4.7.06

Que no geral se chama civilização


"Damos comummente às nossas ideias do desconhecido a cor das nossas noções do conhecido: se chamamos à morte um sono é porque parece um sono por fora; se chamamos à morte uma nova vida é porque parece uma coisa diferente da vida.
Com pequenos mal-entendidos com a realidade construímos as crenças e as esperanças, e vivemos das côdeas a que chamamos bolos, como as crianças pobres que brincam a ser felizes.
Mas assim é toda a vida; assim, pelo menos, é aquele sistema de vida particular a que no geral se chama civilização.
A civilização consiste em dar a qualquer coisa um nome que lhe não compete, e depois sonhar sobre o resultado. E realmente o nome falso e o sonho verdadeiro criam uma nova realidade. O objecto torna-se realmente outro, porque o tornámos outro.
Manufacturamos realidades.
A matéria-prima continua a ser a mesma, mas a forma, que a arte lhe deu, afasta-a efectivamente de continuar sendo a mesma.
Uma mesa de pinho é pinho mas também é mesa. Sentamo-nos à mesa e não ao pinho. Um amor é um instinto sexual, porém não amamos com o instinto sexual, mas com a pressuposição de outro sentimento.
E essa pressuposição é, com efeito, já outro sentimento."

Fernando Pessoa



crisdovale

3 Comments:

At 3:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Here are some latest links to sites where I found some information: http://googleindex.info/1828.html or http://neveo.info/1642.html

 
At 1:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

 
At 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Enjoyed a lot! national lottery No cost spam blocker Area rug 8x11 R undelete registration code mitsubishi

 

Enviar um comentário

<< Home