4.6.07

Por dentro

Sem Margem

"Je voudrais dire combien j’ai été heureux de recevoir à déjeuner le Premier ministre portugais, futur Président de l’Union à partir du mois de juillet prochain. J’avais eu le plaisir d’être reçu par lui à Lisbonne et l’on peut dire que nous avons fait un tour d’horizon qui s’est traduit par une très grande convergence de vues. Nous sommes d’accord sur le fait d’aller vite pour débloquer la situation institutionnelle, nous sommes d’accord pour un nouveau Traité, bref, permettant de sortir de l’impasse institutionnelle et cet accord est d’autant plus important que s’il a lieu au Conseil européen des 21 et 22 juin, c’est la présidence portugaise qui aura à le concrétiser au cours du deuxième semestre de l’année 2007. J’ai dit également ma disponibilité au Premier ministre portugais pour me rendre au mois de juillet à un dîner avec le Président Lula dans le cadre du Sommet Brésil/Europe où le Premier ministre Sócrates a bien voulu m’inviter". As palavras são de Nicolas Sarkozy, numa conferência de imprensa conjunta com José Sócrates, hoje em Paris, e acho que não deixam muitas dúvidas sobre o que vem aí. Um Tratado Constitucional europeu simplificado, aprovado no Parlamento e a pôr em prática até 2009. Ou muito me engano ou esta é a próxima pirueta do Governo de José Sócrates. A seguinte será o retrocesso na Ota (com a consequente queda de Mário Lino). Ambas devido ao magistério de influência de Cavaco Silva, que muitos tendem a menosprezar mas não irão tardar em reconhecer. Parece-me cada vez mais óbvio que o Presidente não quer um referendo à Europa e também não quer que se construa a Ota. Vamos ver quanto tempo irá demorar Sócrates a render-se a algumas evidências. Quanto mais tarde, pior.
FAL Segunda-feira, Junho 04, 2007

(in Corta-Fitas)

crisdovale

4 Comments:

At 10:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A OTA e o TGV é para quando Portugal estiver a "crescer" a 3,5% ou 4%. Como Espanha.

 
At 10:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Política
2007-06-04 - 00:00:00

Novo aeroporto
Ota: Cavaco estuda dossiê à lupa
Palo Novais / Lusa

Cavaco Silva está a dar grande importância ao tema da Ota
Presidente da República tem estudado com afinco a questão do novo aeroporto. Quase todas as semanas solicita documentação e estudos ao Executivo.

O Presidente da República tem pedido documentação e os estudos sobre a Ota ao Governo quase todas as semanas desde que a questão começou a ser discutida. O chefe da Casa Civil da Presidência, Nunes Liberato, é o interlocutor do Governo nos pedidos de estudos que Cavaco Silva tem analisado com afinco, dando uma atenção a este dossiê que, na óptica das várias fontes contactadas pelo CM, “relativiza por completo o clima de cooperação estratégica”. Ou seja, o dossiê Ota veio criar uma nova fase nas relações entre Cavaco e Sócrates já que o Presidente dá uma importância à discussão da construção do novo aeroporto que o Governo “não terá compreendido”.

Cavaco não gostou da forma como o Governo reagiu às suas primeiras declarações – com alguma indiferença – e depois as palavras de Mário Lino causaram mesmo uma irritação profunda em Belém. Este episódio sobre o deserto da Margem Sul veio agudizar a rota de colisão que já se desenhava. O Presidente entende que persistem muitas dúvidas, ao nível dos estudos e esclarecimento. Assim sendo, muito dificilmente Cavaco considerará o debate sobre a Ota cumprido apenas com o colóquio do próximo dia 11. Em Belém há quem defenda que o colóquio pode ser um bom ponto de partida e nunca um ponto de chegada, como se pensa no Governo onde, aliás, há quem admita que a questão da Ota vai começar a esvaziar-se depois do dia 11.

Na verdade não é essa a convicção que existe em Belém, onde se torna cada vez mais evidente que é necessário reavaliar os estudos feitos, fazer estudos comparativos, saber qual é a relação custo/benefício, aspecto a que Cavaco Silva é particularmente sensível por ter feito um estudo em Inglaterra, quando preparava o doutoramento e não pensava numa carreira política».

(Correio da Manhã, 4-07-2007)

 
At 7:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não estão a ver muito bem a coisa: Sócrates sabe que vai perder as eleições. Já por isso mandou o Costa concorrer a Lisboa para ter uma sondagem. O fito dele é com o Tratado tirar todo o poder a Portugal (a nossa Constituição assim o permite (ver http://duvidologopenso.blogspot.com/2007/06/sim-ao-referendum-do-tratado-ou.html), e se perder as eleições, manda-se para o parlamento europeu, para perto do compincha Durão Barroso e Guterres e de lá Governa Portugal.

 
At 1:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Le Premier Ministre du Portugal José Sócrates est un sacré menteur:

http://news.independent.co.uk/europe/article2793068.ece

 

Enviar um comentário

<< Home