14.3.06

Mas quem seria a mulher vestida de negro?

"(...)
Eu postei-me no lugar no lugar reservado aos repórteres fotográficos, a observar as cavaquianas oscilações expressivas perante ministros, ex-ministros, deputados, ex-presidentes, convidaos ilustres, conhecidos ou desconhecidos.
A ideia era ver desenhar-se a hierarquia da nova ordem nacional no rosto do eleito. Uma brincadeira para entreter o tédio dos rituais protocolares. Na verdade, nunca esperei que algo verdadeiramente interessante pudesse acontecer.
E no entanto...Quem seria aquela mulher? Jovem e alta, vestida de negro, contrastava notoriamente com as outras silhuetas da fila. Quando chegou a sua vez, não se limitou a cumprimentar o Presidente. Aproximou-se estranhamente e falou com ele. Cavaco deixou de sorrir e começou a ouvir com atenção. Ela disse-lhe coisas durante muito tempo. Mais tempo do que Xanana Gusmão ou mesmo o Cardeal Patriarca. Jaime Gama, que estava ao lado, bem tentou revirar o pescoço, para escutar. Em vão. Ela quase falava ao ouvido de Cavaco.
Eu via-a apenas de costas mas, pela subtil veemência dos seus gestos, pareceu-me estar a fazer recomendações. Não sei. O certo é que Cavaco, que cumprimentou personalidades por mais uma hora, não voltou a sorrir.
Não pude deixar de pensar: será um homem como Cavaco susceptível à chantagem? À paixão? À hipnose, à locura? Ao capricho?
(...)
Se Cavaco e o governo aplicarem as políticas correctas talvez safem o país da catástrofe mas não da pobreza, do atraso, da incultura, da pequenez. Não nos salvarão da nossa condição. E é assim que deve ser. Foi para isso que os portugueses elegeram Cavaco. Por ser competente e de confiança. Por ser previsível. Não por ser um homem misterioso, insondável, capaz de fazer uma locura, um milagre.
Mas quem seria a mulher vestida de negro? "

Paulo Moura-Publico, 12 de Março



cristovao do vale

4 Comments:

At 12:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... já não durmo esta noite.

 
At 3:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O facto de o meu amigo dormir ou não esta noite não releva.
Sucede que o interesse da prosa citada lhe escapa.
As coisas são assim:uns mais dotados, outros menos dotados.
O que é que se há-de fazer?

Paulo Figueiredo Ramos
Sintra

 
At 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

é disrto que o povão gosta...sedução e mistério q.b.
RR

 
At 4:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Diz muito bem :
Uns mais "dotados", outros menos.
Mas quem seria a mulher vestida de negro ?
Quem sabe se era a República ... hum, Sr Figueiredo ?

 

Enviar um comentário

<< Home