5.2.06

Islão e o terrorismo!

Nesta semana foi alvo de grande polémica a publicação de um cartoon com a figura de Maomé transportando uma bomba num turbante.

Não ponho em causa a liberdade de expressão! Admito que a imagem transmitida tem um sentido de verdade na medida em que se pretende associar a ideia que no Islão existe uma facção com alguma dimensão que, em nome de da religião islâmica, apela à violência. Mas não deixa de ser um erro grosseiro tomar o todo pela parte.

O que está em causa é que esta publicação está associada a uma consciência de pretensa superioridade da cultura europeia (confundida com cultura cristã) face ao resto do mundo. A mesma suposta superioridade que fez com que os franceses proibissem o uso de véu islâmico nas escolas, num claro gesto de inadmissível arrogância.

Já agora: a cultura cristã é muito mais vasta, profunda e rica do que o que hoje é considerada a cultura europeia.

A superioridade europeia, se algum dia existir, não passa por exemplos como o francês, mas antes pelo sentido de tolerância e solidariedade, esses sim, factores da identida cristã.


Manuel S. Carneiro

3 Comments:

At 6:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

(EM ROMA SÊ ROMANO)
Porque se há-de considerar um gesto de arrogância a proibição do véu em França?! Por esse critério também é uma arrogância proibir a excisão feminina em territórios europeus? E como se justifica a «obrigatoriedade» de as mulheres, estrangeiras, usarem véu em certas regiões do Islão?
Porque há-de a europa submeter-se,(leia-se agachar-se) em nome do respeito das liberdades, a todos os costumes extra-europeus que não respeitam nada da cultura europeia ou ocidental? Estamos sempre a dar a outra face... até ficar sem a cabeça...

 
At 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vá a um país arabe e seja mulher. Leia Oriana fallaci(famosa jornalista Italiana) e as exteriências de intolerância e do mais aberrante xenofobismo dos arabes. Tente ser católico na Arábia ou no Iémene. Seja considerado infiel lá e sinta que é pior tratado que um cão. A nossa tolerância deve supôr reciprocidade, no nosso mundo devem como exigem no deles ter os nossos padrões de comportamento. Sbia que que está escrito no Corão que todos os meios servem para conquistra e destruir o inimigo. Que um islamita deve mostrar-se humilde, mentir, enganar até conseguir dominar os infiéis. Porque carga dágua os arabes devem poder usar o véu. Experimente na grande maioria dos países árabes ir para a escola vestdo à Ocidental. Experimente imigrar para por exemplo o Koweit e ver se mesmo convertendo-se ao islão cosegue ao fim de 10 gerações ser considerado cidaddão do país como nós fazemos aqui. Lá para ser cidadão do país tem que se ser filho dos naturais. aqui qualquer urso que nasça aqui é logo cidadão nacional. Eu por acaso já falei com imigrantes indianos dos países árabe, é simplesmente assustador o que eles contam sobre a maneira de ser tratados. Lá não existe, não se pode, não se pensa sequer em qualquer tipo de integração. Ao senhor está a fazer falta ir se eventualmente conseguir, visitar a maioria dos países árabes. Sabia que o Corão é além de outras coisas um manual de guerra com o qual os árabes muito antes das cruzadas, conquistaram grande parte do Império romano cristão, inclisivé os lugares sagrados do cristianismo e até a terra onde nasceu Jesus. Sabia que o objectivo último desa gente é islamizar o mundo inteiro e que o mundo que já dominam foi islamizado sempre com a força das espadas. Que quanto a solidariedade a palavra só existe para os islamitas porque os outros, os infiéis,esses não são gente. Eu vi um bandido arabe qualquer mas responsável, que estava a viver graças ao sistema social inglês, a comemorar o 11 de Setembro, e dizer que não havia que ter pena dos mortos, mesmo das crianças, porque quem +e infiel não é gente.
Quanto a si acha que deviamos abrir as perninhas, abraç-los até que eles nos dominem e depois nos obiguem a olhar para Meca de cú para o ar não é verdade?
Sabe em França já dizem que em 2050, vão ser mais de metade da população e depois vamos todos que ser mouros ou mortos. Infelizmente estamos a caminhar nesse sentido e eu já penso como diz a Orianna, estamos na Eurábia, a Europa já era e você é um dos culpados.

 
At 10:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Looking for information and found it at this great site... 351 1252 incorporate Refacing cabinets washington Face off spot in hockey poor running mx6 Spring absorbers for a 1994 acura legend

 

Enviar um comentário

<< Home