5.1.07

História de bolso

Ó portugal, se fosses só três sílabas,
Linda vista para o mar,
(...)
Se fosses só o sal, o sol, o sul,

Alexandre O´Neill




Em 1830 o rendimento médio de um português andava pelos 250 dólares.
Estava acima do belga (240), do dinamarquês (225), do sueco (235), e também do alemão (240), do norte americano (240) e do japonês (180)
Apenas era superado pelo rendimento de um inglês (370), de um canadiano (280) ou de um francês (275).

Trinta anos mais tarde, Portugal tinha aumentado o seu rendimento médio per capita para o equivalente a 290 dólares, mas tombara significativamente em termos comparativos. Encontrava-se agora muito atrás, do Reino Unido (600), dos Estados Unidos (550) e da Suiça (415) e também dos países nórdicos, da Espanha,Bélgica e Holanda.

Em 1913, três países – Estados Unidos, Reino Unido e Canadá - ultrapassavam a barreira dos 1000 dólares e, no mundo industrializado, Portugal era um dos três (com o Japão e a Rússia) a quedar-se na casa dos 300 dólares.
Em 1929, apenas a União Soviética (350) se encontrava atrás de Portugal (380).
Em 1950, com 440 dólares, Portugal voltava a ser penúltimo, com a Espanha,marcada pela guerra Civil, a regredir e a cair no último lugar (430).

Fundado em 1143, Portugal assinou com Castela em 1927 o Tratado de Alcanises,pelo qual se firmaram praticamente as suas fronteiras actuais.

Em 1415, um país de um milhão de pobres e analfabetos camponeses lançou-se numa surpreendente Expansão.
Em 1494, o poder portugês atinge o seu auge e é celebrado com a outra superpotência do tempo o tratado de Tordesilhas, ficando o mundo dividido em duas esferas de influência.

Donde veio a decadência?
Dois factores importantes para o declínio económico e espiritual foram a
expulsão dos judeus (1496) e a introdução da inquisição (1536).
Os judeus tinham os capitais e o saber científico e cosmopolita fulcrais para odesenvolvimento. Por outro lado, com a inquisição, Portugal sofria os efeitos estagnadores da contra-reforma e os efeitos destruidores das fogueiras do SantoOfício sem ter navegado os ventos da Reforma.
Em 1640, o brilhante Padre António Vieira foi usado como embaixador de D. JoãoIV pela Europa fora, procurando legitimar o novo regime.

Os seus grandes objectivos eram o regresso dos judeus mais os seus capitais (entretanto emigrados na Holanda) e fazer cessar a inquisição. Não teve êxito.

As riquezas do Brasil, a partir de 1693, a acção do Marquês de Pombal, 50 anos depois, as invasões francesas em 1806, provocaram sobressaltos que nunca consumaram uma passagem sustentada para o desenvolvimento continuado.

As revoltas liberais e a guerra civil entre cartistas e miguelistas desembocaram num rotativismo que não deu sangue novo a uma monarquia velha de oito séculos,que morre desprestigiada, falida e pobre em 1910.

Na primeira República houve de tudo, menos democracia e desenvolvimento.

O Portugal rural, analfabeto, descalço continuou sem arrancar e o descalabro levou ao 28 de Maio.
Meio século mais tarde, cai outro regime, deixando o país com os indicadores económicos e sociais mais atrasados do continente.

561 anos depois o país regressa ao seu território europeu e estabiliza a democracia nos anos oitenta.Com a adesão à CEE o crescimento económico ganha novo balanço e a convergênciaface à media europeia parece atingível.
Mas com o final do século voltam as angústias e a divergência. O fosso em relação aos parceiros volta a alargar-se.

Qual a razão de tudo isto?Falhou o povo ou falharam as elites que o foram governando ao longo da suaHistória?
Em 1900 a percentagem de analfabetos em Portugal era de 78% contra apenas 3% noReino Unido.
Hoje cerca de 77% da população adulta apresenta níveis de literacia dos mais
baixos da OCDE. São, estes dados, causa ou sintoma?

Enfrentando o dogma segundo o qual o económico precede o social, o qual, por sua vez, determinaria o mental, cremos, com Peyrefitte, que a razão fulcral do desenvolvimento económico e da modernidade reside num conjunto de factores socio-culturais que se traduzem em atitudes, comportamentos, maneiras de estar e de ser – um ethos – dos homens e das mulheres numa sociedade.

Se assim for, se aí residirem os porquês, havemos de convir que o nosso lugar no mundo (nos “melhores” trinta) não é brilhante nem trágico.

O que se torna indispensável é promover, contra as marés da nossa natureza, um ethos de confiança competitiva, travando o deslizar comparativo em relação aos nossos parceiros daUnião Europeia.
(Fernando C. De Oliveira- “Publica – 31.12.00;
A. Peyreffite – “O milagre em Economia” )



cristovaodovale

1 Comments:

At 6:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ouvi o Dr João Ferreira do Amaral no "Expresso da 1/2 Noite". Percebi que até produzirmos e exportarmos «coisas novas», isto está para mais uns dez ou quinze anos ...

 

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