27.6.05

NÃO PODE

"Quando da celsa gávea os marinheiros
enxergaram terra alta pela proa"
luis de camões
lusiadas-cantoIV



À medida que vamos ouvindo os diagnósticos dos pensadores sobre as nossas crises, a de sempre e a de agora, a acuidade das leituras e das receitas é notável na variedade dos seus autores e impressiona a aparente simplicidade ou, ao menos, a suposta exequibilidade das soluções que se avançam.

E, no entanto, os nós dos problemas já lá estavam e, mais apertados, subsistem.

Com a excepção da década 1985/95, em que Portugal não foi governado à portuguesa, e os fundos comunitários deram lastro à nau, esta não parece capaz de navegar...

Logo depois, com os tais fundos comunitários, mas governado à portuguesa, adornou e adornada está.

Como tem sido costume.

Porque, e este é o pano de fundo de toda esta história, a melhor explicação para o desenvolvimento e modernidade vai buscar a raíz a um conjunto de factores sócio-culturais, às atitudes, aos comportamentos, à maneira de estar e ser - um ethos - dos homens e das mulheres duma sociedade.

Ao pensar, com alain peyreffite, que as sociedades que singram são aquelas em que esse conjunto de mentalidades e comportamentos se traduzem naturalmente em abertura à inovação, em troca de saberes, em assunção do risco, em tolerância, em responsabilidade, em prospectiva e em criatividade, num ethos de confiança competitiva, alguém pode espantar-se com as crises de Portugal?

Não pode.




(leitura vivamente recomendada:
" O milagre em Economia"-Alain Peyreffite-
universidade de Aveiro/Gradiva, 1995)



lourençoBravo

1 Comments:

At 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. »

 

Enviar um comentário

<< Home