28.7.05

FAZER DE CONTA

O PSD pediu quarta-feira o adiamento para quinta-feira da votação, na especialidade, do projecto que limita os mandatos dos presidentes de câmara e de junta de freguesia, para decidir o seu sentido de voto.

O PS anunciou esta manhã a separação da proposta do Governo de limitação de mandatos em duas, uma relativa ao primeiro-ministro e presidentes dos governos regionais e outra relativa aos autarcas, para tentar que este princípio se aplique já nas autárquicas de 9 de Outubro.

Os socialistas foram, desta forma, ao encontro do PSD, que na semana passada assegurou que aceitaria limitar de imediato os mandatos, mas apenas dos autarcas, e desafiou o PS a votar esse «denominador comum» separadamente.

«Avancemos já», desafiou, na altura, o líder parlamentar do PSD, Marques Guedes que, na Comissão Permanente de dia 20, assumiu o «compromisso solene» dos sociais-democratas de votarem a favor da limitação de mandatos dos autarcas.

No entanto, hoje, e depois de um intervalo de cerca de quatro horas para tomar uma decisão sobre a votação na especialidade, o líder parlamentar do PSD, Marques Guedes, solicitou mais tempo para decidir.

«O PSD precisa de mais algum tempo para decidir e propôs que nos reuníssemos às 14:30 de quinta-feira para votar», informou o presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Osvaldo Castro, aos deputados, que aceitaram o pedido dos sociais-democratas.

in Diário Digital



O costume... Quando parece estar à beira de se conseguir alguma reforma no sistema político, seja limitação de mandatos, diminuição de deputados ou alterações ao sistema eleitoral, algum dos dois partidos do centro encontra um pretexto para inviabilizar.

E assim se mantém o sistema... Até ao descrédito total!

Depois pode ser tarde demais!


Manuel S. Carneiro