9.5.05

SAMPAIO EM CAUSA

O Presidente da República defendeu segunda-feira a avaliação externa das universidades e centros de investigação portugueses, para que se perceba por que razão tantos alunos não completam cursos.

Para o Presidente da República, é necessário apurar o que é que as universidades andam a fazer, porque é que há tantas reprovações e porque é que muitos estudantes abandonam os cursos, questões que devem ser respondidas através de uma avaliação externa.

in Diário Digital


De acordo com o que tem sido afirmado pelo ministro do ensino superior, este desejo de Sampaio não deverá ter acolhimento no governo. É que parece que este governo não quer mudar nada em matéria de ensino superior.

É que este ministro é mais ciência. Quanto ao E.S. tudo fará para não levantar ondas. Não muda propinas, congelou a criação de novas instituições, não tenciona alterar a lei da autonomia, quanto à Lei de Bases será o estritamente necessário para se adptar ao "Processo de Bolonha" no estatuto da carreira docente tem dúvidas.

É mesmo mais ciência. Quanto à avaliação das instituições de ensino superior, o melhor é esperar que venha um ministro mais vocacionado...


Eusébio Furtado