19.5.07

"...a melhor notícia que tivemos nos últimos tempos"

«Houve boas notícias para o Governo e para o país, nestes dias. O PIB cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2007: é um número a que de há muitoa anos não estávamos habituados e que reflecte já um crescimento real e não apenas residual. as reformas empreendidas por Maria de Lurdes Rodrigues, a melhor ministra deste Governo, começam a mostrar resultados e eles são uma devastadora derrota pra a Fenprof, confirmando que as inadiáveis reformas na Educação terão de ser levadas a cabo contra os sindicatos de professores: a população escolar aumentou 1,3%(embora o número de crianças não tenha aumentado), desapareceram praticamente as escolas com menos de dez crianças - um modelo antipedagógico e anti-social - 80% das creches e 90% das escolas do 1º ciclo passaram a funcionar até às 17.30 e as aulas de substituição, apesar da tentativa de boicote sindical e judicial, estão a ser um sucesso. (...)»
Miguel Sousa Tavares (Expresso-19.5)


«Quando se perspectiva a evolução de um país, o que surge sempre como a melhor aposta, a mais séria e duradoira, aquela que permite ultrapassar os grandes obstáculos ao desenvolvimento é a educação.
Na verdade, considera-se que esta é a chave que abre a porta a qualquer sucesso, quer esteja em causa a competitividade, a inovação, a reconversão ou a expansão.
(...)
Vem esta reflexão a propósito de notícias sobre resultados obtidos com medidas tomadas neste sector como, por exemplo, a reorganização da rede escolar com a redução do número de escolas com menos de dez alunos; ou o regresso de jovens ao ensino profissional; ou ainda o enriquecimento curricular ao nível do ensino básico com a introdução de novas actividades.
Se os resultados apresentados não forem apenas estatísticos, mas corresponderem a factos; se não se tratar de um episódio, mas de uma situação consolidada; se não se tratar de um fogacho, mas de uma firme orientação politica, então talvez esta seja a melhor noticia que tivemos nos últimos tempos.
Bem mais importante do que saber quanto o PIB aumentou, quanto o défice diminuiu ou quanto cresceram as exportações, seria a noticia de que o verdadeiro investimento - o que é feito na educação - estaria a seguir o caminho certo. (...)»
Manuela Ferreira Leite ( Expresso, 19.5)


crisdovale

10 Comments:

At 10:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, certamente que isto é animador, tanto mais que é feito contra sindicatos, tribunais, pcp, bloco de esquerda e dois deputados do psd (o duarte e o guerreiro, que fazem pela vidinha como podem...)e jornalistas avulsos como a pedroso e a almeida ( que também darão o que podem dar e a mais não são obrigadas)

 
At 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

uma bela ilha num mar todavia muito grande

 
At 10:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sousa Tavares e Ferreira Leite irmanados num aplauso tão forte!
É capaz de estar a acontecer qualquer coisa...
Se conta com o ódio fenprof/pcp é porque é no bom sentido

 
At 11:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que é feito da agenda de C&T de 1997?
Terá isto alguma coisa a ver com este post?

 
At 11:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nem tudo está a andar mal. Mas há coisas importantes a andar mal e um mal estar difuso que não é facilmente entendível.

 
At 11:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Difuso...diz bem!

 
At 11:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

e o RN? Ninguém fala dele porquê? E o Dr. Constâncio desta vez não vem explicar a diferença entre PIB e RN?
E o grande Metelo não diz nada nos seus discursos apologéticos das manhãs da TSF?
Então?

 
At 11:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O prazo de aferição é longo, mas tem de se dar um impulso, e aqui há mérito. Não tanto como o apregoado mas mais que o costume.
Assim fosse noutros lados.
Desemprego de licenciados significa empresas de baixa intensidade tecnológica. E aqui há culpas que estão a ser branqueadas.

 
At 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Há sim senhor, basta ver o que (não ) se passa no Ensino Superior. Na Ciencia é o costume do titular: umbiguismo e amiguismo.

 
At 5:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vamos esperar pelo que acontecerá na DREN.
Qual será a força contra o lóbi que sustenta a sua directora regional?
Aguardemos. Não auguro nada de bom.

 

Enviar um comentário

<< Home