8.1.06

O tempo dar-lhe-á o valor que merece

"O tempo é a única prova segura de tudo. Não só é o crítico mais severo; é o crítico recto e preciso. Ninguém pode julgar do valor disto ou daquilo num momento, porque só o tempo o pode fazer. O tempo dar-lhe-á o valor que merece (...) "
Alfred Montapert



" (...)
P-Que país deixou (Cavaco Silva) ?
R- Com todos os erros, acabou por deixar um país mais moderno, mais igualitário e, apesar de tudo, um país um bocadinho mais preparado para se aguentar no mundo.
(...)
P-E o dr Mario Soares, nisto tudo?
R- Não teve importância alguma. A história destes dez anos podia-se ter escrito sem uma única referência ao dr Soares, excepto pela dissolução da Assembleia da República em 1987.
Eu suspeito mesmo que o dr Mario Soares gostaria que o dr Cavaco lhe sucedesse, para preservar o prestígio do cargo. Se lhe sucedesse uma nulidade, o papel na história do primeiro Presidente da III República ficaria automaticamente desvalorizado. Ao passo que uma presidência do dr Cavaco valorizava a presidência do dr Soares." *


*entrevista de Maria João Avillez a Vasco Pulido Valente
in Publico/Magazine, nº259-26.2.95



bventana

8 Comments:

At 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Definitivo.

 
At 4:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quando um historiador da categoria de VPV se apresenta como hisoriador brilhante, que toda a gente reconhece, a leitura da História é, na verdade, uma viagem fascinante.
Obrigado bruno, por este notável "bocadinho" de Domingo.

Carlos Felipe da Gama

 
At 4:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mais interessante é ler-se este soberbo naco à luz do conhecimento mais ou menos generalizado de que também Jorge Sampaio, a exemplo do comum Mandatário Nacional Prof.~João Lobo Antunes, espera e deseja ver Cavaco Silva em Belém.

Henrique Feio

 
At 2:02 da manhã, Blogger VFS said...

Notável recuperação. Depois da sublimação de Soares, efectivada no Público de sábado - o qual era guindado a arquétipo de uma cultura hoje demasiado faustosa e holística para a rudeza gangrenosa de Portugal -, temos acesso a uma visão que se encontra nos antípodas. A volatilidade nos seus píncaros. VPV já se esqueceu do que escreveu?

 
At 10:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estes tipos são uns ressabiados ou estamos todos a ficar 'xónés'.
Cruzes canhoto.

 
At 11:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fiquei de boca aberta ao ler este post ! Sem comentários !!

 
At 12:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este texto é demais.

 
At 12:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É dura a luta da memória contra o esquecimento. Mas vale sempre a pena.

Sofia Peres Mendes

 

Enviar um comentário

<< Home