21.5.05

OS RUSSOS

"Tiago Monteiro é um dos últimos pilotos a correr pela Jordan Grand Prix, pois o nome da equipa fundada por Eddie Jordan vai mudar no final do ano. À Jordan vai suceder a Midland F1, fruto da mudança de proprietário protagonizada no início deste ano, com um desconhecido milionário russo, Alex Shnaider, a adquirir a equipa sediada em Silverstone.
Depois de presenças discretas nos Grande Prémios da Austrália e de Espanha, Shnaider chegou ao Mónaco com um impressionante iate, no qual está a pernoitar na companhia de largas dezenas de convidados. Tranquilo, discreto e pouco falador, Shnaider acedeu a explicar-nos as razões desta sua aventura num mundo em que ainda faz figura de ilustre desconhecido.
O nome da Midland não significa nada no mundo da Fórmula 1, mas o milionário russo conseguiu criar uma empresa multifacetada em poucos anos, tocando em muitas áreas "Temos uma actividade muito diversificada, pois trabalhamos no mercado de produção e exportação de aço, na construção civil, imobiliário, na construção naval e ainda noutras áreas onde estamos menos envolvidos."
Apesar de ser um adepto do automobilismo, que acompanhava pela televisão, a principal razão do investimento de Shnaider na Fórmula 1 teve a ver com a sua estratégia de negócios "A Rússia é um mercado fabuloso, em pleno crescimento económico e com uma classe média cada vez com maior poder de compra. Muitos construtores de automóveis vão acabar por construir fábricas no meu país e eu quero estar envolvido nesse processo."
(dn-21.5)


bvta