15.9.05

Perscrutar

"Sondagem:

Cavaco venceria presidenciais à segunda volta

Se os portugueses fossem chamados a escolher o Presidente da República agora, Cavaco Silva seria o vencedor. Apesar de não reunir os votos necessários para evitar uma segunda volta, o antigo primeiro–ministro deixaria Mário Soares muito atrás.
Ainda de acordo com uma sondagem da Intercampus para a TVI, divulgada esta quarta-feira, Francisco Louçã aparece à frente de Jerónimo de Sousa nas intenções de voto.



Caso decida ir a votos em Janeiro, Cavaco ficaria à frente com 43,8% dos votos, muito mais do que os 20,9% conquistados por Mário Soares.

Já Francisco Louçã merece 10,7% das intenções de voto, ficando Jerónimo de Sousa pelo 4,3%. Um quinto dos inquiridos (20,9%) não sabe ou não responde.

Apesar de ter como território forte o eleitorado da direita, Cavaco ainda conquista alguns votos da esquerda. Numa primeira volta o ex-primeiro-ministro recolhe 14,4% de votos no eleitorado do PS, 8,3% no do Bloco de Esquerda, e 3,3% entre os apoiantes da CDU. Soares apenas consegue o apoio de 52,6% dos eleitores socialistas, 33,3% dos da CDU e 20,8% dos bloquistas.

Numa segunda volta, Cavaco seria eleito com 50,6% dos votos, muito à frente dos 26,5% arrecadados por Soares.

Os indecisos representam 22,9% dos inquiridos. Neste cenário, Cavaco reforça a sua votação entre os eleitores da esquerda (20,9% do PS, 16,7% da CDU e 25% do BE). Soares conta com um ligeiro aumento nas intenções de voto entre os socialistas (58,1%), ganhando junto do eleitorado da CDU e do Bloco de Esquerda (50% e 39,6%, respectivamente)."
(diariodigital)


bvtana