10.6.07

Uma terra de mar


«O oceano que lhe serve de fronteira serviu-lhe também de porta, através da qual se fez ao largo e foi em busca da sorte que nem sempre encontrou aqui, no pequeno rectângulo, neste «anfiteatro levantado em frente ao Atlântico», como lhe chamou Oliveira Martins.
(...)
A nossa proximidade geográfica em relação ao Atlântico, que permitiu a gesta dos descobrimentos, constitui hoje, porventura mais do que nunca, um potencial que ainda não fomos capazes de explorar como devíamos. Foi por conhecermos o mar como ninguém que conseguimos, no passado, ir tão longe.
Há todo um conjunto de factores históricos, económicos, ambientais e científicos para que Portugal encontre novamente no mar um dos seus mais importantes vectores de afirmação e desenvolvimento. Dispomos de uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas da Europa, de um património oceânico que é único e de recursos geológicos, minerais, biotecnológicos e energéticos muito relevantes. Mas a verdade é que não só o nosso património ligado ao mar se encontra sub-aproveitado, como a própria ligação dos Portugueses ao mar se caracteriza por um certo alheamento.
Tanto no passado como em anos recentes, realizaram-se inúmeros estudos sobre a aposta portuguesa no mar. Já se identificaram, em diversas ocasiões, as facetas e as virtualidades daquilo a que muitos designam pelo «cluster do mar». Mas não basta o mero sublinhar do nosso potencial, nem a retórica das virtualidades da aposta no mar.
É preciso passar à acção, tirar partido das oportunidades geradas pela economia do mar e enfrentar, com determinação, as ameaças que sobre ele impendem, tais como a poluição, as alterações climáticas e o desordenamento da orla costeira. Tenciono dedicar a próxima Jornada do Roteiro para a Ciência às Ciências e Tecnologias do Mar. Terei, certamente, oportunidade de mostrar os bons exemplos de investigação, desenvolvimento e inovação que existem neste domínio.»

crisdovale

12 Comments:

At 10:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

" O Oceano- Um desígnio nacional para o SEc.XXI" foi apresentado pela Comissão estrategica dos Oceanos em Março de 2004. Trata-se de um trabalho extraordinário contemplando todas as vertentes que interessam e muito ao nosso país. Está lá tudo o que é preciso fazer. Mãos à obra!

 
At 11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A nossa inercia nesta área só aos poucos vai cedendo...
Tem sido um desperdício medonho, tantas potencialidades e tanto desaproveitamento.
jmn

 
At 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O proximo roteiro de ciencia vai de facto tratar de um tema fulcral para o futuro. Oxalá o melhor de Portugal entenda e não perca a oportunidade de ganhar outra vez o oceano.

 
At 11:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... a primeira acção é excatamente fazer um balanço rigoroso dos três anos de existência e de acção da Comissão Estratégica para «O Oceano- Um desígnio nacional para o SEc.XXI».
Alguém conhece ? Há publicações, houve acção relevante ? Ou tudo se resume em aguardar a decisão da ONU para o alargamento da zona de soberania marítima e de investigação oceânica ?

 
At 11:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há uma Secretaria de Estado dos Assuntos do Mar. entregue (ao contrario do ultimo governo) a uma pessoa aparentemente seria e competente. O que fez, e o que tenciona fazer. E o titular do ambiente? e o da CT? e o da agricultura e Pescas?

 
At 11:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cem por cento com este desígnio. É o nosso património mais valioso. É um verdadeiro crime desperdiçá-lo.

 
At 11:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que este impulso sirva FINALMENTE para andar para a frente, caramba.
Um pobre ter um tesouro ao pé da porta e olhar para ele embasbacado sem fazer nada, isso é que não.
jmn

 
At 12:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas qual é o balanço dos últimos três anos ?
Sim, porque a "Comissão Estratégica" tem três anos. Isso, pra já, é o que devemos querer saber ...

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

«Terei, certamente, oportunidade de mostrar os bons exemplos de investigação, desenvolvimento e inovação que existem neste domínio.»

Bom ...

 
At 5:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

um recente secretario de estado de assuntos do mar teve o topete de dizer numa campanha eleitoral que ele, de mar, só conhecia o peixe grelhado e os banhos....
pode ser que algo mude.

 
At 11:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Algumas luminárias começaram hoje, 11 de junho de 2007, a perceber o Presidente da Republica Cavaco Silva. Vão devagar, e nervosos, mas, afinal, parece que vão....

 
At 6:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É o NIH!
E responsáveis..há vàrios.
E muita gente o sabe....

 

Enviar um comentário

<< Home