres deputados que são administradores de bancos, de modestos funcionários que são membros de conselhos fiscais de bancos ou de políticos bem sucedidos que são donos de bancos.

Se tens uma informação útil manda-a, pode ser indispensável para ajudar a construir a teia que nos envolve a economia e o poder político.

Para já, estamos a estudar o BPN do ex-político Oliveira e Costa e do distinto dirigente do PSD Dias Loureiro"

(in JUMENTO)


bv