24.11.06

Tomorrow never dies

«(...) É grave a situação de Portugal. São grandes as dificuldades que embaraçam a vida politica da nação.
Confusão e incoerência nos princípios, grande desordem nas finanças; enfranquecimento deplorável da autoridade, dentro dos limites das constituição e das leis; falta de confiança na vitalidade do país e nas suas faculdades politicas e económicas; um desalento injustificável atrás do qual se esconde um perigoso indeferentismo; a violência mais exagerada nas lutas dos partidos, sem que lhes corresponda nem o vigor das convicções nem a ousadia dos cometimentos; tendência funesta a rebaixar tudo e todos; paixões em vez de crenças; preconceitos em vez de ideias; negações em vez de afirmações, tanto no domínio dos princípios como no dos factos; desconfianças em vez de esperanças e falta de fé na liberdade; são causas de desorganização e ruína para uma nação, por maior que seja o seu poder, por mais gloriosas que sejam as suas tradições (...)»

João Andrade Corvo- Lisboa, 1870
(in Portugal como problema - org. P. Calafate)


crisdovale

6 Comments:

At 12:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dá que pensar, na verdade. Podia ser de ontem....

 
At 12:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É um texto impressionante. Parece haver uma funda "linha de água" a atravessar a nossa História. Desde quando, até quando?
JMN

 
At 9:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

sempre que o estado se transformou num protectorado isto aconteceu...
e uma especie de esquizofrenia da classe dirigente que assalta o poder e e muito, muito, muito ignorante e sem uma restea de principios.
a esquizofrenia resulta de nessas alturas termos:
Uma Nacao Independente
num estado que e um protectorado.
avisem belem!!!!!

 
At 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

peco que leiam a "uma breve historia do futuro".
explica porque e que o estado se reduziu a um protectorado e tambem que isso era previsivel pela corrupcao da politica. em Portugal, na historia da Nacao, isto aconteceu quatro vezes...a Nacao, no entanto, estava la...e tem muita paciencia...mas sempre esteve....agora...avisem belem...avisem porque o palacio deve ja estar infiltrado...tremo por isso...tremo pela qualidade da pessoa qie la esta...mas, avisem

 
At 11:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

pois é!
RR

 
At 12:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tal e qual igual! Tirem-nos daqui!

 

Enviar um comentário

<< Home