20.8.05

MAIS UMA GLORIOSA JORNADA DE LUTA

“Entre a sanidade mental e a loucura, Mário Soares não esconde a sua preferência pela segunda via.”
j.c.s.







À medida que a desgraça da candidatura da “lufada de ar fresco”, para usar a rica expressão de vítor ramalho, vai ficando mais visível, os retratos do empreendimento e do seu “promotor/herói” ganham em pureza.

Entre os fotógrafos, o desassombrado João Cândido da Silva, apanhou a essência da coisa, deixando de lado as lanugens morrinhosas (in publico- 20.8) :

“Se há característica que distingue Soares dos restantes políticos é a completa ausência de escrúpulos quando se trata de defender uma coisa hoje e o seu contrário amanhã.

A incoerência é um valor em alta nos dias que correm, mas poucos sabem utilizar este trunfo com a mestria evidenciada pelo “pai da democracia”.
(...)
A ânsia de ser mais que um senador...começou a falar mais alto. O vazio que ia na cabeça de Sócrates fez o resto.
(...)
No capítulo das desconcertantes contradições em que é um incontestável perito , Mário Soares vai condescendendo nalgumas explicações. Um dos motivos que o teria levado a pensar se não seria boa ideia mandar-se para a frente, seria o de impedir que uma eventual candidatura de Cavaco Silva se transformasse num passeio pela Avenida da Liberdade. Ou num mero plebiscito, como explicou à sic, assumindo o semblante de quem está disposto a mais um sacrifício pessoal com o objectivo de salvar a democracia.

Sobre o género de campanha que aí vem no caso de Soares avançar contra o antigo líder do psd, tudo começa a ficar claro. De um lado, o de Soares naturalmente, estarão os bons em mais uma gloriosa jornada de luta. Do outro, encontrar-se-ão os maus da fita, que não têm outro desígnio que não seja o de devorar o regime e forçar o país a um regresso às trevas. Mas há mais.

Na perspectiva de soares as maiorias absolutas apenas são um facto positivo se forem os socialistas a conquistá-las. Assim como um passeio em direcção à presidência da República não tem nada de criticável, antes pelo contrário, desde que o actor principal seja o ex-lider do ps.... "



brvtana