28.7.05

DÁ PRA TODOS

António Costa voltou atrás e dá agora uma nova oportunidade a um negócio do Executivo de Santana Lopes. Depois de anular o despacho de adjudicação do governo anterior, por considerar que ele fugia às competências de um Governo de gestão, o ministro da Administração Interna mostra-se agora disponível para renegociar com o consórcio liderado pela Sociedade Lusa de Negócios (SLN), empresa a que vários notáveis do PSD estão associados.

Em causa está a construção do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP). O despacho, publicado esta semana em Diário da República, determina que sejam iniciadas de novo as negociações com a SLN.

O negócio com a empresa suscitou polémica quando foi publicada no Público a notícia que Daniel Sanches, antecessor de António Costa, e Bagão Félix, ex-ministro das Finanças, tinham assinado o despacho de adjudicação do SIRESP, num contrato que valia mais de 500 milhões de euros, já depois das eleições legislativas.

O Diário Económico lembra que o despacho do Governo de Santana entregou o sistema de comunicações a um consórcio liderado pela SLN, na qual Daniel Sanches tinha trabalhado e que tem como administrador não executivo o dirigente social-democrata Dias Loureiro e como presidente Oliveira e Costa, ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva.

Depois da polémica em Março, António Costa pediu um parecer à Procuradoria-Geral da República (PGR), que se pronunciou pela nulidade do despacho, considerando que ele fugia às competências de um Governo de gestão. Dois meses depois, António Costa homologou o parecer da PGR, declarando a nulidade do acto de adjudicação.

in Portugal Diário



Está tudo visto. Um exemplo típico do "bloco central dos interesses"... Dá pra todos!


B. Pinheiro