15.4.06

O campo do possível

"Há coisas conhecidas e coisas desconhecidas; entre elas, ficam as portas."
William Blake

"...eu achei a minha ilha do tesouro. Achei-a no meu mundo interior, nos meus encontros, no meu trabalho. Passar a minha vida com um mundo imaginário foi a minha ilha do tesouro. Claro, é verdade que os mundos que eu visito ao sabor das minhas buscas podem por vezes ser julgados pueris ou inúteis, tão distantes se acham das preocupações quotidianas, mas oje penso naqueles que me acusavam de ser inútil, e no que eles julgavam ser útil, então perante eles, não tenho apenas o prazer de ser inútil, mas também o desejo de ser inútil."
Hugo Pratt


Para epígrafe do poema Le Cimitière Marin, Paul Valéry recorrera a estes versos do poeta grego Píndaro:
"Oh minha alma, não aspires à vida imortal, mas esgota o campo do possível."
Assim viveu Hugo Pratt.
Dominique Petitfaux



guido sarrasa