24.6.06

Koiraka

Entrou em cena a Frente Nacional para a Justiça e Paz (FNJP) - quer a dissolução do parlamento e eleiçóes antecipadas - bem plantada com o palácio do governo em fundo - "porque já não é o Palácio do Alkatiri, mas sim do povo e nós representamos o povo"- enquanto Ana Pessoa mosta uma cautela determinada - "... estou disponível para encontrar uma solução que assegure a prazo estabilidade para o meu país, e não uma solução ad hoc"- e o Brasil (adeus CPLP) envia uma missão ao terreno.
Ao mesmo tempo, a assessora do primeiro-ministro Mari Alkatiri, Maria Domingas Alves, demitiu- se hoje do cargo (pelo telefone), alegando que "o governo não funciona efectivamente".
Não posso continuar a trabalhar e servir correctamente as mulheres timorenses num governo que não funciona efectivamente. Não me sinto confortável e segura em continuar a trabalhar nesta situação em que existem muitas alegações ao governo, que comprometem a segurança do povo».
Entretanto, como "milhares de manifestantes impediram o primeiro-ministro do Timor Leste, Mari Alkatiri, de participar da reunião em Díli com líderes do partido governante", amanhã se verá se dará para reunir.
A Alkatiri ocorre-lhe Sampaio e Chissano, para "mediar", e Paulo Gorjão, também para "mediar", lembra-se de Bill Clinton.
Adelino Gomes - no "Expresso da Meia Noite" - regista o fascínio do discurso de Xanana - "meio democrático, meio anti democrático" - que chega a convocar os ossos e o sangue dos mortos.
O Presidente Cavaco Silva, que ontem referia "alguma preocupação", hoje manifesta-se "imensamente preocupado".
Parece haver todas, realmente todas, as razões para isso.
"Sobretudo se as próximas horas vierem a confirmar que a Fretilin se prepara para cerrar fileiras atrás de Alkatiri, insistindo na sua continuidade. Contrariando todos os cenários que ontem circulavam em Díli e que davam como certa a sua substituição por Ramos-Horta ou por um outro nome indicado pelo partido: Ana Pessoa ou Estanislau da Silva."
E até porque, como assinala o presidente do Banco Mundial:"A oportunidade para uma abordagem unida em prol da paz e da recuperação pode não voltar a surgir".
(com textos de diario digital, google news, publico e dn-24.6)


crisdovale