12.4.05

MANEIRINHO

Segundo as notícias, o GOL, a mais importante loja maçónica em Portugal, no outro dia, por ocasião de um congresso e em público, revelou que um dos seus membros, da Loja da Liberdade, tinha em seu pode desde "há trinta anos" um segredo terrível - um dossier contendo nomes e moradas (e sabe-se lá que mais...) dos agentes e informadores da PIDE/DGS!

O afortunado e discreto membro da Loja da Liberdade, uma "das mais antigas", mantinha tal documento, dactilografado em formato A4, desde há trinta anos, num rigoroso segredo, o que nos é afiançado pelo próprio grão-mestre, António Arnaut.

E perante o espanto de toda a gente que lê e ouve, o discreto e secreto membro da Loja da Liberdade, resolveu entregar tal documento, que segundo o próprio grão-mestre , "se fosse divulgado (o dossiê) poderia pôr em causa a paz social e causar enorme instabilidade e mal-estar", precisamente num local público, com notícia pública e alarme social! Notável!

Ora, na lógica do dizer do próprio grão-mestre, há pelo menos duas pessoas que sabem dos terríveis segredos que poderiam pôr em causa a paz social (!!!) e até "causar enorme (!!!) instabilidade (???) e mal estar (...)". Essas duas pessoas serão, na melhor das hipóteses, em que se dá de barato que foi mantido o rigoroso segredo, o detentor do segredo e o divulgador da enormidade do mesmo, ou seja o próprio grão-mestre! Notável, mais uma vez!
Pode e deve, no entanto, especular-se sobre o segredo e a sua importância, para perceber os contornos e contexto de tal revelação.

Os nomes dos agentes da PIDE/DGS não deveriam ser segredo para ninguém, nos dias de hoje. Os nomes dos colaboradores, vulgarmente conhecidos como informadores e rasteiramente por bufos, já é assunto que pia mais fino.

A PIDE/DGS como instrumentos para as suas actividades, segundo as informações disponíveis tinha...

(De grande loja)




bvta