18.9.05

PORTUGAL AMORDAÇADO

"Um político mentiroso diz que mata a cobra e mostra o pau que matou a cobra, mas não mostra a cobra morta"
Luiz Inácio Lula da Silva






Na Grande Reportagem de 3 de Setembro último, Joaquim Vieira salienta uma faceta que distingue a candidatura actual de Mario Soares das anteriores:
surge após a edição de Contos Proibidos - Memórias de um PS Desconhecido, do seu ex-companheiro de partido Rui Mateus.
E refere, sob o titulo "O Polvo":

"O livro, que numa Democracia europeia daria escândalo e inquérito judicial, veio a público nos últimos meses do segundo mandato presidencial de Soares e foi ignorado pelos poderes da República. Em sintese, o que diz Mateus?
Que após ganhar as primeiras presidenciais em 1986, Soares fundou com alguns a migos políticos um grupo empresarial destinado a usar os fundos financeiros remanescentes da campanha.
Que a esse grupo competia canalizar apoios monetários antes canalizados para o PS, tanto mais que Soares detestava quem lhe sucedeu no partido, Vitor Constâncio,e procurava uma dócil alternativa a essa liderança.
Que um dos objectivos desse dinheiro era financiar a reeleição de Soares.
Que, não podendo presidir ao grupo por razões óbvias, Soares colocou os amigos como testas de ferro, embora reunisse amiúde com eles para orientar a estratégia das empresas, tanto em Belém como nas suas residências particulares.
Que, no exercício do seu "magistério de infuência", convocou alguns magnatas internacionais - Robert Maxwell, Silvio Berlusconni, Rupert Murdoch e Stanley Ho - para o visitarem na Presidência da República e se associarem ao grupo, a troco de avultadas quantias que pagariam para facilitação dos seus investimentos em Portugal.
Note-se que o "Presidente de todos os portugueses" não convidou os empresários a investir na economia nacional, mas apenas no seu grupo, apesar de os contribuintes suportarem despesas da estada.
Que moral tem um país para criticar Avelino Ferreira Torres, Isaltino de Morais, Valentim Loureiro ou Fatima Felgueiras se acha normal uma candidatura nacional manchada por estas revelações ?
E que foi feito dos negócios do Presidente Soares? Pela relevância do tema ficará para outro desenvolvimento."



crsdovale

3 Comments:

At 11:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na verdade isto é espantoso.
Basta pensar no que seria o tratamento do caso se a "personagem", por absurdo, fosse o cavaco por exemplo...

Noutros países Craxi e Andres Perez,entre outros, pagaram este género de habilidades, cá é o silêncio dos media, com a excepção honrosa do sr joaquim vieira.
Será que há um portugal subtilmente amordaçado??!


h.castro feio

 
At 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então e não acontece nada?
Ruben Lobo

 
At 8:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! Husband wants a divorce christian Drug interaction with ambien Chevrolet pickup one piece door glass http://www.ford-truck-5.info http://www.property-insurance-7.info http://www.bdsm-movie-2.info Online+nexium

 

Enviar um comentário

<< Home