DO TROTE AO CHOUTO
Estagnação do investimento em I&D ameaça UE
"A estagnação da intensidade de investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) é uma ameaça à construção de uma economia europeia baseada no conhecimento, adverte a Comissão Europeia num estudo divulgado esta terça-feira.
Segundo o relatório, a intensidade do investimento (despesas de I&D em percentagem do PIB) na União Europeia tem vindo a reduzir desde 2000, tendo crescido apenas 0,2% entre 2002 e 2003, para se situar «actualmente próximo do zero», face aos objectivos da UE de aumentar o factor de 1,9% para 3% do PIB em 2010.
O estudo denominado «2005 Números-chave para a ciência, inovação e tecnologia» mostra tendências preocupantes no investimento em I&D e Inovação, alertando para o facto de a Europa estar em risco de perder o desfio de tornar-se numa economia líder baseada no conhecimento.
Comparativamente com outros blocos económicos, em 2003, a UE aplicou 1,93% do PIB em I&D, enquanto os EUA investiram 2,59% e o Japão 3,15%, respectivamente ao total da sua riqueza económica."
(DinheiroDigital-19.8)
bvt
3 Comments:
O Luminoso com a sua engenharia estatistica resolve já isso...
fernando manuel
pá ....agenda estatística?! só se fizermus outra vez a soma das empresas catalãs às nossas...
Mas será que ninguém dá por isso?!
LC
Enviar um comentário
<< Home